Um exorcista e o Dom de Línguas

Vi no Wagner Moura. “O padre [José Fortea, exorcista] pede respeito ao movimento [RCC] e comenta que, sim, os carismas são armas eficazes no combate ao demônio. O próprio Pe. Fortea também reza em línguas. Imperdível”. De fato, imperdível. Segue o vídeo:

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

65 comentários em “Um exorcista e o Dom de Línguas”

  1. Não vai ser a opiniao de uma meia duzia de rad-trads que vai fazer nós carismaticos pararmos de orar em linguas. Nos temos o Papa do nosso lado, ja nos apoiou e nao existe nenhuma palavra dele que condena nosso modo de orar, portanto irmaos continuemos a orar. Pe Fortea e Pe Amorth sabem o que dizem, e falam por experiencia propria da eficácia dessa oração.

  2. E diria ele aos líderes da RCC no Conferência de Fiuggi, a 30/10/1998: “A Renovação Carismática Católica tem ajudado muitos cristãos a redescobrir a presença e o poder do Espírito Santo em suas vidas, na vida da Igreja Católica e do mundo”. E disse mais: “Estou convencido de que este movimento é um sinal de ação do Espírito Santo. (…)… Estou convencido de que este movimento é um verdadeiro e importante componente na renovação total da Igreja, nesta renovação espiritual da Igreja” (aos membros do ICCRS, o Conselho Internacional da RCC, a 11/12/1979).

    Querido irmão olegario entre sua OPINIÃO E A DO PAPA,FICO COM A DO PAPA,e outra irmão engraçado né,no papa o ESPIRITO DIZ QUE A RCC É UM DOM DE DEUS,em vc é obra do DEMONIO,quem será q está falando a verdade…OU as palavras do Papa não tem valor nenhum,incrével né Filho amado de Deus,vc parece não ver os frutos da RCC que os Papas viu,Que Deus te abençoe amado e abra seus olhos para ter a mesma Visão de Bento XVI e João paulo II

    . “Graças ao movimento carismático, tantos cristãos, homens e mulheres, jovens e adultos, tem redescoberto Pentecostes como realidade viva e presente na sua existência cotidiana”.João Paulo II

    Do Mais irmão atribuir a RCC ao Demonio pode ser Blasfêmia,cuidado com o q vc fala,ou será que os PAPAS ESTÃO ERRADOS E VC ESTÁ CERTO,os Frutos se dá a conehcer a Arvore….

  3. Caro Lucio Clayton,

    O seu testemunho foi um dos mais preciosos e emocionantes que li sobre os “carismas” das RCC.
    Qualquer extensão minha sobre o assunto, corro o risco de estragar seu texto…Ate porque ele dispensa maiores comentários.
    Mas peço sua permissão para reforçar minha ideia sobre a vaidade e soberba dos “Restart” carismáticos…( coloridos, alegres, dançantes e infantis)
    Reafirmo: Não creio em nada de bom que venha desse movimento.
    Não creio nesses pseudos carismas que só visam propagar uma coisa: A vaidade e a soberba.
    Mas acredito piamente que Nosso Senhor possa dar uma dura reprimenda num homem feito, usando da boca de uma pequenina de 4 anos…
    Pois se ate mesmo um anjinho, na mais pura inocencia, percebeu que isso : http://www.youtube.com/watch?v=ATqvZYNSFeQ&feature=related

    é coisa de psicóticos; é porque ainda existe um fio de esperança para essa pobre gente carismática.
    Que Deus o abençoe.
    Olegas.

    ———————————————————

    Fábio, muito obrigado pela sua compreensão e elogio.
    Deus lhe pague.
    Olegas.

  4. Eudes, meu filho.

    Dizia Santo Cura D’Arns ( que não era bailarino da rcc) que a paciencia é uma santa virtude.
    Eu agradeço a voce pela oportunidade que me é dada de praticar essa santa virtude.

    Disse voce:

    “Do Mais irmão atribuir a RCC ao Demonio pode ser Blasfêmia”

    Filho, escuta-me: Blasfêmia é uma ofensa contra Deus ou Nossa Senhora….
    Logo, donde voce tirou a sandice que criticar a RCC seja uma blasfêmia?

    Voce argumenta sua defesa esboçando o aval positivo que o Papa JPII deu aos carismáticos, e ainda dispara que entre a minha opinião e a dele, voce é obvio, fica com segunda.
    Pois bem, JPII beijou o alcorão; elogiou o islã; cumprimentou solenemente a Buda; e recebeu a “benção” de uma sacerdotiva de Sheva…logo é natural que ele tambem apoiasse a RCC.

    Pergunto a voce: O beijo de JPII ao alcorão…
    A reverencia dada a Buda…
    A benção recebida pela sacerdotiva da deusa Sheva… torna isso tudo lícito e santo?

    Fica com Deus meu filho.
    E tenha juízo.
    Olegas.

  5. “Teus mortos, porém reviverão! Seus cadáveres vão se levantar! Acordai para cantar, vós que dormis debaixo da terra! Pois teu orvalho é orvalho de luz e a terra restituirá à luz seus mortos” (Is 26,19).

    muita dureza contra a rcc, os mesmos argumentos de sempre e nenhuma refutação ao que dissse o padre.[2]

  6. Caro Irmão Olegário,atribuir ao Demonio uma Obra de Deus é sim Blsfêmia meu Querido,Jesus se referiu a BlafÊsmia quando Expulsou os Demônios e os fariseus disse que era por Belzebu,,,,Irmão por favor referindo ao seu comentário o Papa nunca Falou ex Catedra que o Diabo Existe,nunca falou Ex Catedra que o Brasil Existe,no entanto Existe,tanto o Brasil quanto o demonio…Irmão pelo q vejo para vc as palvras do Papa só tem valor se for Ex Catedra,então poderiamos dizer que os docemntos como HUMANE VITAE,DONUN VITAE para vc não tem Valor… Um catolico que não pede a Intersessão dos Santos ou de Maria como vc disse nos comentários ou é ORGULHOSO ou é contaminado pela doutrina Protestante,porque Maria é a Onipotencia Suplicante ou não Amado…Agora Irmão sobre a RCC o que Gostaria de Dizer e o Seguinte:

    – Vc sabe que Já temos pessoas da RCC em processo de BEATIFICAÇÃO,entre eles o Padre Emiliano Tardiff que futuramente será Beato,inclusive já teve varias vezes no Brasil
    http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/23651-santos-oriundos-da-rcc-e-comunidades-novas-existem-processos-de-beatificacao-em-curso
    então se fosse do demonio daria a Igreja Santos

  7. E para Concluir amado Irmão,vc sabe que o BEATO JOÃO PAULO II participou de um grupo de oração na Polonia do qual ficou de joelho pediu oraÇÃO e porque queria rezar em linguas como os CARISMATICOS,VC SABIA DISSO/ pergunte ao padre jonas ele conhece pessoalmente os Jovens que oraram pelo cardeal Woytilla para que ele recebesse UMA NOVA EFUSÃO DO ESPIRITO SANTO,outra coisa MARCOS VOLCAN TEM inumeros videos de conferencias com JOÃO PAULO II ELE orando em Linguas como a RCC…quantos Frutos ela a RCC produziu na Vida de Sacerdotes,veja o PADRE RANIERO CANTAMESSA,sempre fala a a EXPERIENCIA DE DEUS QUE FEZ NA RCC mudou a vida dele…E aí filho isso é Obra do Demonio,se vc quiser ver o video de João Paulo II com os Carismticos veja Aqui,é só um video dele e so carismaticos na Oração em Línguas.
    http://eudesrcc.blogspot.com/2011_01_01_archive.html

    e sobre os Carismas Leia a CRISTI FIDELLIS LAICE de João Paulo II vai te ajudar Muito…

    e veja as Palavras de Dom Alberto Taveira
    http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=4174

    minha tristeza Olegario,é saber que aquilo que vc diz ser Obra do Demonio,foi na RCC que Jesus mudou a minha Vida,eu não era católico,nasci em um lar destruido,creci cheio de odios e RANCORES,já estava mim encaminhando para o caminho da PERDIÇÃO e foi em um retiro da rcc RECEBI UMA EFUSÃO DO ESPIRITO SANTO E DEUS MUDOU A MINHA VIDA.hoje amo a Eucaristia,amo nossa Senhora,faço parte da Formação doutrinaria da minha diocese.tudo aconteceu em um encontro da RCC…louvo a Deus porque hoje graças a RCC tive o meu Encontro pessoal com Jesus,se não tavez eu seria Escravo das Drogas ou do Alcool se não fosse a EFUSÃO DO ESPIRITO SANTO.

  8. caro Eudes,
    vc tem quantos anos?

    seus comentários são imbuídos de um forte emocionalismo juvenil, por isso que pergunto sua idade.

    vc parece não ter muito conhecimento sobre nossa fé, a não ser o conhecimento embasado nos cursos de formação carismática, que talvez vc tenha recebido, ou nos livros de autores carismáticos que vc possa ter lido.

    te recomendo que leia com bastante atenção um excelente livro do Pe. Léo J Tresse, chama-se a Fé Explicada.

    entendo toda a sua argumentação, paixão e dovoçaõ pelo seu movimento, acredito que vc tem muito boa intenção e deve ter uma via muito devotada. peço que me coloque em suas orações por favor… no entanto é nescessário esclarecer-te algumas coisas, não é preciso o Papa falar de forma Ex-Cathedra para que o Demônio exista, isso já foi definido em concílio, isso é um dogma. e todo católico é obrigado a crer num dogma!

    o Papa não poderia falar ex-cathedra sobre algo que já foi dogmatizado, vc se confunde em seus argumentos.

    a existencia do Brasil, ou de qulquer outor País, independe de nossa fé, isso é questão geográfica e não de moral e nem de fé!

    não complique as coisas. e realmente como o olegário disse, balsfêmia é ofender a Deus e a Nossa Senhora, ou mesmo ofender a Deus em alguns de seus Santos.

    não é blasfemia não concordar com um movimento da (ou na) igreja!

    muitos movimentos pregam heresias, e por iso discordar deles jamais será um erro!

    o Papa elogiou a RCC?

    isso é de certa forma bom, mas o que o Papa fez foi elogiar os pontos positivos dela, porém até hoje não lembro do Papa ter feito nenhma declaração sobre os pseudo dons propagados pela RCC.

    acredito, como já disse em outro comentário nos bons frutos da RCC… conheço muitos, principalmente a vida de oração e de sacramentos que muitos levam…

    porém, o orgulho cega, assim como vc tem demosntrado uma certa cegueira para se recusar a ver os erros que aqui estamos expondo… e isso é muito ruim meu caro!

    se há Dons extraordinários que Deus concede a seus escolhidos, esses dons são EXTRAORDINÁRIOS! e não ordinários, não se pode aprender a adiquirir e usar dons em cursos ou acampamentos de fim de semana, ora por favor não força a barra.

    grandes místicos de Nossa amada Igreja, que tiveram grande dons extraordinários, escondiam isso, e sofriam muito com esses dons e carismas…

    os grande misticos que tinham verdadeiros colóquios comNosso Senhor, com a Virgem… sofreram muito.

    cito alguns:

    Santa CAtarina de Sena;
    Santa Faustina;
    Santa Brigida;
    São Pio…

    e por aí vai…

    não lembro de nenhum deles ficarem se exibindo com isso.

    hoje, são tantas as pessoas que falam com Nsa. Senhora, que dizem nos grupos : “Deus me diz isso e isso… falou assim e assado…”

    não força vai…!?

    Olegário, quanto ao Papa ter feito tudo isso que vc citou, são coisas que só saberemo perfeitamente no dia do Juízo, gosto muito do Papa João Paulo II e acredito piamente que ele foi e é um grande Santo, sua beatificação foi uma grande graça.

    muitas vezes penso que minha conversão se deveu a sua intercessão….

    hoje eu rezo, Beato João Paulo II, rogai por nós!

    preciso ir almoçar, depois concluo o meu raciocínio caro Eudes, aguardo seus comentários.

    abraçõs.

  9. Caro Eudes, meu filho…

    Vou abortar a nossa prosa para não constrange-lo mais na sua participação por aqui.
    Faço isso porque percebi que embora voce esteja completamente iludido com esse movimento carismático, não é má pessoa.
    Esse conto que voce relatou que “jovens carismáticos rezaram em linguas para o Papa JPII tivesse uma nova efusão do Espirito Santo(sic)” foi de amargar…

    Fica com Deus, filho
    Olegas.

  10. A RCC é um câncer na Igreja, nada além disso.

    E antes que me julguem, já fui da RCC, participei de grupos de oração, ia à Canção Nova.

    O mínimo que se estudar sobre catolicismo, repito: o mínimo, e sendo honesto consigo, você já afasta.

    Foi a época que tive a fé mais vazia. Uma luta praticamente. Tinha dificuldade de acreditar até que Deus tinha criado o mundo. Uma fé completamente sentimental e nada racional.

    Hoje é absolutamente o contrário. Percebo, facilmente, o quanto a Igreja e sua doutrina é racional e coerente.

    E que o Papa fez ou falou sobre a RCC, não diz nada. Inclusive, a teologia da libertação já foi elogiada.

    O que falta nos carismáticos é isso, estudar sua religão. Quando estudam e tem honestidade, percebem o erro.

    E o expoente da RRC, padres Jonas, não é aquele que marcou a volta de Cristo? Dizendo que essa geração não passa sem Ele voltar?

    Pois bem, acho que ainda tem esse livro com essa pérola.

    Não é o mesmo que disse que Jesus disse a ele que a CN é obra divina que vai preparar sua volta?

    Duvidam?! Pesquisem!!!!!

  11. Eudes, meu filho….

    essa de João Paulo II ajoelhado pedindo que jovens orassem por ele para que ele recebesse uma efusão do Es´pirito Santo, fi demasi…

    e o Papa orava em línguas?

    em qual gibi vc leu isso?

    prove!

    falar é fácil, agora prove!

  12. Ora bolas! Se houve dons e carismas no tempo dos Apóstolos, por que não haveria hoje em dia? Não ouvimos, na Bênção do Fogo Novo, que o Senhor Jesus é o mesmo ontem e hoje? É claro que pode haver fraudes e vaidades, mas é realmente possível condenar qualquer manifestação deste tipo a priori?

    Sei não… algo não bate.

    Até mais, amigos.

  13. Caros irmãos,

    botando um pouco e luzes sobre o Dom de Línguas, nada melhor que citar o que os Padres da Igreja disseram, o que os Santos nos dizem e o que a teologia nos ensina.

    vou colocar aqui de forma resumida um artigo que encontrei em um outro blog, no mais deixarei o restante para ser lido lá:

    Padres da Igreja e o dom das línguas

    No séculos II, Santo Irineu (c.115-200) se refere a uma fala extática não-idiomática, do tipo que os pentecostais praticam hoje. Descreve e condena as ações de um certo Marcos que “profetizava”, sob influência “demoníaca”. Marcos compartilhava o seu “dom” e outros também “profetizavam”. Seduzia mulheres e lhes prometia o carisma. Quando a recebiam, falavam algo sem sentido:

    “Então ela, de maneira vã, imobilizada e exaltada por estas palavras e grandemente excitada… seu coração começa a bater violentamente, alcança o requisito, cai em audácia e futilidade, tanto quanto pronuncia algo sem sentido, assim como lhe ocorre”. (Contra Heresias I, XIII, 3)

    Irineu também se refere ao dom de línguas dos apóstolos e da época em que vivia. Cita II Cor. 2:6, explicando que “os perfeitos” falam em “todos os tipos” as línguas:

    “… nós também ouvimos muitos irmãos na Igreja,… e que através do Espírito, falam todos os tipos de línguas, e trazem à luz para o benefício geral as coisas escondidas dos homens, e declaram os mistérios de Deus…”. (Contra Heresias V,VI,1)

    Ao informar que falam todos os tipos de língua, Irineu parece se referir a línguas que admitem classificação.

    O curioso é que o movimento de herético de Montano (c.150-200) envolveu um êxtase religioso, com elocuções não-idiomáticas, semelhantes à pseudo-glossolalia pentecostal.

    De acordo com descrições registradas por Eusébio (c.265-?), Montano entrou em uma espécie de delírio e balbuciava “coisas estranhas”. Ele “encheu” duas mulheres com o “falso espírito”, e elas falaram “extensa, irracional e estranhamente”:

    “ficou fora de si e [começou] a estar repentinamente em uma sorte de frenesi e êxtase, ele delirava e começava a balbuciar e pronunciar coisas estranhas, profetizando de um modo contrário ao costume constante da igreja (…) E ele, excitado ao lado de duas mulheres, encheu-as com o falso espírito, tanto que elas falaram extensa, irracional e estranhamente, como a pessoa já mencionada.” (História da Igreja V,XVI:8,9 )

    Depreende-se deste texto que o fenômeno lingüístico montanista envolvia:

    (a) uma forte expressão emocional, deduzida das menções de “êxtase”, “frenesi” e delírio;

    (b) o texto indica uma linguagem não-idiomática, de “balbucios”, e um falar “estranho”, “irracional”. Tomadas em conjunto, estas características assemelham-se à glossolalia pentecostal. A comparação torna-se tão evidente, ao ponto de o montanismo ser apelidado de “protótipo dos pentecostais”.

    Sabe-se que a “glossolalia” montanista se tratava de uma reminiscência dos excessos frígios. Sob esta ótica, a glossolalia pentecostal perdeu o apoio da igreja do segundo século e se alinhou com uma religião não-cristã da mesma época.

    Orígenes (c.195-254) em sua época, se opôs a um certo Celso, que clamava ser divino, e falava línguas incompreensíveis:

    “A estas promessas, são acrescentadas palavras estranhas, fanáticas e completamente ininteligíveis, das quais nenhuma pessoa racional poderia encontrar o significado, porque elas são tão obscuras, que não têm um significado em seu todo.” (Contra Celso, VII:9)

    Algo a se notar nos Padres da Igreja é a completa ausência do dom de línguas do tipo pentecostal. Percebe-se que na Igreja do tempo dos Padres, o dom de línguas não esboçava qualquer centralidade, ou mesmo relevância como possui hoje em dia para a heresia pentecostal. Caso o dom de línguas como se difunde hoje, fosse fundamental na doutrina apostólica como evidência do batismo do Espírito Santo, teria certamente teria feito parte dos credos e da tradição dos Padres da Igreja.

    Logo, num prisma negativo, pseudo-glossolalia pentecostal considerados neste artigo não encontram suporte nos Pais da Igreja:

    (1) A glossolalia não-idiomática :

    (a) não foi considerada como dom do Espírito;

    (b) foi rejeitada pela igreja da época;

    (c) revelou origens e feições não-cristãs. Tida como principal manifestação lingüística do pentecostalismo, a glossolalia não-idiomática encontra reprovação no conjunto dos Pais da Igreja.
    Nos Pais da Igreja a glossolalia:

    (a) não é indicadora da plenitude do Espírito Santo;

    (b) não é indicadora indireta da própria salvação do crente; ou

    (c) não é um elemento distintivo dos verdadeiros crentes.

    Em relação à glossolalia como o dom, os Pais da Igreja têm o falar em línguas como:

    (a) não-obrigatório para o cristão;

    (b) o dom de línguas na patrística é apenas “um” entre outros.

    Uma linguagem ininteligível soa “estranha”, “obscura” e “fanática” para Orígenes. Assim como para Irineu e mais tarde foi para Eusébio. Para Orígenes, as palavras “completamente ininteligíveis”, eram mais o subproduto de uma distorção religiosa.

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    caros, para não ficar um texto muito grande o restante desse artigo pode ser encontrado no seguinte endereço :

    http://advhaereses.blogspot.com/search/label/RCC

    gostaria que os defensores desse suposto Dom, refutasse com argumentos plaúsíveis, os Padres, os Santos e a Teologia Católica Tradicional.

    um abraço a todos.

  14. Bom acho que de vc não sabem nada sobre a RCc e Nada sobre JOão Paulo II,vcs nunca Viram PAdre Jonas Pregar ISso e ainda Levou O jovem Que Hoje è Padre e Na Epoca Orou pelo Cardeal Karol WOtilla,mas se quiser ver o video,por favou veja:

    http://www.youtube.com/watch?v=PpY8KcvnKPY&feature=player_embedded

    ou veja no meu blog

    http://eudesrcc.blogspot.com/2011_01_01_archive.html

    vcs Escolhem,liga para o marcos Volcan e Pergunta quantas vezes ele Encontrou Joao Paulo II orando em linguas nas Reuniôes da Rcc lá No Vaticano Nos Congressos,ou mais leia o livro CRUZANDO O LIMIAR DA ESPERANÇA(jOÃO pAULO II) .ELE MESMO CONTA NO lIVRO,PIOR coisa do Mundo Irmãos Chama-se Ignorancia,e essa Parece ser o Oitavo Sacramento de Muitos Catolicos

  15. Amado Irmão Lúcio,o que estou querendo Colocar é o Seguinte,as Palavras do Papa Ex catedra ou não tem Valor,quero q vc mim diga em qual Concilio foi decidido a Existencia do Demonio como Dogma de Fé….o que quero Dizer que João Paulo II disse que a RCC é uma Primavera da Igreja,agora o Nosso Amado Olegário Acha que a RCC e A CN é coisa do Demonio,os Estatutos da RCC são Aprovados Pela Santa Sé vc sabia,e os da CN também,ou seja segundo o Amado irmão as do Demonio seria Aprovadas Pela Igreja,pelo Amor de Deus querido,a Igreja Não cometeria essa Loucura,Pelos Frutos se conhece a Arvore,olha quantas pessoas Passaram a Amar a Igreja depois da CN,quantas hoje Defendem a Moral Catolica graças a um Programa como a ESCOLINHA DA FÉ,abra os Olhos e veja a transformação de Deus na Vida dessas pessoas…a Partir da minha vida e de tantos Sacerdotes diáconos que depois q entrarm na rcc rejuveneceram sua vidas.

    1 fruto- uma grande parte das vocações sacerdotais vieram da rcc

    Palavras do Papa Bento XVI sobre a Sobre a Renovação Carismática Católica

    A volta do Espírito – Cardeal Ratzinger

    Do livro: A FÉ EM CRISE? O Cardeal Ratzinger se interroga – Ed. E.P.U. – 1985, São Paulo,

    V. Messori: Hoje, observo eu, processa-se uma redescoberta do Espírito Santo, talvez esquecido demais pela teologia ocidental. È uma redescoberta não apenas teórica, mas que envolve crescente massas populares nos movimentos chamados “Renovação carismática”ou “Renovação do Espírito”.

    Cardeal Ratzinger: “De fato. O período pós conciliar pareceu corresponder bem pouco às esperanças de João XXIII, que esperava um “novo Pentecostes”. Sua oração, entretanto, não ficou sem resposta no coração de um mundo feito árido pelo ceticismo racionalista, nasceu uma nova experiência do Espírito Santo que assumiu a amplidão de uma moção de renovação em escala mundial. Tudo o que o Novo Testamento escreve a propósito dos carismas que apareceram como sinais visíveis da vinda do Espírito Santo não é mais história antiga apenas, encerrada para sempre: essa história torna-se hoje vibrante de atualidade.

    Não é por acaso, em confirmação de sua visão do Espírito como antítese do demoníaco, que, “enquanto uma teologia reducionista trata o Demônio e o mundo dos espíritos maus como uma mera etiqueta, no contexto da Renovação surgiu uma nova e concreta tomada de consciência das Potências do mal, unida, bem entendido, à serena certeza da Potência de Cristo, que a todas submete.

    . Os grupos católicos da Renovação no Espírito devem, pois, mais do que nunca “sentire cum Ecclesia”, agir sempre em comunhão com o bispo, também para evitar os danos que surgem toda vez que a Escritura é desenraizada do seu contexto comunitário: o fundamentalismo, o esoterismo e o sectarismo.

    Certamente [a Renovação no Espírito] trata-se de uma esperança, de um positivo sinal dos tempos, de um dom de Deus para a nossa época. È a redescoberta da alegria e da riqueza da oração contra a teoria e práxis sempre mais enrijecidas e ressecadas no tradicionalismo secularizado. Eu mesmo constatei pessoalmente a sua eficácia: em Munique, algumas boas vocações ao sacerdócio vieram-me do movimento. Como em todas as realidades entregues ao homem, dizia eu, também esta é exposta a equívocos, a mal-entendidos e a exageros. O perigo, porém, seria ver apenas os riscos, e não o dom que nos é oferecido pelo Espírito. A necessária cautela não muda, portanto, o juízo positivo do conjunto.”

    Bom amado Lucio e Olegario,quando disse Blasfemia se a RCC é obra de Deus a CN é Obra de Deus e vc atribuir isso ao Demonio seria o q? outra coisa os PAPAS DISSE QUE SÃO UM DOM DO ESPIRITO SANTO A IGREJA,vcs não aceita a Palavra do Papa,então se Pergunte se Realmente vc amam a Igreja,ou são Amigos da MOntffort e sua turma do oralndo Fedelli que Deus O tenha

  16. Eudes, meu filho amado!

    Voce é “pregador” da RCC?
    Visitei o seu blog e lá vi essa informação.
    Bem, se voce é “pregador” da RCC deveria ter me dito antes, pois eu teria tido mais cuidado em tratar a polêmica contigo.
    Travar uma peleja com um “pregador” da RCC sem ter conhecimento de causa, é derrota na certa.
    Pobre de mim, que sou leigo, e engrosso as ultimas fileiras do banco na minha paróquia.
    Certa vez, uma “ministra da eucaristia” me abordou querendo saber o “por que eu não participava da Igreja?”
    Besta que sou, respondi: Lugar de leigo é no banco ou de joelhos.
    Nunca mais ela me deu “bola”.
    Para quem não sabe ( embora eu ache que todos saibam) o “PREGADOR da RCC” é uma espécie – digamos assim – de PASTOR neopentescostal…
    Ele fala aos fieis, organiza as missas, as musicas, vista os doentes, revisa os sermão do coitado do padre que lhe cedeu o lugar no púlpito…enfim prega.
    Prega peça nos outros…
    Bem, mais voltando ao assunto do debate, informo: Assisti ao vídeo.
    Ví JPII de olhinhos fechados enquanto um grupo de pessoas ( será que eram todos “pregadores?” )rezando palavras desconexas.
    Não vi nem ouvi JPII balbuciar qualquer palavra.
    Ficou quieto.
    De olhos fechados.
    Politicamente em silencio.
    Como um diplomata educado.
    Só isso. E nada mais.
    Bem, mas voce reforça sua tese em “linguas” que o tal do Marcos Volcan, viu o Papa JPII REZAR o dialeto carismático ( entenda-se o blá-blá-blá)…
    Confiante, ainda nos pede que confirmamos isso com ele.
    Com o Marcos Volkan, é claro.
    JPII – Deus queira – já esta no céu.
    Olha filho, não vou falar com o Marcos Volkan.
    Fico com sua palavra.
    Se voce disse, então tá dito.
    Muito obrigado pela informação do Papa Rezando em linguas, que eu confesso, nunca imaginei ser possivel.
    Mas é.
    Deus o abençoe.
    Xau.
    Tudo de bom.

    Olegas.

  17. Ralmente, caro Eudes… seu intelecto é muito razo.
    Respondo tuas perguntas:

    1º Sobre a Existencia do Demônio:

    Podemos citar as afirmações da existência desse ente maligno pelo magistério da Igreja, à começar pela definição dogmática do IV Concílio de Latrão no ano 1215, sob o Papa Inocêncio III:

    Concílio de Latrão (XII Concílio Ecumênico):

    “Definição contra os albigenses e os cátaros. Firmemente cremos e simplesmente confessamos que… o diabo e demais demônios, por Deus certamente foram criados bons por natureza; mas eles, por si mesmos, fizeram-se maus. O homem, porém, pecou por sugestão do diabo.” (DS 800)

    2° vc se engana absurdamente ao dizer que é blasfêmia se posicionar contra aos dons pregados pela RCC ou mesmo contra algum movimento. Eis o que nos ensina Catecismo Maior de São Pio X (recomendadíssimo) :

    347) Que é a blasfêmia?

    A blasfêmia é um pecado horrível que consiste em palavras ou atos de desprezo ou maldição contra Deus, contra a Virgem, contra os Santos, ou contra as coisas santas.

    375) Há diferença entre a blasfêmia e a imprecação ou praga?

    Há diferença, porque com a blasfêmia se amaldiçoa ou se deseja mal a Deus, a Nossa Senhora, aos Santos; ao passo que, com a imprecação ou praga, se amaldiçoa ou se deseja mal a si mesmo ou ao próximo.

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Portanto, vê-se que que não há nenhuma blasfêmia em contestar a RCC.

    Vamos ao novo Catecismo:

    2148 A blasfêmia opõe-se diretamente ao segundo mandamento. Ela consiste em proferir contra Deus interior ou exteriormente – palavras de ódio, de ofensa, de desafio, em falar mal de Deus, faltar-lhe deliberadamente com o respeito ao abusar do nome de Deus. São Tiago reprova “os que blasfemam contra o nome sublime (de Jesus) que foi invocado sobre eles” (Tg 2,7.

    A proibição da blasfêmia se estende às palavras contra a Igreja de Cristo, os santos, as coisas sagradas. É também blasfemo recorrer ao nome de Deus para encobrir práticas criminosas, reduzir povos à servidão, torturar ou matar. O abuso do nome de Deus para cometer um crime provoca a rejeição da religião.

    A blasfêmia é contrária ao respeito devido a Deus e a seu santo nome. E em si um pecado grave.

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Viu com é péssimo não conhecer o Catecismo que expressa e ensina nossa Sã Doutrina caro Eudes ?

    Vamos ao 3° ponto:

    3° Eu amo com todo o meu coração e minha alma a Igreja Catolica Apostólica Romana, por ela eu derramaria meu sangue mil vezes se preciso fosse, e se pudesse morrer e ressucitar mil vezes também por ela eu com certeza o faria. Porém, não é preciso amar algum movimento com seus pseudo dons, para ser um católico convicto!

    Não é nescessário que eu seja adepto da RCC para ser Católico! Entenda bem isso! E o que tem a ver a Montfort com isso?

    4° Os Elogios a RCC que os Papas fizeram, se dão ao que ela tem feito em diversos Países, e não por conta dos pseudo dons que ela tem propagado pelo Brasil e alguns Países Latino Americanos… como bem disse o Jorge no outro artigo a esse respeito, nunca vimos um Papa falar algo sobre esses Dons. E é bem possível que JPII e Bento XVI desconheçam, ou conheçam bem pouco essa zorra pentecostal que provavelmente só acontece na RCC do Brasil!

    5° minhas questões sobre as profanações nas Missas, a bagunça nos grupos de oração e a grande semelhança com as seitas neo-pentecostais, a desobediência as regras da CNBB sobre a RCC , tudo isso vc se recusou a responder.

    6° vc não refutou o artigo que eu postei, muito pelo contrário vc fugiu de combater oas doutores e Santos da Igreja sobre o assunto, e usou de artíficios emocionais e superficiais… portanto caros Eudes, se não há como debater racionalmente sem usar o emocionalismo barato que vc utiliza, encerro meu debate contigo por aqui.

    Seus argumentos parecem muito com os de uma nobre sra. que de vez em quando dá as caras por aqui.

    Então Caro Eudes, por favor leia o tudo o que eu postei, conteste todo o artigo que consta no blog que postei, conteste os Santos Doutroes, os Padres, a Teologia Católica, o Catecismo e tudo o mais que é verdadeiramente católico, conteste com argumentos inteligentes… e só aí poderemos debater em um bom nível.

    Ok?

    No mais, caro Olegas, realmente debater com pregadores da RCC é o mesmo que debater com pastores das igrejolas evangélicas, eles não conseguem raciocinar.

    Como se diz muito por aí nos grupos de oração da RCC:

    Amém ou Misericórdia ?

    Obs: fica bem claro para registro, eu não me oponho a RCC como num todo, ela é algo de muito bom para o corpo eclesiastico, sim, tem suscitado muitas vocações e conversões, me oponho contra a balburdia, contra as profanações nas Missas, contra os orgulho dos pregadores,contra o domínio que eles se arrogam, contra a propagação de pseudo dons e carismas, contra uma doutrina que não consta no catolicismo, contra um exacerbado emocionalismo que se encontra na grande maioria dos grupos e comunidades carísmáticas Brasil afora.

    Repito, conheço muitas almas de vida peidosa e de profunda oração e vivencia sacramental entre os carismáticos e é disso que os Papas fizeram e fazem elogios, repito ainda mais, poderá haver uma grande purificação da RCC e tomara que haja, para extirpar todo esse joio, pois se não houver ela mesma se autodestruirá!

    Abraços à todos.

  18. Ralmente, caro Eudes… seu intelecto é muito razo.
    Respondo tuas perguntas:

    1º Sobre a Existencia do Demônio:

    Podemos citar as afirmações da existência desse ente maligno pelo magistério da Igreja, à começar pela definição dogmática do IV Concílio de Latrão no ano 1215, sob o Papa Inocêncio III:

    Concílio de Latrão (XII Concílio Ecumênico):

    “Definição contra os albigenses e os cátaros. Firmemente cremos e simplesmente confessamos que… o diabo e demais demônios, por Deus certamente foram criados bons por natureza; mas eles, por si mesmos, fizeram-se maus. O homem, porém, pecou por sugestão do diabo.” (DS 800)

    2° vc se engana absurdamente ao dizer que é blasfêmia se posicionar contra aos dons pregados pela RCC ou mesmo contra algum movimento. Eis o que nos ensina Catecismo Maior de São Pio X (recomendadíssimo) :

    347) Que é a blasfêmia?

    A blasfêmia é um pecado horrível que consiste em palavras ou atos de desprezo ou maldição contra Deus, contra a Virgem, contra os Santos, ou contra as coisas santas.

    375) Há diferença entre a blasfêmia e a imprecação ou praga?

    Há diferença, porque com a blasfêmia se amaldiçoa ou se deseja mal a Deus, a Nossa Senhora, aos Santos; ao passo que, com a imprecação ou praga, se amaldiçoa ou se deseja mal a si mesmo ou ao próximo.

    Portanto, vê-se que que não há nenhuma blasfêmia aqui.

    Vamos ao novo Catecismo:

    2148 A blasfêmia opõe-se diretamente ao segundo mandamento. Ela consiste em proferir contra Deus interior ou exteriormente – palavras de ódio, de ofensa, de desafio, em falar mal de Deus, faltar-lhe deliberadamente com o respeito ao abusar do nome de Deus.
    São Tiago reprova “os que blasfemam contra o nome sublime(de Jesus) que foi invocado sobre eles” (Tg 2,7).

    A proibição da blasfêmia se estende às palavras contra a Igreja de Cristo, os santos, as coisas sagradas. É também blasfemo recorrer ao nome de Deus para encobrir práticas criminosas, reduzir povos à servidão, torturar ou matar. O abuso do nome de Deus para cometer um crime provoca a rejeição da religião.

    A blasfêmia é contrária ao respeito devido a Deus e a seu santo nome. E em si um pecado grave.

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Viu com é péssimo não conhecer o Catecismo que expressa e ensina nossa Sã Doutrina caro Eudes ?
    Vamos ao 3° ponto:

    3° Eu amo com todo o meu coração e minha alma a Igreja Catolica Apostólica Romana, por ela eu derramaria meu sangue mil vezes se preciso fosse, e se pudesse morrer e ressucitar mil vezes também por ela eu com certeza o faria. Porém, não é preciso amar algum movimento com seus pseudo dons, para ser um católico convicto!
    Não é nescessário que eu seja adepto da RCC para ser Católico! Entenda bem isso!
    E o que tem a ver a Montfort com isso?

    4° Os Elogios a RCC que os Papas fizeram, se dão ao que ela tem feito em diversos Países, e não por conta dos pseudo dons que ela tem propagado pelo Brasil e alguns Países Latino Americanos… como bem disse o Jorge no outro artigo a esse respeito, nunca vimos um Papa falar algo sobre esses Dons. E é bem possível que JPII e Bento XVI desconheçam, ou conheçam bem pouco essa zorra pentecostal que provavelmente só acontece na RCC do Brasil!

    5° minhas questões sobre as profanações nas Missas, a bagunça nos grupos de oração e a grande semelhança com as seitas neo-pentecostais, a desobediência as regras da CNBB sobre a RCC , tudo isso vc se recusou a responder.

    6° vc não refutou o artigo que eu postei, muito pelo contrário vc fugiu de combater oas doutores e Santos da Igreja sobre o assunto, e usou de artíficios emocionais e superficiais… portanto caros Eudes, se não há como debater racionalmente sem usar o emocionalismo barato que vc utiliza, encerro meu debate contigo por aqui.

    Seus argumentos parecem muito com os de uma nobre sra. que de vez em quando dá as caras por aqui.

    Então Caro Eudes, por favor leia o tudo o que eu postei, conteste todo o artigo que consta no blog que postei, conteste os Santos Doutroes, os Padres, a Teologia Católica, o Catecismo e tudo o mais que é verdadeiramente católico, conteste com argumentos inteligentes… e só aí poderemos debater em um bom nível.

    Ok?

    No mais, caro Olegas, relamente debater com pregadores da RCC é o mesmo que debater com pastores das igrejolas evangélicas, eles não conseguem raciocinar.

    Como se diz muito por aí nos grupos de oração da RCC:

    Amém ou Misericórdia ?

    Obs: fica bem claro para registro, eu não me oponho a RCC como num todo, ela é algo de muito bom para o corpo eclesiastico, sim, tem suscitado muitas vocações e conversões, me oponho é contra a balburdia, contra as profanações nas Missas, contra o orgulho dos pregadores,contra o dominio que eles se arrogam, contra a propagação de pseudo dons e carismas, contra uma doutrina que não consta no catolicismo, contra um exacerbado emocionalismo que se encontra na grande maioria dos grupos e comunidades carísmaticas Brasil afora.

    Repito, conheço muitas almas de vida peidosa e de profunda oração e vivencia sacramental entre os carismáticos e é disso que os Papas fizeram e fazem elogios, repito ainda mais, poderá haver uma grande purificação da RCC e tomara que haja, para extirpar todo esse joio, pois se não houver ela mesma se autodestruirá!

    Abraços à todos.

  19. Lucio Clayton

    Os textos que voce postou contra os argumentos rasos dos pseudos carismas deixa evidente e notório o quão frágil é essa doutrina da RCC.
    Já li muito sobre eles.
    Fiz várias incursões de campo em suas oficina de ideias, grupos e demais agremiações desse naipe.
    Há anos debatia contra eles de arma em punho.
    Ou seja, citações do magistério ordinário;palavras dos santos; até documentos da CNBB, que sabemos lá, não é grande coisa.
    Hoje, sinceramente evito o confronto.
    Nada do que se postar com a razão para essa turma vai servir.
    Isso porque o que “eles sentem” vale mais do que a VERDADE consagrada.
    O importante para um carismático é a “sensação gostosa”.
    Verdade, nua e crua, não vale.
    Por isso, especificamente no caso do nosso amigo Eudes, conversei despretensiosamente.
    Não tive com ele qualquer ilusão promissora, pois sei que desgraçadamente Mestre Jonas tem mais valor do que um Santo Agostinho.
    Padre Léo, mais conhecimento e “unção” que um Cura D’Arns.
    E Felipe de Aquino é o supra sumo do conhecimento.
    Por fim, consagrando isso tudo, temos Fábio de Melo, que é….é…é…LINDO!!!! né?
    As vezes eu me perco em pensamentos, e questiono:
    Não sou inteligente.
    Meus conhecimentos sobre doutrina, religião, filosofia e história são comezinhos. Bem basiquinhos…
    Mas vendo a dita pregação de um Ironi Spuldaro, da forma como faz, delirante, psicótica, extremada, falando um dialeto incompreensivo, promovendo curanderismo, adivinhações, profecias do óbvio….pergunto:

    Meu Deus! O que mais é preciso para essa gente enxergar?
    Rezemos por eles.

    Termino por aqui minha participação nesse tópico.

    Olegas.

  20. A surpresa de Pentecostes – no sábado 29 de Maio de 2004, na Praça de S. Pedro, durante a celebração das primeiras Vésperas de Pentecostes, o Papa João Paulo II
    afirmou:

    “ Saúdo de forma particular os membros do Renovamento no Espírito, uma das expressões da grande família do Movimento Carismático Católico. Graças ao Movimento Carismático, numerosos cristãos, homens e mulheres, jovens e adultos, redescobriram o Pentecostes como realidade viva na sua existência quotidiana. Desejo que a espiritualidade de Pentecostes se difunda na Igreja como um dinamismo renovado de oração, de santidade, de comunhão e de anúncio.
    A este propósito, encorajo a iniciativa dita da “Sarça Ardente”, promovida pelo Renovamento no Espírito. Trata-se de uma adoração incessante, noite e dia, diante do Santíssimo Sacramento; um convite aos fiéis para “voltar ao Cenáculo” a fim de que unidos na contemplação do Mistério Eucarístico, intercedam pela plena unidade dos cristãos e pela conversão dos pecadores. Desejo de todo o coração que esta iniciativa conduza um grande número de pessoas a redescobrir os dons do Espírito, que têm a sua fonte original no Pentecostes… Vem Espírito Santo, enche o coração dos teus fiéis, acende neles o fogo do teu amor. Embora os povos falem diferentes línguas, tu os unes na proclamação da mesma fé, Aleluia”

    E ainda afirmou aos líderes da RCC durante a Conferência de Fiuggi de 1998:
    “A Renovação Carismática Católica tem ajudado muitos cristãos a redescobrir a presença e o poder do Espírito Santo
    em suas vidas, na vida da Igreja Católica e do mundo; e esta descoberta tem levantado neles uma fé em Cristo cheia de
    alegria, um grande amor pela Igreja e uma generosa dedicação à sua missão evangelizadora. Neste ano do Espírito
    Santo, eu me uno a vocês no louvor a Deus pelos preciosos frutos que Ele quis trazer à maturidade em suas
    comunidades e, através delas, às Igrejas particulares”.

    “Hoje a Igreja rejubila-se pela confirmação renovada das palavras do profeta Joel: ‘Derramarei o meu Espírito sobre todo
    o ser vivente’ (JI 3,1). Abri-vos docilmente aos dons do Espírito! Aceitai agradecidos e com obediência os carismas que
    o Espírito nunca cessa de nos conceder. Não vos esqueçais de que todos os carismas são comunicativos e fazem
    nascer aquela ‘afinidade espiritual entre as pessoas’, e aquela amizade em Cristo que é a origem ‘dos ‘movimentos’.
    Jesus disse: ‘Eu vim atear fogo sobre a terra e outra coisa não desejo senão que já esteja aceso’. (00.) Hoje, daqui desta
    sala superior da Praça de São Pedro eleva-se uma grande oração: Vinde, Espírito Santo, vinde e renovai a face da
    terra! Vinde com vossos sete dons! Vinde, Espírito de Comunhão e de Amor! A Igreja e o mundo precisam de vós,
    Espírito Santo, e fazei com que os carismas que nos tendes concedido se frutifiquem cada vez mais” (aos Movimentos
    Eclesiais e Novas Comunidades reunidos na Praça de São Pedro, em 30. 5. 1998).

    Amados Irmão Lucio Parabéns Pelo Conhecimento da Doutrina Catolica,tenho pouco Tempo de Catolico,mas quero te dizer que sou um Apaixonado Também Pela Doutrina Da Igreja,citei a Questão de BlasfÊmia vc mesmo disse aí,palavras MAlditas contra Coisas Santas,se a RCC é um dom do Espirito Santo como disse João PAulo II dizer que ela vem do demonio como o Olegário é ou não Blasfêmia….quando eu Falei sobre o Demonio,inclusive usei seu comentario para Responder um Sacerdote sobre esse assunto é porque quando falei ex catedra,mim referi nenhum Passa proclamou ex catedra como fez com o DOGMA DA ASSUNÇÃO E DA IMACULADA CONCEIÇÃO,PARA te dizer que a Igreja proclama como Dogma uma verdade de Fé que está sendo colocada em duvida,por exemplo houve Santos que não entendia o a questão da Imaculada Conceição de MAria,e grças a ESCOLASTICA DO SECULO XII e principalmente ao beato Juan Duns Escoto que temos a Maravilha desse Dogma.
    http://www.pastoralis.com.br/pastoralis/html/modules/smartsection/item.php?itemid=350

    ou seja irmão amado o Papa não precisa falar ex catedra que o Diabo Existe,ou que a RCC é um dom do Espirito Santo,como por exemplo do Dogma da Imaculada foi em 1854,mas no Concilio de Constantinopla em 553(V ConC) já havia de Proclamado que Maria era a Criatura Divina mais Pura que existia,mas em 1854 o Papa falou ex Catedra e ponto Encerrado. Mas mim impressiona o Olegário dizer que os Pregadores da RCC são Pastores protestantes Depois de Tudo que o CONCILIO VATICANO II PEDE PARA OS LEIGOS,PRINCIPALMENTE A ENCICLICA EVANGELLY NUNTIADE DE PAULO VI,mas amado,Gostaria que um Dia viesse a Nossa Diocese nos seminarios de Vida No Espirito que Pregamos e Ver os Frutos de Tantos jovens,que Depois de uma experiencia com Deus muda de vida,larga o PECADO E VEM SERVIR A DEUS,é uma pena que vc ´so sabe descer a Lenha em tudo e em todos discorda até das palvras do Papa,mas sabe amado,vc também tem a MISSÃO DE AUNCIAR TODA A MARAVILHA QUE É A DOUTRINA DA NOSSA IGREJA,o povo se perde por falta de conhecimento,e é uma pena que as Pessoas que conhece a Doutrina Catolica como vc,se cala e quando fala é só apra meter a Lenha na RCC e esquece do essencial.AMAR,AMAR E AMAR,querido em nenhum momento te falei que sou Santo,tenho pouco tempo de Catolico,mas conheço umpouco da Igreja e estou lutando com unhas e dentes pela Santidade e com a graça de Deus,mas Claro como disse PAUL CLAUDEL,NO MUNDO EXISTE UMA UNICA TRISTEZA NÃO SER SANTO, ou Cardeal Sueenes.SANTO É AQUELE QUE TOMOU A CONSCIÊNCIA DE QUE É PECADOR E NÃO QUER VIVER NO PECADO, e se vc se sente tão humilde,tenha Humildade nas sua palvras Irmão,ao menos quando se trata de SACERDOTES. SERÁ se eu e vc já fizemos pela Igreja o que Padre Jonas e padre Léo já fez,veja os frutos da Betania e da Canção Nova e vc verá,Cuidado ao ofender os Ungidos do Senhor,SACERDOTE AGENTE NÃO CRITICA,AMA E REZA POR ELES,a paz e que Deus te abençoe

  21. E.27.21.3 Carisma de cura

    §1508 O Espírito Santo dá a algumas pessoas um carisma especial de cura para manifestar a força da graça do ressuscitado. Todavia, mesmo as orações mais intensas não conseguem obter a cura de todas as doenças. Por isso, São Paulo deve aprender do Senhor que “basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que minha força manifesta todo o seu poder” (2Cor 12,9), e que os sofrimentos que temos de suportar podem ter como sentido “completar na minha carne o que falta às tribulações de Cristo por seu corpo, que é a Igreja” (Cl 1,24).

    Catecismo da Igreja Católica (No. 799, 800, 801), sejam extraordinários, sejam simples e humildes, direta ou indiretamente, eles têm uma utilidade eclesial, ordenados que são a edificação da Igreja, ao bem dos homens e as necessidades do mundo.

    Os carismas devem ser acolhidos com reconhecimento por aquele que os recebe, também por todos os membros da Igreja. Pois são uma maravilhosa riqueza de graça para a vitalidade apostólica e para a santidade de todo o Corpo de Cristo, mas desde de que se trate de dons que provenham verdadeiramente do Espírito Santo e que sejam exercidos de maneira plenamente conforme aos impulsos autênticos deste mesmo Espírito, isto é, segundo a caridade, verdadeira medida dos carismas.

    E neste sentido que sé faz sempre necessário o discernimento dos carismas. Nenhum carisma dispensa da reverência e da submissão aos Pastores da Igreja. “A eles em especial cabe não extinguir o Espírito, mas provar as coisas e ficar com o que é bom”, a fim de que todos os carismas cooperem, na sua diversidade e complementaridade, para o “bem comum” (1Cor 12,7)

    §2003 A graça é antes de tudo e principalmente o dom do Espírito que nos justifica e nos santifica. Mas a graça compreende igualmente os dons que o Espírito nos concede, para nos a associar à sua obra, para nos tornar capazes de colaborar com a salvação dos outros e com o crescimento do corpo de Cristo, a Igreja. São as graças sacramentais dons próprios dos diferentes sacramentos. São, além disso, as graças especiais, chamadas também “carismas”, segundo a palavra grega empregada por S. Paulo e que significa favor, dom gratuito, benefício. Seja qual for seu caráter, às vezes extraordinário, como o dom dos milagres ou das línguas, os carismas se ordenam à graça santificante e têm como meta o bem comum da Igreja. Acham-se a serviço da caridade, que edifica a Igreja.

  22. Não sei porque a surpresa, ate o aclamado Pe Paulo Ricardo ora em linguas, pergunta pra qualquer seminarista que participou do Renassem com ele, e vai ver que varios caem em repouso no Espirito diante das orações do Pe Paulo.

    Pe Paulo ora em linguas, so é mais discreto pra nao atrair a ira de pessoas que nao compreendem esse dom do Espirito.

  23. Magnífico !!!!
    A RCC no Brasil sofreu forte influência dos movimentos pentecostais americanos,e a Rcc européia é mais discreta na manifestação dos dons.
    Convivi 4 meses numa comunidade carismática de origem francesa e já participava da rcc no estilo mais pentecostalista .
    O dom de línguas é o dom mais simples e justamente por ser o mais simples (e incompreendido muitas vezes)já derrota o demônio nos exorcismos conforme afirmou o padre exorcista no vídeo.(Mesmo a pessoa não sabendo o que está falando,o demônio sabe) .Por exemplo,a repetição da palavra aleluia várias vezes pode fazer a pessoa se abrir a este dom,a lingua se solta e vem o dom de línguas de forma espontânea.
    A nossa arma são as orações simples:O rosário,os sacramentais,a oração em línguas,a oração comunitária,a leitura da bíblia,etc.
    EIS OS DONS DO ESPÍRITO PARA ESTES TEMPOS CONTURBADOS.
    FAÇAMOS USO DELES ENTÃO,SEM MEDO E SEM RECEIOS.
    vivemos os tempos do espírito santo que será derramado sobre todos.
    O papa João Paulo II falava em um segundo pentecostes.
    Peçamos a Deus este maravilhosos dom para toda a Igreja,todos os cristãos.
    Vinde Espírito Santo e renova a face da terra O QUANTO ANTES ,PARA QUE TRIUNFE O CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA E TENHA PAZ NO MUNDO.(O PRIMEIRO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO APÓS ESTE SEGUNDO PENTECOSTES SERÁ A PAZ MUNDIAL).
    SHALOM ADONAI.

  24. Para quem não compreende a RCC.
    Existem grupos bem conduzidos e outros não (e que mais se parecem seitas).
    Mas o que tiver um sacerdote experiente orientando e leigo bem afinado com o magistério da Igreja conduzindo-o ,produz frutos em abundãncia.
    Era esotérica ,não partipava da vida eclesial e tinha birra da Igreja.
    Há 21 anos,participando inicialmente da RCC ,voltei á vida eclesial e contrariando comentários,vejo muita gente da RRC nas pastorais das igrejas e de forma atuante :na pastoral da saúde,nos diversos ministérios leigos da Igreja,Confrarias vicentinas e pastorais sociais,atuando na catequese da primeira eucaristia e crisma.,.pastoral da terceira idade ,etc
    Precisamos abrir a mente e perceber a Igreja como uma MÃE.São diversos os dons e carismas EM TODA A IGREJA e o maior é a caridade ,o ágape.QTO MAIS NOS ABRIRMOS MAIS O ESPÍRITO SANTO SE MANIFESTA DE DIVERSAS MANEIRAS.
    PAX DOMINI.

  25. Borges deu um excelente exemplo de carismático ,o padre Paulo Ricardo.Afinado com o papa e o magistério,com a palavra e a atualidade em que vivemos.

  26. Amados irmãos em Cristo: transcrevo uns parágrafos do blog: http://WWW.laurohenchen.blogspot.com para meditação. O blog também define, sem chance de contestação, quem são besta e Babilônia apocalípticas, e já me valeu homenagem a nível internacional, pelo Conselho Federal de Pastor.

    “Inicio este estudo bíblico lançando um desafio a toda a humanidade: desafio que alguém me encontre, pelo menos 1 (um) versículo bíblico, em todo o livro de Atos dos Apóstolos, onde apareça o dom de interpretação de línguas estranhas. Simplesmente isto é impossível porque em todo o livro de Atos dos Apóstolos nem sequer são citadas as línguas estranhas (angelicais, celestiais), então interpretar o que? E não podemos esquecer que: É o livro de Atos dos Apóstolos que apresenta o batismo com o Espírito Santo, no Pentecostes.

    Enquanto o Pentecostes do livro de Atos dos Apóstolos se cumpriu aproximadamente no ano 32 d.C., ou se Cristo nasceu em 5 a.C. então em 27 d.C. (início da Igreja) quando se conhecia apenas idiomas humanos, isto é, línguas naturais (dom espiritual de idiomas humanos estrangeiros); já sobre línguas estranhas (angelicais) somente se tem conhecimento através da Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios, escrita décadas de anos depois do Pentecostes, cerca do ano 56 d.C. (Fonte: página 169 do livro Guia Conciso da Bíblia, de Charles C. Ryrie, Editora Candeia).

    Não podemos confundir línguas estranhas (dos anjos, celestiais, e que apareceram pela primeira vez na história da humanidade, na cidade de Corinto, décadas de anos depois do Pentecostes), com idiomas espirituais humanos estrangeiros, como os do Pentecostes e de batismos com o Espírito Santo relatados no livro de Atos dos Apóstolos. Toda e qualquer língua estranha (angelical) audível em público obrigatoriamente precisa ter intérprete do angelical ao humano conforme ordem taxativa de I Cor. 14:26-28. Desafio alguém me encontrar 1 (um) versículo em todo o livro de Atos dos Apóstolos onde apareça tal intérprete. Não sejamos néscios: no Pentecostes, em batismos com o Espírito Santo, enfim, em todo o livro de Atos dos Apóstolos somente são mencionados idiomas espirituais humanos ESTRANGEIROS, nunca, jamais línguas estranhas (angelicais).

    A Bíblia mais correta em português é a Edição Revista e Corrigida, de João Ferreira de Almeida, porque ela traz os verbos conjugados corretamente do original. Ela traz corretamente as palavras: línguas estranhas. Somente existem duas possibilidades de línguas desconhecidas da congregação: idioma espiritual estrangeiro (humano) ou língua dos anjos (I Cor. 13:1 e 14:2). Para quem duvida que língua estranha seja língua dos anjos vamos analisar I Cor. 14:26-28 afirmando taxativamente que toda e qualquer língua estranha audível em público precisa ter obrigatoriamente intérprete. Se língua estranha fosse idioma humano estrangeiro não precisaria de intérprete e sim de tradutor. Ou melhor, nem de tradutor não precisaria porque ninguém é tolo de falar língua estrangeira sem ter, pelo menos um estrangeiro que a possa entender. Conclusão: por exclusão e pela Lógica língua estranha só pode ser a língua dos anjos citada em I Cor. 13:1.

    Em I Cor. 14:2 diz que aquele que fala língua estranha NÃO fala aos homens. E também diz que NENHUM humano entende a língua estranha. Conclusão: isto é prova fatal de que línguas estranhas não são humanas e sim angelicais, celestiais.

    O versículo de I Cor. 14:2 também é prova fatal de que no Pentecostes de Atos 2 NÃO existiu língua estranha, porque lá sempre, pelo menos 1 (um) ser humano estrangeiro estava entendendo perfeitamente o idioma espiritual humano estrangeiro (e sem intérprete) falado pelo próprio Espírito Santo, usando apenas a boca de algum crente, que recebeu, naquele ato, o dom espiritual de idioma humano estrangeiro.

    Repetindo: aquele que fala língua estranha NÃO fala aos homens. NENHUM humano entende as línguas estranhas e é exatamente por isto que elas precisam de intérprete do angelical ao humano. Não teve nada a ver com Pentecostes.

    Já me questionaram alegando que em Atos 10:46 só pode ter sido língua estranha. Então eu repito a mesma pergunta: cadê o INTÉRPRETE? Já que foi em público. Mesmo que o próprio receptor de língua estranha a interpretasse do angelical ao humano (I Cor. 14:13), em nenhum lugar do livro de Atos dos Apóstolos informa isto. E não podemos admitir que onde atue o Espírito Santo haja DESOBEDIÊNCIA à Palavra de Deus de I Cor. 14:26-28, afirmando que se não tiver intérprete é para CALAR A BOCA!”

  27. Gente, fiquem calmos porque, NO CÉU, OU NO INFERNO (MISERICÓRDIA SENHOR!), tudo vai ser esclarecido para nós! Aqui na Terra, estamos, segundo a palavra de Deus a nós dirigida, estamos “às apalpadelas”, captando apenas “fragmentos” da Glória que nos foi reservada desde toda a eternidade. O importante é vigiar, para podermos sempre caminhar na presença de Cristo, e orar,a fim de que nossos corações de pedra, finalmente, se abram às Graças que os Céus derramam continuamente sobre nós. Sinto muito por não adentrar no mérito do debate.

    Deus Nosso Senhor Jesus Cristo tenha piedade de nós! Amém!

  28. É complicado quando se fala de dom de línguas, mas deve-se levar em conta que na ação do espírito santo a pessoa ora em línguas, mas não sherilálálá, pelo contrário se fala as coisas do alta em idiomas nunca dantes estudados pela pessoa (esse é o verdadeiro dom como descrito no capítulo 2-Atos). Eu como um carismático devo falar que muitas das vezes esse dom é banalizado pela mão humana, contudo devo também dizer que o senhor o consede segundo sua bondade aos filhos que não se deixaram conrroper pelo charlatanismo. Logo como em toda igreja existem aqueles que realmente se entregam e são verdadeiros, como também há aqueles que não estão na igreja em prol da ação divina e que configuram a própria sinagoga do diabo como afirmava São Paulo.

Os comentários estão fechados.