Jornal da CBN faz acusação descabida contra a Igreja Católica

Eu ouvi o Xexéo na CBN hoje pela manhã, comentando uma (excelente) notícia recente de um transplante de células-tronco na Bahia que fez um paraplégico voltar a ter sensibilidade nas pernas. No entanto, o comentário do correspondente da CBN foi tão sofrível quanto é alvissareira a notícia comentada.

Eu a tinha visto na televisão, na hora do almoço, um dia antes. Estava com um amigo e lembro-me de ter falado que os veículos de comunicação deviam ser obrigados a deixar claro, sempre que noticiassem um caso assim, que estavam falando de células-tronco adultas. Afinal, sempre se podia fazer confusão com a condenação da Igreja ao uso de células-tronco embrionárias

Não deu outra. Hoje de manhã, na CBN, em rede nacional, vem-me o Xexéo alfinetar a Igreja Católica dizendo que este “é um assunto polêmico no Brasil”, que “muita gente acha que não deve ser feito” e que “se existe uma religião que acha que não deve se mexer com células-tronco, nem por isso você tem que proibir o uso de células-tronco no país”.

É impressionante! A Carolina fez questão de dizer, no começo, que as células-tronco haviam sido retiradas da bacia! Não entendo o que passa pela cabeça dessa gente ignorante: fica a impressão que eles nunca pararam, por cinco minutos que fosse, para ouvir aquilo que a Igreja diz sobre o assunto. Apenas repetem os preconceitos.

Por qual absurdo motivo a retirada de células-tronco do osso da bacia seria moralmente proibida? As pessoas nunca perceberam que o motivo pelo qual a Igreja é contra o uso de células-tronco embrionárias é porque estas pesquisas matam o embrião, i.e., destroem um ser humano? O que isto tem minimamente a ver (além da similaridade dos nomes) com a retirada de células da bacia do próprio paciente? Sinceramente, é tanta ignorância que chega a ser frustrante – em pleno século XXI, onde a informação está ao alcance de qualquer um na internet, pelo módico custo de alguns poucos cliques. As pessoas sequer se dão ao trabalho de conhecer minimamente aquilo que vão atacar – ao contrário, parecem achar que a Igreja é contra só porque “é do contra” mesmo e, aí, descarregam os seus canhões contra este espantalho ridículo que só existe na cabeça delas. É vergonhoso.

Qual a “polêmica” que existe sobre as pesquisas com células-tronco adultas? Nenhuma. Quais são as pessoas que acham que pesquisas com células-tronco adultas não devem ser feitas? Nenhuma. Qual é a religião que é contra o uso de células-tronco adultas? Nenhuma. Por que, então, o Xexéo abre a boca para falar sobre um assunto que ele claramente desconhece? Por que a CBN se passa para disseminar a desinformação desse jeito?

O assunto foi comentado também no blog do Brasil Sem Aborto. Deste último, cito:

Mais uma vez, são células-tronco adultas envolvidas em experimento de sucesso, reforçando o que dissemos em 2007 e 2008, na audiência pública no Supremo Tribunal Federal e na Declaração de Brasília. Desta última, cito:

Pretende-se contrapor a vida dos embriões congelados… à terapia e cura de muitos que padecem de doenças graves em nosso país. Não temos receio em afirmar, com toda ênfase, que tal dilema é falso… Ao contrário do que tem sido veiculado e acriticamente aceito pela opinião pública, as células-tronco embrionárias não são a grande promessa para gerar terapias. Na verdade, são as células-tronco adultas que têm produzido expressivos resultados, que se apresentam ainda mais promissores depois do desenvolvimento da técnica de indução de pluripotencialidade em células adultas. Como o assunto envolve sofisticado conhecimento técnico, as pessoas ficam mais vulneráveis à manipulação da informação.

A recente notícia, longe de desabonar a Igreja, apenas mostra mais uma vez que Ela tinha razão e estão nas células-tronco adultas os tratamentos promissores. Será que o @jornaldacbn vai retificar a informação incorreta que transmitiu? Ou será que vamos assistir a mais um triste espetáculo de jornalistas descompromissados com a verdade dos fatos?

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

6 comentários em “Jornal da CBN faz acusação descabida contra a Igreja Católica”

  1. E esse Xexéo tem twitter? Alguém devia lançar a campanha #vamoseducaroxexeo pra ver se ele aprende alguma coisa. Quem sabe da próxima vez ele pensa duas vezes antes de falar besteira.

  2. Isso é má intenção declada. Criar polêmica em cima disso aí é mau-caratismo.

  3. Mandei um tweet para a cbn, perguntando quando iria ao ar a retratação. Até agora, nada.

  4. O pior é que a ignorância do repórter não é por falta de capacidade. É por comodidade e conveniência. É a postura que agrada a muitos.

Os comentários estão fechados.