Orígenes, a reencarnação e a Igreja Primitiva

Foi recentemente comentada aqui no Deus lo Vult! uma suposta aprovação do Cristianismo nascente à falsa teoria da Reencarnação nos moldes em que é apregoada pelo espiritismo dos nossos dias. Como já tive a oportunidade de me deparar anteriormente com a afirmação descabida, gostaria de esclarecer quanto segue:

1. O Concílio ao qual se deseja fazer referência é o Segundo Concílio de Constantinopla, ocorrido em 553.

2. Mais especificamente, o cânon sobre o qual se está falando é o 11, que diz [apud “Documentos dos primeiros oito concílios ecumênicos – Tradução de Mons. Otto Skrzypczak”, p. 78; EDIPUCRS, Porto Alegre, 2000] o seguinte:

Cân. 11: Se alguém não declarar anátema a Ário, Eunômio, Macedônio, Apolinário, Nestório, Êutiques e Orígenes com seus ímpios escritos, bem como os demais hereges, que foram condenados e declarados anátemas pela Santa Igreja Católica e Apostólica e pelos quatro sagrados concílios citados anteriormente e outrossim os que professaram ou professam opiniões semelhantes às dos mencionados hereges e persistiram em sua impiedade até o fim, – um tal seja anátema.

3. O texto de Orígenes ao qual os espíritas gostam de fazer referência é o De Principiis [mais especificamente, o livro III, Cap. III, 5], que traduzo:

Em todo caso, aqueles que sustentam que tudo no mundo está sob a administração da Divina Providência (como também nós acreditamos) não pode, ao que me parece, dar nenhuma outra resposta que não esta: não há sombra de injustiça no governo divino, e isto porque há certas causas que provêm de [uma] existência prévia [da alma], em conseqüência das quais as almas, antes de nascerem nos corpos, contraem uma certa quantidade de culpa em sua natureza sensitiva, ou em seus movimentos, em razão das quais são julgadas merecedoras, pela Divina Providência, de serem colocadas em tais condições.

4. Convém notar que Orígenes não defende a “reencarnação”, e sim a pré-existência da alma (que são duas coisas distintas – ambas erradas, mas distintas). Sobre isto vale a pena ler este texto ou este outro (que traz inclusive algumas interessantes citações patrísticas contra a falsa doutrina da reencarnação).

5. Orígenes, ao contrário, negou peremptoriamente a espúria doutrina reencarnacionista. Isto está fora de qualquer discussão, uma vez que há um capítulo do seu “Comentários sobre Mateus” [Livro XIII, cap. 1] no qual ele analisa a doutrina da “transmigração” [a reencarnação espírita] aplicada ao caso de São João Batista e Elias [clássico “exemplo” de reencarnação que os espíritas gostam de inventar nos Evangelhos] e a rechaça absolutamente. Traduzo um trecho do comecinho:

Mas agora, de acordo com as nossas habilidades, vamos investigar também as coisas que estão contidas aqui [na passagem onde Nosso Senhor fala que São João Batista é o Elias que há de vir – Mt 17,10]. Aqui não me parece que, por “Elias”, se esteja falando da alma dele, uma vez que isto seria cair no dogma da transmigração, que é estranho à Igreja de Deus, jamais ensinado pelos Apóstolos e nunca encontrado em lugar nenhum das Escrituras.

6. De toda a patrística, a passagem do De Principiis de Orígenes é a única que se pode dizer possuir remotamente algum resquício de similaridade com a falsa teoria espírita da reencarnação. Isto, ao contrário do que pretendem os espíritas modernos, significa exatamente que tal doutrina era completamente estranha aos primeiros cristãos – tanto que eles nunca falam dela.

7. Ainda que Orígenes tivesse defendido a falsa doutrina da reencarnação, isto não significaria nada: seria apenas uma voz isolada defendendo uma doutrina espúria que, posteriormente, seria condenada pela Igreja (como já aconteceu incontáveis vezes). No entanto, nem isso os espíritas têm, uma vez que o próprio Orígenes rejeita taxativamente, em outro de seus escritos, a doutrina da transmigração das almas.

8. Desmascarada esta falsificação histórica, resplandece com clareza – uma vez mais – o fato de que as teses reencarnacionistas do espiritismo são estranhas à Doutrina Católica ensinada por Nosso Senhor – e que, portanto, há total incompatibilidade entre a Fé Cristã e as fábulas espíritas, como aliás a Igreja sempre afirmou.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

80 comentários em “Orígenes, a reencarnação e a Igreja Primitiva”

  1. Não li cada linha de comentário, mas deu pra perceber que os comentadores mais ativos resolveram trabalhar com crenças oriundas de psicologias. Terreno fertilíssimo para doutrinas de demônios, para mentira!

    Dizem que o Brasil é um país de maioria católica…

    Que engano! A grande religião do mundo hoje é um “sincretismo de psicologismos”.

    Praticamente ninguém se diz confessor dessa fé, e cada um faz através dela o seu próprio Deus! Confessam que são evengélicos, que são católicos etc, mas ordenam suas crenças religiosas a partir de crenças psicológicas. Que piada de mal gosto! Satanás ri.

  2. Eduardo

    “A propósito, acabou de inocentar todos os políticos corruptos safados que roubaram/roubam o Erário. Afinal, não é isto pura “sacanagem” com os contribuintes? Logo, segundo a peculiar afirmação acima, os pobrezinhos tão-somente sofrem de distúrbio psíquico … ”

    Inocentar por quê? O político pode até ser perturbado psiquicamente, qualquer também pode. Mas ninguém pode cometer crimes.

    Quem está inocentando os corruptos é você ao ver as coisas dessa sua maneira.

    Toda imoralidade é perturbação psíquica. Requer tratamento. Mas isso não significa que se a imoralidade leva a atos ilegais ou criminosos, o imoral não deva ser punido.

    Mas com essa conversa, desviamo-nos completamente do tema do tópico.

    Fui dar uma olhada lá atrás pra ver porque aconteceu isso. Tudo começou porque eu fiz um comentário sobre o modo de ler a Bíblia. Aí começou a desviar o assunto.

    Mas acho que a culpa foi do Ferraz. :) Vou verificar outra vez.

    É, foi sim. Estávamos dentro do tópico discutindo “interpretação bíblica” e o Ferraz uma hora entrou com a a firmação de que imoralidade não é doença psíquica e então a discussão se desfocou.

    Entretanto, acho que seria bem conveniente perguntar ao Magistério se imoralidade é ou não doença psíquica.

    Depois me conta o resultado, Ferraz.

  3. “Quem está inocentando os corruptos é você ao ver as coisas dessa sua maneira.”

    Benjamin,

    Prefiria não alongar o assunto, ainda mais desviando-se do tema da postagem. Mas essa sua afirmação em que me acusa estupidamente de inocentar corruptos merece uma réplica, ate para que fique bem patente o grau de sua VIGARICE intelectual.

    Para começo de conversa, foi você, Benjamin, quem escreveu o que segue e vou repetir, agora destacando em caixa alta:

    “LADRÃO POR SACANAGEM É UM DISTÚRBIO PSÍQUICO. SACANEAR É UM DISTÚRBIO PSÍQUICO.”

    Portanto:

    1 – Benjamin Bee diz, sem margem para leituras outras, que “ladrão por sacanagem” é distúrbio psíquico.

    2 – Políticos corruptos que roubam o Erário estão fazendo uma inquestionável sacanagem com os contribuintes.

    3 – Logo – ADOTANDO A MANEIRA DE VER AS COISAS DE BENJAMIN BEE – esses políticos corruptos – “ladrões por sacanagem” – na verdade são acometidos de distúrbio psíquico, isto porque – SEGUNDO BENJAMIN BEE – “ladrão por sacanagem” é distúrbio psíquico.

    Inverter o lado da acusação, dizendo que sou eu que estou inocentando esses políticos – por conta de uma “maneira” minha de ver as coisas soa não apenas infantilmente ridículo, mas indubitavelmente PATIFE intelectualmente falando.

    Da próxima vez, tente pensar um pouquinho nas consequências das ASNEIRAS CAVALARES que você escreve, tá?

    E pense duas vezes antes de acusar os outros daquilo que você É!

  4. É claro, Eduardo.
    É assim que uma pessoa age quando são mostradas as consequências da lógica do seu argumento – acusa os outros de terem feito exatamento que ela mesma fez. Apela para um malabarismo mental que nem uma criança.

  5. Sem a preexistência da alma, sem a reencarnação e sem a lei de causa e efeito, a bíblia perde totalmente o sentido.

  6. Uma coisa temos certeza em comum: é de que vamos desencarnar (morrer = passagem) e quando chegarmos lá, aqueles que não acreditam na preexistência da alma e concomitantemente na reencarnação terão uma grande decepção, pois terão que aceitar uma nova realidade, a realidade do mundo espiritual, o nosso verdadeiro mundo. Enquanto isso, que vivam com os seus misturados e limitados pensamentos que envolve uma psicologia perturbada e fora de lógica.

  7. gostei de mais dos comentários, o pessoal estão estudando pesquisando e eu que acho que igreja não deve deve reformular muitos dos seus dogmas não todos. Hoje as pessoas leem a Bíblia e não consegue entender do jeito que as religiões ensinam. quando era pra ser a confirmação.

  8. Jorge,
    Você devia estudar a metapsíquica, ou participar de reuniões mediúnicas como observador em algum centro espírita. O NT é claro quanto a referência a João Batista e Elias ou quanto ao que Jesus disse a Nicodemos ou quanto ao que Paulo diz em Coríntios15;12-19. Pesquise sobre a Ectoplasmia, Xenoglosia, Psicometria, Dupla Visão, Apometria, Clarividência, Clariaudiência, Criptestesia, Psicofonia.
    Sds

  9. O VERDADEIRO MOTIVO DA IGREJA CATÓLICA OCULTAR A REENCARNAÇÃO!

    A VERDADE!

    Em meados do século VI, a Igreja percebeu que maioria dos fiéis eram devotos de algum Santo e que a este atribuía muitos milagres de cura e por isso frequentavam a Igreja para rezar por seu Santo de devoção, agradecer pelo milagre e pedir por outros. Muitas Canonizações são realizadas até hoje, com o único intuito de atrair mais fiéis para a Igreja, agora imaginem só, se a verdade sobre a reencarnação fosse revelada e as pessoas começassem a questionar que se assim fosse, muitos Santos, mesmo sendo pessoas boas, com espíritos bastante evoluídos, ainda estariam em processo evolutivo ainda tendo que passar pelo ciclo das reencarnações, então como poderiam estes, estarem realizando milagres se após sua morte já estariam encaminhados para uma nova encarnação? Este questionamento dos fiéis com certeza iria fazer a Igreja Católica perder milhões de devotos e é justamente este o motivo da Igreja te deixado de ser reencarnacionista.
    Este foi o real motivo da Igreja Católica ter rejeitado a reencarnação, pois temia a evasão dos fiéis e consequentemente o enfraquecimento da Igreja, então adotou a ressurreição, aproveitando que Jesus após a morte, verdadeiramente teve o corpo ressuscitado e ressurgiu para todos, como sinal de que existe um Deus fiel e poderoso conduzindo a todos nós.

  10. Daniel,

    Que estória interessante. Ela é bem adequada ao espiritismo e seu amontoado de dogmas sem sentido.

    E, que coisa!, se não fossem os santos que estivessem realizando os milagres… quem era, então? O Papai Noel? A Fada-Madrinha?

    Abraços,
    Jorge

  11. Ué, Deus faz milagres para serem falsamente atribuídos a “espíritos já reencarnados” apenas para a Igreja Malvada ganhar poder? Deus é conivente com o engodo da Igreja?

    Então a tua tese é que a Igreja enganou por séculos meio mundo de gente — e continua enganando — e, para lograr tal engano, Ela tem por cúmplice o próprio Deus, que fica realizando milagres só para Ela poder mentir que foram os santos?

    Antes fosse a Fada-Madrinha…

    Abraços,
    Jorge

  12. Daniel,

    Entenda: neste quadro que você pinta — a Igreja usando os milagres para enganar os fiéis e adquirir poder –, os milagres são elemento central da “mentira dos homens”, verdadeiramente essencial, sem os quais esta mentira simplesmente não seria possível.

    E Deus, podendo livremente fazer milagres ou deixar de fazê-los, insiste mesmo assim em continuar fazendo os milagres que serão instrumentalizados pela Igreja Malvada para mentir e enganar.

    Esse Deus, portanto, faria questão de, pessoalmente, agir diretamente no mundo — é isso que é o milagre — de modo a munir a Igreja Malvada com os meios de que Ela precisaria para mentir, enganar e acumular poder, e que não poderia arrumar de nenhuma outra maneira. Ou seja, Deus estaria agindo no mundo para garantir que a Igreja pudesse continuar mentindo e enganando!

    Esse raciocínio, além de ser de uma estupidez sem tamanhos, é de uma impiedade digna dos espíritas, que são as pessoas que têm de Deus as idéias mais blasfemas possíveis. Não admira que uma pessoa capaz de afirmar e sustentar isso acredite nessa idiotice de “verdadeiro motivo da igreja católica ocultar a reencarnação”.

    Abraços,
    Jorge

  13. Sim Jorge Ferraz, Deus esta agindo no mundo para garantir que não só a Igreja possa continuar mentindo e enganando, mas que todos possam enganar um aos outros, pois e desta maneira que ele pode testar a evolução espiritual de cada filho seu, ele está na verdade deixando que cada um exerça o seu livre arbítrio e com isso separar o joio do trigo, ou explicando melhor, dando corda para que cada um se enforque na sua ganância, pois terão que nascer de novo varias vezes até que aprenda com seus erros nas varias vidas que com certeza já tiveram. Estamos em uma escola meu amigo e nosso Pai cria situações que nos força a aprender uns com os outros, não minimize o poder de Deus, pois ele pode te fazer nascer quantas vezes ele achar necessário e onde for preciso, pois disse Jesus: Há Muitas Moradas na Casa de Meu Pai! Portanto não só neste planeta existe vida inteligente, mas em outros também e muitos são escolas como o nosso, mas só um é o definitivo e lá é onde está Jesus e onde um dia todos nós estaremos.

  14. A minha tese é que algum ‘espírito evoluído’ ‘ditou’ a algum Papa do século VI (que tinha poderes mediúnicos) que Kardec, treze séculos mais tarde, decodificaria a “verdade espírita”. Então, para evitar que a Igreja perdesse ‘milhões de seguidores’, esse Papa combinou com Deus que negaria a reencarnação e, para isso, Deus continuaria a realizar milagres para enganar o povo crédulo.

  15. Não senhor, Daniel, não senhor!

    Permitir o exercício do livre-arbítrio é não interferir. Permitir que as pessoas se possam enganar umas às outras é deixá-las agir com os próprios meios, com as próprias forças e com suas próprias capacidades para fazer o bem ou o mal.

    Ao contrário, agir diretamente no mundo para conferir a um determinado grupo de pessoas uma capacidade de enganar que tal grupo não teria como conseguir por conta própria é ser conivente sim senhor. É ser cúmplice sim senhor. Não é questão de omissão, é ação deliberada.

    Além do mais, seria profundamente injusto desse deus aí realizar milagres somente — ou, vá lá!, majoritariamente — no seio da Igreja Católica. Então somente aos católicos é concedida tanta corda para se enforcar assim? As demais pessoas do mundo, não são “testadas” em sua evolução? Concedendo, apenas para argumentar, que Deus realizasse milagres no mundo para “testar” se os Seus filhos iriam atribuir falsamente tais milagres a fulano ou a sicrano, então isso teria que acontecer em todos os lugares. Mas, como só a Igreja Católica “enganou” os Seus fiéis com a “estória” dos santos, e como — mais importante! — as pessoas acreditaram, parece então que era somente Lá que havia milagres mesmo. Impressionante como esse deus aí de vocês só dá bola fora.

    Há Muitas Moradas na Casa de Meu Pai! Portanto não só neste planeta existe vida inteligente, mas em outros também e muitos são escolas como o nosso, mas só um é o definitivo e lá é onde está Jesus e onde um dia todos nós estaremos.

    “Portanto” é uma conjunção conclusiva. Só pode, pois, ser usada quando da proposição anterior decorrer logicamente a posterior.
    Não existe nenhuma lógica no mundo que autorize dizer que “muitas moradas” = “muitos planetas com vida inteligente” (e “Casa de Meu Pai” = “Universo”, sei lá) e, ainda que se quisesse sustentar essa interpretação gratuita, tal não poderia jamais ser introduzida por um “portanto”. O senhor deveria aprender primeiro o português e a lógica antes de pretender arrotar “A VERDADE!” em um site católico.

    As superstições espíritas são realmente engraçadas. Então todos os planetas têm vida inteligente, e existe um planeta aí onde Jesus está com todos os seres humanos já “evoluídos”, embora não exista o mais remoto indício de nada disso. E esta é a crença que se pretende “avançada” e “evoluída”…

  16. Pelo que li, esse artigo foi escrito há 6 anos, 5 meses e 8 dias… logo já se passou esse tempo todo e se o autor não desencarnou de lá pra cá pelo menos já encurtou o tempo que o separa da realidade “ferraz” que o aguarda.

Os comentários estão fechados.