Pe. Demétrio e Pe. Paulo Ricardo na Canção Nova

Como todos sabem, a Canção Nova tem as suas (grandes) presepadas. De vez em quando, no entanto, ela permite que aconteçam algumas coisas maravilhosas.

Ontem, Quinta-Feira, o pe. Demétrio Gomes e o pe. Paulo Ricardo estiveram presentes na emissora. Deram palestras, celebraram a Santa Missa e participaram do programa “Escola da Fé” com o professor Felipe Aquino. Quanto a este último programa, eu ainda não encontrei na internet (alguém tem?); mas ouvi as palestras, que estão abaixo, e valem (muitíssimo!) a pena?

Deste último vídeo, a propósito, eu destaco:

Nós não podemos querer que nossas Missas agradem o mundo. (…) Querer agradar os homens é querer desagradar a Deus. (…) Os liturgistas são incapazes de perceber esta maravilha: o Céu e a Terra. E é por isso que o padre coloca uma roupa diferente, porque ele não está vivendo algo do seu dia a dia, algo trivial, algo comum. E e é por isso que as palavras são diferentes, é por isso que os cantos são diferentes, porque ali se realiza algo diferente. Não é humano; é de Deus, é do Céu, e nós não podemos converter os nossos presbitérios em palcos de show. Ali acontece a ação mais sagrada e transcendente da história dos homens. Não existe nada na terra mais importante do que a Missa, e os homens devem perceber o Sagrado que se actualiza pela voz, pelos gestos, por atos pequenos do sacerdote, porque nesses atos ele manifesta o seu amor ao sublime mistério de Deus. Em resumo, o que nós precisamos é de obediência àquilo que a Igreja pede.

Estas palavras foram proferidas na Canção Nova! E eu soube que, na Santa Missa celebrada à tarde, foram numerosos aqueles que receberam a Sagrada Comunhão de joelhos. O povo tem sede de Deus! Bem faria a Canção Nova se divulgasse mais eventos assim; se permitisse mais vezes a participação daqueles que querem realmente defender com fidelidade a Igreja Católica.

P.S.: (via Ecclesia Una): as palestras estão transcritas aqui, aqui e aqui.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

92 comentários em “Pe. Demétrio e Pe. Paulo Ricardo na Canção Nova”

  1. Pelo menos eu reconheço que não sou santa, senhor Vinícius, já você deve se achar santo, para julgar os outros desta maneira. Você quer tirar o cisco do olho dos outros, mas não tira a trave que está no teu olho.

  2. Existe uma coisa que os carismáticos não compreendem: Deus não proíbe ninguém de fazer julgamentos. Ele diz que, quando forem feitos, inclusive, devem ser retos.

    Acontece que a Canção Nova dá guarida para um padre que tem um comportamento estranho, como o Pe. Fábio de Mello. E tudo pelo dinheiro que ele faz a emissora arrecadar!

    A emissora dá guarida para o Chalita que já defendeu a legalização do aborto com o velho argumento de ser um problema de saúde pública!

    Uma atitude aberta dessas, escandalosa e os carismáticos dizendo: “não julgueis…”. Faça-me o favor!

    Se a Canção Nova é tão boa assim, é, por caridade, que seus dirigentes deveriam afastar pessoas como o Chalita e o Pe. Fábio de Mello dela. Para ver se cai a ficha desses dois para o mal que fazem pela indiferença religiosa que andam propagando. Conheço mulheres que vêem o padre Fábio e o chamam de gostosão e “rezam” pela legalização do casamento gay e são a favor do aborto…

    Olha que desastre! Alguém acha que pode ser católico, ir para o céu, ser a favor de casamento gay e do aborto, achar padre gostoso e ler estorinhas de quinta do Chalita para ficar “mara”… e essa gente se passa por cordeiro! E se perde o juízo para não julgá-los! Se perde o bom senso para fechar os olhos e deixar passar o escândalo!

    Esse tipo de audiência a globo também tem nas suas novelas bacanais e gays. Se o propósito da Canção Nova virou audiência por audiência e apoio político até do PCdoB para ganhar dinheiro de deputado e apoio do governo, ela perdeu o sentido de existir.

    Se o tal ê-t-ê da Canção Nova tem um pingo de moralidade, deveria afastar, por caridade, o joio da emissora e mostrar que não precisa do capeta para pagar as contas.

  3. Concordo com você, Maria Mercedes. Assino embaixo tudo o que você disse. Estou por aqui com carismáticos como este Vinícius, que acha que a gente deve fechar os olhos para os erros da Canção Nova e da RCC.

  4. Ja passou da hora dos bispos do Brasil intervirem, tomarem uma atitude contra esses sites, deveriam ser proibidos!

  5. Censura agora, senhor Rodrigo Borges? Onde fica o nosso direito à liberdade de expressão? Só vocês que têm? Pensei que liberdade de expressão fosse para todos.

  6. “Estou por aqui com carismáticos como este Vinícius, que acha que a gente deve fechar os olhos para os erros da Canção Nova e da RCC. ”

    O Papa Bento XVI tem fechado os olhos? ou voces acham que o Papa é mal informado. É uma questao de opiniao o que voces consideram como erros da RCC e da CN.
    Porque o Papa tem conhecimento de tudo que fazem e jamais condenou, ele permite. Sei que muitos de voces consideram um erro oração em linguas, a 40 anos jamais recebemos qualquer condenação do Papa em relação a isso. Os carismaticos ja oraram em linguas diante de João Paulo II, tem videos no youtube pra quem quizer ver.

    http://www.youtube.com/watch?v=wTtAnZaBWtE

    Sei que muitos tradicionalistas consideram um erro o uso de instrumentos modernos na missa, como teclado e violão. Tá certo, voces podem se defender usando documentos da Igreja que atestam o uso obrigatorio de instrumentos como orgão na Missa, mas na pratica a hierarquia faz isso? Não são eles os que comandam tudo? Tudo tem a permissão deles, se eles nao fazem nada, nos leigos que iremos concertar? No entanto a Igreja permite, os bispos permitem, a maioria das paroquias hoje em dia usam esses instrumentos nas Missas. Isso nao é regra da RCC, sejam justos! A RCC nao é o unico movimento que existe na Igreja. Aqui na minha paroquia a RCC nao cuida da liturgia da Missa, e no entanto aqui ja teve chocalho, sanfona e violão na Missa.
    Estamos falando de comunidades pequenas, não de grandes catedrais, não de mosteiros onde existem monges que cantam gregorianos o dia inteiro, estamos do povo simples. Do povo que nao conhece latim, que não conhece orgão. Estamos falando de Brasil, não estamos na Europa, aqui a coisa é diferente e a CNBB permite tudo isso, nao cabe a nos leigos dizer que isso é errado. Se existe erro em tudo isso, é eles é quem tem que resolvem e ver que estão errados, nao compete a nos leigos ficar condenando isso ou aquilo.
    A CN faz um bem enorme a Igreja nesse Brasil com sua Evangelização, o Olegario pode dizer que não, mas o Papa disse sim a Canção Nova, tem Reconhecimento Pontificio, ponto pra Canção Nova, -1 ponto pro Olegário.
    Dizer que a CN ta errada na Liturgia é facil, deveriam saber que antes eles tem permissão dos bispos de tudo que acontece lá, se eles erram, erram com eles.

    Sejam mais tolerantes,
    abraço pra voces!

  7. Gente, até agora eu estava me segurando pra não dizer ao Vinicius o que agora eu vou dizer, preparem-se, lá vai:

    – Bocó!

    Vinicius, vc é um bocózão,
    veio da bocolândia, e a bocolândia é uma terra sem limites e sem fim, onde sempre cabe mais um!

    conheço um monte de gente assim que nem vc!

    Bocós sem noção!

    Deus tenha piedade dos bocós!

    não adianta conversar com seres desse lugar, pois o DNA dos Bocós não permite que eles enxerguem um pouco da realidade, vivem em um mundo à parte, um mundo meio Matrix, meio Disneylândia, meio Wonderland… tudo muito misturado com uma espécie de espiritualidade meio católica, meio protestante, com boas doses de musiquinhas carismaticas e evangélicas, cheias de guitarras e baterias…

    as vezes rola um joguinho de luz com tuc,tuc, tuc…
    é tudo muito “ungido”.

    ô povinho … difícil hein?

  8. Prezados,

    O homem vive de fé, obras e bons exemplos.
    A Fé em Deus; as boas obras espirituais e materiais; e os bons exemplos que temos dos santos.
    E é comum fazermos associações quando deparamos com situações diversas que temos nessa vida.
    Por exemplo:

    Nas dificuldades lembramos de Santa Rita de Cássia e sua obstinação em ser santa.
    Nos pequenos tropeços, vemos a imagem de Santa Terezinha, que buscou a Deus pela sua “via rápida” subindo “degrau por degrau”…sem cessar.
    Quando ofendidos e caluniados, temos o exemplo de São Felipe Neri, que sorria aos seus caluniadores. E rezava a Deus por eles.
    Precisando ser firmes e fortes em defesa da VERDADE, temos a idéia de um Padre PIO, que não tinha medidas nem usava de politicagem para corrigir o próximo.
    Sendo limitados intelectualmente , nos espelhamos em São João Maria Vianey, que foi ignorante, mas um grande santo; exemplo de humildade e pureza.
    Portanto, para qualquer situação, Deus sempre nos permitiu ter bons exemplos a serem imitados.
    Já,quando eu penso na RCC, na CN e nos carismáticos; todos eles alegres, coloridos, divertidos e ingênuos, a única coisa que me vem a mente é isso:

    http://www.youtube.com/watch?v=v_i-YrAtHvU&ob=av2n

    Dou por encerrada minha participação nesse tópico.

    olegario.

  9. Pro seu governo, seu Vinícius, o padre Paulo, se não me engano, já criticou este negócio de rock na missa, por exemplo. Ele já disse, em um dos seus vários vídeos, que rock não combina com Igreja. Para você ver que não é só a gente que critica uso do violão e da guitarra. E Bento XVI não é tão moderninho assim, não. Ele mesmo fez com que nas missas que ele celebra comgungue na boca.

  10. Cris, minha querida, padre Paulo falou isso sim eu sei, mas quem disse que sou a favor de rock na Missa? em momento algum eu disse isso. Na Canção Nova nao se toca rock na Missa, convido voce a assistir uma Missa na TV CN, e verá que é bem diferente que voce pensa. Pe Paulo Ricardo sempre celebra Missa em acampamentos da Canção Nova. Se a CN fosse algo ruim como alguns pensam, ele certamente nao estaria la, e bobo ele nao é. Voces que tanto o admiram observem que ele continua por la, frequenta, é amigo da comunidade, verifique o Facebook do Pe Demetrio Gomes, verá uma foto em que esta presente o Pe Jonas, Felipe Aquino e Pe Paulo Ricardo juntos. São todos amigos. Pe Paulo e Demetrio não sao turistas por la, sao conhecidos da casa.
    Estive presente no PHN, e nenhuma Missa tocou rock, nem quando Pe Paulo celebrou, palmas tiveram, mas isso tem em todo lugar, nao é exclusividade da RCC. Quem foi no PHN é testemunha, vi muitos seminaristas de batina andando por la, inclusive tive a graça de conversar com um membro do Instituto do Verbo Encarnado (uma ordem religiosa tradicional), e pude partilhar com ele muito sobre crise da Igreja e Liturgia (realidade que vivo em minha diocese, e nao é culpa da RCC). Vi muitas figuras “conservadoras” conhecidas da net,que passaram por la nesse acampamento.
    Ja no PHN, antes dessa pregação que ele fez sobre a “reforma da reforma” muitos jovens comungaram de joelhos e na boca la na Canção Nova, inclusive eu. Isso nao foi novidade por la, desde os tempo em que Pe Roberto Lettieri pregava por la, sempre vi comunhao de joelhos e na boca. Foi exatamente la o lugar onde tive coragem de comungar de joelhos pela primeira vez a 5 anos atras.
    Portanto sem acusações, paz no coração!
    Encerro minha participação nesse blog definitivamente, e peço perdão se te ofendi em algum momento.

    Fiquem com Deus

  11. Vinícius
    É como eu disse lá atrás, não sou contra evangelizar através da TV. Desde que o programa ensine de acordo com a doutrina católica mesmo. O tempo todo só estava tentando dizer que embora não fosse contra canais católicos, rádios católicos e até jornais católicos, nenhuma destas coisas deve substituir a Igreja. E que não sou contra o Concílio Vaticano II em si, nunca critiquei a missa nova, para mim, mesmo na missa nova, Cristo está presente na eucaristia. Só critico o fato de alguns padres fazerem missa sertaneja, missa afro. Ora, missa é missa, não é showzinho. E não nego que haja coisas boas na Canção Nova, levo em consideração as coisas boas. E uma delas foi o fato de terem comungado de joelhos e na boca, só para citar um exemplo. Sei que existem coisas boas na Canção Nova, apenas não fecho os olhos para as coisas ruins, seja na Canção Nova ou na RCC. Se há erros, é nosso dever corrigir, disto depende a salvação das almas, e com isso não se brinca. Apenas isso que quis dizer. Fique com Deus, e não se preocupe, está perdoado.

  12. Vinícius
    É como disse o Fábio lá em cima, que a Canção Nova seja somente católica, e não procure apenas o lucro. Na Canção Nova pode haver coisas boas, não nego, mas o fato de coisas boas acontecerem não justifica o erro. Não existe mal absoluto, sempre se pode tirar algo bom, inclusive da Canção Nova, mas não se pode justificar o erro e querer continuar no erro. Apenas isso que eu disse. Fique com Deus.

  13. Vinícius,

    você disse: “O Papa Bento XVI tem fechado os olhos? ou voces acham que o Papa é mal informado. É uma questao de opiniao o que voces consideram como erros da RCC e da CN.
    Porque o Papa tem conhecimento de tudo que fazem e jamais condenou, ele permite. Sei que muitos de voces consideram um erro oração em linguas, a 40 anos jamais recebemos qualquer condenação do Papa em relação a isso. Os carismaticos ja oraram em linguas diante de João Paulo II, tem videos no youtube pra quem quizer ver”.

    Ora o Papa não vai se pronunciar sobre este assunto. São Paulo foi ameno na crítica que fez sobre o “falar em línguas” em uma de suas cartas. Isto porque os que falavam em línguas, buscavam a Deus. Assim como a RCC, busca a Deus e está na Igreja. A questão é: Falam pelo Espírito Santo ou por si mesmos? Se não há conclusão, nada se deve dizer. Daí o Papa não se pronunciar. Mas há um porém: Os excessos e estes só quem participa pode perceber. Eu não condeno a oração em línguas (nem posso). Eu critico a banalização da oraçãoem línguas, assim como o repouso no espírito e as profecias atribuídas ao Espírito Santo que não se cumprem. O dom de línguas e o repouso no Espírito são situações muito especiais para acontecerem a qualquer hora e em qualquer lugar, muito menos para qualquer pessoa.

    Os excessos são erros de membros da RCC e CN, não é questão de opinião!

    Você disse: “A CN faz um bem enorme a Igreja nesse Brasil com sua Evangelização…”

    Bem, eu não diria à Igreja, pois a Igreja vive com ou sem RCC e CN. Eu diria que a RCC e CN fazem bem a seus participantes pois sem elas, quantos não estariam no protestantismo, ou no espiritismo, ou no ateísmo, ou em algum vício, ou coisa pior? Méritos para elas!

    Concordo contigo quanto à CNBB e os bispos em relação a este assunto.

    Como disse em comentários anteriores, espero que a RCC e CN corrijam esses excessos e direcionem seus participantes à ortodoxia católica (e não estou falando de tradicionalismo, veja bem!).

  14. A CN esteve presente nos primeiros momentos do meu retorno à Casa. Mas eu queria voltar à Casa, ter a satisfação de dizer “Amar a Deus e a verdadeira Igreja de Cristo, ser Católico: é bom demais!!!” E lá o refrão é “ser CN é bom demais”!…

  15. Meu Jesus amado qtas grosserias, para que?Indico a vcs com toda humildade que rezem antes de entrar em debates, a ofensa, ultrajes, desrespeitos não são de Deus, o Espírito Santo não se faz presente. Rezem e peçam a Jesus as respostas e o caminho; é sempre o Senhor que assim o faz, mas respeitem-se…

    Estamos vivendo e vivenciando tempos difíceis na Igreja Católica, precisamos nos unir e respeitar a todos, o movimento da RCC deve ser respeitado sim, ñ faço parte dele, mas sei bem que ele veio trazer a Igreja Católica um grande revivamento do Espírito Santo, Espírito Santo este eque é vivo na Igreja, mas ñ tínhamos ensinamento e ñ sabíamos como buscá-lo o que é lindo.Perderam-se em muitas coisas, perderam, mas temos que nos unir e rezar… caríssimos todos os carismas estão na Bíblia livro santo e sagrado a oração em línguas, é fantástica e verdadeira é o Espírito Santo que ora por nós, se vc ñ aceita respeite quem se entrega aos carismas divinos, e repito ñ faço parte do movimento da RCC, mas os dons santíssimos fazem parte da rica e materna Igreja Católica, vivo cada um deles e aceito tudo que o Espírito Santo quiser me fazer conhecer para servir a Jesus e ajudar o próximo.

    A Igreja esta acima do tempo e nunca é ultrapassada, por que Jesus Eucarístico lá habita, o homem é que deve se redimir e ñ Deus se curvar a este para seguir tempos modernos que estão acabando com nossa fé, sejam firmes e abram os olhos espirituais para a realidade.

    Devemos rezar e muito para nossos Padres, para os movimentos, mas acordem tudo esta sendo corrompido, a palavra de Deus já esta se cumprindo, estejam de olhos abertos e busquem a conversão pessoal e de todos que puderem ajudar. Não caiam na cilada de julgar e condenar, orem, orem ,orem, sejam mansos e humildes, destemidos e fortes na luta, lutar com as armas do CÉU e ñ com as do homem que ñ levam a nenhum caminho. Neste instante peço a Jesus e a Virgem Maria que nos tragam cada vez mais a claridade e a conversão a palavra de Deus, que se faz na simplicidade, respeito, amor, verdade e humildade.

    Rezem e o Próprio Jesus vos mostrará tudo.
    Rezem tenham a fé e ñ permitam que o inimigo vos usem com ultrajes.
    Respeitem-se.

    Um abraço a todos.
    Marisa.

  16. Marisa,

    Concordo com quase tudo o que você diz, a menos do início. Ficou parecendo, pela forma como você escreveu, que todos foram grosseiros nos comentários e eu te garanto que em nenhum de meus comentários fui grosseiro, antes fui firme em alguns pontos, confira se desejar.

    Sobre os comentários alheios, penso que cada um tem uma forma de pensar e um estilo de escrita, as vezes mais duro, as vezes mais longo,…Bom, eu procuro “filtrar” o sentimento e a intenção de quem escreve através de seu estilo de escrita. Claro que o ideal seria que todos escrevessem da melhor maneira possível mas a realidade não é essa.

    Minha motivação para comentar neste blog é a mesma que me faz debater com a família, no trabalho e em qualquer lugar. Penso que devemos contribuir nos debates sobre a fé quando temos condições para tal. Quando estamos debatendo, temos a frente não só os opositores, mas aqueles que de alguma forma buscam a verdade assistindo ou participando do debate. É especialmente por estes que me animo a debater, apesar de não saber quem são (podem ser até opositores). Meu intuito é esclarecer um assunto relacionado à fé da forma mais simples que eu puder. E concordando com o que disseste, eu rezo e peço a Deus entendimento para saber se devo ou não me pronunciar, se minha participação será ou não oportuna a alguém, e se tenho ou não condições de argumentar determinado assunto.

    No mais, peço a Deus que aumente a nossa fé, pois a graça está derramada sobre todos os batizados. O que nos limita é nossa fé, que é muito pequena!

    Que O Espírito Santo, que vive e age em nós, nos ilumine!!!

  17. “o movimento da RCC deve ser respeitado sim, ñ faço parte dele, mas sei bem que ele veio trazer a Igreja Católica um grande revivamento do Espírito Santo, Espírito Santo este eque é vivo na Igreja, mas ñ tínhamos ensinamento e ñ sabíamos como buscá-lo o que é lindo.”

    Dª Marisa,

    Esse é a genesi dos erros da RCC.
    Pois a soberba dos seus assossiados encaram que antes dela (a RCC) o Espirito Santo dormia um sono profundo..
    Sem mais,
    Olegario.

  18. Não estou aqui defendendo a CN ou a RCC, mas até onde sei muitas dessas “novas comunidades” tem o reconhecimento pontifício do Vaticano.

  19. Retificando meu comentário anterior, discordo da Marisa não só no início, mas também na frase destacada pelo Olegario. Pensar que não tínhamos ensinamento e que não sabíamos como buscar o Espírito Santo, antes da RCC, é um erro grave. E o reavivamento dito não pode ser atribuído ao Espírito Santo (Que possui a vida em si mesmo) e sim aos participantes da RCC.

    Peço desculpas aos leitores pela falta de atenção. Só percebi minha ignorância quando li o comentário do Olegario.

  20. Pessoal, paz !

    Parabéns pelos vídeos !

    Minha opinião é pessoal, apesar de participar ativamente da RCC !

    Olegário, sacanagem comparar a RCC com Restart !

    1-Infelizmente caímos nas armadilhas quando a falta de conhecimento passa na frente do verdadeiro culto e adoração ao Senhor !
    O povo se perde, por falta de conhecimento.
    Sou membro ativo e formador da RCC em minha diocese e vejo que existem alguns abusos, estes acontecem principalmente por falta da palavra chave : FORMAÇÃO !
    A liderança da RCC deve buscar sempre a formação !
    Quem não conhece a RCC, antes de emitir conceitos superficiais, busque conhecer o movimento em sua origem, a eclesialidade, fundamentos da escritura, canônicos, da tradição, vida dos Santos, que muitos, por ex, exerciam os carismas, Pe Pio, Cura D’Ars (casos do uso a palavra de ciência, etc), o que o magistério da Igreja diz da RCC, papas, os frutos, vocações, institutos de vida consagrada, comunidade de vida, obras de sociais, comunidades de recuperação, etc.

    2-A origem da RCC é católica !
    Vide cartas da freira, hoje beata, Helena Guerra ao então Papa Leão XIII.
    Papa este que recitou o Veni Creator Spiritus na Missa Solene de virada do sec. 19 p/ 20.
    A oração de um Papa, invocando o Espirito Santo fez toda a diferença quanto ao novo derramamento do Espírito Santo no sex 20.

    3-Outra coisa, não confundam movimento de RCC com CN. CN é uma comunidade de vida e aliança que vive também a espiritualidade da RCC. Mas não representa a RCC.

    A RCC tem uma estrutura própria a tem como base os Grupos de oração.

    O movimento da RCC não é dona do Espírito Santo, mas Deus quis que a RCC fosse um dos sinais de Pentecostes para o mundo de hoje. O Espirito Santo nunca deixou de agir na Igreja ! A ação sacramental é pelo poder do E.S. Desculpe, não se pode diminuir o poder de Deus !
    Porém a pneumatologia estava um pouco esquecida na Igreja.

    Quanto a RCC e seus frutos :
    Alguém duvida disso ? Podemos ter argumentos diante de fatos ?
    Eis alguns fatos :
    – quantas conversões, quantas pessoas mudaram de vida, famílias restauradas, reconciliações familiares, casais se reconciliando, pessoas que deixaram falsas doutrinas, volta a Igreja Católica, vivendo hoje sob o Senhorio de Jesus ! O querigma sendo pregado com poder, pessoas sendo profundamente transformadas em seu interior !
    Não podemos deixar de falar de tudo aquilo que temos visto e ouvido !

    A canção nova, mesmo tendo o discurso humanista de Fábio de Melo, Chalita e cia ltda, que está em evidência hoje, é instrumento de Deus para salvar almas. Tem mais coisas boas que ruins.
    É uma tv católica ! Claro, poderia ser melhor, fazer menos médias com os citados acima, e com a esquerda dominante, mas é obra de Deus. A CN é obra de Deus. Pena que como NÓS, é feita de tijolos imperfeitos.
    Muitas pessoas se convertem naquele lugar. É pelos frutos que se conhece a árvore.

    OU ALGUEM AQUI QUER DIMINUIR O PODER DE DEUS ?

    4- Agora, quanto as “lambanças litúrgicas” de alguns padres, que vivem a espiritualidade da RCC vocês estão cobertos de razão.

    A Santa Missa não é lugar para Show, palmas, improvisações, e coisas afins. Meu Deus, é só o padre ler e seguir o Missal, tá tudo ali.

    Hoje temos o mov Litúrgico, que vem nos dar direção quanto ao caminho a seguir e tendo como representante e principal expoente o próprio Papa Bento XVI.

    Façamos barulho, cantemos, pulemos e dançemos, louvando a Deus em nossos GO (pra quem participa da RCC) Esse é o lugar para isso acontecer.

    NUNCA NA SANTA MISSA !

    Gostaria de conclamar a todos que leiam esse comentário a colocarem também na intenção de seu Rosário a unidade da Igreja e movimento litúrgico praticado pelo papa Bento XVI !

    ps: pra quem duvida da vontade de Deus de ser a RCC de um movimento eclesial, pesquisem e/ou procurem saber quem é o atual pregador da Casa Pontíficia e qual movimento esse senhor pertence, sendo um dos seus principais expoentes.

    Pode jogar no google que vai aparecer !

    Um abraço e fiquem com Nossa Senhora !

    Marcelo Rocha

  21. corrigindo (sec 20) : A oração de um Papa, invocando o Espirito Santo fez toda a diferença quanto ao novo derramamento do Espírito Santo no sec 20.

  22. Sr. Marcelo Rocha

    Acredito que o sr. tenha boa intenção em ter vindo aqui esclarecer pontos fundamentais em favor da RCC, do qual o sr. revelou “ser membro ativo e formador”.
    E no decorrer de suas argumentações o sr. alega que a RCC seja mal compreendida por falta de conhecimento dos seus criticos, pois escreveu:

    “Quem não conhece a RCC, antes de emitir conceitos superficiais, busque conhecer o movimento em sua origem, a eclesialidade, fundamentos da escritura, canônicos, da tradição, vida dos Santos, que muitos, por ex, exerciam os carismas, Pe Pio, Cura D’Ars (casos do uso a palavra de ciência, etc)”

    E por esse argumento logo de “cara” eu já desmantelo o início de sua malfadada defesa, pois questiono:

    O que tem a ver o carisma de Padre PIO com a RCC?
    E ainda:
    O que tem a ver a vida de Cura D’arns com os carismáticos.

    Curiosamente esses dois exemplos que o sr. nos deu é o que constitui a prova mais concreta dos abusos da RCC.
    Por acaso o Sr. já imaginou um Padre Pio celebrando a missa carismática? Com bateria, pandeiro e reco-reco à frente?
    Ou então com a “espiritualidade” de uma Luiza Santiago praticando suas “profecias” no decorrer das homilias?
    E quanto ao Cura D’Arns, de quem tenho a graça e a maravilha de ser devoto?
    O Sr. acredita que ele iria a um evento, rincão ou retiro promovido por essa comunidade, onde jovens se iludem com sermões açucarados ao som de um “Dunga pop star quarentão” ou mesmo um forrozeiro católico Nelsinho Correia?
    Sr. Marcelo, meu filho…Cura D’Arns e Padre Pio foram sacerdotes sérios.
    E honestos com Deus e a Igreja.
    Por isso se tornaram santos.
    E a maior caracteristica de um santo é a virtude da humildade; situação que passa longe dos “pregadores” e padres da RCC, pois ali só se vê ( com raras excessões) o exibicionismo a vaidade e ambição desenfreada de se tornar simpático e popular aos olhos do mundo.
    Meu caro, conhecer a RCC conheço bem.
    Como conheço a Canção Nova.
    E tambem a vida desses dois santos que o sr. citou: Padre Pio e Cura D’Arns.
    E para não parecer ser injusto contigo, digo que conheço tambem esse sujeito que assim como voce é “membro eficaz e formador” da RCC…

    http://www.youtube.com/watch?v=TpmFBF-O2a8&feature=results_video&playnext=1&list=PL8A3328F8540323D9

    E me diga filho, com sinceridade, isso é católico?

    Em JMJ.
    Olegario.

  23. E ainda, complementando…

    A “musiquinha” que se canta defronte ao SS (“unção” )é obra de uma “pastora protestante” Ludmila Ferber, que fundou a igrejola Celular Internacional do Rio de Janeiro…

    Sem comentários né seu Marcelo…
    Olegario.

  24. Olegário, boa tarde !

    Quanto aos santos que citei, a intenção é falar de pessoas que usavam os carismas que são para toda a Igreja e não somente para a “RCC”.

    Missa Carismática ? Abusos na Missa ? Isso é algo que me incomoda muito. Concordo contigo ! Dai a necessidade de formação ! Agora quem preside Missa é o padre. Subentende-se que os mesmos deveriam conhecer de norma litúrgica. O que passa disso é auto promoção !

    O padre Pio, que teve seu dia ontem, mesmo sendo carismático (uso dos carismas), e não sendo da RCC, nunca cometeria os abusos na Santa Missa.

    Alias, tem muitos padres que vivem a espiritualidade da RCC e são extremamente zelosos quanto a Celebração Eucarística, administração dos sacramentos, vida de santidade, amor a Igreja, e obediência ao Santo Padre.

    Eu nunca vi a Luzia Santiago proferindo profecias durante a homilia de algum padre, se isso ocorreu, está em desacordo com a instrução litúrgica sobre a homilia na Santa Missa, que deve ser feita somente por ministro ordenado.

    Olegário,
    se nesses encontros de jovens, acontecerem conversões, mudança de vida, conhecimento de Jesus, qual o problema ? ? ?
    Quantos jovens chegam nesses encontros ainda com a droga na roupa, com a vida toda despedaçada, marcada por sofrimentos profundos de tristeza, depressão, auto destruição e são tocadas por NSJC. Jesus ama os jovens, e quer que todos sejam salvos. Jesus não vai deixar de usar um instrumento como o “Dunga”, por exemplo, já que vc o citou, para salvar os jovens. A salvação é maior que o instrumento. O instrumento se santifica, mesmo sendo miserável, na medida que é usado por Deus para trazer pessoas a Ele. Deus vai muito mais além do nosso pecado ou infidelidade.
    É melhor termos uma juventude carismática que ama a Igreja, ama o papa, tem sede de Deus, quer ser orientada, quer ser formada, do que um bando de jovens nas garras do demônio sendo escravos dele.
    Não tenho dúvida que se fosse para salvar UMA alma apenas, os santos acima iriam a esses encontros, e falariam de Jesus, conversão, e celebrariam a Santa Missa com todo o zelo e amor que lhes foram conferidos no coração sacerdotal que possuíam, sem barulho, sem pandeiro, sem firulas e improvisações.

    Quanto a exposição do SS no vídeo, nota-se certo desconhecimento. Eu (posição pessoal), particularmente, estaria de joelhos, e preferiria que um diácono ou sacerdote estivesse a cargo do ofício de exposição do SS.
    Nosso Santo Padre Bento XVI, quando ainda prefeito da Congregação para Doutrina da Fé, assinou em 14/9/2000, um documento que fala de reuniões de cura:
    “Instruções sobre as orações para Alcançar a Cura de Deus”.
    Tá tudo ali, é só a RCC seguir e obedecer, afinal do Cardeal, Deus o fez Papa.

    Para fechar, cito mais uma vez, o frei Raniero, que é da RCC.

    A espiritualidade da RCC tem que nos levar ao centro do Evangelho, que é a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo (Raniero Cantalamesa, retiro de servos, 1.6.96 – Aparcedida do Norte).

    Acredito que fora disso é tomar o lugar do Cristo, pois o que importa é que ELE cresça e eu diminua.

    Um abraço para vc, fique com Deus.

  25. Marcelo Rocha, boa noite.

    Quero agradecer imensamente a sua postura educada diante da minha discordancia à RCC.
    Ler sua resposta me casou uma boa surpresa e certa alegria.
    Acato com bom gosto suas considerações em defesa desse movimento, muito embora isso não há de tornar legítimo _ no meu entender – a ação dos carismáticos na Igreja.
    Os seus argumentos eu considero, de bom coração.
    O do Frei Cantalamesa, não.
    E isso é desde que o li certa vez num depoimento emocionado a respeito da pregação de um tal “pastô” protestante Benni Hill ( acho que é assim o nome dele ) em que ele disse ter visto a “presença de Cristo” na tal pregação do herege alumbrado…
    Ora, isso é muito suspeito.
    Suspeito demais para quem tem a posição destacada no alto clero, como ele.
    Considero ainda sua afirmação de que “muitos jovens chegam com a vida despedaçada” nos retiros da RCC, e saem de lá ( mantenho a reserva ) curados…
    Que Deus os guarde.
    E meu desejo é sincero, porque além de católico, sou pai.
    No entanto há que se entender que tirar alguem das drogas não dá autenticidade de ortodoxia a movimento algum.
    Os espiritas e muitas outras seitas fazem isso cotidianamente…e nem por isso se tornam a Igreja de Cristo.
    No mais, reitero meus agradecimentos ao seu aceno, e peço caridosamente que se puder, reze por mim.
    Eu lhe asseguro minhas pobres preces.
    E peço que me tenha como amigo.
    Em JMJ.
    Olegario.

  26. Olegário, o nome do pastor a que você tentou se referir se chama Benny Hinn, um dos pioneiros da teologia da prosperidade e “ídolo” do Silas Malafaia, Edir Macedo e compania ilimitadíssima.

  27. Obrigado Leniéverson.

    Acrescente a essa lista nobre de tiétes do “pastô” o nome do Frei Cantalamesa, que assistiu uma pregação dele…
    E ficou emocionadíssimo…
    Vou procurar esse sujeito no You Tube.
    Verei tambem se “enxergo” a presença de Deus na teologia e pregação dele…
    Enquanto não a vejo fico com a velha crônica Disney de um pastor que indo cuidar das ovelhas no campo se apaixonou pelo lobo que a quis devorar.
    Triste época essa que vivemos…
    Olegario.

Os comentários estão fechados.