Universidade Católica recebe simpósio de “Direito Homoafetivo”

Esta semana, nos dias 16 e 17, a Universidade Católica de Pernambuco – Unicap – vai sediar o I Simpósio Pernambucano de Direito Homoafetivo. Causa espécie que um evento desta natureza – de iniciativa “do Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz da Faculdade de Direito da Unicap e do Movimento Gay Leões do Norte” – seja realizado em uma Universidade Católica, cujos princípios são (ou, pelo menos, deveriam ser…) um reflexo fiel da Doutrina Católica, segundo a qual os atos homossexuais são intrinsecamente desordenados e não podem, em caso algum, ser aprovados.

Mas o que causa ainda mais estranheza é encontrar, entre os participantes do referido evento, o “Prof. Pe. Luís Corrêa – PUC/RJ; Fundador do Grupo Diversidade Católica”. Talvez nem todos conheçam o reverendíssimo sacerdote. O grupo “Diversidade Católica” apresenta-se como “um grupo de leigos católicos que compreende ser possível viver duas identidades aparentemente antagônicas: ser católico e ser gay, numa ampla acepção deste termo, incluindo toda diversidade sexual (LGBT)”. Enganar-se-ia quem imaginasse encontrar neste grupo um chamado à castidade para aquelas pessoas que padecem de tendências homossexuais. Na verdade, este site propaga uma moral frontalmente contrária à Moral Católica, relativizando de uma maneira criminosa o ensinamento constante do Magistério da Igreja e usurpando indevidamente o nome de “Católico” como um engodo para atrair os incautos.

Eis, abaixo, uma pequena coletânea dos ensinamentos nada ortodoxos e nem um pouco católicos do padre Luís Corrêa, em textos escritos pelo próprio e disponíveis na internet para qualquer um:

  • No judaísmo antigo, acreditava-se que o homem e a mulher foram criados um para o outro, para se unirem e procriarem. O homoerotismo era considerado uma abominação. Israel deveria se distinguir das outras nações de várias maneiras, inclusive pela proibição do homoerotismo. A Igreja herdou esta visão antropológica com sua interdição. No século 19, porém, surgiu o conceito de ‘homossexualidade’, que permite pensar esta realidade de outra maneira. A atração pelo mesmo sexo pode ser entendida como um dado da natureza (in A Igreja e as uniões homossexuais).
  • Em diversas comunidades e ambientes católicos, é crescente a tolerância de padres e religiosos para com fiéis que não seguem à risca a moral sexual oficial da Igreja. Esta tolerância inclui os fiéis homossexuais que possuem companheiros. Há no catolicismo uma forte tendência de adaptação à sociedade contemporânea, sobretudo no nível das bases (in Homossexualidade e Igreja Católica – conflito e direitos em longa duração).
  • Na verdade, nós estamos vivendo uma mudança de paradigma antropológico. Havia uma heterossexualidade universal, ou heteronormatividade, uma suposição de que todo ser humano é feito para o sexo oposto, de que só com alguém de outro sexo se pode constituir uma união sadia, base de uma família respeitável. A homossexualidade foi considerada doença até o início dos anos 1990. Isto ainda está arraigado na sociedade e nas estruturas mentais, que incidem na religião. A Igreja tem dois mil anos, e o peso da tradição é muito forte (in A Igreja e os homossexuais: entrevista com Luís Corrêa Lima).
  • Na Bíblia, há uma cosmologia na qual o mundo foi criado em seis dias e a Terra surgiu antes do Sol e das estrelas. Há uma antropologia na qual o homem vem do barro e a mulher vem da costela do homem. E nessa antropologia também se proibia a união entre dois homens e entre duas mulheres. Não se deve seguir tudo ao pé da letra, como se hoje fosse necessário entender assim (in A homossexualidade não é pecado).
  • O estigma de infâmia e de doença ligado à homossexualidade precisa ser vencido. A aceitação da condição de seus filhos torna a vida de ambos muito melhor e mais feliz (in Carta aos pais dos homossexuais).
  • Mesmo na Espanha, quando o papa afirmou o valor central da família “fundada sobre o matrimônio indissolúvel do homem e da mulher”, alguns entenderam como uma condenação do casamento gay. Ora, exaltar a união heterossexual não significa exortar uma pessoa homossexual a se casar com alguém de outro sexo (…) Tudo isto não significa que a moral da Igreja mudou, mas que há uma nova impostação, um outro tipo de convivência com a sociedade secular (in O ranço moralista).
  • Gays e lésbicas podem encontrar na vertente secular dos direitos humanos um alicerce de ampliação de sua cidadania. Na vertente religiosa dos mesmos direitos, encontram resistências, sem dúvida. Mas também podem encontrar aliados em um cristianismo includente, onde a homoafetividade é vista como parte do desígnio divino, manifesto na criação e bem compreendido pela reta razão (in Homossexualidade, Lei Natural e Cidadania).

Et cetera. Quem tiver estômago, pode navegar pelo referido site para encontrar, em cada página, omissões imperdoáveis sobre aspectos importantíssimos da Moral Católica – quando não a sua negação explícita (veja-se, à guisa de exemplo, a resposta a esta pergunta sobre se o “católico gay” que mantenha um relacionamento está em pecado). O Grupo Diversidade Católica, portanto, não é católico, a despeito do nome que ostente. O pe. Luís Corrêa não defende a reta moral católica, a despeito de ser sacerdote católico. É então um escândalo que um evento desses se realize sob as asas dos Jesuítas de Recife, na Universidade Católica de Pernambuco.

Uma última informação é talvez digna de nota: os seminaristas da Arquidiocese estudam na Universidade Católica. É uma vergonha que a congregação religiosa fundada por Santo Inácio permita na instituição que dirige (e onde estudam os futuros sacerdotes da Arquidiocese de Olinda e Recife!) esta provocativa realização de um simpósio onde a lei de Deus vai ser abertamente contradita, e onde dar-se-ão ares de santidade e de retidão moral ao pecado que brada aos Céus vingança – defendido publicamente inclusive por um padre católico. É uma infâmia que os jesuítas dêem guarida a um simpósio que pretende legitimar a violação do Sexto Mandamento da Lei de Deus.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

79 comentários em “Universidade Católica recebe simpósio de “Direito Homoafetivo””

  1. Gustavo, será que você não entende que estamos falando de uma universidade católica? Então você defende que se deve discutir o direito ao vício, ao pecado? Em uma universidade católica, e ainda por cima com apoio de um bispo? Faça-me o favor, me poupe. Pessoas como você não entendem que isso é um insulto à nossa fé. Isso eu não aceito, não em uma universidade católica. Como a Karina disse, por aí está cheio de faculdade de direito não-católica para abrigar um simpósio desse. Pegar no pé dos homossexuais? Não vem com aquela mesma ladainha de que homossexuais são coitadinhos. Não são não, muito pelo contrário. Não somos nós que pegamos no pé deles, eles que pegam no pé dos cristãos, querem até elimitar a influência do cristianismo na sociedade, assim será mais fácil forçar a população a aceitar o homossexualismo como normal. Pensa que eu não sei qual é a intenção destes militantes gayzistas? Quanto a pecadores frequentarem a igreja, saiba você que ninguém nasce santo e nem vira santo da noite para o dia, a igreja é santa, mas os membros da igreja são todos pecadores, você está cansado de saber disso. Todos os pecadores frequentam a igreja, inclusive os homossexuais. Ao contrário do que você diz, a igreja não rejeita homossexuais, não. Apenas não apóia o homossexualismo. Você é que mistura tudo, e não entende que amamos o pecador, mas não amamos o pecado. E quanto a pecados que cometemos, sabemos muito bem que somos pecadores, em nenhum momento esquecemos disto. O que não significa que vamos passar a mão na cabecinha de quem peca. Temos é que corrigir uns aos outros. Se nós reconhecemos que erramos, que pecamos muitas vezes e que temos que nos corrigir, porque os homossexuais não podem ter a humildade de reconhecer isso também e mudar de atitude? Nós ainda reconhecemos quando estamos errados, mas os militantes gayzistas não, jamais reconhecem, querem estar com a razão sempre. Acham bonito o pecado, até aplaudem, e querem forçar a todos, inclusive cristãos, a aceitar o vício. E ninguém nunca disse que a verdadeira religião, ou seja, a Católica, não está aberta a todos. Você não entende nada mesmo, só fala asneira, então nem adianta discutir.

  2. Gustavo, eu simplesmente não posso tolerar gente que se diz católica, mas que defende o pecado. É essa a questão. Mas se você não quer entender, não posso fazer nada.

  3. Cristiane diz:

    ” Não vem com aquela mesma ladainha de que homossexuais são coitadinhos.”

    discordo cara amiga, os homossexuais são sim, todos coitados!

    segundo a etmologia da palavra, coitado é aquele que recebe coito!

    então nesse sentido são todos uns coitados.

    como diz o velho bordão : Ah, coitado!

    ao Gustavo:

    cara, eu sou Católico Apostólico Romano convicto, meu desejo é morrer lutando por minha fé! porém sou um miserável pecador, muito nescessitado da Misericórdia Divina e frequento a Igreja.

    Não é preciso ser Santo para frequentar a Igreja, pois apesar de todos sermos chamados a santidade de vida, ainda peregrinando nessa terra estamos todos suscetiveis ao pecado e assim sendo somos todos pecadores, santos mesmo são aqueles que fazem parte da Igreja Triunfante, ou seja, o Céu, porém aqui devemos viver lutando contra o pecado e sermos cda vez melhores e mais virtuosos.

    Deixa de ser besta e antes de falar besteira, estude um pouco a quem vc pretende interpelar.

    Apesar de sermos pecadores, em hipotese nenhuma defendemos as nossas más inclinaões como um direito nem nos orgulhamos do pecado, muito pelo contrário, ao pecar somos chamados ao arrependimento e assim contritos e desejosos de mudar de vida recorremos ao perdão de Deus através do Santo Sacramento da penitência.

    Os hipócritas não somos nós, os hipócritas são todos aqueles que usando o nome de católicos querem além de permanecer em seus vícios, fazer deles um direito, e além disso fazer a Igreja aceitar seus vícios como se fossem virtudes!

    Não somos nós quem pegamos no pé dos homossexuais, é essa militância nojenta e hipócrita de gays e pessaos liberais e moderninhas, raça de víboras, que desejosos de terem seus pecados aceitos pegam no pé da doutrina Cristã e da Verdadeira Igreja de Cristo! E se assim não é, porquê vcs infelizes não vão pegar no pé dos Mulçumanos!

    vão lá!

    Porquê vcs se atrevem a enfretar somente nós Cristãos?

    Façam seus simposios gays, passeatas gays, defesa da liberdade dos gays, dia de orgulho gay nos países Islâmicos. Vão, façam…

    No mais, eu tinha dito pra ignorar a Dona Sandra,mas eu não me aguento, então lá vai sandrinha:

    a Sra é advogada ou é Católica?
    é Católica ou é advogada?

    é mais advogada que Católica ou é mais Católica que advogada?

    será qeu a sra ainda não entendeu que em seu Juízo a sra será julgada não por ter sido advogada?

    não entendeu isso ainda?

    ah já sei porque não entendeu, é porquê teus livros de direito não falam disso.

    aconselho então a sra ler mais o catecismo, leia muito o Novo Catecismo, leia também o Catecismo Maior de São Pio X, esse é um primor.

    ops, desculpe, já esqueci, a sra é catequista… que coisa não?

  4. Jorge

    Desculpa minha duvida, mas esta universidade católica possui apenas alunos e professores católicos ou ela é voltada especificamente para catolicos?

    Embora eu não seja católico, estudei em uma escola franciscana. Isso ocorreu pela qualidade do ensino desta instituição e pelos valores que se aprendem em uma escola religiosa.

    Cristiane

    Embora a igreja não concorde com o comportamento homossexual, ele é algo normal. Pode dizer que é pecado e tal, mas a verdade é que é um direito de qualquer um escolher como deseja se relacionar afetivamente.

    Se separar também é considerado pecado, mas é um direito das pessoas quando uma relação se torna nociva.

    Sou contra apenas os pecados que são considerados crimes.

  5. “Embora a igreja não concorde com o comportamento homossexual, ele é algo normal. Pode dizer que é pecado e tal, mas a verdade é que é um direito de qualquer um escolher como deseja se relacionar afetivamente.”
    Este negócio de homossexualismo é normal, é apenas opinião dos gayzistas. Não consigo achar normal um relacionamento homossexual. Mesmo porque não acho que sexo anal (ou seja, quando se enfia o bilau em um órgão que foi feito para expelir fezes, só para dar um exemplo) seja uma relação sexual. É uma relação anti-natural, assim como sexo oral também é anti-natural, mesmo que seja praticado por duas pessoas de sexos opostos, porque a boca não é um orgão sexual, não foi feita para praticar relação sexual. Somente uma relação sexual vaginal é normal. E nem adianta dizer que é natural porque os animais praticam. Se fosse validar as atitudes dos animais para justificar nossas atitudes… Então teríamos que voltar à escravidão como fazem as formigas com os pulgões; teríamos que voltar a Monarquia, como as abelhas e os cupins; teríamos que acatar o canibalismo, como Louvadeus; e teríamos que aceitar o mariticídio como as viúvas negras… Por isso, para mim isso não serve de jusitificativa. Até hoje ninguém conseguiu provar se homossexualismo é genético. E não acho que alguém tenha o direito de fazer algo errado, mas daí é da escolha de cada pessoa. Não vou interferir na vida de ninguém, mas não defendo nem para mim, nem para ninguém o direito de pecar.
    “Se separar também é considerado pecado, mas é um direito das pessoas quando uma relação se torna nociva.”
    É considerado pecado sim, porque o para o catolicismo o matrimônio é indissolúvel. Ninguém deve separar o que Deus uniu. E quanto ao divórico, não é bem assim, nem toda relação se torna nociva, a não ser em casos extremos, em que o marido agride a esposa, por exemplo. Mas este não é o caso da maioria dos casais que se divorciam. Quanto a questão do divórcio, Jesus o divino mestre, foi claro: “o divórcio entrou no mundo pela dureza dos corações humanos…”. O grande problema do divórcio está em que qualquer primeiro problema o divórcio é a solução, mesmo que um problema fosse resolvido com um simples pedido de perdão…
    Reconheço que há casos que se o casal continuar junto é pior que separado, mas a Igreja não condena isso, desde que não se case de novo. Aliás, para esse o casamento já foi um erro, mas ninguém os obrigou a buscarem o sacramento na Igreja…Jesus afirma: “Quem se separar de sua mulher e casar-se com outra comete adultério (6o. mandamento) e quem se casa com a separada também comete adultério.”
    Mas acredite nas palavras de Jesus: O divórcio é criação da maldade dos corações humanos, por isso é mal!
    “Sou contra apenas os pecados que são considerados crimes.”
    Já eu, como quero ser católica de verdade, eu sou contra TODOS os pecados. Porque pecado não é só matar ou roubar, e não são somente estes pecados que podem fazer com que a pessoa seja condenada ao inferno. A pessoa pode ser culpada, violar um mandamento por simplesmente defender uma idéia errada, contra a lei de Deus. Por exemplo, se eu defender o aborto, se for favorável ao aborto, mesmo que em alguns casos, estarei pecando, mesmo que nunca tenha abortado. Mesmo não praticando o aborto, se eu defender este ato abominável, estarei fazendo algo contra o mandamento “não matarás”. As idéias que a gente defende também são levadas em conta na hora do nosso juízo particular, quando morremos e chega a hora de sermos julgados por Deus por tudo o que fizemos em vida. Portanto, posso ser condenada por defender o homossexualismo, mesmo que nunca tenha praticado, porque isto é contra Deus. É contra a lei de Deus, que fez o homem para a mulher, e a mulher para o homem. Simples assim. Eu simplesmente não posso pecar, muito menos defender o pecado. Se eu defender qualquer coisa contrária aos ensinamentos de Jesus, por menor que seja, e ainda por cima incentivar os outros a fazer o mesmo, estarei pecando gravemente, e se não me arrepender, serei condenada e terei feito com que os outros também fossem condenados, caso os outros tivessem defendido as mesmas idéias que eu. E eu teria que conviver com a culpa e o remorso para sempre, porque eu teria sido responsável por tantas almas terem sido condenadas eternamente ao inferno. Sim, porque defendendo o pecado, ensinando que o pecado é coisa certa e normal de se fazer, eu de certa estaria incentivando as pessoas ao erro, ao pecado, ao vício. E elas seriam condenadas ao inferno caso seguissem todos os meus conselhos e ensinamentos e não se arrependessem de ter pecado e ofendido a Deus. Por isso, não posso defender o homossexualismo, e nem incentivar as pessoas a praticar o homossexualismo. Isso sim é que seria falta de caridade, de solidariedade. A pessoa só vai para o inferno se ela realmente quiser ir, claro, mas eu não quero, de jeito nenhum, ser responsável pela condenação de alguém.

  6. amigos vamos a esse simpósio e mostremos o quanto estamos descontentes com o uso de uma instituição catolica como centro divulgador das vontades do demônio.
    escrevam ao Bispo, acessem seu e-mail, rezemos, protestemos!!!!
    Salve Maria!
    Jorge vamos ao simposio filmar e gravar as heresias e mandá-las ao VAticano, e mostrar que é Dom Fernando Saburido, o fracona fé.
    O próprio Núncio já interveio e a resposta do Bispo foi ridícula; tá sabendo?

  7. Cristiane

    “Este negócio de homossexualismo é normal, é apenas opinião dos gayzistas. Não consigo achar normal um relacionamento homossexual”.

    Não querida amiga, quem diz isso é a ciência.

    Pra crer que algo seja realmente pecado deve haver motivos racionais para isso, não basta apenas a igreja dizer que algo é pecado (errado).

    O que existe para mim são comportamentos certos e errados. Esta coisa de pecado é tão ultrapassada que só faz sentido para religiosos.

    Se os ensinamentos religiosos não puderem ser confrontados pelo racional, se tornam apenas palavras vazias para a maioria. Um exemplo disto é o ensinamento da Igreja a respeito da separação, quantos católicos acreditam mesmo nisto?

    A verdade é que os catolicos de hoje em dia, pelo menos a maioria, segue apenas os ensinamentos que pensando racionalmente sejam verdadeiros para eles.

  8. Gustavo,

    «Desculpa minha duvida, mas esta universidade católica possui apenas alunos e professores católicos ou ela é voltada especificamente para catolicos?»

    As Universidades Católicas, segundo a Igreja, precisam:

    13. Uma vez que o objectivo de uma Universidade católica é garantir em forma institucional uma presença cristã no mundo universitário perante os grandes problemas da sociedade e da cultura, [16] ela deve possuir, enquanto católica, as seguintes características essenciais:

    1. uma inspiração cristã não só dos indivíduos, mas também da Comunidade universitária enquanto tal;

    2. uma reflexão incessante, à luz da fé católica, sobre o tesouro crescente do conhecimento humano, ao qual procura dar um contributo mediante as próprias investigações;

    3. a fidelidade à mensagem cristã tal como é apresentada pela Igreja;

    4. o empenho institucional ao serviço do povo de Deus e da família humana no seu itinerário rumo àquele objectivo transcendente que dá significado à vida. [17]

    E isto está sendo flagrantemente desobedecido pela Unicap.

    «Não querida amiga, quem diz isso é a ciência.

    […]

    O que existe para mim são comportamentos certos e errados. Esta coisa de pecado é tão ultrapassada que só faz sentido para religiosos.»

    A ciência não tem nada a dizer sobre o que é “certo” ou “errado”.

    Abraços,
    Jorge

  9. Cristiane,

    sua defesa da Fé é maravilhosa.

    continue assim, Deus há de te recompensar.

    parabéns e abraços.

  10. Gustavo

    Permita-me:

    “O que existe para mim são comportamentos certos e errados. Esta coisa de pecado é tão ultrapassada que só faz sentido para religiosos.”

    Comportamento “certo”: Discutir, dialogar, promover, ensinar, patrocinar, conclamar temas que estão em confronto com o ensinamento da doutrina católica FORA do ambiente católico; por exemplo: Longe da UNICAP.

    Comportamento ERRADO: Discutir, dialogar, promover, ensinar, patrocinar, conclamar temas que estão em confronto com o ensinamento da doutrina católica DENTRO do ambiente católico; e ainda, com o agravante de ter a “benção” de pessoas ligadas ao clero no evento.

    A Igreja não tem o poder de PROIBIR manifestações de ideologias das mais variadas vertentes; como por exemplo o casamento gay…
    Se um grupo quiser fazer uma passeata satanista na Av. Paulista, vai fazer.
    Se um outro grupo quiser fazer um evento conclamando a veneração a Leviatã, tambem irá fazer.
    A Igreja só se manifesta contra “COM MAIS VIGOR”- e nós tambem – quando isso é feito e promovido dentro de uma instituição católica.

    É tão simples de entender isso…Mais claro impossivel.

    E ainda, escreveu voce:

    —————————————————–
    “Pra crer que algo seja realmente pecado deve haver motivos racionais para isso, não basta apenas a igreja dizer que algo é pecado (errado).”

    ——————————————————
    A Igreja não diz simplesmente que “algo é pecado”…
    Ela DIZ e EXPLICA o por que.
    E nós católicos – que não somos burros – entendemos RACIONALMENTE a lição; lutando sempre (dentro da limitação e possibilidade particular de cada um) evitar de praticá-lo.

    Por último, uma definição sua:

    ———————————————————

    Não querida amiga, quem diz isso é a ciência.

    ———————————————————

    O “querida” aí foi para a Cristiane.
    Gustavo, a ciência diz muita coisa e nem sempre define uma questão.
    O milagre por exemplo.
    Isso a ciencia “diz” ( da existencia)mas não “explica” (do fato).

    Espero ter contibuido na questão.
    Forte abraço a voce e que o bom Deus o proteja.

    Olegário.

  11. OLEGARIO

    “E esqueça esse negócio de ficar interpretando doutrina católica pela ótica do direito…”

    Exatamente! vc chegou ao ponto que eu defendo!

    Não ha que se interpretar a dotrina Católica pela ótica do direito!

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

    Acredito, s.m.j., que o curso de ciencias jurídicas ensina como interpretar as Lei dos HOMENS não as Leis DIVINAS!

    Quem quer estudar as Leis DIVINAS vai fazer curso de TEOLOGIA!

  12. Gustavo
    “Não querida amiga, quem diz isso é a ciência.”
    Aí é que você se engana, querido. A ciência não diz se é normal ou não, a ciência não diz nada sobre o que é certo ou errado. A ciência apenas diz que este comportamento existe entre os animais e entre os seres humanos, mas não diz se o comportamento homossexual é moralmente certo ou errado. Vocês é que concluem que homossexualismo é certo, normal e natural só pelo fato deste comportamento existir entre os animais. Uma coisa nada tem a ver com a outra, vocês é que misturam tudo, meu querido. Uma coisa é a ciência, outra coisa completamente diferente são valores morais. A ciência nada diz sobre valores morais.
    “Pra crer que algo seja realmente pecado deve haver motivos racionais para isso, não basta apenas a igreja dizer que algo é pecado (errado).”
    É claro que existem motivos racionais para isso, você é que não quer ver. Não acredito que seja pecado só porque a Igreja diz. É óbvio que é errado. Uma relação deve estar sempre aberta à geração da vida, e uma relação homossexual é naturalmente estéril, incapaz de gerar uma nova vida. Vocês é que separam sexo de reprodução, nós, católicos convictos, não. Para nós, uma relação sexual deve estar necessariamente aberta à reprodução, para nós não faz o menor sentido fazer sexo apenas por prazer, afinal, estamos lidando com seres humanos, e um ser humano não é um mero objeto de prazer. E o prazer não deve ser colocado acima da perpetuação da espécie. Por que você acha que, em alguns países da europa, em que o homossexualismo e o aborto são tão incentivados, a população está diminuindo? Existem países da europa que não têm jovens quase, só adultos e idosos. E estão incentivando a mesma coisa aqui no Brasil. O que será da humanidade se as coisas continuarem assim?
    “Se os ensinamentos religiosos não puderem ser confrontados pelo racional, se tornam apenas palavras vazias para a maioria. Um exemplo disto é o ensinamento da Igreja a respeito da separação, quantos católicos acreditam mesmo nisto?”
    A Igreja nunca defendeu uma fé irracional, sempre defendeu que a fé deve estar ligada à razão. Aliás, você sabe o que é fé por acaso? Se pensa que fé é um sentimento, se engana redondamente. A Igreja sempre ensinou que a fé é algo que podemos alcançar somente através da razão, que fé tem a ver com inteligência, não com sentimento. Nós, católicos, jamais apoiamos a nossa fé em Deus sem qualquer tipo de racionalização. A própria Igreja condenou o fideísmo, ou seja, aquele argumento de que é impossível alcançar a fé pela razão. Quanto ao divórcio, eu já expliquei. E católico que apóia o divórcio não é católico de verdade, e se diz que é católico, está mentindo.
    “A verdade é que os catolicos de hoje em dia, pelo menos a maioria, segue apenas os ensinamentos que pensando racionalmente sejam verdadeiros para eles.”
    Estes não são católicos de verdade, porque católicos mesmo aceitam TODOS os ensinamentos de Jesus, não fica escolhendo, selecionando alguns que pareçam verdadeiros para eles. TODOS os ensinamentos de Cristo são verdadeiros e válidos, levando-se em conta a razão. Vocês é que não têm argumentos válidos para defender o indefensável, como o homossexualismo. Nunca vi ninguém defender o homossexualismo com argumentos racionais, e sim com argumentos sentimentais, como por exemplo o fato de homossexuais terem o direito de defender seus diretos (ou seja, direito ao vício). Nós explicamos porque somos contra o homossexualismo, mas vocês até agora não apresentaram nenhum argumento que justifique o fato de vocês serem favoráveis ao homossexualismo. Não sabem dizer porque acham o homossexualismo normal e certo. Apenas acham certo e pronto, mas não têm argumentos válidos. Vocês falam que homossexualismo é normal, mas não sabem explicar o porquê, e tentam justificar dizendo que também existe o homossexualismo entre os animais. Quem não argumenta com base na razão são vocês.

  13. Cara Cristiane,

    Dê uma olhadinha neste texto:

    http://respostasaoateismo.blogspot.com/2011/08/homossexualismo-existe-entre-os-animais.html#more

    O link não mostra que o título do post é uma pergunta, chamada para as considerações expostas no texto que lhe segue (que não é de autoria do autor do blog).

    De todo modo, independente disso, sua linha de argumentação é perfeita. Não é porque um dado comportamento é observado em animais – e no caso de homossexualismo, são claros desvios em INDIVÍDUOS, não na espécie inteira – que esse dado comportamento deva ser considerado normal ou correto para a espécie humana.

    E mais: ainda que o homossexualismo fosse observado em indivíduos de nossa espécie, quando “in natura”, mesmo assim não validaria a alegação de que é normal ou correto e menos ainda natural. Esta última qualidade existe quando é uma característica da espécie, não somente de indivíduos esporádicos e – vale dizer – nem estes possuem amparo na documentação paleontológica humana.

  14. “Por que você acha que, em alguns países da europa, em que o homossexualismo e o aborto são tão incentivados, a população está diminuindo? Existem países da europa que não têm jovens quase, só adultos e idosos.”

    OOooooh, mas o mundo não está super-povoado??

    Não, não está. Existem cidades na Alemanha em que a pessoa mais nova já ultrapassou os 40 anos! A populção de Portugal só aumentou nos últimos anos devido à imigração!! Mas ninguém está a fim de saber disso.

    No Japão, independente da média salarial de uma vida inteira, a aposentadoria é um lixo. Isso porque não há novos contribuintes em quantidade suficiente.

    Mas.. e a China?! Ah, essa está sim, super povoada!

    Não, também não está. Tráfico de mulheres, elevado grau de suicídio entre jovens do sexo masculino e homossexualismo são as respostas à gritante defasagem feminina, grças à política impositiva do filho único!

    “O que será da humanidade se as coisas continuarem assim?”

    Não se preocupe. O consumismo desenfreado e hedonista é que o esse povo mais almeja. Não é à toa que TUDO hoje é descartável; de carros a pessoas!!! O ser humano será a primeira espécie animal a provocar sua própria extinção!

  15. Eu ia colocar aqui o link do documentário Inverno Demográfico. Mas olha a pérola que eu encontrei. Quer dizer, o texto em si é pobre, mas a informação é valiosa!

    http://www.brasilescola.com/geografia/a-populacao-europa-esta-envelhecendo.htm

    “Até pouco tempo os países do mundo almejavam uma queda na natalidade em nível global, mas com a queda nas taxas de natalidade e o envelhecimento da população os países têm se preocupado, isso em virtude da superação do número de idosos em relação ao de jovens. Desse modo, a minoria deverá sustentar a maioria, isso produzirá um grande desequilíbrio nas nações, por causa da sobrecarga dos sistemas previdenciários. Outro fator preocupante são as mudanças estruturais nos serviços, como o de saúde, que também fica sobrecarregado, além dos custos elevados no tratamento de doenças crônicas.”

  16. Jorge Ferraz, a paz de Cristo e o amor de Maria!

    Eu fico impressionado com certos comentários em certos blogs católicos, falam que devemos amar, acompanhar a evolução, ser “mudernos”, entre outras coisas.Me parece exatamente os portadores da doutrina do Relativismo a qual se refere Bento XVI.Pessoas picadas pelo marxismo, iluminismo, comunismo, socialismo e Teologia da Libertação.É notório a participação de “católicos” ou católicos fracos na fé, que caem nesse discurso feito por cara-pálidas que querem uma grandiosa revolução doutrinal da igreja, que atenda os interesses do mundo, aos prazeres hedonistas, afinal o homem deve ser o centro do mundo e não Jesus que deve ser o centro do Homem.Jesus ama o mundo, mas denuncia também as anomalias do mundo, expulsou o vendilhões do templo, brigava com os discípulos por causa da pouca fé deles, deixou jovem rico triste ao dizer a ele que com a riqueza era dificil entrar no reino dos Céus. Em Lucas 2,34, o profeta Simeão afirmou que Jesus, que a época era criança, estaria destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições.Tem gente que não entende isso, acham que se pode mudar a bíblia, mudar a doutrina para atender os caprichos do mundo, enfim, um absurdo escandaloso e descabido.
    Agora, quanto ao tem em si, sou a favor de que se mandem cartas a CNBB, conselho nacional das PUC´S, entre outros para dar um basta nisso.Isso é uma afronta a Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae
    do Sumo Pontífice João Paulo II, sobre as universiades católicas, vejam abaixo, a parte que fala sobre a identidade e missão de cada uma delas.

    12. Toda a Universidade Católica, enquanto Universidade, é uma comunidade académica que, dum modo rigoroso e crítico, contribui para a defesa e desenvolvimento da dignidade humana e para a herança cultural mediante a investigação, o ensino e os diversos serviços prestados às comunidades locais, nacionais e internacionais. [14] Ela goza daquela autonomia institucional que é necessária para cumprir as suas funções com eficácia, e garante aos seus membros a liberdade académica na salvaguarda dos direitos do indivíduo e da comunidade no âmbito das exigências da verdade e do bem comum. [15]

    13. Uma vez que o objectivo de uma Universidade católica é garantir em forma institucional uma presença cristã no mundo universitário perante os grandes problemas da sociedade e da cultura, [16] ela deve possuir, enquanto católica, as seguintes características essenciais:

    1. uma inspiração cristã não só dos indivíduos, mas também da Comunidade universitária enquanto tal;

    2. uma reflexão incessante, à luz da fé católica, sobre o tesouro crescente do conhecimento humano, ao qual procura dar um contributo mediante as próprias investigações;

    3. a fidelidade à mensagem cristã tal como é apresentada pela Igreja;

    4. o empenho institucional ao serviço do povo de Deus e da família humana no seu itinerário rumo àquele objectivo transcendente que dá significado à vida. [17]

    14. « À luz destas quatro características, é evidente que para além do ensino, da investigação e dos serviços comuns a todas as Universidades, uma Universidade Católica, em virtude do empenho institucional, traz à sua missão a inspiração e a luz da mensagem cristã. Numa Universidade Católica, portanto, os ideais, as atitudes e os princípios católicos impregnam e modelam as actividades universitárias de acordo com a natureza e a autonomia próprias de tais actividades. Numa palavra, sendo ao mesmo tempo Universidade e Católica, ela deve ser juntamente uma comunidade de estudiosos, que representam diversos campos do conhecimento humano, e uma instituição académica, na qual o cristianismo está presente dum modo vital ». [18]

    15. A Universidade Católica, portanto, é o lugar onde os estudiosos examinam a fundo a realidade com os métodos próprios de cada disciplina académica, e deste modo contribuem para o enriquecimento do tesouro dos conhecimentos humanos.

    Cada disciplina vem estudada dum modo sistemático, as várias disciplinas são levadas depois ao diálogo entre elas com a finalidade dum enriquecimento recíproco.

    Tal investigação, para além de ajudar homens e mulheres na perseguição constante da verdade, proporciona um testemunho eficaz, hoje tão necessário, da confiança que a Igreja tem no valor intrínseco da ciência e da investigação. Numa Universidade Católica, a investigação compreende necessariamente: a) perseguir uma integração do conhecimento; b) o diálogo entre a fé e a razão; c) uma preocupação ética; e d) uma perspectiva teológica.

    16. A integração do conhecimento é um processo susceptível de ser sempre aperfeiçoado. Além disso, o incremento do saber no nosso tempo, ao qual se junta o fraccionamento crescente do conhecimento no seio de cada uma das disciplinas académicas, torna tal tarefa cada vez mais difícil. Mas uma Universidade, e especialmente uma Universidade Católica, « deve ser uma ‘unidade viva’ de organismos voltados para a investigação da verdade… É necessário, portanto, promover tal síntese superior do saber, a única que poderá apagar aquela sede de verdade profundamente inscrita no coração do homem ». [19] Guiados pelas contribuições específicas da filosofia e da teologia, os estudiosos universitários deverão empenhar-se num esforço constante no sentido de determinar a relativa colocação e o significado de cada uma das diversas disciplinas no quadro duma visão da pessoa humana e do mundo iluminada pelo Evangelho e, portanto, pela fé em Cristo, Logos, como centro da criação e da história humana.

    17. Ao promover esta integração, a Universidade Católica deve empenhar-se, mais especificamente, no diálogo entre fé e razão, de modo a poder ver-se mais profundamente como fé e razão se encontram na única verdade. Conservando embora cada disciplina académica a sua integridade e os próprios métodos, este diálogo põe em evidência que a « investigação metódica em todo o campo do saber, se conduzida de modo verdadeiramente científico e segundo as leis morais, nunca pode encontrar-se em contraste objectivo com a fé. As coisas terrenas e as realidades da fé têm, com efeito, origem no mesmo Deus ». [20] A interação vital dos dois níveis distintos de conhecimento da única verdade conduz a um amor maior pela mesma verdade e contribui para uma compreensão mais ampla do significado da vida humana e do fim da criação.

    18. Dado que o saber deve servir a pessoa humana, numa Universidade Católica a investigação vem sempre efectuada com a preocupação das implicações éticas e morais, ínsitas tanto nos seus métodos como nas suas descobertas. Embora inerente a toda a investigação, esta preocupação é particularmente urgente no campo da investigação científica e tecnológica. « É essencial convencermo-nos da prioridade da ética sobre a técnica, do primado da pessoa sobre as coisas, da superioridade do espírito sobre a matéria. A causa do homem só será servida se o conhecimento estiver unido à consciência. Os homens da ciência só ajudarão realmente a humanidade se conservarem o sentido da transcendência do homem sobre o mundo e de Deus sobre o homem ». [21]

    19. A teologia desempenha um papel particularmente importante na investigação duma síntese do saber, bem como no diálogo entre fé e razão. Além disso, ela dá um contributo a todas as outras disciplinas na sua investigação de significado, ajudando-as não só a examinar o modo como as suas descobertas influirão sobre as pessoas e sobre a sociedade, mas também fornecendo uma perspectiva e uma orientação que não estão contidas nas suas metodologias. Por seu lado, a interação com as outras disciplinas e as suas descobertas enriquece a teologia, oferecendo-lhe uma melhor compreensão do mundo de hoje e tornando a investigação teológica mais adaptada às exigências de hoje. Dada a importância específica da teologia entre as disciplinas académicas, cada Universidade deverá ter uma Faculdade ou, ao menos, uma cátedra de teologia. (22)

    20. Dada a relação íntima entre investigação e ensino, convém que as exigências da investigação, acima indicadas, influam sobre todo o ensino.

    Enquanto cada disciplina é ensinada de modo sistemático e de acordo com métodos próprios, a interdisciplinaridade, sustentada pelo contributo da filosofia e da teologia, ajuda os estudantes a adquirir uma visão orgânica da realidade e a desenvolver um desejo incessante de progresso intelectual. Depois, na comunicação do saber coloca-se em ressalto o facto de a razão humana na sua reflexão se abrir a interrogações cada vez mais vastas e de a resposta completa a elas provir do Alto através da fé. Além disso, as implicações morais, inerentes a cada disciplina, são examinadas como parte integrante do ensino da mesma disciplina; isto para que todo o processo educativo seja dirigido definitivamente para o progresso integral da pessoa. Enfim, a teologia católica, ensinada em plena fidelidade à Escritura, à Tradição e ao Magistério da Igreja, proporcionará um claro conhecimento dos princípios do Evangelho, o qual enriquecerá o significado da vida humana e lhe conferirá uma dignidade nova.

    Mediante a investigação e o ensino os estudantes sejam formados nas várias disciplinas de maneira a tornarem-se verdadeiramente competentes no sector específico, a que se dedicarão ao serviço da sociedade e da Igreja, mas ao mesmo tempo sejam também preparados para testemunhar a sua fé perante o mundo.

    Fonte:http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_constitutions/documents/hf_jp-ii_apc_15081990_ex-corde-ecclesiae_po.html

  17. Voltando ao assunto do homossexualismo:

    “Pra crer que algo seja realmente pecado deve haver motivos racionais para isso, não basta apenas a igreja dizer que algo é pecado (errado).”

    Darei um e apenas um motivo racional: A propagação de doenças sexualmente transmissíveis é maior entre os homossexuais. AIDS incluso!

    Não é discriminação. É fato. Eles mesmos assumem isso (sem trocadilho):

    http://www.aids.org.br/assumidos/anexos/cadernos_42_site.pdf

    “Dentre as poucas informações disponíveis,
    merece destaque dado divulgado
    pelo Ministério da Saúde em
    2001, que revelou que o risco de um
    homossexual se infectar pelo HIV
    era 11 vezes maior que um heterossexual.”

    “estimou
    que existiam no Brasil, naquele
    ano, 1,7 milhões de homossexuais
    entre 15 e 49 anos. Essa população
    tem maior número de parceiros
    do que a observada entre os homens
    heterossexuais.”

    Sinceramente, é uma realidade muito, mas muito triste.

  18. Assim como é triste a realidade de promiscuidade de muitos jovens héteros, antes que me chamem de hipócrita.

  19. Caramba, eu sei que estou comentando demais, mas eu não pude perder essa:

    “Acredito, s.m.j., que o curso de ciencias jurídicas ensina como interpretar as Lei dos HOMENS não as Leis DIVINAS!

    Quem quer estudar as Leis DIVINAS vai fazer curso de TEOLOGIA!”

    Quando a lei dos homens diz que é lícito matar bebês em gestação, e a LEI DIVINA diz “não matarás”, quem eu devo seguir?! Posso eu matar meu bebê e depois explicar pra Deus que “ah, mas a lei lá debaixo deixava…”??

    Se a lei dos homens diz que eu posso me divorciar, mas a Lei Divina diz “não cometerás adultério” e “o que Deus uniu, não separe o homem”, eu posso me divorciar e depois explicar pra Deus que a lei cá debaixo deixava???

  20. Gente, eu penso que defender a Igreja, seus conceitos, sua doutrina, sua história, incomoda muiiiiiita gente.Isso é fato.Há pessoas que se roem de raiva quando escuta o nome igreja católica, papa bento xvi, partes da doutrina que toca em temas polêmicos, isso é fato também.O que é fato, é de que parte dos intelectuais comunistas, exatamente por estarem entupidos até a boca da garrafa de ideologia marxista, padece de psicopatia mental, creio eu.O mais grave é que tem gente dentro da igreja católica doente disso também.Seria a Dona Sandra portadora dessa moléstia mental?

  21. Karina,

    O meu espanto foi justamente em ele ter dito isso! Isso significa que ele algum dia já foi católico, espero que ele volte a ser o mais rápido possível.

  22. Karina

    Se é pelo fato do HIV, as pesquisas apontam que as lesbicas são o grupo de menor risco de contrair a doença.

    Cristiane

    São regras católicas que a relação sexual deve visar principalmente a geração da vida e não o prazer. Posso citar também casais heterossexuais que não desejam ter filhos e não os têm. Voce é contra os casais heterossexuais que não têm filhos.

    Você me acusa de não ter argumentos, quando já falei que as pessoas são livres para escolher com quem vao se relacionar, desde que sejam adultos. Seus argumentos são rapidamente refutádos e fracos. Você quer que as pessoas se relacionem sexualmente da maneira que você acha correto.

    Deve ser pela falta de argumentos racionais que a parcela da população com maior escolaridade é mais favorável ao reconhecimento das uniões homoafetivas ;)

  23. Sandra, minha filha.

    Voce se aproveitou de um raciocínio meu para usá-lo a seu favor, bem fora do contexto.
    Pois veja o que eu escrevi:

    “…E esqueça esse negócio de ficar “interpretando” doutrina católica pela ótica do direito…”

    Sandra, fica claro que eu quis expressar que não é JUSTO voce INTERPRETAR a LEI de DEUS pela régua da OAB.
    Os motivos disso a comentarista KARINA já lhe deu texto acima.

    Até porque esse troço de leigo “interpretar as escrituras” é desgraça protestante.
    Voce pode ser uma competente advogada sem deixar de ser uma boa católica.
    Para isso, basta ser simples e obediente, dando a “César o que é de Cesar; e a Deus o que é de Deus”.
    Se todos os profissionais de direito seguissem sua linha de pensamento, colocando o DIREITO acima da LEI DE DEUS, não existiria nessa terra um advogado, promotor, desembargador ou Juiz, que não fosse ateu.
    No mais, fica patente que voce foi catequizada pela TL maciçamente.
    Mas eu creio que a raiz de todo mal ( além da TL) voce já nos revelou aqui:

    “e eu torço MUITO pelo Corinthians…”

    Pois é…

    Abraços Sãopaulinos…

    Olegario.

  24. Olegario

    Papai São Paulino

    Mamãe Palmeirense

    Marido Santista

    eu Corintiana

    Sempre tem festa em casa!

  25. Olegário, tudo bem?Eu concordo com você, a Sandra deve ser aquela que deve ser membro da UBM, união brasileira de mulheres do PT ou PC do B, deve ser amante das correntes ideológicas socialistas, comunistas, deve ter um poster grande com a foice e o martelo.Frei Betto, Leonardo Boff, também gostam do comunismo, tanto que apoiaram a Dilma.Quanto ao ser catequista, Olegário, devemos nos perguntar: Quem deu a formação pastoral e faz as reciclagens formativas para ela?Boff, Betto, as católicas pelo direito de decidir ou Jean Wyllys?

  26. Gustavo
    “Se é pelo fato do HIV, as pesquisas apontam que as lesbicas são o grupo de menor risco de contrair a doença.”
    Isso não torna válido o homossexualismo. Aliás, com base em quê você afirma isto? Não mostrou fonte alguma. E outra, não sei se existem pesquisas suficientes para se afirmar isto, não. Parece haver mais estudos sobre casos de aids em homossexuais masculinos e heterossexuais do que em lésbicas. Não sei se foram feitas tantas pesquisas com lésbicas. Pelo menos, não achei muito sobre isto. Pode ser que elas não tenham tanto risco de contrair aids, mas e outras doenças, como é que fica? Existem outras doenças também. Qual a probabilidade de lésbicas contraírem outras doenças sexualmente transmissíveis? Afinal, mesmo que elas não corram tanto risco de contrair aids, isso não torna válido nem aceitável o homossexualismo, mesmo feminino. Se sou contra homossexualismo masculino, devo ser contra homossexualismo feminino também. Senão seria hipocrisia.
    “Posso citar também casais heterossexuais que não desejam ter filhos e não os têm. Voce é contra os casais heterossexuais que não têm filhos.”
    Se eles podem ter filhos e não têm porque não querem, sou contra sim. Não que eu queira obrigar alguém a ter filhos, mas sou contra, se eles resolveram não ter filhos por motivos egoístas. Afinal, em vários países a população está diminuindo, como a Karina mostrou. Precisamos de mais pessoas no mundo, senão, se tudo continuar do jeito que está, a humanidade no futuro estará em extinção, e por sua própria culpa.
    “Você me acusa de não ter argumentos, quando já falei que as pessoas são livres para escolher com quem vao se relacionar, desde que sejam adultos. Seus argumentos são rapidamente refutádos e fracos. Você quer que as pessoas se relacionem sexualmente da maneira que você acha correto.”
    Não tem argumentos válidos para explicar porque você acha o homossexualismo algo normal. As pessoas são livres para escolher com quem vão se relacionar, em nenhum momento neguei isso. E nunca falei que vou forçar alguém a se relacionar sexualmente da maneira que acho correto. Você é que distorce tudo o que a gente diz. O que eu falei é que você não tem argumentos válidos para defender a tese de que homossexualismo é normal. Só vem com evasivas, tenta defender o homossexualismo com base no comportamento dos animais, ou foge do assunto, dizendo que as pessoas têm direito de se relacionar com quem quiserem, como se eu estivesse negando esse direito a elas. Nada disso. Só queria que você me explicasse porquê o homossexualismo é normal, mas você até agora não soube explicar. Para mim, continua não havendo motivo nenhum para ser favorável ao homossexualismo, que vantagens isto traz, que benefícios? Nenhum.
    “Deve ser pela falta de argumentos racionais que a parcela da população com maior escolaridade é mais favorável ao reconhecimento das uniões homoafetivas”
    A que parcela da população você se refere? Às pessoas de elite? Aos pseudo-intelectuais de esquerda? Aí você revelou um tremendo preconceito. Até parece que a imensa maioria da população, que tem baixa escolaridade, não é capaz de pensar racionalmente. Quem é mais favorável ao homossexualismo são os pseudo-intelectuais, em sua maioiria de esquerda, que quer impor seu ponto de vista para a maioiria da população. Sua afirmação é preconceituosa. Quem disse que a maioria, que não tem faculdade, não é capaz de pensar racionalmente? Pro seu governo, eu estou fazendo faculdade de pedagogia, no curso mais marxista que já vi, cheio de professores marxistas doutores que se acham os maiorais, que defendem o homossexualismo, e continuo pensando do mesmo jeito. Não é para me gabar, mas sou a mais cdf da classe. Sempre li bastante, até porque gosto muito de ler, sempre me informei a respeito de vários assuntos, e continuo sendo contra o homossexualismo. Não é para me achar não, não digo estas coisas para me gabar, apenas para mostrar para você que não é por eu estar cursando uma faculdade que vou me achar capaz de pensar mais racionalmente que a maioria que nem teve a chance de entrar numa universidade. Penso igual ao povão, até porque sou do povão, não me acho melhor que o povão.

  27. Se é racional crer que as relações homossexuais são normais, é racional crer que dois sapatos do lado esquerdo ou direito formam um par, é racional dizer que a introdução do órgão sexual masculino em um órgão que foi feito para expelir fezes (seja de uma mulher ou de outro homem) seja dito que isto é uma relação sexual, é racional encaixar um cilindro maciço em outro cilindro maciço (falta a complementaridade) , não importa o que a ciência ou a grande maioria da população diz ou não diz que seja certo ou errado, o que foi sempre certo sempre o será , o que sempre foi errado sempre o será também, querer inverter as coisas para dizer que aquilo que é errado agora é certo e aquilo que é certo agora está errado, tornam as pessoas insensatas e tolas, acreditam que ter relações sexuais anais seja normal?, eu ouço de um monte de gente, que não tem lá tantos estudos assim, e nem precisa ter para verificar que isto é anti-natural e anti-higiênico, pessoas sem quase estudo nenhum dando um banho em pseudos intelectuais que hajam tudo isto normal, bem se hajam isto normal, qualquer dia desse vão achar normal tomar banho ou passar no pão como pasta bosta de vaca ou fezes de gente, e como uma piada que já citei aqui e sempre lembro nestes assuntos, a tal piada diz que o sexo é algo intrigante, pois a área de lazer fia perto do saneamento básico, pois é, e tem gente adulta, esperta e inteligente, e com maior escolaridade que estão trocando áreas de lazer pelo do saneamento básico e achando isto bonito, só se for na cabeça dessa gente, e depois e nós que na temos argumento racionais para dizer que isto é irracional, mas não vejo racionalidade alguma quando vejo pessoas afirmarem que isto tudo é normal quando o que mais salto aos olhos, até mesmo de pessoas sem escolaridade alguma, que isto tudo é coisa de gente doida e caduca, querem se esbaldar em meio as fezes, a vontade, mas não queiram nos obrigar que isto tudo seja uma coisa normal, que isto não é, não foi e nunca será algo normal, nem aqui, nem na China, nem em Marte e nam sob decreto do presidente da República.

  28. Carlos Dias
    Dep.Est.de 1999 a jan/2003. Membro das Comissões Permanentes de Economia, Comércio e Turismo; Educação, Esporte e Cultura; Ciência e Tecnologia; Trabalho e Seguridade Social. Secret.Municipal de Trabalho e Renda do Município do RJ em 2001. Membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro de Maio de 2007 a Maio de 2008. Diretor Internacional de Infraestrutura da Câmara de Comércio do MERCOSUL. Membro da Drug Watch International. Membro do Conselho de Segurança da ACRJ.
    SEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011
    Carta Aberta a Dom Fernando Saburido – Arcebispo de Olinda e Recife

    Excelência Reverendíssima Dom Fernando Saburido,

    Manifesto-me diretamente a Vossa Excelência Reverendíssima, de forma respeitosa, para surpreso negativamente, fazer algumas considerações sobre a PUC de Pernambuco abrigar e promover o I Simpósio Pernambucano de Direito Homo Afetivo, que será realizado nos dias 15 e 16 de setembro.

    A publicação e a programação deste simpósio estão no seguinte link: http://mixbrasil.uol.com.br/noticias/universidade-catolica-recebe-simposio-de-direito-lgbt.html

    Dom Fernando Saburido, ao se tomar conhecimento do teor das discussões propostas e dos preciosos palestrantes deste evento observa-se claramente que a intenção é a pura promoção da causa homossexual.

    Neste simpósio, não haverá espaço para uma discussão honesta e aberta desta temática num ambiente destinado ao saber acadêmico, mas sem descuidar da formação Cristã.

    Não afirmo que a matéria não possa ser discutida, mas, enfatizo, o que está sendo proposto é uma farsa e uma desonesta utilização de uma universidade Católica para abrigar não a discussão de direitos, mas a mera e egoística vontade de grupos militantes organizados, que, inclusive, têm tratado a Igreja Católica com adjetivos e ações desclassificadas. Cito como exemplo as manifestações de beijos gays nas portas das paróquias aqui no Brasil e o desrespeito flagrante ao Santo Padre ocorrido em Madri.

    Em síntese, este simpósio na PUC-PE não tem sintonia com a moral católica e com os valores assimilados pelas famílias por séculos de evangelização de nosso país. Pergunto: será que foi em vão o sacrifício de diversos Jesuítas?

    Peço, por fim, a Vossa Excelência Reverendíssima que suspenda tal simpósio e ofereça aos alunos desta universidade a possibilidade de uma reflexão correta sobre os valores que deveriam estar em debate e que são historicamente caros para a nossa civilização.

    Caso este tema tenha que ser abordado, que se proponha um debate e, desde já, estou à disposição de Vossa Excelência Reverendíssima para participar.

    Agradeço a Vossa importante atenção.

    Saudações em Cristo Jesus e Maria Santíssima,
    Carlos Dias.

  29. Sidnei, a questão é essa, quando se tem uma estrutura midiática, costas quentes no STF, tudo fica mais fácil.Para vc ter uma ideia, essa semana, eu li uma edição da Revista Brasileiros que dedicou uns 55% de suas páginas para falar “bem” dos gays.Em geral, elas insistiam no discurso padrão de que nós cristãos somos homofóbicos, de que o cristianismo é promotor de intolerância, entre outras coisas.Eu sei que isso é um absurdo, mas é isso.

  30. Leniéverson, Salve Maria!

    Esta tudo bem comigo sim, graças a Deus.
    De fato é triste constatar o que tem promovido e feito essa TL no meio católico.
    É bem notório que eles ( TL ) se aproximam dos humildes e ignorantes para dissimular essa ideologia “libertadora” através da arruaça marxista.
    O Cristo para essa gente suporta tudo: O casamento gay, aborto, missa na roça com a hóstia feita de broa de milho,homilias de cunho inteiramente político, invasão de terras alheias, passeatas por causas ridículas, enfim…tudo.
    O Cristo para eles só não suporta a hierarquia e a tradição da Igreja.
    Para voce ter uma idéia, o meu saudoso pai ( que o bom Deus o tenha) foi jornalista e comunista a vida toda, e eu cresci nesse ambiente político aguardando e lutando por uma revolução que mudasse todo esse conceito de sociedade.
    Eu queria uma revolução que fosse feita por um “Cristo libertador” ou por politicos engajados na “inclusão dos excluídos”…
    Perdi a conta de contas vezes usei a velha camiseta surrada do Che com seu “olhar oblíquo e a expressão de ternura”.
    Obviamente com o passar dos anos e tendo contato com pessoas de bem, a nossa vida vai mudando…
    Embora não admitisse, sempre percebi que havia algo de errado nessa TL maldita…
    A fé para essa gente se resume no prato e no bolso.
    Tive a sorte de ter conhecido bons sacerdotes que piedosamente me ensinaram o catecismo de maneira honesta.
    Mas isso se deu quando eu já era homem feito, pangaré velho.
    Dentre as pessoas que muito me ajudaram, destaco o Prof. Orlando, que tive o prazer de conhecer pessoalmente.
    A Sandra, pelo que ela me relatou particularmente, tem uma história de vida muito bonita.
    É pessoa honrada e honesta.
    Há que se ter paciencia com ela, como um dia, almas bondosas tiveram comigo.
    Quanto aos mentores e idealizadores dessa maldita TL ( e tambem RCC) a unica linguagem que essa gente entende é essa: Ferro neles!! Porrada!
    No mais é isso…
    Destaco que alem de católicos temos algo tambem em comum: O nome bonito….( Oh meu Deus, com tantos Josés, Paulos, Tiagos…foram escolher logo esse prá gente….)

    Que Nossa Senhora o proteja sempre.

    Olegário.

Os comentários estão fechados.