Os poderosos e os pequeninos (sobre Nossa Senhora de Aparecida)

closeAtenção, este artigo foi publicado 5 anos 10 meses 9 dias atrás.

Hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (é por este motivo que é feriado) e 80º aniversário do Cristo Redentor. Para o Google, contudo, o fato que faz o 12 de outubro merecer homenagem é ser o «dia das crianças e 90º aniversário de Art Clokey». Vêem-se assim as prioridades modernas. Lastimável.

Como que em desagravo a este ultraje, contudo, “Nossa Senhora de Aparecida” (assim, sem hashtag nem nada, com toda a naturalidade que distingue uma tendência espontânea de um twittaço programado) está nos Trending Topics Brasil. Dando mostras uma vez mais de que o povo ainda sabe perfeitamente identificar quais são os valores que merecem ser de fato homenageados, e – a despeito da massiva propaganda consumista – não é capaz de se esquecer do dia da Virgem Aparecida. Mostrando que, apesar das indiferenças dos poderosos, é exatamente como canta o Salmo: «Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários, e reduz ao silêncio vossos inimigos» (Sl VIII, 3).

 

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this page

3 thoughts on “Os poderosos e os pequeninos (sobre Nossa Senhora de Aparecida)

  1. Francisco Castro

    Se houvesse a unificação da imagem aparecida com o seu título original NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, posi esta nada mais é do que um pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, cultuada em todo o Brasil e em sua cidade, Jorge, Recife, haveria uma maior participação do povo brasileiro neste feriado. O título aparecida e o santuário em São Paulo Regionalizou o culto centralizando o mesmo na imagem e não na devoção a Imaculada Conceição de Maria, eterna padroeira do Brasil antes, durante e após sua independência. Fiz um apelo por email para que a CNBB decretasse como imagem OFICIAL da Imaculada Conceição no BRASIL, a que foi aparecida no rio. E que houvesse em todas as paroquiais e estados em que a Virgem da Conceição é padroeira uma replica face-simile desta imagem e missas no dia 12/10. Em minha paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cascavel do Ceará, provavelmente, este é o primeiro ano em que haverá missa na matriz. Lembro-me de haver lido em livro sobre Maria, que no Brasil a mãe de Jesus é cultuada de norte a sul; Mas o culto a rainha, a padroeira é restrito ao sul e ao sudeste, a uma parte do Brasil; que o difere da Polônia em que praticamente a unica imagem da Virgem é o icone de Czestochowska para todo o país. Talvez falte ao povo brasileiro cumprir o que diz a coleta da missa de hoje. Render culto A IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA.