Aviso Técnico

Na tentativa de melhorar a experiência de usabilidade do Deus lo Vult!, o leitor Alexandre Magno desenvolveu (e está disponibilizando) dois scripts que podem ser úteis aos demais leitores do site, principalmente aos mais participativos.

Trata-se de um editor de comentários e de um formatador de mensagens de GMail (para quem recebe no email os avisos de comentários). São simples scripts Greasemonkey (Firefox; no Chrome executam normalmente como extensões simples), mas que podem facilitar a vida de quem acompanha o site. Eles podem ser instalados e testados, dúvidas são bem-vindas e, sugestões, mais ainda.

O editor de comentários ocupa a coluna da direita, e possibilita a rolagem da página enquanto o seu próprio comentário está sendo escrito. Assim, não é necessário ficar “subindo e descendo” (ou dando “alt + tab”, ou mantendo duas janelas abertas (uma com o site e outra com o notepad aberto)) para responder aos comentários passados. A formatação também é copiada diretamente da área de transferência e transformada em código HTML pelo editor (ctrl+c, ctrl+v e pronto). Ao fim, o botão de “ok”  no canto inferior transfere automaticamente o texto já em HTML para a caixa de texto de postagem de comentário, e aí é só apertar “submit” e voilà. Vejam lá, na página dele, os screenshots.

Nossos maiores agradecimentos ao Alexandre Magno pelo trabalho, que esperamos ser útil aos demais leitores do Deus lo Vult!.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

18 comentários em “Aviso Técnico”

  1. Não saquei bem qual a vantagem. Mas cadê o UserJS ou extensão pro Opera? #Preconceito :P

  2. Jorge Ferraz escreveu:

    A formatação também é copiada diretamente da área de transferência e transformada em código HTML pelo editor (ctrl+c, ctrl+v e pronto)

    Sim, mas há de se ter cuidado com esse recurso. O editor – que está em versão beta – ainda não sinaliza bem (visualmente) quando código HTML “indesejado” é importado acidentalmente nesse processo de Copiar/Colar. 

    O ideal é ter apenas: <p>, <br>, <b>, <i>, <a>, <blockquote>,<del>. Da maneira mais simples possível.

    Por enquanto, a melhor forma de contornar esse probleminha é não deixar de dar atenção suficiente ao preview, antes de finalmente fazer o submit. Quero deixá-lo o mais fiel possível ao “aspecto do comentário publicado”. Já está muito parecido. Na próxima versão fica. E vou procurar fazer com que esse preview seja automático, com o ok.

    Em 29 October 2011 at 5:50 pm, tht escreveu:

    Não saquei bem qual a vantagem. Mas cadê o UserJS ou extensão pro Opera? #Preconceito :P

    Eu não pretendo dar suporte a Opera e Internet Explorer. Nem mesmo a Google Chrome. O foco é Firefox. Pode ser até que fique funcionando para o Chrome, mas estou fazendo para o Firefox.

    Quem desejar diferente, pode fazer um fork. Mas sugiro que o interessado aguarde um pouco, para começar, pois eu pretendo deixar o código organizado, comentado etc, e bem confiável, corrigindo o máximo de bugs nesse conjunto de funcionalidades básicas que já é disponível.

    Agradeço ao Jorge por estar divulgando o trabalho. Pretendo documentá-lo suficientemente através da página de cada script.

    Meu e-mail para críticas, sugestões, relatos de bugs etc:
    alexandre.mbm@gmail.com

    Quem preferir, já que Jorge me deu honra de ter esse espaço, pode simplesmente desenvolver a conversação dessa página, comentando. Fiquem à vontade. Por favor, fiquem a vontade.

  3. Esqueci de dizer: desejo, até quando necessário, estar atualizando o script do editor diariamente.

    Correções. Elas são muito importantes. E eu já tenho algumas anotadas aqui. Isso é normal. Já que esta é uma fase muito inicial, do desenvolvimento, apesar da coisa já estar funcionando muito bem se tomados alguns cuidados.

    Qual é a vantagem do TinyEd?

    Escrever comentários passa a ser mais prazeroso. O foco da pessoa fica nas ideias da discussão, e não na edição de código HTML (links, blockquotes, negritos, itálicos). Essas coisas já ficam “visuais” para o comentarista que desenvolve seu pensamento.

    Percebo que muita gente limita-se a comentar usando espaços em branco e nada mais. Porém, a discussão pode fluir muito melhor se, com propriedade, forem aplicados negritos, itálicos, e feitas citações (blockquotes). No TinyEd, o blockquote é a indentação.

    Talvez algumas vezes eu somente tenha conseguido  chegar a termo de discussões por ter feito uso de código  HTML para melhor me explicar e melhor expor minhas ideias. No entanto, nem todo mundo é familiarizado com ele, e diante das dificuldades optam por deixar de lado.

    “Esses códigos malucos! coisa de nerds!”

    Outras dicas

    Para tornar ainda mais ligeira uma primeira leitura do post no blog, sugiro o uso da extensão Reader. Ela aumenta e estiliza a fonte momentaneamente, de uma maneira bem interessante; e não conflita com o TinyEd.

    Para obter vantagem semelhante no Gmail, com fontes melhores de ler, recomendo: juntamente com o Deus lo Vult on Gmail, usar o Gmail style for “Visualization” theme e o tema Gmail chamado “Visualização” (Configurações do Gmail > Temas). Por enquanto, esse Stylish tem um efeito desagradável em “algumas” mensagens com tabelas, tolerável; mas ele pode ser habilitado/desabilitado facilmente, através do menu/botão da extensão Stylish, sem necessidade de recarregamento da página do Gmail.

    Atenção! Os screenshots não estão sendo atualizados

    As páginas de divulgação e instalação dos dois scripts Greasemonkey e do estilo Stylish divulgados mostram screenshots. Porém, essas imagens não estão “atualizadas”, apesar das mudanças visuais terem sido mínimas.

  4. Acima, eu recomendei o uso da extensão Reader, para Firefox, dizendo que ela não conflita com o Deus lo Vult TinyEd. De fato, não “conflita”. Porém, o Reader abre um novo frame, por cima de toda a página, inclusive por cima do próprio TinyEd, o que não deixa de ser um “conflito de funcionalidade”. Isso desconsidera uma das principais vantagens do editor assistente TinyEd: manter-se sempre ao lado, permitindo que se role a página, com a lista de comentários.

    Percebendo essa fraqueza, resolvi criar o Stylish “The Deus lo Vult Blog Reader“, e agora, voltando atrás, sugiro que –  especificamente para a leitura do Deus lo Vult – ele seja preferido à extensão Reader. Eu estarei cuidando para que o editor e o style estejam sempre de acordo.

    E afinal, o que o “The Deus lo Vult Blog Reader” faz?

    Simplesmente configura fontes grandes para o post e para os comentários. E o principal: configura as fontes para serif. É só isso!

    A questão é: com serifas (fontes tais como a Times New Roman) a leitura e o caminhar dos olhos ficam bem mais ligeiros, eficientes e, por isso mesmo, menos cansativos. Sem serifas (fontes tais como a Arial), dar-se o contrário.

    Nas próximas versões eu poderei estar fazendo pequenos ajustes. Fiz as mudanças sem pensar alguns detalhes (espaçamento e margens, por exemplo) e o conjunto completo de tags HTML que são possíveis para comentários e posts.

  5. O post acima vai caducar rapidamente, mas a conversação desta página poderá ser interessante por muito tempo, indefinidamente, para todos os leitores do Deus lo Vult!, por que os scripts e os styles que eu estou disponibilizando receberão “atualizações”, com correções de bugs ou adição de novos recursos.

    Por isso, quero deixar este comentário com a “dica” de como os interessados podem estar acompanhando todas as mudanças mais importantes, estarem atualizados.

    – eu não ficarei comentário a toa nesta página. Caso eu não precise responder alguém, pretendo que este seja meu último comentário aqui.

    – quem não comentou nesta página, não marcou a opção de “acompanhamento por e-mail”, e consequentemente não receberá e-mail avisando de novos comentários feitos aqui. Assim, vale dizer que a via padrão para acompanhar comentários que são feitos nesta página é assinar o feed RSS dos comentários desta página.

    Usem-no!

    – por outro lado, quanto aos styles (ex.: The Deus lo Vult Blog Reader), o Stylish se encarrega de facilitar a checagem de atualizações, a partir do Firefox.

    Quando houver algo relevante na atualização, a página do style poderá ter sido atualizada também. E é bom estar atento ao conteúdo dela.

    – quanto aos scritps (ex.: Deus lo Vult TinyEd), apesar do Greasemonkey não gerenciar as atualizações no Firefox, como faz o Stylish, é possível acompanhar mudanças através das “páginas de versões” do site userscripts.org, e com feeds gerados a partir do serviço page2rss:

    – versões do Deus lo Vult TinyEd [page] [feed]

    – versões do Deus lo Vult on Gmail [page] [feed]

    É isso! Agora sim! Acredito que não tenho o que acrescentar aqui, que eu não possa dizê-lo através de algum dos outros canais já referidos.

  6. Jorge, você tem planos de alterar o sistema do blog a curto e médio prazos?

    Pergunto por que, se não, pretendo revisar os estilos e scripts que criei, para torná-los funcionais e melhores com a versão atual do Deus lo Vult.

    O disqus mal sucedido desviou-me do que eu vinha construindo. Preferi fazer uma pausa. Ma agora estou vislumbrando que posso suspender essa pausa. O que acha?

    Eu lhe peço apenas para que você fale um pouco sobre o tempo, no que se refere ao estado técnico do blog. Para que eu não trabalhe à toa, no códigos. Pois eu quis investir tempo para fazer aquelas ferramentas, mas agora eu quero caminhar com mais cuidado, para aproveitar melhor meus esforços. Não adianta fazer algo que vai mudar daqui a um mês. Se houver grandes chance de demorar pelo menos 6 meses para mudanças significativas, é interessante.

    O que me diz?

  7. Alexandre, tenho pretensão de, a curto prazo, alterar uma única coisa no layout do Deus lo Vult!: a disposição dos elementos dos comentários. Acho esta barrinha da data confusa.

    Além disso, talvez eu mude a paleta de cores, mas a estrutura vai ficar essa mesma por enquanto; não tenho tempo de mexer nela.

    Abraços,
    Jorge

  8. Jorge, você acha que vai mexer só em CSS e não na estrutura de tags HTML?

    E quanto ao sistema de comentários, espera-se que continue este, com esse formulário?

  9. Olá! como faz para colocar o codigo para “Atenção, este artigo foi publicado há…”? Pode comparilhar conosco?

    Parabéns pelas novidades e… o generoso compartilhamento!

  10. Ah! Puxa! Que pena! Eu ainda estpu no Blogger… um dia, quem sabe, chegará lá tb este utilissimo plugin… :(

    Obrigada!!!

  11. Estou testando editor auxiliar.

    Testando listas…

    Ordenadas:

    List item
    List item

    Não ordenadas:

    List item
    List item
    List item

    Funcionou. Acredito que esteja tudo OK. Obrigado. Valeu! E até mais. :)

    Negrito

    Itálico

  12. Testando as tags s, strike e del:

    – s
    strike
    del

  13. Testando pre, abbr e code com espaço de linha:

    pre

    abbr

    code

    Palavras juntas e no meio de outras:

    ipsum ipsum pre ipsum ipsum abbr ipsum ipsum code ipsum ipsum

    Pois um editor de quicktags sugere que Jetpack tem essas tags.

    Pretendo fazer novo script pensando ter como colorir e o pré-visualizar o código da textarea do jetpack. Será muito mais simples do que os anteriores, mas não tão interessante (por enquanto).

Os comentários estão fechados.