Mais avisos técnicos – Comments

Atenção! Os comentários do Deus lo Vult! não estão disponíveis. Estava testando migrar o plug-in de comentários mas parece que não deu muito certo. Ainda estamos trabalhando nisso.

Não obstante, o problema se encontra na camada de apresentação. Todos os mais de 30.000 comments estão devidamente armazenados, e eu os consigo acessar daqui. Peço a todos um pouco mais de paciência.

UPDATE [06/mar/2012 @ 15h30m]: A migração dos comentários antigos foi concluída com sucesso nesta madrugada. Teoricamente, todos os posts agora já estão com os comentários que possuíam antes da mudança do sistema de comentários.

Há vinte (20) comentários que não foram migrados porque eram muito longos (mais de 25.000 caracteres). Estes, eu vou ver manualmente o que faço com eles. É um universo ínfimo. Segundo o plugin do Disqus, havia 31.493 comentários, e foram migrados 31.473.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

87 comentários em “Mais avisos técnicos – Comments”

  1. Jorge, uma curiosidade: quando alguém edita um comentário, o disqus lhe oferece como um diff?

    Observo que em um comentário que editei ontem tem:
    (Editado pelo autor 19 horas atrás)

    Mas, que eu me lembre, também editei vários outros comentários, e mensagem similar não consta neles.

  2.  Jorge, percebo que está havendo certa demora para algo que teria sido concluído na madrugada da manhã da segunda-feira. Sei que você trabalha o dia todo; presumo que mesmo durante esta semana.

    Então quero me colocar à disposição para tentar lhe ajudar tecnicamente se, por exemplo, estiver havendo dificuldade com parsing XML. Nesse caso, você me enviaria XML reduzido, com os casos problemáticos, e eu poderia colaborar no trabalho de parsing. Eu usaria Python, ou quem sabe outra linguagem com a qual você trabalhe — a avaliar se posso.

  3. Jorge, suponho que você encontrou a “solução” de fixar uma largura mínima a partir de determinado nível de aninhamento de comentários-resposta. Porém, na minha opinião, ter somente isso e deixar de considerar uma orientação aos comentadores pode mal acostumá-los a sempre aninhar respostas. Mantenho a sugestão de também promover o uso da tag blockquote

  4.  Na verdade, eu fixei em 6 o depth máximo dos nested-comments. No sexto nível, sequer aparece mais o link para responder. Mas, sim, é interessante manter as conversas nos “níveis superiores” e sem dúvidas a utilização das tags cabíveis (como a “blockquote”) é recomendada.

    Estou pensando em escrever a página sobre netiqueta e pôr o link para ela antes da seção de comentários de cada artigo.

    Abraços,
    Jorge

  5. Melhor como você fez, claro! Eu não sabia dessa possibilidade do depth; não administro um disqus.

    Obrigado por considerar essas minhas sugestões.

  6. Os meus comentários estão aparecendo nos posts. Mas eu, assim como todos outros comentadores vão precisar, tive de reclamar meus comentários antigos para dentro do disqus. Isso foi muito fácil! O disqus chama de “merge”. Para não complicar (e para testar o recurso de imagens), mostro os passos a seguir usando de duas imagens.

    Observem que com isso eu importei para o perfil disqus 502 comentários que já tinha feito aqui no Deus lo Vult!

    Nossa! Eu não sabia que já tinha feito mais de 500 comentários…

    Jorge, eu quero propor que você ative “Preview”, se a opção existir. Para não postarmos HTML quebrado e depois termos de reeditar o comentário.

    Update: a lista (abaixo) das imagens anexadas está na ordem inversa. Ou seja, vem primeiro a última imagem da lista.

  7. Jorge, eu tentei um comentário agorinha, com duas imagens instrutivas a respeito de “merge no perfil disqus”. Mas ao atualizar a página passei a receber um aviso:  “You have 1 unapproved comment“. Estou em dúvida sobre o que isso significa. Se o comentário ainda nem foi visto por você (moderador) ou se ele já foi “rejeitado”.

  8. Vixe! O comentário abaixo eu exclui através do meu dashboard. Pois arrependi-me de fazê-lo com tanta pressa. Mas depois da exclusão no disquis ele permanece aí como sendo comentário de um Guest (convidado) qualquer. Se isso for ficar assim, Jorge, é bom constar o aviso na netiqueta.

  9.  Eu sempre recebo por email os comentários originais. Não recebi nenhuma notificação de “update”. Já tinha visto a mensagem de “editado há x tempo”, mas também parece que não é em todos. Tenho que olhar com mais cuidado esta funcionalidade.

  10. Quanto aos comentários aninhados até o nível 6, além do que já foi dito de útil, talvez o negócio seja propor na netiqueta: que os comentadores criem comentários nível 1 (raiz) sempre que possível, para cada assunto que possa estar isolado numa discussão própria.

    É muito  interessante a forma com que o disqus nos leva mesmo em cima das respostas que recebemos; e também ele mostrar apenas os comentários que no momento são realmente interessantes, oferecendo o “Carregar mais comentários”.

    Outra coisa que quero propor é que seja criado link no cabeçalho ou no rodapé de cada comentário, com o fim de ser facilmente copiado e usado por quem deseje referenciar (linkar) o comentário.

    Bobagem! Percebi que os dizeres “x minutos atrás” já oferecem esses links.

  11. Outra coisa que quero propor é que seja criado link no cabeçalho ou no rodapé de cada comentário, com o fim de ser facilmente copiado e usado por quem deseje referenciar (linkar) o comentário.

    Este link já existe. É o “Há xxx minutos atrás”.

  12. Pois é! Eu editei o comentário acima. Assim que cliquei “Salvar” ocorreu-me que naquele ínterim você poderia ter me respondido. Não deu outra!

    É outra coisa a considerar na netiqueta?

    Será que não tem como ativar notificações de “edições”? Além disso, seria ideal que existisse um histórico de disqus. Quem sabe se eles não implementarão isso um dia…

  13. Estou testando a inserção de vídeo Youtube.

    http://www.youtube.com/watch?v=3fFuG_-16jg

    Neste comentário, deixei uma linha em branco acima da linha com o link para o vídeo, e deixei também uma linha em branco abaixo da linha do link (ou seja, acima deste parágrafo).

  14. Não foi dessa vez…

    Ou Jorge desabilitou a possibilidade do comentador inserir vídeos, ou eu não soube usar tal recurso.

    Ah, não! Era preciso atualizar a página para que a barra de vídeo aparecesse. Só isso.

  15. Este segundo comentário testa se o vídeo fica embutido se ele vier através de uma âncora (hiperlink). Aqui, o vídeo.

    Update: deu certo! Se é possível, melhor assim!

  16. Jorge, percebi que de ontem para hoje você fez alterações no CSS. Por exemplo, ajustou fontes de título e subtítulo do site, no cabeçalho.

    Você ainda pretende trabalhar muitas alterações desse tipo?
    Tem os ajustes nos blockquotes…

    Pergunto porque quero manter meus estilos Stylish funcionais. Por favor, avise-me quando as coisas estiverem estabelecidas (definidas). Talvez isso somente aconteça no final desta semana, eu sei, mas repito agora tal pedido para o caso de você já ter esquecido dele.

  17. Um ajuste que pode ser muito desejável é aquele dos espaçamentos superior e inferior dos blockquotes. Inclusive hoje também está aparecendo blockquotes exageradamente espaçados no widget “últimos comentários”.

  18. Alexandre, sim, ainda estou mexendo. Provavelmente até o final da semana mesmo. Eu aviso quando estiver estabilizado.

    Abraços,
    Jorge

  19. No caso do blockquote eu não tive paciência e já atualizei o Deus lo Vult! Suggestions. Você pode aproveitar código e economizar tempo com ajustes finos como esses… e outros.

  20. Jorge, o widget “últimos comentários” parece estar funcionando. Mas só “parece”! Tem algum detalhe. Fiz alguns comentários, fui tomar banho, e eles ainda não apareceram lá (na barra lateral). A sincronização daquele conteúdo é periódico, por acaso?

  21. Jorge, a respeito da configuração dos estilos, tenho uma dica.

    Ontem percebi que você fez testes no próprio servidor. Num intervalo de minutos, o título e  o subtítulo do site sofreram algumas metamorfoses. Para evitar esse tipo de coisa, sugiro que codifique seu próprio Stylish. É super simples:

    (1) instala-se a extensão;

    (2) cria-se um estilo para um post específico (para que se possa com praticidade navegar sem ele os outros posts);

    (3) vai-se editando… quando se salva o estilo, já se pode ver as alterações aplicadas na aba aberta, do post, sem nem precisar de “atualizar página” (F5).

    Isso agiliza demais a codificação CSS!

    Em outra aba, pode-se manter aberto o .css do servidor, para consulta. A propósito, o arquivo está muito bem documentado.

    (Atenção! Não esqueça de usar !important para fazer valer novos valores em propriedade que já existiam.)

    Depois é só aproveitar o código no servidor, de uma vez só. Mas por favor, se fizer assim, quando fizer, retire os !important.

  22.  Jorge, sobre o tal bug, por favor, veja estas imagens.

  23. Jorge, há um comportamento estranho com os comentários. Quando eu comentei sobre o frei Rojão,  recebi aviso de que aquele comentário precisava de aprovação, estava moderado. Minutos depois, perguntei algo ao Wagner Moura e meu comentário não foi moderado, foi publicado instantaneamente. Também não penso que demorei quase meia hora entre um comentário e outro.

  24.  Jorge, vejo que você resolveu monitorar os edits. Se não me engano, você fez isso já ontem ou anteontem. É curioso, por que tenho conseguido alguns edits sem reclamação de moderação.

    Tenho uma curiosidade tecnológica quanto a essa “monitoração” de edits: é dada a você a visualização de diffs?

Os comentários estão fechados.