Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico”

[Fonte: Site da CNBB

Destaques meus.]

Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico”

Referente ao julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB lamenta profundamente a decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o aborto de feto com anencefalia ao julgar favorável a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 54. Com esta decisão, a Suprema Corte parece não ter levado em conta a prerrogativa do Congresso Nacional cuja responsabilidade última é legislar.

Os princípios da “inviolabilidade do direito à vida”, da “dignidade da pessoa humana” e da promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação (cf. art. 5°, caput; 1°, III e 3°, IV, Constituição Federal), referem-se tanto à mulher quanto aos fetos anencefálicos. Quando a vida não é respeitada, todos os outros direitos são menosprezados, e rompem-se as relações mais profundas.

Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente não aceita exceções. Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados!

A gestação de uma criança com anencefalia é um drama para a família, especialmente para a mãe. Considerar que o aborto é a melhor opção para a mulher, além de negar o direito inviolável do nascituro, ignora as consequências psicológicas negativas para a mãe.   Estado e a sociedade devem oferecer à gestante amparo e proteção

Ao defender o direito à vida dos anencefálicos, a Igreja se fundamenta numa visão antropológica do ser humano, baseando-se em argumentos teológicos, éticos, científicos e jurídicos. Exclui-se, portanto, qualquer argumentação que afirme tratar-se de ingerência da religião no Estado laico. A participação efetiva na defesa e na promoção da dignidade e liberdade humanas deve ser legitimamente assegurada também à Igreja.

A Páscoa de Jesus que comemora a vitória da vida sobre a morte nos inspira a reafirmar com convicção que a vida humana é sagrada e sua dignidade inviolável.

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, nos ajude em nossa missão de fazer ecoar a Palavra de Deus: “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19).

Cardeal Raymundo Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida

Presidente da CNBB

Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário Geral da CNBB

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

90 comentários em “Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico””

  1. Hahahah!Esse Stefano é engraçado, quem és tu, para falar de ofensas?Bem, como todo mundo sabe sou contra a chamada apologética protestante, mas estou participando da luta contra perseguição religiosa do CFP e grupos minoritários a psicóloga curitibana Marisa Lobo.No twitter e blog dela, o que tem de gente como vc, a chamando de vadi…, de filha disso, filha de uma outra coisa, só termos de baixo calão, que é o cúmulo do absurdo.Mas, de certa forma, nós cristãos, devemos oferecer a outra face, como diz a bíblia, mas deve-se abrir umas exceções, mas com a devida moderação.

  2. Não é desculpa nenhuma, o marxismo está mais vivo do que nunca, principalmente nas universidades.  As universidades estão infestadas de marxismo, principalmente na área de Ciências Humanas. Há marxistas na mídia também, andam até fazendo propaganda do Partido Comunista na TV… O PT tem ideais marxistas. O próprio Jean Willys, militante da causa gaysista, é fã de Che Guevara… Ele mesmo é um adepto da mentalidade revolucionária, dá para perceber isso só pelas idéias que ele defende…Eu faço faculdade de pedagogia, ou melhor dizendo, de marxismo (esse seria o nome mais apropriado), e com o tempo fui aprendendo como é o discurso dos esquedistas… Os esquerdistas são os que mais apóiam a causa gaysista, por exemplo. Vai negar as evidências agora? Quem está fora da realidade aqui é você, meu caro. E ainda há o MST… A Teologia da Libertação… Não é porque caiu o muro de Berlim que o marxismo acabou não… A esquerda não deixou de existir com o colapso da União Soviética. Pelo contrário.

  3. Ele reclamou por eu ter xingado o outro, e olha que nem usei palavras tão baixas. Só chamei o outro de cretino… Quem é ele para falar em ofensas? Foi logo nos tachando de inquisidores, com a intenção de nos ofender…  E olha que insquisidor para mim nem pode ser considerado ofensa, afinal, existem santos que foram inquisidores. Esses ateus chegam aqui e logo ofendem a gente… Depois se fazem de vítimas quando nós os xingamos. Tudo só porque chamei o outro de cretino… Achei a reação desse Stefano até exagerada, não era para tanto, porque xingar o outro de cretino não é nada. Eu poderia ter xingado o outro de coisa pior. Poderia ter xingado o outro de assassino neo-nazi, mas não o fiz.

  4.  a Slovakia , chefiada pelo cruzado monsenhor Tiso… ajudou Hitler a invadir a Polonia… engraçado ke o Papa Pio 12 nunca excomungou Tiso.

  5.  e esses “traidores” nunca foram punidos exemplarmente pelo papa.

  6. Bem Tiane, se as universidades estão “infestadas de marxismo” porque você está lá? Por acaso estamos falando de crianças de primário ou de estudantes universitários na faixa dos 20 anos? É tão fácil ser doutrinado assim?

  7.  E daí? Isso não prova nada contra o Papa Pio 12. Existem judeus que defendem Pio 12, e que inclusive o agradecem por tê-los ajudado…

  8.  Ah, é, senhor stefano? Esse seu argumento continua não provando nada contra o Papa… Só porque não foram punidos, não significa que o Papa tenha apoiado o regime… O senhor realmente não esperava que o Papa fosse um super-homem, capaz de punir todos os nazistas, não é mesmo? Você acha o quê, que o Papa seria capaz de resolver todos os problemas do mundo?  É realmente ridículo seu argumento.  Há depoimentos de JUDEUS que dizem o contrário, que o Papa ajudou a salvar muitos judeus. Basta dar uma olhada aqui:
    http://www.columbia.edu/cu/augustine/arch/dalin.html
    Mais uma vez, você não conseguiu provar nada, de maneira que é melhor encerrarmos esse assunto. Ah, e os ateus, onde estavam os ateus durante o regime nazista e a Segunda Guerra Mundial? O que foi que os ateus fizeram pelos judeus? Os ateus por acaso puniram os nazistas?

  9.  Entre ausência de punição e apoio irrestrito vai uma distância enorme, senhor stefano. Isso não prova nada…

  10. Os traidores nunca foram punidos exemplarmente pelo Papa,  tendências políticas nunca foram matéria para  excomunhão, tanto que há padres que apóiam partidos de esquerda aqui no Brasil, porém o máximo que recebem do Vaticano são alguns apitos, mas, estão longe de serem excomungados, pois até aonde eu sei, quem possui certas tendências políticas ou até participam ativamente em alguns partidos políticos como foram alguns membros do clero na II guerra mundial que eram abertamente nazistas, assim como alguns membros do clero no Brasil que são abertamente defensores de partidos de esquerda, podem até não serem punidos exemplarmente pelo Papa, pois a Igreja sempre espera com paciência a conversão de seus filhos rebeldes, porém, que tais pessoas nunca mais gozarão da confiança do Papa e da Igreja, isto não acontecerá mais mesmo, a não ser que abandonem suas tendências e participações nos ditos partidos políticos e passem a ser fieis a Igreja.

  11.  Os irmãos Castro … na frente da Igreja, são pessoas humanitarias

  12.  certamente esse rabino é um pessimo estudante de historia

  13.  como se os judeus fossem as unicas vitimas  de Hitler … ah e o que dizer… dos ciganos mortos e deportados pelo santinho monsenhor Tiso?? Tiso foi um notorio comparsa de Hitler e jamais foi banido da Igreja. O bom papa Pio XII jamais tomou uma atitude rigida contra ele.

  14.  então está  tudo OK que esses trairas continuem usando a batina  falando em nome d’Ele e da Igreja. Ah tá bom!!

  15.  ela não terá uma vida longa…e sim breve. Pq Deus permite uma situação tão triste como essa ?

  16. Pois é… se nem isso o sensibiliza, analisando a sua frieza, crueldade e arrogância e pensando em você, me pergunto o mesmo…

  17.  
    “ então está  tudo OK que esses trairas continuem usando a batina  falando em nome d’Ele e da Igreja. Ah tá bom!!”
     
    Não, não está tudo OK, como fora colocado, a Igreja espera que estes trairas se arrependam de suas tendências e participações políticas e voltem a serem fieis a Igreja, ter tendências e participações em partidos políticos, e vou até mais longe, participar até  da maçonaria, nunca foi atos de ex-comunhão, mas que este pessoal está um apartado das orientações da Igreja, e que por isto  toda opinião e atos que eles fizerem não será de responsabilidade da Igreja, mas deles próprios, porém, a mania sempre de pessoas como você e que quando uma padre ou bispo faz uma coisa errada, a culpada é de toda a Igreja, agora, quando um padre ou bispo faz alguma coisa correta, o mérito é só seu, dá para ver a canalhice de pessoas como você que só quer é denegrir a Igreja vai, continue, mostre o quanto você é um desoneste e sem vergonha, que para aparecer tem que ofender alguém ou uma instituição, porque sua vida deve ser uma porcaria, e para preenche-la tem que agira assim para que alguém de dê atenção, porém, a única atenção que você está chamando aqui é de piedade a sua pessoa, por ser tão medíocre e ignorante.
     
    “como se os judeus fossem as unicas vitimas  de Hitler … ah e o que dizer… dos ciganos mortos e deportados pelo santinho monsenhor Tiso?? Tiso foi um notorio comparsa de Hitler e jamais foi banido da Igreja. O bom papa Pio XII jamais tomou uma atitude rigida contra ele.”
     
    Este tiso, não foi, não é e nunca será santinho [censurado] nenhuma a [censurado] que ele fez na II guerra mereceu o fim que teve, e a Igreja chamais vai canonizar ou declarar um monte de [censurado] deste.

  18. “ certamente esse rabino é um pessimo estudante de historia”
     
    Será que é este Rabino um péssimo estudante de história, ou é você com sua ignorância, preconceito e grosserias, é que não quer enxergar o obvio, há vários testemunhos a favor do Papa Pio XII e da Igreja, mas te finges de morto para continuar as tuas ofensas a mesma, como já escrevi, vai, continue, continue sendo uma pessoa odiosa e querendo ser odiada, continue a querer ter seus holofotes em cima de ti, o que vais terminar tendo é só escuridão, e de nossa parte, piedade, piedade e uma alma tão cega, burra e obtusa, que age como criança que faz birra para chamar a atenção, mas que mostra a sua marca própria, o quanto é uma pessoa triste, sem vida e enfadonha.

  19. Bandeira de Cuba e número 666, uma pertinente combinação…

    Opinião à moda da esquerda, com todas aquelas “virtudes intelectuais” já bem conhecidas…

    Ora, não há o que aprender, nem o que considerar quando um indivíduo com estas “qualidades” se arrisca a criticar o que ignora.

    Roma locuta, causa est!

  20.  E daí que ele não foi banido da Igreja? Continua não provando nada contra o Papa. E de qualquer forma Tiso já pagou pelo que fez, foi punido sim, foi executado pelas autoridades tchecoslovacas. E realmente, os judeus não foram as únicas vítimas de Hitler. O nazismo também matou deficientes, homossexuais, Testemunhas de Jeová, comunistas, ciganos, como você citou, matou até mesmo CATÓLICOS, só que isso você nem faz questão de citar, não é mesmo? O nazismo também matou muitos clérigos, freiras. Você só vê o que te convém. Hipócrita.

  21.  E você por acaso é um bom estudante de história? Duvido. Não foi nem capaz de refutar nada que eu mostrei aqui… Não foi capaz de provar nada do que você afirma… E por que o rabino seria mau estudante de história, só por que é religioso? Ah, então somente ateus são bons estudantes de história, só porque são ateus? Então os ateus são os senhores absolutos da razão? Além de desonesto, ainda por cima é preconceituoso… Isso é só o que você acha ou imagina, portanto, pouco me importa. Você não tem como demonstrar se o Rabino é bom ou mau estudante de história. Você não tem como formular opinião alguma sobre o rabino, meu caro, porque nunca leu uma única obra dele…

  22.  Não precisaria nem mostrar bandeira de Cuba para a gente saber que ele é de esquerda… As idéias dele já o demonstram. Eu sei bem como é o discurso dessa gente. Estou cansada de ouvir o discurso desses pseudo-intelectuais na universidade… Esses esquerdistas defendem um regime assassino e sanguinário como o  socialismo, ou mesmo comunismo, que matou milhões de pessoas em décadas, e acham que têm moral para falar em Inquisição ou Cruzadas…

  23.  Ele deve achar que o Rabino é péssimo estudante de história só porque o Rabino não é marxista. Vai ver, para pessoas como ele, os únicos historiadores que prestam são os marxistas, os que adotam o método do materialismo-histórico-dialético, os que vêem a história só pela ótica da tal luta de classes… E quem pensa diferente dos marxistas não presta como historiador… Ou seja, quem pensa diferente dele é alienado… No fundo, não passa de preconceito mesmo. Até parece que os marxistas estão muito interessados em saber da verdade tal como ela é… Os marxistas distorcem os fatos históricos em favor deles mesmos, negam as evidências que contrariam as idéias deles… Esse Stefano é a maior prova disso, porque ele só vê o que lhe convém…

  24. Ó iluminado guru, quanto tempo passei nas trevas da ignorância, submetendo-me a opressão da Igreja. Graças à Deus (Aff! Força do hábito!) vossa sapiência me abriu os olhos. Pego hoje mesmo um avião para Cuba; vou me desculpar pessoalmente com o camarada Fidel pelas barbaridades que disse a seu respeito. Afinal, 100 mil mortos pela causa socialista não significam nada, não é mesmo? Nem 100 milhões significaram para você…

  25.  Eu pessoalmente me interesso pela pedagogia, a única coisa que não gosto do meu curso é o marxismo. Eu não saí da universidade porque para criticar o marxismo, tenho de conhecê-lo, não é mesmo? Não posso criticar algo sobre o qual não tenho conhecimento. Agora eu tenho fundamentação para criticar.

     E outra, você nem imagina o quanto é fácil ser doutrinado, e isso não tem absolutamente nada a ver com a idade da pessoa não, meu caro. A massa mesmo é doutrinada pelas novelas da globo, e é assim com pessoas de todas as idades…

    Claro que nem todos caem na conversa dos professores marxistas, mas sem sombra de dúvidas tem gente que se torna comunista depois que sai de lá… Ainda mais se é uma pessoa jovem, disposta a mudar o mundo… Lá na universidade onde estudo, os esquerdistas ficam de marcação com quem pensa diferente, e eles colocam os conservadores ou religiosos como sendo alienados… Como pessoas que não pensam… Eles se acham os superiores…

    Alguns jovens acabam sim aderindo ao comunismo, assim eles mostram que estão por dentro e que têm a mente aberta… Acabam simpatizando com a esquerda, porque assim se sentem os heróis, se acham o máximo, até porque os esquerdistas vivem dizendo que os pobres e trabalhadores é que vão salvar o mundo da opressão dos capitalistas. Alguns jovens acabam se entusiasmando até demais com o comunismo. É fácil ser doutrinado sim, a pessoa é doutrinada e nem percebe, mesmo que ela diga que não é marxista, acaba aderindo às idéias de esquerda… Acaba vendo as coisas sob a ótica do marxismo.  Eu sei do que estou falando, não é coisa da minha cabeça, não é invenção minha. É verdade.

  26.  Além do mais, Claudius, as escolas brasileiras não ensinam as pessoas a pensar… A compreender a realidade de fato, a analisar criticamente… Daí, algumas pessoas, ao entrarem na universidade, acabam mesmo sendo doutrinadas pelo marxismo… Porque elas criticam o capitalismo (acho isso até justo), porém, acabam tendo uma idéia muito romântica do comunismo. Ou, pelo menos, essa é a minha suspeita. No ensino médio, por exemplo, só se falava das diferenças entre socialismo e capitalismo, mas não é ensinado exatamente o que a doutrina marxista ensina. Pelo menos era assim no tempo em que eu estava no ensino  médio, não sei como é agora… No ensino médio não é mencionado nem metade dos crimes cometidos em nome do socialismo… Só alguns, se não me engano. Eu mesma não sabia exatamente o que havia acontecido com as pessoas na União Soviética. Não sabia do Holodomor, da Gulag, do Paredón… Eu mesma tinha uma visão romântica do comunismo, mas acabei odiando o comunismo depois que entrei na universidade…

    E os professores esquerdistas nem mencionam os crimes contra a humanidade  cometidos em nome do socialismo. Claro que não iriam mencionar, não é mesmo? E na universidade pode até haver gente que pensa diferente, mas que não têm espaço para se manifestar, porque quem questiona os professores marxistas é tratado como se fosse retardado, como alguém que não pensa. Um professor chegou a ficar de marcação com uma colega minha só porque ela questiona o comunismo… Sabe o que um professor meu, comunista, disse? Que há pessoas que saem de lá comunistas. E ele tem razão.

Os comentários estão fechados.