O trono de ouro do Papa e a caridade da Igreja

Voltou a circular no Facebook uma imagem retratando a suposta contradição entre a “opulência” do Papa sentado em um trono (alegadamente) de ouro e a miséria de uma criança passando fome na África. A imagem recente provoca mais comoção, imagino, por conta do olhar da criança: a foto mostra o menino faminto ostentando dois olhos enormes e brilhantes, no melhor estilo Gato-de-Botas, acrescentando assim à (já comovente, é lógico) tragédia uma apelo visual que faz com que seja impossível não se compadecer imediatamente. É uma obra-prima de propaganda, forçoso reconhecer. Contudo, nem tudo o que reluz é ouro e nem toda boa peça publicitária divulga a verdade. Aliás, o que acontece neste caso é exatamente o contrário.

Sobre este assunto já se falou extensamente no ano passado, quando ele surgiu pela primeira vez: no entanto, fez-se uma confusão com as imagens que convém esclarecer. O que se disse anteriormente (e que é verdade) é que nem mesmo a Cathedra Petri, encrustrada n’A Glória de Bernini, é de ouro. A obra do famoso escultor italiano é de madeira revestida por bronze dourado. Contudo, este não é o trono que aparece nas fotos divulgadas no Facebook, como qualquer um que compare as duas imagens pode ver. Aliás, creio que nenhum Papa se senta na Cathedra Petri por óbvias razões ergonômicas: a obra é alta e imponente, e é perceptível que foi confeccionada visando mais a razões estéticas do que ao uso prático quotidiano.

O trono no qual o Papa aparece sentado – e que NÃO é o de Bernini – é o Trono de Leão XIII. Sobre esta confusão falou extensamente o Caos & Regresso no início deste mês, e recomendo a leitura: tanto deste texto quanto do anterior lá linkado, mormente na parte específica sobre as riquezas da Igreja. O que realmente interessa nessa discussão – como eu respondi pela primeira vez a um amigo que me questionou – é que não importa o valor do trono no qual o Papa se senta, uma vez que ele (como aliás todas as riquezas da Igreja) pertence(m) não ao Papa enquanto indivíduo, mas sim à Igreja como um todo. As riquezas da Igreja estão lá não para conforto dos homens, mas para reverenciar a Deus. E o valor delas, conquanto fosse alto, seria ainda assim insuficiente para “comprar” um mundo perfeito porque, infelizmente, o egoísmo humano é maior do que toda a riqueza acumulada pela humanidade e uma terra sem males não está à venda. Portanto,

  1. ainda que o Trono do Papa fosse de ouro maciço, o Papa não poderia vendê-lo porque ele não lhe pertence; e ainda
  2. ainda que o Trono do Papa fosse de ouro maciço e o Papa o derretesse e vendesse, a fome do mundo não ia acabar com isso. Porque dinheiro se gasta e acaba, ao passo em que as pessoas têm fome todos os dias. Isto é tão evidente que dói ter que desenhar.

O que interessa é dizer que a Igreja – ao contrário desta galera que acredita estar colaborando com o futuro da humanidade ao divulgar no Facebook uma peça de propaganda caluniosa – é a maior instituição de caridade do mundo. A gente não costuma divulgar porque caridade é para ser feita sem alarde mesmo, mas existe um Dicastério Romano (o Conselho Pontifício Cor Unum) voltado para a caridade institucionalizada. Os que acham ser uma boa idéia jogar pedras na Igreja Católica, melhor fariam se primeiro dessem uma olhada nos relatórios anuais do Cor Unum. Se não têm coragem de ler textos grandes e em outros idiomas, então tenham ao menos a decência de passar os olhos pelos números organizados em tabelas (mostrando o total de doações e o número de países beneficiados por ano) antes de perguntar cinicamente quantas crianças poderiam ser alimentadas pela venda de uma peça histórica.

O mais trágico é que as pessoas que divulgam estas cretinices, as mais das vezes, não têm coragem de comprar um pão na padaria para dar a um mendigo faminto da rua, e certamente não lhes passa pela cabeça vender o próprio carro (ou o iPhone ou a roupa de marca) para alimentar a criança que passa fome na calçada do seu próprio prédio. No entanto, vêm fazer exigências sem sentido à Igreja Católica. Donde se vê que, na verdade, hipocrisia não é o que está representado na imagem. Hipocrisia existe em quem compartilha uma coisa dessas.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

36 comentários em “O trono de ouro do Papa e a caridade da Igreja”

  1. Não entendo porque não se divulga fotos do Obama na Casa Branca ou Putin no Kremlin ao lado dessa criança.

    Ou fotos do Louvre ou do Museu do Prado ou do British Museum ou do National Gallery com essas crianças dentro… Imaginem quantas delas não daria para sustentar se se vendesse tudo o que há nesses museus???

  2. Eu já havia lido o texto do Caos e Regresso. Recomento muito este site.
    Aproveito e repito um comentário que fiz Há dois anos sobre o assunto:

    É interessante notar o preconceito anti-católico de muitas pessoas quando se toca no assunto.
    O
    que muita gente não sabe é que muitas coisas que se encontram sob o
    poder da Igreja, principalmente obras de arte de grandes artistas não a
    pertence, e sim, à humanidade. É patrimônio tombado e a Igreja não pode
    vendê-las para dar aos pobres, como muitos já disseram.
    Muito pelo
    contrário, a Igreja gasta uma nota para manter essas obras e até já
    propôs para o governo italiano ficar com elas, o que foi negado.
    Outra
    coisa: os chamados livros secretos. Os entusistas de teorias conspiratórias adoram dizer que existem livros e documentos que a Igreja
    esconde, porque comprometeriam seus dogmas e sua estrutura. É
    engraçado: são os livros mais inacessíveis do mundo e que todos sabem
    seu conteúdo. De fato, muitos documentos e livros que se encontram no
    Vaticano são praticamente inacessíveis. São manuscritos antiquíssimos
    que necessitam de condições especiais controladas para durarem:
    temperatura, luminosidade, umidade, etc. São coisas que se um desavisado
    ao menos respirar por perto, põe tudo a perder.
    Mas, como o
    sensacionalismo de teorias da conspiração mexem com o imaginário e o
    emocional de pessoas que se consideram esclarecidas (ver O Nome da Rosa,
    O Código da Vinci, etc) acabam ganhando mais credibilidade.

  3. Caro Jorge Ferraz, a afirmação de que a Santa Igreja é a “maior instituição de caridade do mundo” está baseada em algum cálculo que faça comparação com outras instituições não governamentais? Seria interessante mostrar os indícios disso para que a afirmação não fique sem a correspondente evidência ou indício. Não que eu duvide, certamente que não! Mas nos tempos céticos de hoje você sabe como as coisas funcionam.

    Jesus e Maria abençoem seu apostolado!

  4. Eu não sei se existem estes cálculos quantificando o impacto filantrópico das ONGs, mas esta afirmação está baseada na percepção básica da realidade. Como disse o Vinicius: «Mas o que é realmente curioso é que as pessoas que mais parecem indignadas com a pobreza africana são as que menos fazem para combater a pobreza em geral, inclusive a do vizinho. É a Igreja que está socorrendo as pessoas no gigantesco continente africano e na pequenina cidade em que eu nasci. Essa observação é mais poderosa que muitos discursos que parecem basear-se na completa cegueira. […] Quando determinado estudo aponta que os cristãos fazem mais que o triplo de caridade que pessoas seculares (Ben Gose, “Charity’s Political Divide”, The Chronicle of Philanthropy), a ATEA, que tanto exige dos outros, dificilmente poderia ser usada para contestar esses dados.»

  5. Muito bom o texto.

    Recomendo aos leitores do site que deem uma olhada no link do vídeo que postarei abaixo, é sobre as supostas fortunas do Vaticano.

    segue: http://youtu.be/WRWgCTEWPYs

    Abraço a todos, que Deus os abençoe!

  6. Pelo amor de Deus, as obras de ouro estão lá para reverenciar Deus? “Deus não habita em templos feitos por mãos humanas” e não precisa de ouro para reverenciá-lo, porque Ele é o dono do ouro e da prata. Alguns argumentos que vc usou são válidos, mas este foi de doer. E o outro que dinheiro acaba e que famintos sempre teremos! Se o dinheiro acaba, melhor acabar com ele logo e saciar a fome de meia dúzia de famintos, que seja. Estão fazendo boas obras, não fazem mais que a obrigação. Se fizermos tudo ainda somos “considerados servos infiéis”, e acordo com a Bíblia.

  7. Porque eles são líderes políticos e não religiosos? Será?

  8. Infelizmente a historia mostra que a humanidade eh pecadora. Quando digo humanidade me refiro a todos, desde minhapropria pessoa ateh o Papa. Pois quem sabe o minimo da historia do mundo sabe muito bem como a Igreja conseguiu todas as suas riquesas, enganado corrompendo e tomando o que nao lhe pertencia durante centenas de anos de historia. Quando falo higreja falo de pessoas que falam e pregam a palavra de Deus mas nao vivem essa pavra. Entao sabendo disso acho que eh chegada a hora dedevolver toda essa riqueza roubada a quem de direito (o povo) e quem realmente faz parte dessa igreja que ralmente vive a pa la vra viver com umildade e sacrificio igual a Jusus.

  9. Deuzilene…palmas pra vc! sua resposta acabou com qualquer duvida

  10. Deus não **precisa** de absolutamente nada, porque Ele é um espírito perfeitíssimo que Se basta a Si próprio. Os homens é que precisamos de louvar e reverenciar a Deus, já que d’Ele dependemos completa e absolutamente. E devemos fazer isso com o que temos de melhor: se oferecemos ouro e jóias às autoridades da terra, quanto mais não as devemos oferecer ao Rei dos Reis?

    Outrossim, a idéia de destruir tudo o que existe de bonito no mundo para “saciar
    a fome de meia dúzia de famintos” só pode ser levada a sério por quem for muito mesquinho. Qualquer pessoa normal entende que um mundo onde existem obras de arte e fome é muito melhor do que um mundo onde só existe fome e mais nada.

  11. A esmola é uma forma de apoio com a qual os pobres sempre poderão contar, a esmola não só socorre um corpo frágil mas também fortalece a alma do doador. O dízimo e a esmola tem destinos distintos e assim devem continuar a coexistir.

    Encontrava-se Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso.
    Estando à mesa, aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, cheio de perfume muito caro, e derramou-o na sua cabeça. Vendo isto, os discípulos disseram indignados: Para que este desperdício? Poder-se-ia vender este perfume por um bom preço e dar o dinheiro aos pobres. Jesus ouviu-os e disse-lhes: Por que molestais esta mulher? É uma ação boa o que ela me fez. Pobres vós tereis sempre convosco. A mim, porém, nem sempre me tereis. Derramando esse perfume em meu corpo, ela o fez em vista da minha sepultura. Em verdade eu vos digo: em toda parte onde for pregado este Evangelho pelo mundo inteiro, será contado em sua memória o que ela fez.

  12. Enquanto esses enrustidos demagogos ficam trocando palavrinhas, conhecimentos e entra defesa d papa, museu,livros e quadros, uma em cada sete pessoas no mundo não tem nada pra comer! E políticos e religiosos(geral)
    Não fazem nada! Bando d PEDÓFILOS safados religiões corruptas, que se vendem!!

  13. o trono pode ser uma farsa,mas me explique o monte de simbolismo maçonico encontrado em várias fotos e até nas roupas do papa?

  14. Entendo sua confusão. Você acha que quando as pessoas dizem “o Papa vive um mundo de riqueza e contradição”, realmente importa se os bens pertencem de fato ao Papa. Não importa. São bens materiais de propriedade da Igreja Católica, que possui fortunas em bens financeiros e materiais, incluindo obras de arte que nada menos foram do que saqueadas de outros povos na época em que figuras absurdas como esse guerreiro ao fundo da sua página viajam o mundo guerreando, estuprando e saqueando como ocorria em toda guerra. Ainda que o Papa vivesse uma vida de pobreza sem nenhum tipo de custeio da Igreja Católica (e não vive), ele nada mais é que o avatar da organização que representa e as críticas que recebe cabem muito bem à instituição por trás dele. A opulência da Igreja Católica (e de diversas outras religiões cristãs orgnaizadas, diga-se de passagem) é diametralmente oposta ao ensinamento de Jesus que dizia algo como “abandone tudo o que tens e me siga”.

  15. Não, você não entende coisa alguma e quem está confuso – sendo bem ameno – é você. Queria ver ^você citar uma só obra de arte de propriedade da Igreja que tenha sido resultado de saque. Uma só. E por falar em obras de arte, se está se referindo àquelas do Museu do Vaticano, elas não são de propriedade da Igreja e sim da República Italiana. O Vaticano pode auferir receitas da visitação ao museu e mantém as obras em seu território por um acordo de comodato estabelecido no Tratado de Latrão. Fácil atacar e acusar, não é? Quanto à alegada “opulência”, ela existe sim, mas não é de riquezas materiais e sim do grande número de obras de caridade que a Igreja mantem no mundo inteiro, que vão desde asilos e escolas a hospitais. Naturalmente, a estupidez anticatólica, como a que você mostra, faz “esquecer” essa parte da questão. E mais: duvido que o Papa viva um fausto sequer igual ao de muitos pastores e donos de igrejolas protestantes. Aqui também é bem fácil acusar os outros sem ver a trava no próprio olho, diametralmente oposto ao ensinamento de Jesus.

  16. A igreja catolica tem acesso a biblia no entanto desconhece a palavra,no livro de exodo
    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

    Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
    Êxodo 20:4-5

    Deus nao nos proibe de nada mas mostra o caminho a se seguir,nao preciso dizer mais nada

  17. Mey, vocês PROTESTANTES sempre com a mesma desculpinha de imagens, de adoração a deuses, de idolatria e tantas outras coisas. Não adianta de nada explicar pra vocês que não é nada disso e tudo mais, vocês já estão cegos e só enxergam aquilo que querem, ou melhor, que outros querem que vocês enxerguem. Me responda algumas coisas: De onde veio mesmo sua religião? De onde surgiu o Protestantismo? Qual a finalidade do Protestantismo? Quando surgiu sua religião? E outra coisa, só para a sua informação, me responda abaixo citando os documentos da Igreja Católica Apostólica Romana que cita que devemos criar imagens para serem adoradas, que devemos idolatrá-las e devemos “endeusá-las”. Me informe por favor, pois eu ainda não li esses documentos dentro da doutrina Católica. Caso me informe onde eles estão e que a Igreja Católica prega isso eu saio HOJE dessa Igreja. Por favor Mey, me diga onde está, pois eu quero saber a Verdade!

  18. a maior riqueza ta na igreja católica, Jesus disse pega tudo e da para os pobre e me segue vai se converter.

  19. Pouco sei sobre os tesouros da Igreja, mas me corrijam se estiver errado: Sendo o Papa o Imperador de Roma e e da Igreja Católica, ele não tem o poder de fazer o que achar melhor, ou pior (lembram de Nero que queimou a cidade apenas para ter um cenário adequado para tocar harpa?) com a propriedade de seus domínios?

    Saúde e Paz

  20. Caro Carlos,

    1 – o Papa não é “imperador”, tampouco de Roma; a denominação que cabe é a genérica “Chefe de Estado” e do Vaticano, não de Roma;

    2 – no que tange à Igreja Católica, ele é o Sumo Pontífice, o líder maior na hierarquia eclesiástica;

    3 – de todo modo, não: ele não tem poder de fazer o que achar melhor ou pior com o patrimônio do Vaticano ou da Igreja;

    4 – toda essa amolação de que a Igreja é opulenta, não dá nada para os pobres etc, não passa de uma fajutice sem tamanho. Para começo de conversa, quando se pretende analisar o patrimônio de uma pessoa física ou jurídica, devem-se levar em conta não somente a parte positiva, como também a negativa (gastos, dívidas). Interessante que os “analistas” que cobram a desintegração aptrimonial da Igreja “esquecem-se” bonitinho desta segunda parte, que se fosse considerada mostraria a ação da Igreja no mundo, mantendo hospitais, asilos, orfanatos, escolas, nos quais ela favorece e muito os pobres;

    5 – outra coisa interessante: fala-se tanto em “tesouros” da Igreja. Entrementes, que moral uma sociedade como a nossa tem para fazer essa cobrança? Uma sociedade cheia de elementos com ódio assumido contra a Igreja; que vivem tentando alijá-la e aos seus fiéis das discussões públicas sob a desculpa esfarrapada de “estado laico”; que se comporta carneirinho com descalabros medonhos como o mensalão, fazendo até vista grossa quando dois dos condenados nesse – o maior esquema de corrupção da história brasileira – são nomeados para uma comissão parlamentar que traz em sua denominação o nome “justiça”; uma sociedade capaz de dar milhões numa única noite, em ligações telefônicas, ao lixo televisivo chamado BBB. E isso só falando de Brasil. Aí vem um sujeito cobrar da Igreja que se desfaça de uma suposta riqueza para dar aos pobres, enquanto fecha os olhos para sua ação no mundo todo em favor dos menos favorecidos!?

  21. > Entrementes, que moral uma sociedade como a nossa
    > tem para fazer essa cobrança?

    Absurdo esse argumento. Uma mistura de espantalho com ad hominem.

    O meu perfil é completamente irrelevante no julgamento da Igreja Católica. O que a minha sociedade assiste ou faz não tem absolutamente nada a ver com a sinceridade ou hipocrisia da Igreja.

    > Uma sociedade cheia de elementos com ódio assumido
    > contra a Igreja; que vivem tentando alijá-la e aos seus
    > fiéis das discussões públicas sob a desculpa esfarrapada
    > de “estado laico”; que se comporta carneirinho com
    > descalabros medonhos como o mensalão, fazendo
    > até vista grossa quando dois dos condenados nesse

    Outro absurdo.

    As religiões no Brasil são as organizações que mais gozam de liberdades. Igrejas nem mesmo pagam impostos, graças ao laicisimo que você critica.

    Católico reclamar que a sociedade persegue a Igreja no Brasil é fim de carreira!

    O Brasil é um país com algo em torno dos 200 milhões de habitantes. Cada um desses habitantes cuidando de uma coisa diferente. Alguns deles estão lutando pelo Estado laico, alguns estão lutando contra os mensaleiros, alguns estão lutando contra moinhos de vento e muitos não estão fazendo absolutamente nada. Generalizar e dizer que a “sociedade” está focada em lutar contra a Igreja ao mesmo tempo em que ignora os mensaleiros é fechar os olhos à razão.

    > Aí vem um sujeito cobrar da Igreja que se desfaça de
    > uma suposta riqueza para dar aos pobres, enquanto
    > fecha os olhos para sua ação no mundo todo em
    > favor dos menos favorecidos!?

    Não é uma suposta riqueza, é uma riqueza concreta. Somadas, as áreas que a Igreja Católica possui ao redor do mundo ultrapassam a área da França.

    A opulência da Igreja se demonstra claramente no contraste entre o papa emérito Bento XVI e o atual papa Francisco. É muito fácil observar os bens materiais que o antigo papa ostentava que o novo papa não.

    E, sim, putz, é claro que eu posso criticar essa instituição. Não importa o que eu tenho no banco ou em casa. Eu vivo em uma sociedade capitalista e não tenho vergonha de admitir que faço o que posso pra crescer nessa sociedade. Nunca tive um discurso de pobreza e caridade. Sou consistente. Tenho todo o direito de me expressar na crítica do discurso da Igreja com as práticas dela.

  22. “Absurdo esse argumento. Uma mistura de espantalho com ad hominem”

    Absurda, aqui, é a ignorância do que seja argumento ou falácia. Dizer que uma contradição apontada é uma “mistura de spantalho com ad hominem”, isto sim, é o fim da picada. Onde estaria o dito espantalho? Acaso inexiste a situação que afirmei nesta bonitinha sociedade brasileira? E “ad homimem”!!!??? Gozado, né? Vindo de quem berra ter todo o direito de se expressar na “crítica do discurso da Iggreja com as práticas dela” é – de fato – muito “consistente” ao negar o meu direito de me expressar na crítica do discurso da sociedade brasileira com as práticas dela.

    Ah, sim! Falácia de espantalho é a sua, ao falar de “áreas que a Igreja Católica possui ao redor do mundo” que ultrapassariam a área da França. Já que estamos falando de RIQUEZA patrimonial com liquidez que poderia atender ao problema dos miseráveis no mundo, então cite, por gentileza, as fontes com os números exatos dessa imensa propriedade territorial e o seu valor estimado – afinal, você diz que é uma “riqueza concreta”, não é? Deve ter esses dados facilzinho.

    Aproveite e demonstre isso aqui, que você ainda está devendo:

    “obras de arte que nada menos foram do que saqueadas de outros povos na época em que figuras absurdas como esse guerreiro ao fundo da sua página viajam o mundo guerreando, estuprando e saqueando”

    Vamos a mais um exemplo seu, para você aprender o que é falácia do espantalho:

    “As religiões no Brasil são as organizações que mais gozam de liberdades. Igrejas nem mesmo pagam impostos, graças ao laicisimo que você critica.

    Católico reclamar que a sociedade persegue a Igreja no Brasil é fim de carreira!”

    Espantalho 1 – as religiões são as que mais gozam de liberdades no Brasil.

    – Que piada! Todas as igrejas possuem as mesmas obrigações legais que as demais instituições. Cite, então, os dispositivos da ordenação legal brasileira que concedem tais liberdades” extras às igrejas. O fato de não pagar imposto condiz com a natureza de instituição não-lucrativa e, ainda assim, no que tange a tributos que tenham por base a renda ou o resultado de atividade produtiva, o que seria absurdo cobrar nesse caso. No resto, as igrejas pagam os tributos indiretos e as tarifas públicas como qualquer outra instituição.

    Espantalho 2 – Católico reclama que a sociedade persegue a Igreja.

    – Taí um perfeito espantalho. Em momento algum falei que a sociedade persegue a Igreja. Disse, como está no trecho que você pinçou, que a sociedade está cheia de elementos com ódio assumido contra a Igreja. Depois não vem me acusar de ad hominem quando digo que você é mais um analfabeto funcional, com dificuldade para entender o que o interlocutor afirma:

    Afirmação A: a socieadade está cheia de elementos com ódio assumido contra a Igreja.

    Afirmação B: a sociedade persegue a Igreja.

    As afirmações A e B são diferentes. A segunda é uma generalização que eu, ao contrário do ESPANTALHO que você criou para me atacar, não fiz.

    Quanto ao que realmente disse, mantenho com todas as letras e não é um arrogante prepotente que vai me convencer de que não há muitos que escancaram pleno ódio contra a Igreja Católica. Basta ver os que vem aqui, num blogue católico, despejar as baboseiras de sempre, como a imensa riqueza da Igreja.

    Nunca escrevi coisa alguma generalizando que a socieade está focada em lutar contra a Igreja.

    Aprendeu o que é falácia do espantalho?

    “A opulência da Igreja se demonstra claramente no contraste entre o papa emérito Bento XVI e o atual papa Francisco. É muito fácil observar os bens materiais que o antigo papa ostentava que o novo papa não.”

    Essa é boa. Quase cheguei a pensar que você tivesse um pouquinho de nível, mas a indigência intelectual neste país caminha a passos largos e de mãos dadas com a empáfia. Fazer o quê, né? Medir uma alegada opulência da Igreja pelos “bens materiais” usados por um papa é dose.

    Mas o que esperar dum sujeito que me acusa de recorrer a espantalhos, quando ele (=você) usa e abusa dessa falácia?

    Ou de quem ao invés de refutar o que mostrei: a INCOERÊNCIA de quem cobra de uma instituição religiosa a sua própria desintegração patrimonial para atender aos miseráveis, quando devia estar fazendo isto – MUITO ANTES DE VOLTAR AS BATERIAS CONTRA A IGREJA – com o oceano de recursos públicos que se esvai pelo ralo da corrupção.

    Se você berra o seu direito de vir a um blogue católico e vomitar sua “crítica” imbecil à Igreja, não faça chororô com a expressão do meu direito de criticar o lixo que você e, sim, um substancial parcela da sociedade brasileira representam. PUTZ! Digo eu!

    E só mais uma palavrinha, sobre certa ironia estúpida: a Igreja não tem só um “discurso” de pobreza e caridade. Ela é tão “rica” que mal consegue manter milhares de instituições no mundo todo, socorrendo, as mais das vezes, os pobres. Hipocrisia é falar de opulência da Igreja, de área maior que a superfície da França e omitir esse lado importante da questão. Aí fica fácil ganhar no grito, mas eu já estou bem vacinado contra pseudodefensores de estado laico e outras bobagens.

  23. Fazer o quê. Eu digo que o argumento dele é misto de espantalho com ad-hominem. Recebo como resposta a insinuação de fazer parte de uma massa intelectualmente pobre.

    Eu teria bastante a dizer sobre alguns maus argumentos que eu reconheci ter usado e poderia reforçar alguns comentários que eu posso defender logicamente. Mas seria tolice.

    Depois de tão carinhosos presentes como ter meu post classificado de “vômito”, minhas críticas de “imbecis” e minha pessoa de “representante de lixo [moral ou intelectual?]”, melhor parar por aqui.

  24. A unica diferença em vender meu carro ou algum bem próprio ou algo que eu tenha de valor é que eu trabalhei para comprar e paguei impostos e muitos por vista e o trono do papa foram com dízimos ou algo parecido alem de não pagarem impostos.

  25. Povo que fala essas besteiras é invejoso, as propriedades da igreja são usadas para gerar mais recursos e assim manter suas obras de caridade, não como certas igrejas que suas riquezas servem para comprar fazendas, iates e mansões para os pastores.

Os comentários estão fechados.