Nota de Falecimento: Dom Eugênio Cardeal Sales

[Eu soube esta madrugada do falecimento de Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales; reproduzo a pequena nota que consta no site da Arquidiocese do Rio de Janeiro – no qual, a propósito, o cardeal sempre colocava os seus artigos e cujo acervo se encontra agora à disposição, como um legado, aos que por aqui ficamos ainda mais um pouco, deste que era o mais antigo cardeal da Santa Igreja.

A CNBB também emitiu uma nota de pesar. O Deus lo Vult! faz coro às lamentações que ressoam por todo o orbe católico, pedindo à SSma. Virgem, Porta do Céu, que receba D. Eugenio nas Moradas Celestes o quanto antes, a fim de que aquele que tanto lutou pela Igreja cá na terra possa continuar intercedendo por Ela diante de Deus.

Requiem aeternam dona ei, domine,
et lux perpetua luceat ei.

Requiescat in Pace,
Amen.]

Dom Eugenio Sales entra na Glória Eterna

É com pesar que a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro noticia o falecimento de seu Arcebispo Emérito Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales, no final da noite desta segunda-feira, 9 de julho de 2012.

O corpo de Dom Eugenio chegará à Catedral de São Sebastião às 12h desta terça-feira, dia 10 de julho, onde acontecerá o velório do Cardeal, com missas de duas em duas horas. Na quarta-feira, dia 11 de julho, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Missa Exequial seguida do sepultamento, na cripta da mesma Catedral.

Dom Eugenio de Araujo Sales, o mais antigo Cardeal da Igreja Católica, era Cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana, do Título de São Gregório VII. Seu lema, fundamentado na Carta de São Paulo aos Coríntios, foi: “Impendam et Superimpendar”, tirado de 2Cor 12,15: “Quanto a mim, de bom grado despenderei, e me despenderei todo inteiro, em vosso favor. Será que, dedicando-vos mais amor, serei, por isto, menos amado?”

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

Um comentário em “Nota de Falecimento: Dom Eugênio Cardeal Sales”

Os comentários estão fechados.