Sou cristão

Vi estes versos no Facebook de Dom Antonio Keller. Não os conheço, mas jogando-os no Google encontrei o canto neste Cancioneiro Popular. A música religiosa tradicional nos legou verdadeiras jóias de piedade; que diferença para as canções que ressoam hoje inclusive em nossas igrejas! Urge valorizar este o patrimônio dos que nos precederam. É importante redescobrir a beleza da identidade católica subjacente às realizações artísticas populares. O nosso catolicismo brasileiro produziu obras valiosas demais para que as possamos deixar esquecidas sob as tristes manifestações de evidente deficiência estética contemporâneas.

SOU CRISTÃO

Refrão: Sou cristão, e de o ser me glorio,
Sou cristão, Jesus Cristo é meu Rei!
Creio em Deus e só nele confio,
Sou cristão e cristão morrerei!

Viva Deus, nosso Pai, nosso Rei!
Viva Cristo, nosso Rei!

1. Sou cristão, eis a minha esperança
Meu brasão, minha glória também;
Creio em Deus, no meu Deus que em criança
A servir me ensinou minha mãe.
O mais belo e precioso tesouro,
O condão dos soldados da cruz,
Ah! não sejam grandezas nem ouro,
Mas amar e servir a Jesus.

2. Que me importam os ímpios gracejos?!…
Da impiedade desprezo os baldões!
Que, temer dos ateus os motejos,
Não, não podem cristãos corações!
– Ódio e guerra ao cristão e à Igreja,
Morte a Deus! – o blasfemo jurou.
– Mas em vão contra o céu se peleja,
Deus não morre! – o cristão exclamou!

3. O cristão não conhece receio,
Dá-lhe alento a vista da cruz.
Da renhida peleja no meio;
Lutará, vencerá com Jesus.
Sempre o lema das nossas bandeiras
“Pela Pátria” – há de ser, e “Por Deus”!
Não desonrem as nossas fileiras
Renegados, traidores e ateus!

4. Sou cristão, eis a minha nobreza!
E se alguém, de negar a sua Fé,
Algum dia, tiver a fraqueza,
Desleal, valoroso não é!…
Sem temor, sem respeitos humanos
De Jesus professemos a lei!
Eia, irmãos, repitamos ufanos:
“Sou cristão e cristão morrerei”!

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

5 comentários em “Sou cristão”

  1. Fico feliz de ver que ainda em alguma parte do nossa Brasil(Terra de Santa Cruz). ainda se canta hinos verdadeiramente cristãos. Prova que, não há como alguém que não seja verdadeiramente “Cristão” pronunciar a letra desse hino. acredito que haja bispos, padres, leigos e até ouso dizer, cardeais, que não cantariam esse hino a pleno vapor, por já não se identificarem com a Doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esse hino era cantado no meu tempo de coroinha na minha paróquia, no interior do Rio de Janeiro. Tempo em que as mães desde pequeno, ensinava as crianças a fazerem o Sinal da Cruz, a pedir benção aos mais velhos, a rezar, a ir ao catecismo, etc. Hoje, isso, se torna raro, pois nos lugares que deveriam ensinar a amar a Deus, a não ofender o Papai do Céu, hoje desviam para assuntos superficiais, ecumenicos, que mais agrada ao mundo que a Deus. ” Creio em Deus, no meu Deus que em criança

    A servir me ensinou minha mãe.”

  2. Laus Deo Virginique Mariae!

    Hinos como “Vinde nobres campeões”, “Bendito seja o santuário”, – O Ave de Aparecida: “Ao trono acorrendo”, e todos os outros do cancioneiro tradicional da Igreja no Brasil das edições de “Cecília, Harpa de Sion – do Padre Dr. João Baptista Lehmman e Canticos sagrados” deveriam ser reimpressos com partitura e codificados. Deveriam ser gravados para Cd’s ao som do órgão de tubos ou do Harmonium. E, os belos e simples motetes gregorianos do livro Cantus Selecti deveriam ser mais utilizados principalmente nas Igrejas de Rito Romano antigo. Ficaram até no esquecimento de muitos fiéis do rito tridentino os belos cantus Mariales de Dom Pothier, que estão disponíveis com partitura no google. Como é belo o Isti sunt agni novelli, Sancta Maria te decus omne e outros, ninguém os canta mais! Pedimos socorro aos organistas e corais para que entoem estas piíssimas jóias da Igreja Romana!

  3. Obrigada pelo resgate. As canções cristãs antigas revelam uma essência de fé que muitos de hoje não se permitem conhecer. Passado é história, é vida que se eterniza. É o hoje vivido e o futuro desconhecido. Parabéns a todos que valorizam o que anuncia o Senhor.

  4. Irmãos… só hoje vi essa postagem e tenho a satisfação de colocar ao vosso conhecimento minha página na internet. Por favor não reparem na qualidade do áudio, foi gravado em minha casa de forma bem artesanal… além do mais, não sei tocar órgão, hehehehe…
    Eis a página…

    http://www.hinoscatolicos.wix.com/tradicionais

Os comentários estão fechados.