Os frutos podres da pedagogia de Paulo Freire

Todos conhecem os vergonhosos índices que a Educação Brasileira vem repetindo, ano após ano, com constância e regularidade perturbadoras (o relatório trianual do PISA ainda não divulgou os dados de 2012, mas nada indica que teremos uma melhora significativa neste ranking). A percepção generalizada (facilmente alcançável por meio dos assustadores índices de analfabetismo funcional mesmo dos nossos estudantes com nível superior, ou das políticas do Governo Federal de reduzir as taxas de reprovação escolar dos níveis básicos através da simples aprovação indiscriminada de todos os alunos, entre outros exemplos) de que existe algo de muito errado com o sistema educacional brasileiro reveste-se de cores muito vivas para que se possa simplesmente ignorá-la. O que talvez não esteja ainda muito claro para todos é que estes frutos podres que o Brasil vem amargamente colhendo nos últimos anos são decorrência direta de uma concepção pedagógica deturpada e assustadoramente deficiente que, não obstante, tem sido alegre e hegemonicamente adotada por nossos educadores nas últimas décadas.

O artigo desta quinta-feira do Carlos Ramalhete fala sobre o nosso Patrono da Educação, Paulo Freire, de quem ser conterrâneo não me causa orgulho. As contundentes e verdadeiras palavras do articulista da Gazeta do Povo merecem ser lidas e meditadas: para que nós comecemos ao menos a reconhecer os erros passados, a fim de iniciarmos com eficácia o seu (lento e necessário) processo de correção.

Só o que fez este triste patrono foi descobrir que o aluno é um público cativo para a doutrinação marxista. A educação deixa de ser uma abertura para o mundo, uma chance de tomar posse de nossa herança cultural, e passa a ser apenas a isca com a qual se há de fisgar mais um inocente útil para destruir a herança que não conhece.

As matérias pedagógicas da licenciatura resumem-se hoje à repetição incessante, em palavras levemente diferentes, das mesmas inanidades iconoclastas. Os cursos da área de Humanas, com raras exceções, são mais do mesmo, sem outra preocupação que não acusar aquilo que não se dá ao aluno a chance de conhecer. O que seria direito dele receber como herança.

Os comentários sobre este assunto, como de costume, podem ser enviados à Gazeta do Povo. E, ainda, sob uma ótica mais especificamente católica, vale ler o sempre oportuno Dom Estêvão falando sobre o método Paulo Freire de alfabetização, de quem destaco:

Não há dúvida de que todo mestre há de ser aberto à aprendizagem de novas e novas verdades, como também à reformulação de seus conceitos; o progresso no saber é-lhe muitas vezes ocasionado pelo convívio com os próprios alunos.

Isto, porém, não quer dizer que o professor se deva julgar tão educando quanto o próprio discípulo.  Um tal esvaziamento do conceito de mestre vem a ser nocivo aos alunos, pois estes precisam de sentir firmeza e segurança no seu orientador.  A profissão da verdade deve ser efetuada com desassombro e sem subterfúgio, mas também com humildade.  Pelo fato de ter descoberto a verdade sobre tal ou tal assunto, o mestre é devedor em relação aos seus alunos, e deve pagar-lhes a dívida, comunicando e demonstrando a verdade; proponha os pontos certos e indubitáveis como certos, e os pontos ainda discutíveis como discutíveis.  Esta oferta da verdade, longe de ser desrespeito ao próximo, é precioso serviço prestado ao mesmo.

Por isto também não se pode aceitar a frase: “Ninguém educa ninguém” (Pedagogia do Oprimido, p. 79).  Na verdade, os homens são dependentes uns dos outros para eduzir (educere > educar) as virtualidades latentes no seu íntimo.  Em geral, são os pais, no lar, e os mestres, na escola, que educam os mais jovens; afirmar isto não significa “estar a serviço de algum sistema político opressor”.  O desempenho da autoridade não é algo de vergonhoso que se deva banir, mas, ao contrário, é um serviço que não se pode extinguir e que faz eco às palavras de Cristo: “O Filho do Homem veio não para ser servido, mas para servir” (Mc 10,45).

A semeadura já dura décadas, a colheita já foi realizada por diversas vezes, e a péssima qualidade destas safras já se nos revela mais do que evidente. O Brasil merece mais que isso. Já passou da hora de lançarmos fora estas sementes de joio e passarmos a investir em uma educação verdadeiramente de qualidade: uma educação que possa promover um desenvolvimento integral e (este sim!) verdadeiramente libertador do ser humano, ao invés de transformá-lo em marionete de um processo revolucionário cuja existência ele não é sequer capaz de perceber.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

75 comentários em “Os frutos podres da pedagogia de Paulo Freire”

  1. “o sujeito copiou todo o meu comentário, sinal de que gostou do estilo… E de que não tem criatividade”

    – Não, cavalgadura! Nunca ouviu falar numa coisa chamada PARÓDIA? P-A-R-Ó-D-I-A. Infelizmente, não vai dar para desenhar aqui, portanto é compreensível esse seu comentário boboca, totalmente de acordo com sua (in)capacidade intelectual.

    “impossível não tomar conhecimento de suas ideias”

    – Blá, blá, blá. A emenda (mais uma vez) ficou pior que o soneto.

    Primeiro, não pense que vamos esquecer sua contradição tola, própria de quem defende arremedos de pedagogia como a do marxista Paulo Freire. Vamos reprisar:

    (anta Paulo Silva): 1 – “Quer prova maior de imbecilidade do que criticar alguém sem NUNCA ter lido nada dele?”

    (anta Paulo Silva): 2- “E graças a Deus nunca li nada de Olavo de Carvalho e nunca vou ler”

    Isso depois de desfiar um rosário de asneiras e baboseiras sobre o Olavo, incluisive chamando-o de pseudo filósofo e, agora, ainda não satisfeito com o grau de patetice estampada aqui, xingando-o de “filósofo de buteco”. Para chegar a uma conclusão dessas, não bastaria nem de longe o “conhecimento de suas idéias” na internet, viu, bocó?

    Mas o que esperar de um idiota útil que defende Paulo Freire, não é mesmo?

    Sim, eu sou anticomunista, com imensa honra! Não imagina como esse reconhecimento, mesmo vindo de um boçal arrogante metido a intelectual, me dá felicidade. Sou ANTI regimes que assassinaram, numa conta baixa, uma cifra que atinge a casa dos centenas de milhões de pessoas.

    Ademais, com essa fixação psicótica pela minha pessoa, pelo que eu sou/não sou (sequer treplicou o Ygor e o José Renato), diz muito de você, patetão. O genuíno fanático aqui é você, com essa birra com o fato de eu não comungar da sua m**da esquerdista, por isso, tome chavões idiotas, bem apropriados a um desprovido de intelecto, conquanto repleto de um pedantismo e de uma tosquice que só provocam o riso.

    Ideologia atrasada e tacanha, grandissíssimo bocó, é essa que faz os seus bobalhões de cérebro lavado ficarem repetindo à exaustão que fulano é anticomunista, fulano é “extrema-direita”, fulano é saudoso da ditadura. Vê se cresce ao menos mentalmente, pateta. No dia em que você começar a fazer uma coisa chamada PENSAR, garanto que essa m**rda que colocaram na sua cabeça e que você aceitou acriticamente principiará a desmoronar.

  2. Nossa, vai esgotar seu rosário de palavrões e xingamentos, hein! Está igualzinho ao tio Olavo: quando não tem mais argumentos e não consegue dizer mais nada, só resta espernear e xingar até o histerismo!

    Mas o que esperar de um idiota inútil que defende Olavo de Carvalho, não é mesmo?

    Não há contradição nenhuma: nunca li e nunca vou ler NADA de Olavo de Carvalho. Os comentários de seus asseclas bastam para perceber o quanto esse sujeito é pernóstico, desonesto e ignorante. Você não precisa provar m*rda pra saber que é ruim, né sabichão?

    Já você nunca soube nada da pedagogia de Paulo Freire, nunca leu nem um parágrafo de sua obra, não tomou conhecimento dela nem em papo de bar. E critica furiosamente! Sua oposição é fruto de histerismo e psicose, não algo racional crítico sobre a pedagogia de Freire em si. Tanto que não citou nem uma prática pedagógica de Freire adotada atualmente…

    Paulo Freire sempre criticou o que ele chamava de “educação bancária”: o professor apenas deposita informações na cabeça do aluno, sem nenhum senso crítico,formando cidadãos passivos e acomodados. É o seu caso: enfiaram na sua cabeça que ser questionador é ser comunista, que desafiar o status-quo é coisa de marxista, você aceitou tudo sem pensar e vemos hoje o resultado: um sujeito demente, com psicose anticomunista, e fanático de extrema-direita. Pode negar mil vezes, mas o modus-operandi é indefectível.

    No seu caso, tenho dúvidas se você vai aprender a pensar. Uma ideologia deformada e alienante encontra em uma mente fraca e passiva um terreno fértil para se desenvolver e arraigar-se. E só pode dar frutos podres e inúteis! Mas a cegueira ideológica e o ódio são tão grandes que você nunca vai perceber isso!

  3. É… Parece que a Maíra, o Wilson e o Paulo Silva foram (des)educados pelo método Paulo Freire. Então tá provado que esse método é um lixo mesmo, porque só aprenderam a xingar.

  4. Carlos, e o bom é que esses patetas nos propriciam uma comédia no melhor estilo pastelão.

    Pense num show de asneiras! O bocó tenta desesperadamente se desviar da armadilha que ele armou e na qual ele mesmo caiu (rsrsrsrsrs…). Que bocó! Nunca é demais relembrar:

    (anta Paulo Silva): 1 – “Quer prova maior de imbecilidade do que criticar alguém sem NUNCA ter lido nada dele?”

    (anta Paulo Silva): 2- “E graças a Deus nunca li nada de Olavo de Carvalho e nunca vou ler”

    E finalmente ele disse uma coisa certa. Realmente, eu me equivoquei, porquanto não se trata de uma contradição e sim de uma afirmação. Na primeira frase, ele define; na segunda, ele se inclui na definição.

    Mas como o show de asneiras das bestas quadradas freireanas não pode parar, eis uma bela continuação:

    (anta Paulo Silva) – “Você não precisa provar m*rda pra saber que é ruim, né sabichão?

    Já você nunca soube nada da pedagogia de Paulo Freire, nunca leu nem um parágrafo de sua obra, não tomou conhecimento dela nem em papo de bar”

    Ou seja: segundo a anta Paulo Silva, não é preciso provar m*rda para saber que é ruim. Ainda, segundo a anta Paulo Silva, que me conhece desde criancinha, eu nunca li nenhum parágrafo da lavra de Freire, nem tomei conhecimento dele nem mesmo em papo de bar. Bem, então, resta-me recorrer à anta Paulo Silva para dizer à anta Paulo Silva que não preciso conhecer Paulo Freire para saber que é ruim. Afinal, a obra de Freire é uma m*rda, logo, não é preciso conhecê-la para saber que é ruim. GRATO PELA DEFESA, ANTA PAULO SILVA! RSRSRSRSRSRSRS …

    Carlos, constate, a partir disso e de tudo o mais que antecedeu, o estrago que toda essa porcaria de viés esquerdista fez a toda uma geração de brasileiros. Minha irmã, que é pedagoga, assim como também o é minha noiva, costumam dizer que é uma geração perdida e nisso acabo por compartilhar do pessimismo delas. Não que não se vislumbre alguma luz no túnel, pois muitos escaparam/libertaram-se dessa lavagem cerebral travestida de educação e alguns, a exemplo do Olavo de Carvalho e, agora, do Ramalhete, já começam a alertar para a destruição que adveio desse assassinato intelectual/cultural de cunho gramscista.

    Não é interessante, aliás, que o próprio Paulo Silva demonstre ignorância em relação ao seu ídolo? Quando associo o marxismo à obra de Paulo Freire é, inclusive, porque o próprio fazia questão de se declarar marxista até à medula. Lembro-me de uma entrevista dele num programa de entrevistas lá pelos idos dos anos 80, na qual indagaram-lhe se era crente religioso, ao que ele respondeu que sim, era cristão, mas sobretudo marxista, um “marxista cristão”, acrescentou. Esse era Paulo Freire: um engodo, uma falsidade a serviço da desconstrução que tanto Lenin como Gramsci e os teóricos da Escola de Frankfurt diziam ter que anteceder à implantação do socialismo, sem posições políticas que lhe fizessem contraponto. Perfeito modo de assumir o totalitarismo da opinião única. Não à toa, presenciamos os chiliques dessas pessoas citadas no seu comentário. Basta revisar estes comentários desde o começo, para comprovar o estado mental de quem não concebe uma sociedade democrática em que possam conviver posições tão antagônicas como direita e esquerda, extrema-direita e extrema-esquerda.

  5. É mesmo? Outro que não aprendeu interpretação de texto na escola… Releia os meus comentários e veja onde está a “contradição”… O que é certo é a sua hipocrisia e a sua ignorância: começou atacando raivosamente tudo e todos e reclama quando afirmam que é de “extrema-direita”… Ou seja, você pode usar todos os impropérios possíveis e os outros não…bem típico da turma do Olaveco, do qual tenho orgulho de nunca ter lido nada! Os comentários de seus boçais seguidores já bastam…

    E é sim um enorme prova de estupidez criticar alguém do qual você nunca ouviu falar, nunca leu nada e até agora não citou uma única prática pedagógica que é adotada na educação hoje…vai continuar enrolando! Olaveco já sei que é um palhaço, então nem perco meu tempo com ele…

    Você é a prova da falência da educação nacional: teimoso, ignorante, não sabe interpretar textos e só sabe xingar – as únicas coisas que aprendeu com tio Olavo.

    Ignorância parece doença contagiosa: pega!!!

  6. Rapaz, das duas uma: ou você é um troll idiota que pensa estar abafando e incomodando; ou é um sério psicótico merecedor de um bom tratamento (de choque, provavelmente).

    De repente, as duas coisas.

    Reler seus comentários prá quê, ô infeliz, se eu cheguei a destacar partes deles nas quais se vê sem a menor dúvida a sua tremenda mediocridade. Não sou eu que vou te ensinar a fazer autocrítica, não, pateta, ainda mais se você sequer atentou (ou faz de conta) para as óbvias e risíveis contradições que mostrei acima (novamente: citando-lhe textualmente).

    Hipocrisia? Pelo visto, nem sabe o que isto significa. Até porque para me acusar disso você precisa me conhecer pessoalmente, senão, “valente”, dá numa coisinha chamada calúnia.

    De resto, já disse que não me lixo nem um pouco com seus xingamentos. Se pensa que essa trollagem está fazendo algum efeito, lamento decepcioná-lo. Não pense que estou lhe respondendo por me sentir especialmente incomodado. De jeito algum, cara. Você é, na melhor das hipóteses, um medíocre empolado, clamando por atenção, insistindo em brigar no meio virtual. Coisinha pequena é a sua mente, hein!

    Fiz questão de responder aos seus insultos, assim como as baboseiras dos seus amiguinhos, pensando justamente em consonância com o tema da postagem. Sim, burrão: vale a pena demais, independente de estar vagando com uma porcaria dum troll, aproveitar a oportunidade para ajudar a desfazer o processo de emburrecimento levado adiante pelos “educadores” de esquerda. Não escrevo para você, mas para muitos católicos que, tenho certeza, leem este blogue e podem estar acompanhando estes comentários, em específico. A participação de alguns deles já me satisfez plenamente quanto ao resultado positivo que alcancei. Tanto que por eles – e apenas por eles – passo a informação de minhas pedagogas, quando falei dessa postagem. Elas confirmaram que o método Paulo Freire é aplicado, sim, nas escolas públicas, como ocorre em nossa cidade, submetida a anos de dominação esquerdista. Citaram Piaget, Vygotsky e Paulo Freire, resumindo a droga toda assim: um construtivismo com capa pós-crítica de viés profundamente esquerdista.

    Explica-se a incidência de tanta burrice nas escolas hoje em dia.

    Estudantes que sabem repetir chavões esquerdistas, mas mal sabem matemática; português, então, é “nóis pega os peixe”; e, adiante, mais doutrinados, tornam-se furiosos e fanáticos medíocres, que se perdem nas próprias palavras.

    No mais, impressionante como o Olavo de Carvalho incomoda e DOMINA você, né? Coitadinho. Vai precisar de muita terapia.

  7. Ah, você se importa sim! Caso contrário, por que responde? Você já esgotou seu rosário de xingamentos, por isso fica tudo mais do mesmo. Como até agora você não soube indicar uma única ideia de Paulo Freire adotada na educação hoje, fica repetindo essas baboseiras.

    O que me incomoda é a burrice recorrente, são pseudo-filósofos e vagabundos intelectuais que acham que são formadores, mas na verdade são deformadores de opinião! O pior é que sempre existem trouxas para seguí-los! Como já afirmei aqui, certos medíocres adoram citar o filósofo de buteco como se isso fosse algum estofo para suas mentes vazias. Curioso que você adora apontar os erros dos outros mas o Olaveco comete os mesmos erros (e ainda piores) e você tolamente o incensa…

    Você é o arquétipo dessa turma: extrema-direita burra, teimosa, demente e esquizofrênica que enxerga comunistas até debaixo da cama! Você com certeza concorda com seu guru que o ser humano não precisa do cérebro para viver…

    Depois eu é que preciso de terapia! No seu caso, só terapia de choque!!!

  8. “Ah, você se importa sim! Caso contrário, por que responde?”

    – Tem razão. Já lhe dei muito palco, palhaço. Esta será minha última resposta direta a você, pois não costumo tratar com estúpidos cheios de raivinha histérica.

    – E, como afirmei acima, escrevo para pessoas racionais que porventura estejam lendo esta postagem e os comentários. Tão ingênuo (cavalgadura) é você que enquanto fica berrando, certo de que agredindo a mim, sem nem me conhecer, eu o provoquei o suficiente para deixar claríssimo, evidente e notório o estrago feito na educação brasileiro por idéias pseudo pedagógicas como as de Paulo Freire. Já lhe agradeci uma vez, mas para satisfazer o seu ego de micróbio farei novamente: muito grato, anta de esquerda (os, redundância) por ilustrar com o seu próprio exemplo, assim como o resto da corja, o quanto esquerdismo estupidifica e ensandece um coitado.

    – Demais disso, estúpido, não tenho que provar coisíssima alguma a você. Ora, é boa! Primeiro, já vi que é um troll, mesmo, tanto que não larga do meu pé (ui, que medo!). Melhor você poupar os relinchos.

    – Outra coisa: de nada adianta querer inverter o meu texto contra mim. E ainda pensa que me conhece. Não nasci ontem, não, bocó.

    – Para os católicos que estão lendo, acentuo sua extrema imbecilidade. Mal se consegue uma linha dos seus (lixo) textos que não tenha um erro lógico, uma apelação infantil às palavras e frases de efeito, uma falácia. Por exemplo, é de rir dizer que vejo comunistas até debaixo da cama, sem me conhecer, quando os meus comentários não se fixaram nisso, nem em outra pessoa que não fosse Paulo Freire ou algum dos comentaristas. Enquanto isso, você não sai desse disco arranhado de xingar o Olavo de Carvalho, como se eu ficasse injuriado com isso. Quer tratar do Olavo, vai se ver com ele (se tiver coragem, o que duvido), ora bolas. Por isso não fique raivosinho quando cogito sua insanidade, afinal esse tipo de fixação, ainda mais derivada de um ódio intenso, não pode ser mentalmente normal. E a outra fixação é com a alegada extrema-direita, que aí, sim, você vê até debaixo da cama – leia-se: qualquer um que diga um ai contra suas asneiras é rotulado de extrema-direita. Nessa obsessão doentia até um Ferreira Gullar seria taxado de extrema-direita.

    E, para finalizar, estúpido: não vá pensando (opa, esqueci, isso você não faz) que um debate se vence na base do ataque e da insistência. Nem sempre a última palavra denota um vencedor e neste caso, pode estar certo que será, de fato, o contrário. Assim como não temo a verdade, também sempre tenho a esperança de que pessoas lúcidas e racionais saberão distinguir, aqui, a arrogância de um discurso vazio e viciado, além de muitas vezes bobo e ridículo. É o teu retrato perfeito, como o é de qualquer esquerdista fanático, adorador do lixo ideológico que empesta o país. Quer viver com ele? Taí um balde cheio de m*rda e capim muito apropriados para você e sua turminha.

  9. Ah, mas eu conheço você sim…acha que não dá pra perceber quem você é pelos seus comentários? Até uma criança perceberia! Além do mais, tenho quase certeza de que você estudou na EEPP…

    Vejamos: você afirma que “eu não saio desse disco arranhado de xingar o Olavo…”. Ora, mas foi você quem o citou primeiro! E nem precisa esculhambá-lo: ele se auto-esculhamba todo dia! Por que você não sai desse “disco arranhado” de acusar Paulo Freire pelo “estrago” na educação brasileira se sequer é capaz de citar UMA única pedagogia dele adotado hoje? Por que você não sai desse “disco arranhado” de enxergar conspirações marxistas em tudo? És um hipócrita!

    Seus comentários não se fixaram em Paulo Freire, eles se fixaram em mim! Há algo de freudiano nisso, não dá para negar!

    Como não dá para negar (já que é evidente) que você é um desequilibrado raivoso que segue ideias de extrema-direita! Quer exemplo mais insano do que afirmar que a educação brasileira está infestada de dogmas marxistas quando é justamente o contrário do que está acontecendo? Um dos sintomas de doença mental é justamente negar e distorcer a realidade!

    Se você achava que iria comprovar alguma coisa do que afirmou, só se enrolou ainda mais! Seu fanatismo ficou mais que visível!

    Você é um adorador de lixo! E faça bom proveito do balde cheio de m*rda: gente assim fica à vontade em esgoto ideológico!

  10. QUE BANDO DE BOCÓ,SEU!VÃO ESTUDAR SEUS ELEMENTOS DESSA GERAÇÃO DE IMBECIS…. SE VC TIVESSEM LIDO PAULO FREIRE NÃO SERIAM TÃO ABESTALHADOS.

  11. Bom dia Jorge.

    Navegando pela internet à procura de informações sobre o educador e mestre Paulo Freire encontrei um texto seu que, em essência, procura e objetiva denegrir a tão sólida, histórica e internacionalmente reconhecida reputação do supra dito professor. Suas palavras que nesta composição, teoricamente, sustentam idéias e conceitos que seriam seus, procuram responsabilizar e culpar Freire pela óbvia deficiência e incompetência observada nos dias de hoje pelos profissionais que ainda insistem, heroicamente, na árdua tarefa de educar as crianças brasileiras.

    Comumente ignoro tais movimentos e atitudes por carregarem ideais já vencidos, por representarem espíritos derrotados, por eles deterem em sua origem ranços e cicatrizes característicos dos velhacos e das almas carcomidas pelo rancor, ódio. São atitudes provenientes invariavelmente de indivíduos aleijados intelectualmente e doentes de Espírito.

    Porém, para triste surpresa minha descobri que o autor daquelas linhas era um ser humano jovem, bonito, de inegável procedência familiar, e que sabia escrever com relativa correção. Sabe Deus como meu estado emocional sofreu por constatar que uma pessoa, que teve todas as chances materiais e que tem uma vida inteira pela frente, pode levar consigo e difundir pelo mundo valores tão comprovadamente negativos.

    Como pode uma pessoa detentora de todo um futuro pela frente ser manipulada por uma instituição visivelmente decadente que, por qualquer ângulo que se analise, se apresenta como um poço de imoralidades, vilezas, vigarices (termo que, a propósito, origina-se de ‘vigário’) e podridão comportamental? Uma organização responsável de forma inúmeras vezes provada e comprovada dentre outras coisas por massacres, assassinatos, estupros, roubos, abusos, atitudes rascistas, homossexualismo velado e abuso sexual de crianças? Um grupo de verdadeiros criminosos liderados por indivíduos que se ligaram ao abominável Nazismo? Uma quadrilha que atualmente é guiada por um elemento que, em visita à África, continente assolado pela mortal AIDS, exorta os mais humildes dos humildes ao não uso de preservativos?

    Onde foi se esconde ou foi parar sua consciência e capacidade discriminadora cedida sagradamente à todos os humanos sãos por Deus Jorge? Que espécie de cegueira te impuseram, que tipo de abuso intelectual ou físico te fizeram para que não consigas ver que tais homens(?) representam e espalham pelo mundo tudo o que odiou e excluiu Nosso Senhor Jesus Cristo? É de um desalento sem padrões, referências e precedentes que lhe vejo, meu querido e desorientado menino Jorge, ser arrastado pelas mentiras (essas sim verdadeiramente diabólicas!) da Igreja Católica Apostólica Romana, também conhecida como A Grande Prostituta.

    Retornando à origem da questão, pois não devemos perder de vista à necessária aplicação do saber, a questão do Doutor Paulo Freire e sua relação com a atual realidade educacional brasileira, precisas reconhecer que perpetrastes uma enorme contradição.

    Contradizes porque atribuis ao detentor de 35 títulos honoríficos “Honoris Causa” um poder que ele nunca teve: o poder de ser responsável pela educação massiva do povo brasileiro. Um poder que sempre lhe foi negado em seu país. Muito pelo contrário, basta estudar qualquer tantinho da vida daquele homem para aprender que, quanto mais era admirado e amado nas terras estranhas, nada mais recebeu e sofreu em sua terra natal e entre os seus conterrâneos que desconfiança, perseguição, violência e tortura. Não meu querido Jorge, o Sistema Educacional brasileiro não funciona a contento por culpa daquele mestre que deu sua vida em troca de nada, para que outros sempre mais necessitados que ele, tivessem um futuro minimamente digno. A realidade do Sistema Educacional brasileiro é precária como é precária a realidade de qualquer segmento ou instância da nossa sociedade. Podes e desejas também tentar imputar ao Paulo Freire a corrupção dos meios políticos? A deturpação do Poder Judiciário? A violência de uma polícia desumana que em nada difere dos ditos criminosos?

    A educação brasileira não é um oásis de nulidade e meio à um deserto de perfeição sociológica. A educação está na mesma situação e apresenta os mesmos defeitos que qualquer outro pedaço ou parte que constitui nossa nação. Agora te pergunto: a tua Igreja não teria culpa também neste monstro que se tornou a escola no Brasil? Ela não teve e tem muito mais poder e, consequentemente culpa, no nosso fracasso de não educar nossas crianças? Onde sua se encontra e qual o papel dela em tudo isso? Já parou para pensar nisto?

    Contudo sei que para o Onipotente nada é impossível e, sendo assim, farei orações em tua intenção. Fica com Deus e em Paz meu jovem amiguinho.

  12. Dona Verlani Catarina parabéns, a senhora é um poço de poço.

  13. Como é que é, Cleide? A Verlani é uma grande prostituta corrupta? Não a ofenda, por favor!

  14. Nossa, quanto absurdo! Páginas como essas deveriam ser retiradas do ar… aposto que essa “pessoa” que escreveu o artigo falando de Paulo Freire nunca leu nada dele, nunca o conheceu nem de perto, e está falando coisas que só ouviu falar, e de longe, bem longe… não tem importância, Jesus disse, perdoai, eles não sabem o que falam, e não sabem mesmo! Vá se informar meu filho, vá estudar para tentar falar menos besteira!!!! Aff, dá até vergonha!

  15. Independente da quantidade de títulos, independente da quantidade de livros, independente de tudo o que qualquer pedagogo possa alardear sobre as qualidades do material elaborado por Paulo Freire, que é amplamente difundido no mundo escolar. Digo e repito: ESTOU MUITO FELIZ POR MINHAS FILHAS TEREM FREQUENTADO ESCOLAS QUE NÃO UTILIZAVAM TAL PEDAGOGIA. Tenho duas filhas adolescentes, capazes de pensar e se comunicar abertamente, com mente crítica e educação formal tradicional. Ótimas médias e com um vocabulário amplo. Bons professores fizeram de minhas filhas o que elas são hoje. Pessoas aptas a viverem em sociedade, a trabalharem em equipe, a respeitarem seus semelhantes, a obedecerem hierarquia, debaterem assuntos variados entre tantas outras coisas. Mestre é aquele que conduz alguém a um outro nível de conhecimento. Nós como pais somos mestres de nossos filhos, damos a eles as noções básicas para que possam aprender a falar, se alimentar e se vestir e conviver em grupo, se assim não fosse, teríamos um bando de animais grunhindo por aí, pq as crianças não aprendem sozinhas.A escola é uma extensão desse aprendizado. O professor deve ser alguém que vai dar sequência a aprendizagem iniciada em casa, ampliando a visão de mundo, o conhecimento da língua, da matemática, das ciências, da história da geografia…Das artes, dos movimentos do corpo e das regras dos diversos tipos de jogos. Agora, não querendo menosprezar ninguém, o que tenho visto por aí é um bando de pedagogos que se baseiam em uma teoria e a consideram como fórmula milagrosa… Eles se colocam atrás do politicamente correto para esconder sua falta de conhecimento da matéria que lecionam. Vi “professores pedagogos” realizando cálculos matemáticos simples (multiplicação, divisão) e cometendo erros berrantes. Falando e escrevendo errado. Sem um mínimo de conhecimento da cultura do lugar onde vivem. Ainda imaginando que a África é um país… Meu Deus! Onde vamos parar? NÃO ADIANTA USAR PEDAGOGIAS SE VOCÊ NÃO DOMINA O CONTEÚDO QUE LECIONA! NÃO ADIANTA USAR TÉCNICAS SE VOCÊ NÃO SABE O QUE ESTÁ ENSINANDO! PROFESSORES MEDÍOCRES, ALUNOS MEDÍOCRES. DISCUTIR QUALQUER OUTRA COISA É BALELA. Uma professora, antiga professora de Redação, numa de suas aulas explicou: Ninguém pode escrever sobre algo que não conhece! Isso é um fato. Em resumo, nossos professores não sabem o que estão ensinando por isso, precisam de uma pedagogia libertadora para esconder esse fato tão triste. Sua própria ineficiência.

  16. Quem escreveu esse artigo não sabe nem das ideias de Karl Marx e muito menos da doutrina de Paulo Freire mas a grosso modo vou falar pois se entrar na parte erudita não vais entender mesmo então olhe bem. Marx achava que as escolas como se apresentam ainda hoje deveriam acabar pois só segrega os alunos e impõe o capitalismo a seus educandos, o que Paulo Freire pregava era uma escola igualitária onde todos tivessem as mesmas oportunidades para cavar seu destino e isso caro “amigo” não é socialismo é lutar para que com ensino se possa ter suas coisas. Marx era a favor do comunismo; Paulo Freire era a favor de oportunidade de estudo igual para que o menino que estude na escola pública possa fazer um vestibular e passar igualmente um menino que estudou em escola particular. Vamos aprender a pensar e sair do senso comum. Cérebro foi feito para pensar.

  17. Meus cumprimentos ao Eduardo Araújo,pelas lições de Lógica,de Silogismo,ministradas (pena que,inocuamente,ele não aprende) ao cidadão Paulo Silva.Parabéns à Maíra,ao Alien,pelo sarcasmo e minhas condolências ao supra-citado Paulo Silva pela falta de cérebro e minhas sinceras sugestões à sra Aline Baldez,para que estude um pouco mais,para,pelo menos,aprender a colocar pontuação em sua redação (?!),posto que,escrever,parece não ser sua vocação,bem como,a exemplo de todo doutrinado marxista-freiriano,não ter capacidade de elaborar um raciocínio e expressá-lo.

  18. Cara senhora Verlani Caterina Não conheço de forma plena a doutrina de Paulo Freire mas posso dizer que durante todo meu ensino médio (antigo segundo grau) fui educado por alguns professores que diziam utilizar este método e o que ocorria de fato é que sempre acabávamos por ser “orientados ” de forma maliciosa a crer que o capitalismo é errado e socialismo o mais certo. Vejo isso mais claramente hoje. Agora se o Paulo Freire é culpado disso ou não não sei mas o fato que ele é sempre ovacionado por educadores que “doutrinam” e não educam . E também gostaria de salientar uma outra coisa. A Sra fez um infeliz comentário que me deixou triste e preocupado veja: ” A deturpação do Poder Judiciário? A violência de uma polícia desumana que em nada difere dos ditos criminosos?”

    concordo que instituições como o poder judiciário e a polícia tem problemas inclusive com alguns de seus servidores pouco profissionais mas generalizar e rotular toda uma instituição como a Sra fez é algo muito errado é preciso lembrar que em ultima análise são estes profissionais que dedicam seu tempo ,conhecimento e muitas fezes suas vidas para proporcionar ao cidadão de bem as condições para que possa exercer de forma plena seus direitos e gozar de sua liberdade dentro de uma sociedade democrática de direito . Por favor pense e desponha a conhecer melhor o trabalho desses profissionais antes de tomar conclusões .
    Obrigado

  19. Só a ideologia da equiparação do aluno com o professor de Paulo Freire já é o fim. Desconstruir a identidade do professor sempre foi a função de Paulo Freire. O que se pode esperar de um comunista ateu que não tem fundamentos cristãos.”E, logo que chegou, aproximou-se dele, e disse-lhe: Rabi, Rabi. E beijou-o.” Marcos 14:45

  20. A pessoa não separa ponto de palavra e quer mandar a menina aprender a pontuar. Meu rim.

    Alessandra, e o que você entende de ser cristão? Se você tivesse a decência de procurar a origem do termo “direita” na política verá que em nada a direita condiz com o Cristianismo. É mais fácil o Cristianismo ser mais condizente com a esquerda. Não lembro de Deus e Seu Filho pregarem tanto privilégios aos ricos como a direita prega. Não lembro de Deus e Seu Filho serem apegados ao capital como a direita é.

    Vocês dão corda a um imbecil que nem o ensino médio terminou e quer falar de um educador que até a adorada Harvard de vocês premiou e reconheceu o talento? Existem uma enorme diferença entre o Método Paulo Freire ser eficaz de os educadores saberem usar o método. Não sabem. Não culpe Paulo Freire pelos pedagogos não saberem usar seu método, mas Paulo Freire conseguiu o que nenhum educador conseguiu. Ou você conhece alguém que conseguiu alfabetizar 300 ADULTOS da zona rural em 1 mês e meio? Você acha que alfabetizar adultos é fácil, ainda mais os da antiga zona rural? Adultos possuem muito mais dificuldade de aprender do que crianças. O cognitivo das crianças são mais prontos para aprender do que o dos adultos. Os educadores atuais possuem dificuldades de alfabetizar 30 crianças em 1 ano e Paulo Freire, numa época ainda mais difícil, alfabetizou TREZENTOS ADULTOS em 1 ano e meio.

    Quero ver se esse demente sem estudo do Olavo conseguiria ao menos alfabetizar UMA criança em UM ANO sem usar métodos hostilizantes.

  21. Legais, vocês são tão legais!

    A certeza é que esses dois babacas que estavam se hostilizando estão juntos agora. Certeza!

    Quanto ao comunismo e o capitalismo, os dois sistemas não tem nada de errado. O problema, seres imbecis, é a maldita mão do homem que tudo corrompe.

    Briguem um contra o outro, cada qual se achando eloquente. São que todos são marionetes dos sistemas.

    Otários!

  22. Quem é Paulo Freire no jogo do bicho?! A primeira citação que eu ouvi dele foi aquela de que não existe saber mais nem saber menos e, so o que ha são saberes diferentes…. minha primeira noção era que o cara era um idiota e, depois de estudar sobre ele… vi que não tinha me equivocado apesar da minha conclusão prematura

  23. A educação está no nível mais ridículo já visto, conheci alunos de 5.ª série que não conseguiam elaborar uma frase!!! Paulo Freire é o maior louco varrido que já existiu, ler “Pedagogia do Oprimido” nas escolas e faculdades deveria ser considerado tortura!!!… Aprendi como método tradicional e muitos alunos carentes da época aprendiam da mesma forma. Só não aprende quem não tem vontade, quem é vagabundo. Por que que ficar alisando a cabecinha dos alunos que não tem vontade e se fazem de coitadinhos?.. Paulo Freire sinônimo de atraso para a educação do país!!

  24. Várias pessoas, que emitiram seus comentários, mais pareciam advogados defendendo seus clientes em um tribunal do júri. Achei extremamente engraçado as pessoas digladiando-se por causa do sr. Paulo Freire. Não li muita coisa a respeito do referido sr. E não o fiz porque, o pouco que li, não me despertou interesse para que pudesse aprofundar a leitura. Neste momento, vou citar algumas obras (não todas) que me trouxeram grande prazer, e cultura: A lógica do pensamento científico de Karl Popper, Neuropsicologia e aprendizagem (Sociedade Brasileira de Neuropsicologia), Disciplina – O limite na medida certa de Içami Tiba, Introdução ao pensamento científico de Karl Jaspers, Iacocca – uma autobiografia por Lee Iacocca e William Novak, Made In Japan Akio Morita e a Sony de Akio Morita, 1808 de Laurentino Gomes, 1812 a marcha fatal de Napoleão rumo a Moscou de Adam Zamoyski, Karl Marx O capital, A Riqueza das Nações de Adam Smith, A Metafísica dos Costumes de Kant, O Discurso sobre o método de Descartes, A Oigem das Espécies de Darwin, O Príncipe de Nicolau Maquiavel. Principia – Princípios Matemáticos de Filosofia Natural de Isaac Newton, etc., etc., etc. Aliás, gostaria de citar um fato interessante na introdução do livro de Newton onde se lê que “Não que aconselhe qualquer um ao estudo prévio de toda a Proposição destes livros, pois elas são tantas que isso poderia levar muito tempo, mesmo para leitores de boa formação matemática”. Parece não ser, infelizmente o caso dos brasileiros. Quanto à educação brasileira, o que falta é muita leitura, mesmo aos professores (licenciados nas diversas áreas do saber) e aos educadores (educadores são os PAIS E AS MÃES). Eu, particularmente, entendo escola como um espaço onde quem quer (realmente quer) aprender, se encontra com alguém que quer (realmente quer) ensinar se encontram. Mas, devo confessar que, quando eu e quase a totalidade do colegas, quando nos deslocávamos de nossa unidade de ensino do curso de geografia, para irmos para a faculdade de educação, onde haviam alguns professores com clara tendência ideológica, quer de direita, ou de esquerda, era realmente muito triste. Infelizmente, nós brasileiros, damos muito pouca importância e atenção ao conhecimento científico. Os autores que citei, em sua maioria, não necessitam de defesa, mesmo não concordando com as ideias veiculadas, suas genialidades são incontestes, inconcussa.

  25. Desculpem-me o chavão, mas “contra fatos, não há argumento”.
    Os resultados da educação, não só dos alunos, mas do reflexo dessa educação dos professores sobre esses alunos não deixa dúvida sobre a falência desse “novo método”.
    Ouvindo e lendo as opiniões prós e contras a essa pessoa, senti-me no dever de conhecê-lo. Mas pelo pouco que ainda pesquisei, notei em sua biografia que, formado em Direito, ele lecionou apenas três anos no ensino de segundo grau e, após esse curto período, foi indicado ao cargo de diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco, onde iniciou o trabalho com analfabetos pobres.Conseguiu a “proeza” de alfabetizar 300 agricultores em 45 dias. (desculpem-me a arrogância, com meu segundo grau conseguiria em menos tempo). Quer dizer que, com base nas suas experiências bem sucedidas na alfabetização de adultos com a cultura da década de 1940 o torna válido para opinar sobre a educação das décadas seguintes? Não sei se partiu dele ou dos seus fãs, que educar adultos é mais difícil que educar crianças. Será? Será que pessoas ansiosas por aprender absorverão menos que crianças que ainda não entenderam a importância da alfabetização em suas vidas? Os primeiros sofreram as conseqüências da ignorância, os segundos estão lá “porque os pais mandaram”. A motivação dos segundos é bem menor que a dos primeiros.
    Nos idos de 1969, minha classe de escola primária foi eleita a melhor classe de S. Bernardo do Campo, e eu não estava entre os melhores alunos dessa classe. Mas fazia parte da grande maioria que sabia “de cor e salteado” todas as conjugações verbais (entre outras coisas). Com o passar desse longo tempo, percebi que muitos profissionais da Língua, que têm nela sua principal ferramenta de profissão, aprovados no Ensino Superior, não sabem conjugar verbos no subjuntivo, fora outros erros crassos de Português. Fora também uma cultura miúda sobre conhecimentos gerais que me forçam a recordar o que havia aprendido na escola primária!
    Hoje, vejo o martírio da minha esposa, professora, e de seus colegas de profissão, quando têm que se deparar com alunos em oitava série que não mal sabem escrever o próprio nome, e a luta que é construir encima dos escombros do resultado do freireanismo.
    No primeiro livro que comecei a ler dessa pessoa, Pedagogia do Oprimido, disponível em PDF nesse link http://www.portalconscienciapolitica.com.br/educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20politica/livros-para-download/ junto com outros de sua autoria, logo no índice já dá para notar o cunho político da sua solução para a alfabetização, o prenúncio do coitadismo. Gostaria de poder viajar no tempo e fazê-lo conhecer meus pais, contemporâneos dele, que apesar da labuta no sertão de S. Paulo, apesar das classes multisseriadas de ensino primário que freqüentaram, apesar das constantes mudanças, apesar da distância dessas “escolas”, aprenderam coisas que eu e minhas irmãs só viríamos a aprender no antigo curso ginasial.
    Pesquisando sobre essa pessoa, descobri uma afirmação sua: ‘sou um marxista cristão”. “Crendeuspai”! E ainda levam a sério esse senhor?
    Mas para ser intelectualmente honesto, vou continuar lendo esse veneno de rato: 99% de farinha inócua com 1% de arsênico que mata, ou aleija.
    Tivemos 8 anos de FHC, 8 de Mula, e mais 6 de Anta, afinados com o conceito político e filosófico de Paulo Freire: o resultado está aí.

  26. O diálogo é um critério que avança o discuso científico pelo método dialético.Os ataques pessoais expressam externação dos nossos sofrimentos.Ouvir e juntar, para avançar. Todas as opiniões são importantes na intenção. Ouvir com respeito beneficia a todos. A própria ciência na desconfiança da descoberta do objeto não parte de uma certeza logo, sua conclusão é a certeza, como resultado da experiência. Vale apenas saber o você tem a dizer. Abraço.

Os comentários estão fechados.