“Quanto mal fazem à Igreja os padres untuosos!” – sobre o pe. Fábio de Melo e suas más colocações

O revmo. Pe. Fábio de Melo voltou a aprontar das suas. Em entrevista que ainda não foi ao ar (mas da qual alguns trechos já foram amplamente divulgados pelos órgãos de mídia), o padre soltou a seguinte estarrecedora frase:

Jesus não queria a Igreja, queria o Reino de Deus, mas a Igreja foi o que conseguimos dar a Ele.

É impressionante como uma frase tão pequena possa conter um número tão grande de absurdos, e é muito difícil conceber como uma pessoa católica, que tenha ao menos noções básicas de Catecismo, seja capaz de proferi-la e ao mesmo tempo manter a Fé. Esta frase estarrecedora, em uma única linha,

  1. afirma que a Igreja não é da vontade de Deus [Jesus não queria a Igreja];
  2. introduz uma oposição descabida entre “Igreja” e “Reino de Deus” [não queria a Igreja, queria o Reino de Deus]; e
  3. afirma que a Igreja é criação humana [a Igreja foi o que conseguimos dar a Ele].

Não percamos tempo com fabiodemelorices. Vamos à Doutrina Católica.

Primeiro, é óbvio que a fundação da Igreja sempre esteve nos desígnios de Deus. Nem poderia ser diferente, uma vez que, se Cristo tivesse querido com Sua Encarnação uma coisa diferente da Igreja, teria fracassado miseravelmente em Sua Missão e, portanto, não seria Deus e, portanto, não deveríamos nos preocupar com Ele e nem com mais nada nessa vida.

Não fossem suficiente as claríssimas palavras de Nosso Senhor nos Evangelhos – “E eu te declaro que és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra Ela” -, o Catecismo ainda nos diz com todas as letras:

766. (…) Assim como Eva foi formada do costado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração trespassado de Cristo, morto na cruz (CCE).

Se tudo isso ainda não bastasse, o erro de número 52 condenado por São Pio X no decreto Lamentabili é o seguinte:

52. Cristo não pensou constituir a Igreja como uma sociedade destinada a durar na terra por uma longa série de séculos; além disso, na mente de Cristo, o reino dos céus juntamente com o fim do mundo já deveria ter chegado.

Ora, tudo isso posto, em qual esotérico sentido, então, de que maneira minimamente católica é possível afirmar “Jesus não queria a Igreja”? Essa frase é herética e blasfema. Encontrá-la nos lábios de um sacerdote católico é daquela espécie de desolação no lugar santo que nos faz gritar do fundo da alma: Exsurge, Deus, iudica causam tuam.

Em segundo lugar, não existe oposição entre a Igreja fundada por Cristo e o Reino de Deus, exatamente porque a Igreja por Ele fundada é precisamente o Reino de Deus já inaugurado na terra! De novo, é o que nos ensina o Catecismo:

541. (…) Ora a vontade do Pai é «elevar os homens à participação da vida divina». E fá-lo reunindo os homens em torno do seu Filho, Jesus Cristo. Esta reunião é a Igreja, a qual é na terra «o germe e o princípio» do Reino de Deus (CCE).

567. O Reino dos céus foi inaugurado na terra por Cristo, e resplandece para os homens na palavra, nas obras e na presença de Cristo. A Igreja é o gérmen e o princípio deste Reino. As suas chaves são confiadas a Pedro (CCE).

A Igreja já é o Reino de Deus! Pouco importa aqui a obviedade de que este Reino só estará plenamente estabelecido quando Cristo voltar em Sua Segunda Vinda Gloriosa, exatamente porque, então, será a Igreja – a mesmíssima Igreja da qual hoje fazem já parte todos os católicos – que reinará perfeitamente. O Fim dos Tempos não destrói a Igreja, cáspita, mas é exatamente o contrário: realiza-A em plenitude! Que um sacerdote católico não saiba dessas coisas é uma dessas tragédias religiosas que, em épocas mais sensatas, seria interpretada como um sinal do Fim dos Tempos iminente e levaria os católicos a baterem no peito e fazerem penitência, suplicando ao Senhor misericórdia pelos seus muitos pecados.

Em terceiro lugar, e muito sucintamente, é óbvio que a Igreja não é criação humana. Não é criação humana porque é criação de Cristo, que é Deus. Não é criação humana porque Ela não poderia ser Santa e Santificante se fosse o homem que A tivesse criado, uma vez que o homem não tem por si só capacidade de santificar a nada e nem a ninguém. E não é criação humana, por fim, porque assim o diz com todas as letras a Doutrina Católica: «a Igreja católica [é] fundada por Deus» (Lumen Gentium, 14).

Não fomos nós que “demos” a Igreja a Cristo, foi Ele quem no-La deu, através do Seu Sacrifício na Cruz; e o fez para que por meio d’Ela (e somente por meio d’Ela) pudéssemos nos unir a Ele. Qualquer criança minimamente catequizada aprende isso. Por que diz o contrário o pe. Fábio de Melo?

Após a polêmica inflamada, o pe. Fábio publicou no Facebook uma de suas famosas respostas que não respondem a coisa alguma. Absolutamente nada do blá-blá-blá lá despejado tem o mínimo a ver com o que se está discutindo. Aproveito a oportunidade, no entanto, para fazer (mais uma vez) um comentário que talvez possa ser útil ao reverendíssimo sacerdote. Lá, no seu Facebook, no meio da tagarelice irresponsável, o padre diz o seguinte:

Estou unido ao Papa Francisco, quando movido por coragem profética, falou-nos do perigo que a Igreja corre de tornar-se uma ONG.

Será que está mesmo? Em outra tristemente famosa entrevista (ocorrida em meados do ano passado), o padre Fábio fez questão de destacar a sua própria vaidade e afirmou ser «vaidoso sim». A matéria que inicia esse post traz na manchete a seguinte piedosa frase proferida pelos lábios sacerdotais do padre Fábio de Melo: «Sempre me senti artista». Será que o padre Fábio acredita, em consciência, estar unido ao Papa Francisco?

Vejamos o que o Vigário de Cristo tem a dizer sobre isso. Em homilia proferida na semana passada (sábado, 11 de janeiro; original italiano aqui, tradução para o português aqui, de onde retiro a citação), o Papa Francisco falou o seguinte:

[Q]uanto mal fazem à Igreja os padres untuosos! Aqueles que colocam a sua força nas coisas artificiais, na vaidade.

Quantas vezes se ouve dizer, com dor: “Este é um padre-borboleta, porque há sempre vaidade nele”.

Se nos afastamos de Jesus Cristo, devemos compensar isto com outras atitudes… mundanas. E assim, há todas estas figuras… também o padre de negócios, o padre empreendedor…

[…]

É belo encontrar padres que deram a sua vida como sacerdotes, verdadeiramente, de quem as pessoas dizem: “Sim, tem esta característica, tem aquela… mas é um padre”. E as pessoas têm a intuição.

Em vez disso, quando as pessoas vêem os padres – para dizer uma palavra – idólatras, que em vez de terem Jesus têm os pequenos ídolos… pequenos… alguns até devotos do “deus Narciso”… Quando as pessoas vêem isto, dizem: “Coitado!”

Que sirvam estas palavras para o pe. Fábio, mas que sirvam também para nós, a fim de que saibamos escolher com mais sabedoria os homens que admiramos e a quem seguimos. Procuremos – como nos pede o Papa Francisco – aqueles «padres que deram a sua vida como sacerdotes». Procuremos os padres que nos falem das coisas de Deus! Não percamos tempo com estes que, ao contrário, têm um gosto particular por frases heréticas e blasfemas, nunca se responsabilizando pelas barbaridades que ensinam com seus exemplos e suas palavras.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

68 comentários em ““Quanto mal fazem à Igreja os padres untuosos!” – sobre o pe. Fábio de Melo e suas más colocações”

  1. Pe Fábio , sua benção e vai cantar!!!
    Oremos pelo clero gente.

  2. O Reino de Deus esta no céu, mas, a Igreja é o Reino de Deus na Terra

  3. Só tenho uma palavra a dizer: Vamos fazer nossas orações pelos Padres para que tenham um sacerdócio digno da Igreja Católica que é claramente a única instituição fundada por Deus para cumprir a sua missão que é estabelecer o Reno de Deus na terra. Claro que Deus não é propriedade da Igreja, ELE é de todos, porém não se pode negar que a IGREJA é DELE, afinal, Jesus disse claramente “.. sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.”.

  4. oooo povo invejoso, aposto que o Padre Fábio de Melo converte muito mais cristãos à salvação, suscita muito mais vocações ao sacerdócio do que a metralhadora de vocês, que só serve para apontar os erros dos outros; ele pode ter falado sem pensar, atire a primeira pedra quem nunca pecou, o povo da igreja deveria ser o primeiro a defendê-lo, mas não, cobertos por inveja do seu ministério, descem a lenha, vão rezar……

  5. Sou antiga, não gosto de padre sem batina, Pe ligado a politica e politiqueiros, cantores,muitos pessoas leigas pregando o evangelho parace igreja Protestante, uns cantos que não tem nada a ver com as homilias, tá uma bagunça eu ja não estou mais indo a missa, por não ter mais vontade,o Pe perdeu por ficar calado.ou falasse alguma coisa sobre Pedrinhas, e Dom Orani que é amigo de Sarney devia dizer alguma coisa,por esta e outra estou cansada não veja mais sentido cristão algum nesta Igreja fria, que logo sera vomitada por Deus nosso Senhor.

  6. isso eh ridículo…
    blog super hipócrita…
    falam que ele é um borboleta…
    mais esquecem qantos PAPAS borboletas apareceram…
    ai apareceu um sensato e com índole cristã verdadeira no sangue…
    ai querem fazer todos esquecerem o que essa igreja fez no passado…
    APOSTASIA meu caro..
    aconteceu quando ROMA matou os apóstolos…. e desviaram-se da doutrina verdadeira para aderir ao paganismo da época… deram lugar as Fábulas…
    pois O SACERDÓCIO… a AUTORIDADE DE DEUS, e as CHAVES DO REINO DOS CEUS NA TERRA… SOMENTE podem ser exercidas mediante a retidão pessoal…
    e só um LEIGO não sabe o que a RELIGIAO CATOLICA fez no passado…
    da pra colocar a lista de 10 PAPAS que tiveram sua AUTORIDADE por meio de assasinato e morte… ONDE EH que CRISTO FALA QUE A AUTORIDADE DELE TEM QUE SER ATRAVEZ DA MORTE DE UM UNGIDO SEU ???
    QUANDO DAVI DEIXOU DE MATAR UM UNGIDO DO SENHOR QUANDO PODIA TER FEITO E NÃO O FEZ ???
    ABOMINAÇÃO è O NOME DESSA IGREJA…
    não sou evangélico… mas me atenho a causa de Cristo… e a RELIGAO CATÓLICA NÃO É… nem de LOOONGE… a IGREJA DO SALVADOR JESUS CRISTO.

  7. Caro Evandro.
    Teu comentário de 19/01/2014 às 15:25
    Não esqueça que 5 versos à frente, desse que você cita, Jesus também disse em relação àquele que a santa Madre considera como a pedra em que a igreja foi edificada: “Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.”
    Ora, se Ele disse isso é porque essa pedra não é tão firme como se pode deduzir; daí, talvez, os defeitos nas peças usadas na sua edificação estarem aparecendo agora; e Jesus não iria usar matéria-prima indevida em uma obra de Deus. Logo, só podemos concluir que a estrutura hierárquica da igreja é uma obra do homem; portanto, imperfeita, que deve ser aprimorada ou corrigida ao longo da sua existência, como toda obra humana.
    Agora, uma perguntinha: porque os senhores, que se arvoram em defensores da fé, não assumem a obrigação dos padres, com todos os sacrifícios que lhes são impostos, a começar dos tempos de seminário, além de ter que aturar as críticas dos leigos, que são transformadas, a priori, em julgamento sumário, embora não conhecidos os motivos das atitudes tomadas por eles?…
    Será que vocês já leram Mateus 7,1-2 e Marcos 4,24?
    Abraços. Frazão

  8. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

    Eu me divirto com esses católicos mornos da igreja conciliar e seus antipapas e clérigos hereges modernistas ( isso quando não sao marxistas ou amigos de marxistas).

    Muito obrigado meu Senhor Jesus Cristo por cuidar o proteger até o fim dos tempos da Santa Imaculada Igreja Católica Apostólica Romana.

    Se a Igreja católica não fosse protegida por tí Senhor esses hereges modernistas e esses católicos mornos já teria destruído Nossa Imaculada Mãe Igreja Católica há muito tempo.

    In Corde Jesu, semper!!

  9. Só posso dizer: lamentável e vamos continuar orando pelos sacerdotes !!!!!!!!
    Talvez falte ao Pe. Fábio de Melo a consciência que existia em João Batista, de que deve diminuir sua própria pessoa para que Cristo cresça. Talvez falte coragem para escolher um lado e descer do muro, talvez falte determinação em mostrar a verdade de Deus sem medo de desagradar a algumas pessoas.

  10. Aposto com qualquer um que se algum muçulmano entregar o alcorão para esse pseudo-padre ele beija em nome da paz mundial.Mesmo sabendo que a Paz que Cristo deixou é a Dele e não do mundo.

    Tenho certeza que esse pseudo-padre Fábio modernista de Melo beijaria o alcorão!!

    Igreja conciliar e seus escândalos!!Lamentabili!!

  11. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,
    falar a verdade agora é ser antipapa…
    assim como o Senhor Jesus Cristo permite que a iniquidade reine no mundo
    para que no seu devido tempo ela seja varrida da face da terra para as profundezas…
    assim também será com essa “Igreja” fundada por homens, onde a mesma possui mãos cobertas por sangue inocente e obras de trevas…
    realmente a igreja catolica é a mãe…
    a MÃE de todas as Prostitutas e meretrizes da terra … pois delas sairam as protestantes com esses pastores que enganam e destroem…
    mas Babilônia cairá… e Grande será a sua queda…
    por isso que ela ainda cresce… pois sua queda será a maior de todas…

  12. [LIXO]

    A pergunta que não quer calar é:

    Como um blog que se diz católico aprova um comentário de um herege protestante que chama a Igreja de prostituta?

  13. como tem gente doida nesse mundo, vão estudar história e veja quem foi que fundou a igreja Romana: CONSTANTINO!!!!

  14. Eu queria saber qual o critério que o Jorge esta usando para jogar no lixo alguns comentários ofensivos a Igreja e outros ele deixa passar, estou curioso, poderia nos dar alguma explicação a este respeito Sr. Jorge Ferraz.

  15. ” Se nos afastarmos de Jesus Cristo devemos compensar isso com outras atitudes…mundanas”. Sábias palavras do Papa Francisco! O vazio deixado pela ausência Dele acaba sendo preenchido de alguma forma ou outra . Assim, ser apenas um sacerdote a serviço ( quanta honra!) passa a ser pouco… É como se já não percebessem a Joia Mais Preciosa que juraram defender e agora posam com quinquilharias baratas no pescoço tentando convencer.. Lamento, talvez seja apenas uma grande vocação, por ora sem rumo. Rezemos pelo clero .

  16. Muito bom e verdadeiro texto, sempre que vejo um padre untuoso, lamento e peço a misericórdia de Deus para ele e outros semelhantes. Creio que são padres, que não se aproximam de Deus, com oração, jejum, penitência ….

  17. Como um blog que se diz católico aprova um comentário de um herege protestante que chama a Igreja de prostituta?

    Simplesmente porque se o herege chamasse a Igreja de “Santa Igreja de Cristo” ele provavelmente não seria protestante. De um herege protestante espera-se que vomite heresias – o nome disso é coerência.

    Agora um sedizente católico vomitar impropérios contra o Vigário de Cristo e a Igreja Santa de Deus, com o único propósito de denegrir a imagem do Santo Padre e da Igreja fora da qual não há salvação, aí não. O herege protestante tem em seu favor a ignorância. Mas a estes que dizem “Nós vemos!”… como se pode conceder benevolência?

    Se não gosta dessa política, vá baixar em outro terreiro que aqui não faz falta.

    – Jorge Ferraz

  18. Ótimo texto, concordo 100%. Infelizmente pe. Fabio e seu estrelismo me envergonham muito por ele ser um sacerdote e não agir como tal (ele é tantos outros).

  19. Não vejo tanto mal em uma pequena frase. Será que é o fim da minha Igreja, só porque em Padre que é um ser humano errou, com pequenas palavras. Pior do que isso são os Padres Pedófilo que celebram a missa e dois vai passear no Shopping com garotinhos e tem muitos bispos que sabem e acobertam tal atitude. Isso sim é um pecado maior, do que algumas palavras que pode muito bem passar despercebido e facilmente esquecido. Por isso vamos deixar de hipocrisia e orar mais pela nossa igreja para que ela se torne a cada dia. Santa Apostólica e Romana.

  20. a falar de Pe fabio na entrevista foi essa; Jesus queria o Reino de Deus, mas a Igreja foi o que conseguimos dar a Ele.
    frase da media manipuladora: Jesus não queria a Igreja, queria o Reino de Deus, mas a Igreja foi o que conseguimos dar a Ele.
    agora me digam tem o que ele falou demais?

  21. Entre outras do Padre Fábio de Melo, no “De Frente com Gabi” de ontem: ela pergunta sobre “felicidade”, ele responde “viver confortável em mim mesmo”; ela pergunta sobre “sofrimento”, ele responde “perder as pessoas”. Oremos para que ele se torne coerente com a verdadeira fé e caridade Católica. Quem realiza boas obras e ao mesmo tempo dissemina o erro, investe no bem a curto prazo e no mal a longo prazo.

  22. O que o padre falou de errado? Jesus nos mandou buscar,em primeiro lugar,o reino de Deus e a sua justiça.

  23. Se a igreja fosse criação humana, se não acreditasse que Jesus é a cabeça da Santa Igreja, jamais seria católica. Muitos alegam, em sua defesa, que o padre Fábio de Melo converte muitas pessoas, a quê? A acreditar no que ele pensa, ou no que disse Nosso Senhor?. Outros, falam do fato de ser crítico, como se fosse o maior dos pecados criticar um padre que prega um absurdo destes, no caso, devemos ser passivos e obedientes a qualquer padre que queira destruir tudo o que a Santa igreja acredita?. Não, a nossa obrigação como católicos é de guardar a fé e denunciar o erro. Denunciar erros não é desejar o mal, é querer a sua conversão, que ele use sua fama, beleza e carisma em defesa da fé, como um verdadeiro soldado de Cristo.

  24. Meu Caro Jorge,

    Conheço o Pe. Fábio de Melo, pessoalmente, aliás foi meu professor de Teologia da Graça e Antropologia Teológica. Assisti ontem a entrevista de que você o intitula de “padre untuoso”. Dizer que um Pare formador de uma Faculdade Católica reconhecida pelo MEC não conhece nem o catecismo é muita presunção. Eu não sei qual seu grau de formação teológica para tecer tal crítica tão acirrada. A sensação que você passa é de uma pessoa bem formada em alguma área, porém, revoltada com alguma coisa sobre a Igreja. Só acrescentaria um esclarecimento no seu comentário, aliás o Pe. Fabio o fez em sua entrevista: “A Igreja somos todos nós”. Entretanto, se o Pe. Fabio de Melo não está vivendo sua vocação com dignidade, eu lhe diria o mesmo que Jesus disse aos escribas e fariseus, quando lhe apresentaram uma mulher pega em adultério: “Quem não tiver pecado atire a primeira pedra”; e todos se afastaram,começando dos mais velhos. Assim caminha a Igreja e a Humanidade, meu Caro…

Os comentários estão fechados.