5ª Campanha Nacional de Consagrações à Santíssima Virgem

closeAtenção, este artigo foi publicado 2 anos 11 meses 21 dias atrás.

Já foi lançada, pelo pessoal do Consagra-te!, a 5ª Campanha Nacional de Consagrações à Virgem Maria. À semelhança do que acontece já há alguns anos, o Deus lo Vult! vem incentivar enfaticamente os seus leitores a conhecerem essa santa consagração e, caso a isso se sintam chamados, a se fazerem generosamente escravos de Nosso Senhor Jesus Cristo por meio das mãos maternais da Santíssima Virgem Maria.

Trata-se de eficacíssima devoção que, como diz o próprio S. Luís de Montfort, é um «segredo» na ordem da graça para alcançar tesouros espirituais maravilhosos «em pouco tempo, suavemente e facilmente» (cf. Tratado, §82). A promessa pode parecer enganosa aos que estão convencidos da importância da ascese lenta e trabalhada para o próprio aperfeiçoamento espiritual; mas a oposição é apenas aparente. Primeiro porque este «segredo» exige o desapego de si mesmo, o que é um dos fins mais evidentes da ascese; segundo porque as suas «suavidade» e «facilidade» são as do seguimento incondicionado de Cristo, cujo jugo é suave e cujo fardo é leve; e terceiro porque é um caminho de vida que nunca está perfeitamente concluído, mas que pressupõe um acúmulo cada vez maior de graças através do serviço quotidiano à Virgem Mãe de Deus. Não se trata, assim, de uma inexistente alternativa à ascese, mas ao contrário: é uma ascese radical, de cuja radicalidade mesma jorram as graças que o coração de Deus reserva aos que se Lhe entregam sem reservas.

É um segredo por causa do qual ousamos também nós repetir as palavras de gratidão da Bem-Aventurada Virgem Maria: «fecit nobis magna qui potens est», fez-nos maravilhas o Todo-Poderoso. E, como temos o dever de distribuir de graça aquilo que de graça recebemos, apraz-nos sair em apaixonada pregação da devoção verdadeira à Santíssima Virgem Mãe de Deus, fonte de tantas e tantas graças que nós próprios, pecadores e limitados, não as podemos esgotar. Nossas almas, por mais inflamadas de amor que se tornem, não passam de pequenas chamas bruxuleantes do fogo que Nosso Senhor quer atear à terra; para que ela arda, urge que sejamos um exército maior do que temos sido até então. Urge que alcancemos mais almas para Deus, a fim de suprir – um pouco que seja! – a nossa própria pequenez na multiplicidade dos nossos irmãos na Fé.

Urge fazer com que a Virgem Maria reine nos corações. Para que o Seu Filho possa reinar nesta terra que é d’Ele.

Convidam-se, portanto, «todos os católicos a se unirem conosco nesta Campanha, fazendo também a sua Consagração Total pelo método de São Luís [de] Montfort ou renovando a sua Consagração, no dia 12 de dezembro de 2014, sexta-feira (Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina); ou, por razões locais, em outra data próxima». Maiores e mais detalhadas informações no já citado site do Consagra-te!, ou através da caixa de comentários ou do email deste blog. Confiemo-nos determinadamente e sem reservas à proteção da Virgem Mãe de Deus; Ela não desampara, jamais, os que a Ela humildemente recorrem. Ela não abandona, nunca, os que generosamente se colocam a Seu serviço.

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this page

One thought on “5ª Campanha Nacional de Consagrações à Santíssima Virgem

  1. Eduardo Gomes

    Caríssimo Jorge,
    Salve Maria!

    Gostaria de recomendar um importante livro de meditação específico para este período e que foi o único já publicada no Brasil: Consagração à Nossa Senhora, de Dom Antônio Maria Alves de Siqueira. Uma obra publicada na primeira metade do século XX e que é editado atualmente pela Editora Santuário. Neste livro contem todas as meditações de preparação para a consagração.

    Segue o link da Editora Santuário: http://loja.editorasantuario.com.br/produtos/detalhe/486/consagracao_a_nossa_senhora