«No está bien eso»

papa-morales

Imagem sensacional.

O olhar de desprezo de Sua Santidade (em outro ângulo aqui) diante da paspalhice do boliviano cocaleiro é a mais eloquente declaração anticomunista que o Papa Francisco poderia dar. E, ao contrário do que acontece com entrevistas, diante de cara feia não dá pra tergiversar, pra distorcer, pra suscitar conflito interpretativo nem nada do tipo.

O semblante sisudo é inequívoco, universalmente compreensível, insofismável. O sorriso aguado posterior, protocolar, não elide a força do símbolo desta cara de desgosto. Aqui está a imagem que vale mais do que mil palavras. Aqui está o tratamento de asco e repulsa que o comunismo merece. Às claras, sem ruído, sem margem para má interpretação.

Outras duas boas razões pelas quais é importante compartilhar este acontecimento:

1. Porque, como muitos argutamente perceberam, sob uma determinada ótica a escultura é até apropriada: de fato, há mais de século a foice e o martelo vêm pregando Cristo na Cruz.

2. Porque ele permite que sejam divulgadas matérias como esta ou esta: «Al Papa no le gustó el regaló, le miró de forma severa y se dirigió a Morales diciendo: “No está bien eso”».

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

38 comentários em “«No está bien eso»”

  1. Alguns estão dizendo que Francisco disse “No sabia eso” e não “No está bien eso”. De fato, ele aceitou que colocassem nele o colar com uma medalha contendo a mesma imagem e, mais cedo, homenageou o padre esquerdista que criou aquele símbolo blasfemo.

  2. Sim, mas aquele colar com duzentos penduricalhos, um dos quais continha a imagem blasfema, e que o cocaleiro jogou no pescoço do pobre do Papa alguns segundos antes de lhe dar o crucifixo… Também já é demais, né? Provavelmente Sua Santidade só descobriu aquela imagem no colar hoje, com as fotos que saíram.

  3. Excelente explicação. Só é pena que o Pe. Lombardi a tenha desmentido…

    “At a July 9 press briefing the Holy See press officer, Fr. Federico Lombardi, noted the lack of clarity in the audio of the exchange, and remarked that Pope Francis had been unaware the crucifix was a replica of Fr. Espinal’s.

    He also claimed that Fr. Espinal’s use of it was not ideological but expressed a hope for dialogue between communism and the Church, adding that Pope Francis’ remark likely expresed a sentiment of “I didnt’ know”, rather than “This is not right.”

    http://www.catholicnewsagency.com/news/pope-francis-apparently-not-amused-by-communist-crucifix-33337/

    Dada a admiração do Papa Francisco pelo seu colega jesuíta, o Pe. Espinal, a explicação do Pe. Lombardi é mais do que plausível..

  4. Ah, o Papa sendo catolicamente ríspido, sem respeito humano, e o pe. Lombardi colocando panos quentes… Parece que voltamos à normalidade afinal :)

    Meu consolo é que (quase) ninguém vai ler a nota do pe. Lombardi, enquanto todos vão ver o Papa-Sorriso de cenho franzido e cara fechada diante da canalhice do sr. Morales.

  5. Depois de ouvir o vídeo com muita atenção, parece-me que o Papa apenas disse “No sabia eso”. Não expressou nenhuma reprovação. E isso depois de ter homenageado o padre que criou aquele símbolo. Isso depois de ter dito, em reunião com líderes de “movimentos sociais” como o MST: “Continuem com o vosso bom trabalho”. Infelizmente, temos um Papa que apoia entidades e governos marxistas, e que afronta a fé da Igreja publicamente. O que mais me revolta é pensar que Bispos e Cardeais nada fazem diante disso…

  6. Minha gente, deixem os cleaners fazerem o trabalho deles, ora…

  7. Os “conservadores” já estão correndo para apagar o incêndio. Agora, interpretam até expressões faciais do papa… Sempre, claro, na direção do seu “conservadorismo”…
    Estamos aguardando uma análise da encíclica panteísta ecológica. Até agora, o silêncio dos “conservadores” tem sido mais do que eloquente. E tome ginástica de hermenêutica!!!
    Sobre a expressão facial do papa, talvez ele estivesse pensando algo como “ai, ai, ai, como é que os blogueiros conservadores vão explicar isso…”.

  8. Jorge, o “presente” de Morales, sendo ele quem é, não me surpreende. Se eu for homenageado por um “macumbeiro” em sua casa e ele resolve me presentear com uma carranca, como eu fico? Devo aceitar o presente, agradecer e depois dispensá-lo. Penso que o mesmo se aplica ao caso do Papa. O que me intriga é por que o Papa visita e prestigia pessoas do naipe de um Stedile ou um Morales. E o pior é que da forma como faz, dá a sensação a muitos de que o MST tem razão, que a TL tem razão, que o tal padre Espinal tinha razão… Para nós por aqui que buscamos a verdade, estas coisas não nos desviam, mas para os demais, que são maioria? Como ficam? Até mesmo os hereges e inimigos da Igreja, eles ficam com a impressão de que o Papa concorda com eles. Então, no fim das contas, quem se converte? Qual católico cresce espiritualmente com estes acontecimentos? O que resta para os católicos e não-católicos arrochados pelos regimes bolivarianos ao verem o Papa se mostrar amigo de ditadores da pior espécie? Dá para fazer muitas outras perguntas e a verdade é que eu não consigo entender o que pretende o Papa Francisco.

  9. Acho que o encontro com “movimentos sociais”,”Stediles” e etc,,,dizem mais do que um semblante fechado.

  10. Jorge, muito bom o teu texto.
    O Diogo Mainardi, em seu blog, faz um comentário bem irônico, mas interessante sob vários pontos de vista e acho que merece uma análise. Segue: http://www.oantagonista.com/posts/o-jesuita-e-o-silvicola
    Eu entendo claramente que o Papa Francisco não gostou. E foi surpreendido. Ou não teria respondido que “no está bien eso” e manifestado o seu claro desagrado e constrangimento.
    Aos que alegam que não há surpresas diplomáticas e que presentes trocados entre chefes de Estado são sempre previamente combinados. Certamente que sim! Porém, a diplomacia boliviana deve ter simplesmente colocado na lista de presentes “um crucifixo”. A “surpresa” da forma do crucifixo blasfemo ficou por conta de Evo Morales, que, aliás, já manifestou por diversas vezes a intenção de erradicar a religião católica de seu país.
    Quanto à nota do Pe. Lombardi, afinal, o que se esperava que ele dissesse? Foi preciso fazer um malabarismo diplomático de última hora, já que o sr. Evo Morales resolveu fazer uma “gracinha” com o Papa Francisco que o deixou visivelmente constrangido.
    Espero, apenas, que esta “surpresa” ajude o Papa Francisco a compreender que não é possível fazer aproximação com o comunismo via Teologia da Libertação. Pois, afinal, como todo bispo latino-americano de sua geração, o Jorge Mario Bergoglio não ficou imune ao idealismo com que a TL foi apresentada ao mundo nos tempos idos e passados dos anos 1960-1970. Também ele padece de uma certa ingenuidade quanto às supostas “virtudes” do socialismo e quanto aos (em geral aumentados) defeitos do capitalismo.
    Este é um debate mais longo. Mas, enfim, quem sabe este crucifixo blasfemo e constrangedor faça o Papa Francisco repensar alguns de seus conceitos e evitar algumas simpatias que são muito prejudiciais à Igreja.

  11. Prezado blogueiro, quando vc discorre sobre Doutrina da Igreja é muito inteligente, mas quando vem sempre, sempre, sempre, queree limpar as burradas do Papa chega ser rídiculo. Ora, o Papa havia elogiado o padre autor dessa blasfema cruz anteriormente e, depois, elogiou a “Pátria Grande”, coisa que todos nós sabemos o que é: ideia original de Fidel Castro (“recuperar na América Latina o que foi perdido no Leste Europeu”) e popularizada por Chávez! O Papa é pró-TL e anticapitalista, só não vê quem não quer.

  12. Enquanto se preocupa com o “presente” no minimo provocador, vindo de quem não merece o nenhuma atenção, se esquece do discurso, este sim, preocupante, do Papa….

  13. O Papa agiu mal: tinha que ter dado com a cabeça do martelo do crucifixo na cabeça do Morales.

  14. Uma agressão fora de qualquer propósito, gratuita e estúpida ao Santo Padre e à Igreja Católica. Observe-se a atitude, o semblante cínico de Evo Morales e a atitude constrangida do Papa.
    Evo Morales depôs contra ele mesmo, demonstrando seu caráter.

  15. Parece-me que ter recebido o suposto crucifixo-foice é o menor dos nossos problemas, tendo em vista que a suposta cara sisuda ao ser presenteado não apaga os elogios e a confraternização que fez aos movimentos radicais e governos comunistas, dando a entender que a Igreja os “aprova”. Por muito menos, S. Paulo censurou publicamente Pedro na questão dos judaizantes.
    Está na hora do Papa ser menos Bergollio e mais Francisco. Não é possível que a toda hora se coloque em situações dúbias, e que tenhamos que nos contentar com sua mera “cara sisuda” para defender a fé católica.

  16. Não sei porquê? Mas o Bergóglio me lembra o capitão do Costa Concórdia. Ainda bem que temos a promessa: “O mal não prevalecerá contra Ela”!

  17. O fato de O Papa ser também chefe de estado,faz com que tenha que cumprir certos protocolos,sendo que muitas vezes constrangedores.Mas nos discursos,parecem ser os mesmos da TL dos anos 80,que tantos males causou à igreja.Uma lástima.

  18. O Papa não gostou do “presentinho” de Morales. Mas gosta do que esse comunista diz e faz.
    Tanto que se inspirou nas mesmas ideias em seu discurso de apoio aos movimentos sociais de lá.

  19. “PATRIA GRANDE” = UM FUTURO SÓ BLOCO DE EX NAÇÕES INDEPENDENTES, AGORA COMUNISTAS; em breve, se não reagirem – ESTARÃO SOB A TUTELA DE CUBA!
    Será que o papa Francisco não sabia que defendia um projeto dos comunistas do Foro de São Paulo?
    O blasfemo crucifixo, parodia de Jesus crucificado foi obra doutro comunista, Pe Espinal e no colar recebido havia sua miniatura dele e com estrelas de 5 pontas – pentagrama satânico; seria ardil de Evo (i)Morales?
    Sabemos que o Foro de São Paulo-FSP é uma instituição de ideologia marxista criada por Lula e Fidel Castro em 1990 para compensar a derrota da Russia com a caída do Muro de Berlim e a orfandade de Cuba, planejando reunir as esquerdas latino-americanas, quadrilhas de narco traficantes, guerrilheiros comunistas, revolucionarios e todo tipo de anarquistas que fossem anticapitalistas para transformarem as A Latina e Central na “PATRIA GRANDE” vermelha, no modelo do castro-comunismo, antigo e fracassado modelo de governo soviético.
    A prova está que depois de mais de 50 anos a miserável Cuba ainda está na era medieval, assim como estavam todos os países satélites da fracassada Russia; até hoje, nenhum país progrediu sob o comunismo e a China no mercado é 100% ultra capitalista; comunismo, só de Estado para manter os cidadãos amordaçados e escravos do governo!
    Um das suas facções comunistas disfarçadas nas A Latina e Central que compartilha dessa farsa é a Teologia da Libertação-TL que finge ser católica mas é marxista, assim como certas seitas protestantes que apoiam comunistas, IURD.
    O papa Francisco estaria sendo usado pelos comunistas sem notar no projeto da “PATRIA GRANDE”; será que não percebeu, estaria pressionado internamente ou então a favor do socialismo?
    E, para dissipar qualquer nuvem de incerteza, basta ler “A estrela na janela”: ensaios sobre o PT escrito por Valter Pomar; aliás, o termo “comunismo” é recusado ou deixado de lado por amplos setores da esquerda, preferem a todo momento usarem a palavra DEMOCRÁTICO e derivados, mesmo alguns que são comunistas por causa do terror que evoca esse nome pelo genocídio de mais de 160 000 000 de pessoas só no séc. XX, mas propagam serem “democráticos”, como o PT, e usam outros termos como “transição, objetivo final” etc., para disfarçarem as metas que é o comunismo total da “PATRIA GRANDE”, ou seja, todos esses países sob o governo de Cuba, a “Nova Russia” das Américas Latina e Central.
    E no Brasil, o diabólico PT é o avalista de Cuba na direção da escravagista “PATRIA GRANDE” ou seja, como a Venezuela, Brasil etc., colônias de Cuba, com ajuda de tantos falsos religiosos, como na direção da CNBB!
    Quem vota ou apoia o impostor PT ou seus aliados quer se tornar como os médicos(?) cubanos daqui: escravo, mercadoria do PT-Cuba-PATRIA GRANDE!

    ..

  20. como tenho pena dos conservadores. Cada malabarismo intelectual é obrigado a fazer para defender esses papas hereges. O que dirá agora que o “santo padre” afirmou que está levando o crucifixo blasfemo para casa?

  21. Agora vem a última noticia, quentinha do papa Francisco não ter se ofendido como o presente blasfemo de Evo Morales, obra de um ex sacerdote vermelho, Pe Espinal.,,.
    … “Entendo esta obra e a considero uma expressão de arte de protesto. Não foi uma ofensa para mim e há opiniões erradas se espalhando por aí. Trouxe a obra comigo para o Vaticano”, disse o líder da Igreja Católica, dentro do avião que o levou de volta à Itália”.
    E se fosse devolvida a pergunta concernente à questão de não ter se ofendido pessoalmente:
    A Jesus crucificado não foi um escarnio de o colocar no nível do que é o comunismo, peste mortal, doutrina diabólica, esterco de Satã e ainda levar para casa o atestando de aceitação dessa parodia como válido?
    Eu me senti e estou ofendido por Cristo ter sido vilipendiado; não gostei como católico dessa ofensa ao Senhor Deus!

  22. Teólogo recifense, espero um artigo seu sobre esse seu artigo cortina de fumaça defendendo o indefensável.

  23. E aí Jorge? Agora sai a entrevista do próprio Papa dizendo que não se sentiu ofendido com o presente. E agora? Não disse “no está bien eso” coisa alguma! Ele só estranhou mas entendeu o significado do presente. E agora? E agora?

  24. Ele lançou um “olhar de desprezo”, mas levou o “presente” pra casa.
    Oremos, irmãos, pois a ‘fumaça de Satanás’ entrou na Igreja e está escurecendo a mente de nossos pastores.

  25. E agora? E agora neo-conservador? Quando irão parar de tapar o sol com a peneira e se tornarem tradicionalistas? Quando irão finalmente lutar contra a revolução chamada Vaticano II?

  26. “O olhar de desprezo de Sua Santidade (em outro ângulo aqui) diante da paspalhice do boliviano cocaleiro é a mais eloquente declaração anticomunista que o Papa Francisco poderia dar.”

    “…mais eloquente declaração anticomunista que o Papa Francisco poderia dar.”

    Antes discordávamos do que você tinha a dizer. Agora esse site e seu autor já estão virando motivo de piada.

Os comentários estão fechados.