Onde estudar doutrina católica?

Alguém me perguntou recentemente onde estudar doutrina católica. A pergunta, fazendo-me pensar talvez pela primeira vez em muito tempo sobre o assunto, fez-me perceber que não existem (mais) espaços virtuais de referência em catolicismo, como tais amplamente reconhecidos e capazes de pautar as discussões sobre determinados temas. Hoje tudo é muito pulverizado e, se por um lado há um ganho na amplitude dos assuntos acessíveis, por outro lado uma visão sistemática do todo exige, da parte do leitor, uma disciplina que a própria pulverização da informação torna cada vez mais difícil conseguir.

As coisas eram diferentes há uns dez anos atrás: tudo era muito mais, por assim dizer, concentrado. Os católicos estavam reunidos no canal #catolicos do IRC. Havia duas comunidades “Católicos” no Orkut, uma maior, e mais superficial, e outra, menor, voltada especificamente para dúvidas e debates. Havia dois grandes sites de referência em Catolicismo, o Veritatis Splendor e o da Associação Cultural Montfort. Havia a lista de emails do prof. Carlos Ramalhete, a tradicao-catolica. E praticamente era só.

Se alguém quisesse saber algo sobre um determinado assunto, os sites eram organizados tematicamente, sendo relativamente fácil encontrar o que se procurava. Se alguém tivesse alguma dúvida mais elaborada, a comunidade do Orkut era palco dos mais apaixonados debates — sobre temas não raro inéditos e, às vezes, bem espinhosos. A lista de emails do Yahoo Groups, por sua vez, também já abrigou as polêmicas católicas mais exaltadas que já trafegaram mediante TCP/IP. Em suma, havia uma grande concentração de esforços em um número restrito de espaços, o que tornava cada um deles um centro de excelência.

Hoje não. Primeiro porque, por incrível que pareça, as ferramentas que incentivam construção colaborativa de conhecimento são hoje mais raras do que nos primórdios da Web 2.0: o Facebook, convenhamos, é no máximo arena de propaganda, não comunidade de discussões. Segundo porque os blogs ocuparam o espaço dos grandes portais, e a proposta do blog é diferente daquela de um portal de referência: no próprio Deus lo Vult!, por exemplo, há sem dúvidas muito conteúdo de relativa qualidade, mas eu não posso dizer que, depois de quase uma década, haja suficiente sistematização dos textos aqui publicados. Se alguém chega agora e me pergunta o que já escrevi sobre um dado assunto, eu tenho pouca coisa a fazer além de recomendar o mecanismo de busca do site… Além do mais, os blogs, em regra projetos pessoais, costumam ter o estilo dos seus autores e o ritmo de sua disponibilidade particular, e um site que consegue manter uma boa equipe tende a possuir maiores versatilidade e constância.

Resumindo, a minha sincera impressão é a de que hoje a informação é muito mais completa e mais detalhada do que no início dos anos 2000, mas no entanto está muito mais espalhada — sendo, por isso, de muito mais difícil acesso.

Onde estudar então doutrina católica? Bom, pensando no assunto à luz do que falei acima, o que posso fazer é dar alguns conselhos que mimetizem, o quanto seja possível, a minha experiência particular da década passada. Se isso interessar a alguém, ótimo.

No tocante a dúvidas gerais sobre o Catolicismo envolvendo temas polêmicos, a sempre recomendada revista do saudoso D. Estêvão oferece uma espécie de apologética preambular. Os temas lá tratados, embora raramente sejam exauridos (até por conta dos limites de espaço), são contextualizados de modo bastante satisfatório para quem pretende entender os contornos gerais do problema. Muitas edições da revista estão disponíveis online e podem ser acessadas aqui. Desconheço se há alguma perspectiva de digitalizar os exemplares faltantes [p.s.: conforme informaram nos comentários, todo o acervo digitalizado da P&R está disponível no Scribd].

Para se obter uma visão ampla dos diversos ramos do Catolicismo o caminho mais simples é a leitura dos manuais — em português antigo, quase sempre xerocados ou, pior, em xerox digitalizadas. Para citar os mais facilmente encontráveis: Dogmática, Ludwig Ott; Moral, Del Greco, Royo Marín; Mística, Tanquerey. Também o Boulenger (Instrução Religiosa; Apologética) me foi muito útil nos proêmios do Catolicismo. Alguns sites que possuem obras valiosas disponíveis na íntegra são o Mercabá, o Alexandria Católica e o Obras Raras do Catolicismo: não deixem nunca de visitar, divulgar e colaborar com eles.

Livros clássicos, há-os muitos e é até difícil sistematizá-los aqui. Mais uma vez, com base unicamente na minha experiência particular, sem nenhuma sistematização mais rigorosa, sem pensar muito no assunto, os livros que tiveram maior relevância na minha formação foram: o Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem (São Luís de Montfort), A prática do amor a Jesus Cristo (Santo Afonso de Ligório), Filotéia (São Francisco de Sales), Ortodoxia (Chesterton), A Fé em Crise? (Vittorio Messori / Card. Ratzinger), A Imitação de Cristo (Tomás de Kempis), Confissões (Santo Agostinho), O Diálogo (Santa Catarina de Sena). Ao lado destes há um sem-número de outros cuja não-leitura até hoje perfaz talvez o aspecto mais embaraçoso da minha parca erudição, como a História de uma Alma (Santa Teresinha), o Castelo Interior (Santa Teresa), A alma de todo apostolado (Dom Chautard), As Grandes Heresias (Billoc), a Apologia Pro Vita Sua (Card. Newman), As três idades da vida interior (Garrigou-Lagrange) e tantos, tantos outros. Trata-se de lista que eu não tenho envergadura para elaborar.

Leituras demoradas e silenciosas de coisas antigas: em linhas gerais é isso. Reconheço que é uma receita muito diferente da sistemática atual, onde a Timeline tem uma efemeridade assustadora e onde as pessoas só parecem capazes de ler manchetes ou assimilar memes. Mas eu penso que a apreensão de um conhecimento sólido sobre o que quer que seja não condiz com a forma como se consome informação na internet atualmente. É preciso parar para ler algumas coisas que não fiquem mudando rapidamente na tela do computador ou do celular enquanto você olha para o lado: é preciso ler aquilo que tem suficiente estabilidade ao longo do tempo para valer a pena ser lido. Talvez essa não seja a única forma de se aprender doutrina católica, reconheço; mas serviu para mim e, portanto, talvez sirva para mais alguém.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

13 comentários em “Onde estudar doutrina católica?”

  1. Jorge, muito grato pelas dicas! Servirá também para mim, decerto! Elogio, neste ensejo, sua extrema qualidade ao escrever. Um português refinado e que todos entendem. Acredito que essa tal sua característica se deve, em parte, às leituras (demoradas e silenciosas) de tais obras, como tbm de outras, inclusive das cunho jurídico. Grato mais uma vez por se preocupar conosco e por disponibilizar o conteúdo acima. Deus o abençoe!

  2. Jorge: você nunca pensou em fazer um fórum de discussões ao invés de um blog (ou paralelo a esse)? Existem ainda muitos feitos em PHP que sobrevivem em “nichos específicos” (como filmes música, informática, ciclismo, etc.). Você poderia ter a ajuda de colaboradores colocados como administradores, moderadores, etc. E com certeza creio que entre os participantes daqui (ou em algum lugar no seu círculo de conhecidos) poderia arrumar alguém cm suficientes conhecimentos para estrutura-lo!

  3. Eu recomendo o catecismo! (www.pr.gonet.biz/catecismo.php).
    Católico tende a esquecer que no catecismo tem praticamente tudo que é preciso saber sobre a doutrina católica.

  4. Obrigado a todos pelos oportunos complementos! De fato, em um post como este, é sempre provável que haja mais lacunas do que conteúdo. Os espaços frequentados por vocês podem, sem dúvidas, ser úteis também para outros leitores.

    Zabot, já que você lembrou a Obra (e aproveitando que hoje é dia de S. Josemaría), é preciso também mencionar que os livros da Quadrante desempenharam importante papel no desenvolvimento do meu Catolicismo:

    http://www.quadrante.com.br/livros

    Marcelo, eu até já pensei, mas o projeto à época não foi para frente. Ademais eu não sei se um fórum privado teria suficiente capacidade aglutinadora, e para hospedar nos portais (ainda existem?) eu não sei se valeria a pena.

    De todo modo há o Fórum Apologética que o Cláudio citou acima:

    http://www.forumapologetica.net.br/p/blog-page_3.html?m=1

    Ele parece buscar atender a essa necessidade. Vale a pena conhecer.

  5. Para onde foi meu comentário sugerindo o catecismo?
    Não posso indicar meu site onde tem um catecismo completo com PESQUISA INTELIGENTE de expressões?
    Fiz isso para duas versões de Bíblia, artigos diversos incluindo muitos de Dom Estêvão e o catecismo. Esperava um pouco mais de colaboração cristã na divulgação da boa-nova!

    E a propósito dos artigos de D. Estêvão, alguém tem os PDFs para me fornecer?
    No scribd tem que pagar para fazer download.

    Meu site (www.catolicos-online.com ou http://www.pr.gonet.biz) e o Veritatis têm autorização do mosteiro de São Bento/RJ para publicar esses artigos.

    Mas eu não tenho todos os PDFs que precisam ser trabalhados para uma formatação mais adequada em texto (os PDFs não são textos, mas imagens) e assim permitir pesquisa inteligente.

    Lavio Pareschi

  6. Aqui há a lista completa de todo acervo de P&R disponível no Scribd: todas as revistas. Originalmente, o Apostolado Veritatis Splendor (do qual eu já fiz parte) apenas as divulgou para leitura (não era possível fazer o download). Atualmente, eu tentei salvá-las em pdf usando o “Facilitador de Scribd” e consegui salvar todas para o meu HD.

    https://pt.scribd.com/lists/2310866/Revistas-P-R-publicadas-em-1957
    https://pt.scribd.com/lists/2310884/Revistas-P-R-publicadas-em-1958
    https://pt.scribd.com/lists/2310885/Revista-P-R-publicadas-em-1959
    https://pt.scribd.com/lists/2310887/Revistas-P-R-publicadas-em-1960
    https://pt.scribd.com/lists/2310889/Revistas-P-R-publicadas-em-1961
    https://pt.scribd.com/lists/2310890/Revistas-P-R-publicadas-em-1962
    https://pt.scribd.com/lists/2310893/Revistas-P-R-publicadas-em-1963
    https://pt.scribd.com/lists/2310894/Revistas-P-R-publicadas-em-1964

    Durante os anos de 1965 e 1966, a publicação esteve suspensa.

    https://pt.scribd.com/lists/3929459/Revista-P-R-publicadas-em-1967
    https://pt.scribd.com/lists/2310982/Revistas-P-R-publicadas-em-1968
    https://pt.scribd.com/lists/2310984/Revistas-P-R-publicadas-em-1969
    https://pt.scribd.com/lists/2311165/Revistas-P-R-publicadas-em-1970
    https://pt.scribd.com/lists/2312277/Revistas-P-R-publicadas-em-1971
    https://pt.scribd.com/lists/2312347/Revistas-P-R-publicadas-em-1972
    https://pt.scribd.com/lists/2312348/Revistas-P-R-publicadas-em-1973
    https://pt.scribd.com/lists/2312356/Revistas-P-R-publicadas-em-1974
    https://pt.scribd.com/lists/2312360/Revistas-P-R-publicadas-em-1975
    https://pt.scribd.com/lists/2312368/Revistas-P-R-publicadas-em-1976
    https://pt.scribd.com/lists/2312370/Revistas-P-R-publicadas-em-1977
    https://pt.scribd.com/lists/2312371/Revistas-P-R-publicadas-em-1978
    https://pt.scribd.com/lists/2312379/Revistas-P-R-publicadas-em-1979
    https://pt.scribd.com/lists/2312383/Revistas-P-R-publicadas-em-1980
    https://pt.scribd.com/lists/2312385/Revistas-P-R-publicadas-em-1981
    https://pt.scribd.com/lists/2312386/Revistas-P-R-publicadas-em-1982
    https://pt.scribd.com/lists/2313791/Revistas-P-R-publicadas-em-1983
    https://pt.scribd.com/lists/2313807/Revistas-P-R-publicadas-em-1984
    https://pt.scribd.com/lists/2313834/Revistas-P-R-publicadas-em-1985
    https://pt.scribd.com/lists/2313863/Revistas-P-R-publicadas-em-1986
    https://pt.scribd.com/lists/2314320/Revistas-P-R-publicadas-em-1987
    https://pt.scribd.com/lists/2314403/Revistas-P-R-publicadas-em-1988
    https://pt.scribd.com/lists/2314423/Revistas-P-R-publicadas-em-1989
    https://pt.scribd.com/lists/2314480/Revistas-P-R-publicadas-em-1990
    https://pt.scribd.com/lists/2314802/Revistas-P-R-publicadas-em-1991
    https://pt.scribd.com/lists/2315265/Revistas-P-R-publicadas-em-1992
    https://pt.scribd.com/lists/2315408/Revistas-P-R-publicadas-em-1993
    https://pt.scribd.com/lists/2316206/Revistas-P-R-publicadas-em-1994
    https://pt.scribd.com/lists/2316414/Revistas-P-R-publicadas-em-1995
    https://pt.scribd.com/lists/2322947/Revistas-P-R-publicadas-em-1996
    https://pt.scribd.com/lists/2323098/Revistas-P-R-publicadas-em-1997
    https://pt.scribd.com/lists/2323115/Revistas-P-R-publicadas-em-1998
    https://pt.scribd.com/lists/2323596/Revistas-P-R-publicadas-em-1999
    https://pt.scribd.com/lists/3113126/Revistas-P-R-publicadas-em-2000
    https://pt.scribd.com/lists/3129069/Revistas-P-R-publicadas-em-2001
    https://pt.scribd.com/lists/3129078/Revistas-P-R-publicadas-em-2002
    https://pt.scribd.com/lists/3124610/Revistas-P-R-publicadas-em-2003
    https://pt.scribd.com/lists/3124707/Revistas-P-R-publicadas-em-2004
    https://pt.scribd.com/lists/3132200/Revistas-P-R-publicadas-em-2005
    https://pt.scribd.com/lists/3132543/Revistas-P-R-publicadas-em-2006
    https://pt.scribd.com/lists/3133690/Revistas-P-R-publicadas-em-2007
    https://pt.scribd.com/lists/3133798/Revistas-P-R-publicadas-em-2008

    Esta revista não é só fonte de doutrina católica e de apologética, mas também importante fonte de cultura geral e de assuntos do cotidiano da Igreja durante os pontificados recentes até a morte de Dom Estevão.

  7. Hoje em dia estamos bem melhor do que há dez anos no que diz respeito ao aprendizado da doutrina católica. Há uma recuperação editorial impensada há alguns anos com o surgimento de editoras como ecclesiae, nebli, cultor de livros, editora concreta, pinus, dentre outras.

    Há o site do Pe. Paulo, cujas seções do site, testemunho de fé e direção espiritual, são um excelente início para quem começa do zero.

    Há milhares de obras para downloads em diversos sites contendo obras desde catecismos mais simples até obras de espiritualidade mais avançadas.

    Sem dúvida, hoje estamos melhor do que há dez anos.

    E vem coisa boa por aí. Eu sou colaborador da editora Nebli e emprestei para eles parte de minha biblioteca particular, mais de duzentos livros com certeza, e quando as obras começarem a ser publicadas será mais um avanço editorial para nossa nação. Temos o objetivo de introduzir, para o português, as obras de São Roberto Belarmino. Um pequeno sermão, sobre o inferno, já foi publicado.

    Tem muita coisa que ainda vai acontecer e que devemos ser gratos a divina providência.

Os comentários estão fechados.