Quem somos?

Meu nome é Jorge Ferraz, católico, e sou de Recife – Veneza Brasileira! -, aqui nascido, aqui criado.

Leigo católico, mantenho este BLOG sem nenhuma pretensão a não ser contribuir um pouco para fazer a Igreja de Cristo mais conhecida neste mundo que, d’Ela, tem tanta necessidade. Vinte Trinta e poucos anos, aqui não almejo senão trabalhar – na medida das minhas parcas capacidades – para a expansão do Reino de Deus na terra.

Todos os artigos aqui publicados – salvo conste expressamente em contrário – são de minha autoria e, assim sendo, de minha exclusiva responsabilidade. Qualquer material pode ser copiado e difundido livremente – aliás, é um favor que me fazem: peço que divulguem! -, por quaisquer meios, somente respeitando-se (a) a integridade do texto e (b) a referência ao site na autoria. Por razões óbvias, os comentários feitos aos artigos são de responsabilidade de quem os escreve, não necessariamente refletindo as opiniões deste site e deste autor.

O blog é mantido por mim exclusivamente, com recursos próprios e no escasso tempo encontrado entre as obrigações familiares, profissionais e acadêmicas. Ele aceita doações via PayPal — basta clicar no botão que fica na coluna da direita –, se alguém julgar que o trabalho aqui realizado o merece e quiser, com ele, contribuir de alguma forma. Todo o acesso ao site, no entanto, sempre foi e vai continuar sendo gratuito. O que espero primordialmente receber aqui é a audiência dos meus leitores e, se lhes for possível, as suas orações por um pobre pecador.

Deus lo vult! é a versão latina do “Dieu le veut!” francês, que significa “Deus o quer!” e que foi o grito dado pelos soldados franceses em resposta à convocação das Cruzadas feita pelo Papa – brado que se tornou daí em diante o grito de guerra dos cruzados. É o título do BLOG para indicar o seu caráter combativo, e também por causa da minha íntima convicção de que Deus quer efetivamente que os Seus soldados defendam valorosamente a Religião Verdadeira dos ataques que Ela recebe de todos os lados, brandindo a espada da palavra contra os inimigos da Santa Igreja. Sobre o assunto, vale ler o post de abertura do BLOG.

Janua Coeli é uma invocação de Maria Santíssima – Porta do Céu -, a quem é consagrado este espaço virtual e de quem é o mérito por quaisquer bons frutos que dele advenham; as falhas e imperfeições, estas são devidas às minhas faltas e aos meus pecados.

Aos peregrinos que me honrarem com a visita, faço votos de que o sítio seja-lhes proveitoso; caso contrário, não hesitem em falar comigo. Que a Virgem Santíssima, Auxilium Christianorum, nos abençoe a todos!

P.S.: Vez por outra alguém me interpela dizendo que a expressão no latim clássico é “DEUS VULT”, e não “DEUS LO VULT”. Eu sei. Acontece que o povo medieval não sabia latim clássico e, por isso, no latim vulgar e “errado” deles, gritavam “Deus lo Vult!” mesmo. Aliás, penso que historicamente a expressão que se consolidou foi “Deus lo Vult!”, e não “Deus Vult!”, sendo esta última mais uma reconstrução acadêmica posterior do que o brado histórico que os cruzados deram no final do século XI. Inclusive o brasão da Ordo Equestris Sancti Sepulcri Hierosolymitani (ordem de cavalaria cujas origens remetem a Godofredo de Bulhão e, portanto, à Primeira Cruzada) traz “Deus lo Vult” até hoje, como pode ser visto abaixo.

165 comentários em “Quem somos?”

  1. Adorei o site, especificamente sobre Joana Angelica de Jesus.  Estou a quase 2 horas lendo as preciosidades aqui contidas. Belas fotos. Parabéns!!!!! Fique com Deus.  

  2. Você escreve muito legal! eu entendí quasi tudo! eu to aprendendo português pra viver minha JMJ no Brasil! Desde no México, Parabéns e que Deus o abençoe!

  3. Gracias! Com um pouco de sorte nos encontramos na JMJ. Saludos, desde o Brasil, e que N. Sra. de Guadalupe nos abençoe a todos!

  4. ola
    Entrei por acaso neste blog bastante polemico.Em outras épocas eu ficaria encantado com os elogios às cruzadas,à Idade media,etc.Seguindo estes sonhos tive minha vida transformada em pesadelo.Sempre fui muito trabalhador e contrario a muitos de meu tempo estudei com afinco e dedicação.Aos 19 anos fui concursado da Prefeitura de SBCampo e hoje desfrutaria de uma merecida aposentadoria.Porem um professor de historia me convenceu que Nossa Senhora me queria por inteiro.Desviado meu alvo mergulhei de cabeça na luta por Deus.
    Vivi perseguindo os sonhos de um senhor e acreditando em seu raciocinio logico a partir de premissas discutiveis.Nunca vi entre os catolicos comuns o abandono as carreiras, profissões estudos por causa de uma aparição de Nossa Senhora em Portugal para umas criancinhas.
    Sou pai e tenho 64 anos sempre que pude procurei abrir os olhos de jovens que estavam se descuidando de seu futuro.Precisamos criar pessoas independentes, polivalentes que tenham meios de enfrentar este mundo competitivo.
    Eu fui convencido do contrario, tinha que deixar o caminho do sucesso pessoal.Convencido por doutores, aristocratas, que até hoje ostentam sua riqueza.Compram fazendas em Goias e Mato Grosso. Um deles ofereceu jantar para mil convidados por ocasião de seu aniversario.Este mesmo empresario paulista recusou se a me dar uma ajuda para me tirar das dificuldades atuais em que me encontro.
    Coisas piores aconteceram com colegas que perderam o uso da razão e passaram por tratamentos pscicologicos sem nunca se recuperar. Soube de um caso em que o jovem foi executado dentro de uma prisão na Argentina, outro que disputa com mendigos as ruas da cidade.Filhos de boa familia, educados, carinhosos.Que tristeza!

  5. Fundei uma comunidade terapêutica para tratamentos de dependentes quimicos e alcoolatras a dez anos atrás. Entretanto, o logotipo da instituição és o simbolo da cruzadas, porém foi criação minha o logo, jamais sabendo do conhecimento da originalização deste verdadeiro simbolo. Portanto o intuito deste centro de reabiltação tem o mesmo sentido da origem das cruzadas, posso destinguir como liberdade de cristãos, finalizando quem quizer partilhar ……..

  6. Gostaria muito de receber seu texto sobre os bastidores da JMJ por e-mail. Seria possível?

  7. como sempre usando o deus para matar e pilhar a vontade.q pena.

  8. Jorge, muita força e coragem nesse teu caminho de reabilitação. Não é facil, e muitas veze não entendemos, mas como diz o nome do blog, DEUS LO VULT!
    Sou um seminarista brasileiro, e vivo em Roma. Vou rezar por ti junto ao altar de João Paulo II e de João XXIII, para que eles intercedam por ti. Somos aqui no seminario 330 seminaristas e 65 padres, e tenha acerteza de que todos estarão rezando por ti.
    Um forte abraço.
    Em Jesus e Maria,
    Raúl Lansing

  9. Prezado Jorge, conheci hoje seu sítio, chegando ao mesmo como que por acaso, após umas pesquisas na web sobre Dostoiévski, Religião, Bento XVI, Filosofia e correlatos. E me foi uma grata surpresa. li alguns dos textos aqui escritos e publicados, e me interessaram por seu conteúdo bem fundamentado e embasado, além da linguagem elegante, bem elaborada, mas, acessível e fluída.
    Enfim, pretendo conhecer melhor o mesmo e usufruir deste valioso acervo intelectual, filosófico, teológico e cultural.
    Gostaria de me apresentar: sou brasileiro, também nordestino (alagoano de Arapiraca), católico, graças a Deus, e futuro seminarista diocesano, aspirante da vocação sacerdotal, prestes a ingressar brevemente no Seminário.

  10. Muito muito bom, Jorge, o seu/nosso blog. Seu – porque é fruto do teu estudo e boa vontade. Nosso – porque é pra nós, teus leitores, que você escreve, e na hora que lemos e refletimos ele deixa de ser teu simplesmente, para ser principalmente nosso. Desejo que cada vez mais novos leitores aproveitem de suas colocações, de suas informações fundamentadas sobre Religião, sobre a nossa Igreja, sobre a Fé, sobre os problemas de nosso tempo.
    Sou quase pernambucano, pois gosto muito de seu estado, já passei longos períodos em Recife, Estudo e aprecio a História de Pernambuco, especialmente da era colonial, e a rica arquitetura religiosa do Recife. Quem sabe ainda terei oportunidade de conhecê-lo (você) pessoalmente, pois partilhamos de muito valores.

  11. >>>>>Primeiramente, Jorge Ferraz, quero lhe dizer, por excelência, que você não nega a estirpe nordestina escrevendo muito bem! – Eu estou até mesmo, muito inibido diante de um nordestino tão culto como você! – Que bagagem cultural você possui, hein? Você imita bastante o grande escritor José de Alencar, cujos romances literários são de minha preferência! – Contudo, parabenizo pela sua atitude de um verdadeiro cristão que defende a fé, a Igreja e os ensinamentos de jesus Cristo! – Imagino eu, se todos cristãos e todas criaturas humanas, dedicassem aprofundando os conhecimentos sobre a Igreja Católica Apostólica Romana, implorando a Ação da Luz do Espírito do Santo, a “Humanidade” estaria muito próximo de Deus! – Que o “RUAH” ilumine, renove e o assista sempre, com a força do sopro recriador da Luz inacessível do Santo Paráclito! Que a Virgem Santíssima, Maria Auxilium Christianorum o abençoe!<<<<<

  12. O trato com as “COISAS SANTAS” em grego transliterado ( TA HAGIA ) cuja pronúncia é “ta haguía” vem sendo omitida por grande parte dos Cristãos Calólicos, quando a gente lê num blog, a disposição da “oblação ” espontânea de um indivíduo como tu Baltazar, devemos, em genuflexão respeitosa pedir que a Graça de Deus te dê forças para sempre lutar nessa Seara imensa que é o combate a tudo que é malígno e as heresias modernas. Grato sou por ter achado suas palavras, aqui nesse infinitesimal mundo virtual. A paz esteja contigo !

  13. Gostei do Blog e creio ser interessante este propósito seu em divulgar em toda sua essência a comunicação de Deus. Jorge parabenizo-o e passo meu perfil: sou católico tento ajudar e apoiar os movimentos da igreja, o qual hoje estou participando como coordenador da Pastoral da Comunicação em nossa paroquia iniciamos em Nov/2015, estamos encontrando varias dificuldades. Mas a propósito percebi em seu blog que é bom comunicador, gostaria de trocar idéias com Você.
    Site da Paroquia: wwwparoquiasaofranciscocaete.com.br

  14. Magnífico, hermano! Que Diós te bendiga.Esta buscando a padre Fernando Cardoso muy conocido por los medios de comunicación y es un grand predicador. Y por coincidencia he encontrado a usted y me alegre por conocer alguíen tan nobre.Que usted sea un aralto para nuestra iglesia. Rezo para que tu obtengas los medios o recursos para mantenerlo.

  15. Devemos proteger à Igreja de Cristo mesmo que custe nossas vidas. A cruzada não precisa ser convocada para defendermos à Igreja do mal que tenta destruí-lá todos os dias.

  16. Que Nosso Senhor Jesus Cristo lhe guarde e ilumine meu irmão.

  17. Parabéns pelo site, pelas opiniões que, ao menos as que li, estão dentro do que nos ensina a nossa amada igreja católica. Acho que fica essa obrigação quando nós nos identificamos como “católicos”, de estar em comunhão com a igreja. Sucesso e que o Espírito Santo derrame bençãos sobre você. A paz de Jesus e o amor de Maria.

  18. Caro Jorge,

    Pax!

    Salve Maria!

    O senhor e’ parente de Maria de Jesus Ferraz ou de seu marido A’lvaro?
    Nos conhecemos aqui em Brasi’lia.

    Muito bonito seu site. Deus e a Virgem o abenc,oem, e a sua fami’lia, com muitas grac,as.

    Aura Ferreira de Britto

  19. Salve, Aura!

    Não sou parente, ou pelo menos não próximo o bastante a ponto de nos conhecermos. Se são Ferraz, devem ser buona gente; mande-lhes lembrança quando os encontrar.

    Obrigado pelas palavras de incentivo; que o bom Deus lhe recompense a caridade!

    Abraços,
    Jorge

  20. Sr. Jorge, bom dia.

    Estou a mais de ano à procura do livro “´DIÁRIO E CARTAS” de Santa teresa de Los Andes (em português) e ainda não encontrei. Como aqui você falou desta santa, me reanimou a esperança. Será que você pode fazer alguma coisa por mim? emprestar, ……. xerocar, ……. vender ……. qualquer coisa. É muito importante para mim.. É minha santa predileta.
    Acredito que neste caso não seja crime xerocar, pois não existe à venda no mercado.

    Que o nosso DEUS te abençoe e te guarde.

    Maria

  21. Olá Maria!

    Infelizmente eu não disponho do livro de Sta. Teresa de Los Andes, nem sei onde ele possa ser adquirido.

    Se o encontrar, por favor nos avise.

    Abraços,
    Jorge

  22. Boa noite amigo… Achei muito interessante este blog! Realmente tem bastante conteúdo, peço que Deus abençoe e que crie em você a perseverança dos apóstolos em toda a sua vida! Li apena uma pequena síntese do que é o blog, mas irei estudar mais, contudo me trouxe um aspecto bastante familiar a ordem De Molay, ainda mais por mencionar sobre Godofredo que foi um templário! Como essa ordem (De Molay) é vinculada a maçonaria, gostaria de saber o que você conhece a respeito… Abraço irmão, que Deus abençoe seus caminhos!

  23. Olá Jorge, bom dia.

    Conheces este desajustado que é padre abortista e defensor da causa Lgbt e outras heresias – Christian de Paul de Barchifontaine ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *