Quem somos?

Meu nome é Jorge Ferraz, católico, e sou de Recife – Veneza Brasileira! -, aqui nascido, aqui criado.

Leigo católico, mantenho este BLOG sem nenhuma pretensão a não ser contribuir um pouco para fazer a Igreja de Cristo mais conhecida neste mundo que, d’Ela, tem tanta necessidade. Vinte Trinta e poucos anos, aqui não almejo senão trabalhar – na medida das minhas parcas capacidades – para a expansão do Reino de Deus na terra.

Todos os artigos aqui publicados – salvo conste expressamente em contrário – são de minha autoria e, assim sendo, de minha exclusiva responsabilidade. Qualquer material pode ser copiado e difundido livremente – aliás, é um favor que me fazem: peço que divulguem! -, por quaisquer meios, somente respeitando-se (a) a integridade do texto e (b) a referência ao site na autoria. Por razões óbvias, os comentários feitos aos artigos são de responsabilidade de quem os escreve, não necessariamente refletindo as opiniões deste site e deste autor.

O blog é mantido por mim exclusivamente, com recursos próprios e no escasso tempo encontrado entre as obrigações familiares, profissionais e acadêmicas. Ele aceita doações via PayPal — basta clicar no botão que fica na coluna da direita –, se alguém julgar que o trabalho aqui realizado o merece e quiser, com ele, contribuir de alguma forma. Todo o acesso ao site, no entanto, sempre foi e vai continuar sendo gratuito. O que espero primordialmente receber aqui é a audiência dos meus leitores e, se lhes for possível, as suas orações por um pobre pecador.

Deus lo vult! é a versão latina do “Dieu le veut!” francês, que significa “Deus o quer!” e que foi o grito dado pelos soldados franceses em resposta à convocação das Cruzadas feita pelo Papa – brado que se tornou daí em diante o grito de guerra dos cruzados. É o título do BLOG para indicar o seu caráter combativo, e também por causa da minha íntima convicção de que Deus quer efetivamente que os Seus soldados defendam valorosamente a Religião Verdadeira dos ataques que Ela recebe de todos os lados, brandindo a espada da palavra contra os inimigos da Santa Igreja. Sobre o assunto, vale ler o post de abertura do BLOG.

Janua Coeli é uma invocação de Maria Santíssima – Porta do Céu -, a quem é consagrado este espaço virtual e de quem é o mérito por quaisquer bons frutos que dele advenham; as falhas e imperfeições, estas são devidas às minhas faltas e aos meus pecados.

Aos peregrinos que me honrarem com a visita, faço votos de que o sítio seja-lhes proveitoso; caso contrário, não hesitem em falar comigo. Que a Virgem Santíssima, Auxilium Christianorum, nos abençoe a todos!

P.S.: Vez por outra alguém me interpela dizendo que a expressão no latim clássico é “DEUS VULT”, e não “DEUS LO VULT”. Eu sei. Acontece que o povo medieval não sabia latim clássico e, por isso, no latim vulgar e “errado” deles, gritavam “Deus lo Vult!” mesmo. Aliás, penso que historicamente a expressão que se consolidou foi “Deus lo Vult!”, e não “Deus Vult!”, sendo esta última mais uma reconstrução acadêmica posterior do que o brado histórico que os cruzados deram no final do século XI. Inclusive o brasão da Ordo Equestris Sancti Sepulcri Hierosolymitani (ordem de cavalaria cujas origens remetem a Godofredo de Bulhão e, portanto, à Primeira Cruzada) traz “Deus lo Vult” até hoje, como pode ser visto abaixo.

165 comentários em “Quem somos?”

  1. Jorge,

    Os comentários foram suspensos? Eu ainda tinha uma ou duas coisinhas a acrescentar…

  2. JB,

    Havia uma configuração para fechar automaticamente os comentários após 28 dias de publicação do post. Não me recordo de ser esse o costume do blog; removi-a, de modo a reabrir as caixas de comentários dos posts.

  3. Bom dia. Haverá os exercícios quaresmais de 2018 prezado Jorge?

  4. Por favor, gostaria de saber quando nos presenteará com o calendário da Quaresma 2018!?

  5. Haverá em Deus um único exército, Deus chamará todas as Igreja pelo seu próprio nome: Jesus Cristo! Independente de seus nomes! Seja Católica Romana, Católica Anglicana, Católica Ortodoxa, Católica Protestante, etc. Todo cristão querendo ou não é Católico!

  6. A Última Cruzada! Jesus Cristo a frente de todas as Santas Igrejas Cristãs! Vencendo Vem Jesus!

  7. Que a paz do Senhor esteja consigo, Jorge! Que maravilha um leigo católico se colocar ao serviço do Senhor. Sou de SP e participo há anos de grupo de oração na minha paroquia.Grande abraço, Deus abençoe!

  8. Amigo vive e marćon ou da Rosa Cruz ou que reavivar os templarios

  9. E o Carluxo é católico? Faz parte dessa organização?
    Qual a opinião de vocês sobre o descaso pela vida e a gozação que o presidente faz dos agonizantes dispneicos morrendo de covid. Brasil vice campeão mundial! Que honra não é??

  10. OI AMIGO BOA TARDE ESTAVA A PROCURA DE UMA PARTITURA ME DEPAREI COM O SEU BLOG, ESTOU ADMIRADA POR TANTA BELEZA E SABEDORIA EM TUAS PALAVRAS CONTINUAREI VISITANDO A TEMPOS ESTOU APROCURA DA PARTITURA DA MUSICA (A PIRAMIDE) E VI QUE VC A CONHECE SE POR ACASO VC TENHA OU CONHECE ALGUEM QUE TENHA POR GENTILEZA NOS AJUDE É PARA UM TRABALHO RELIGIOSO
    FICO MUITO GRATA A VC SUCESSOS…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *