Nossa Senhora da Conceição dos Militares

Eu lamento não ter fotos melhores – essas foram tiradas de celular, em um fim de  tarde quando, “por acaso”, eu passava diante da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, aqui em Recife, no centro da cidade. A igreja foi restaurada recentemente e é magnífica, mesmo não sendo tão imponente como outras igrejas grandes que nós temos na cidade.

Os púlpitos no alto, o altar-mor, os altares laterais, o teto pintado com uma grande imagem da Virgem, e um grande quadro retratando uma das batalhas entre católicos e protestantes – portugueses, negros e índios contra holandeses – da época da Colônia; Pernambuco um dia honrou a Fé trazida pelos portugueses.

Gosto de pensar nesta invocação da Virgem – Nossa Senhora da Conceição dos Militares – cuja origem eu não conheço. Gosto de imaginar a Virgem militante, general dos soldados de Cristo, avançando como a aurora, temível como um exército em ordem de batalha. Tu gloria Ierusalem, Tu laetitia Israel, como está gravado num dos púlpitos da igreja; a Rainha dos Céus, a preferida do Senhor dos Exércitos. Recorremos à Vossa proteção, Virgem Santíssima. Guardai-nos e defendei-nos. Sede em nosso favor. Livrai-nos dos perigos. Conduzi-nos ao Céu. Concedei-nos que Vos louvemos. Dai-nos virtude contra os Vossos inimigos.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

8 comentários em “Nossa Senhora da Conceição dos Militares”

  1. Uau! Queria muito te mandar as fotos que tirei da paroquia aqui hoje… quase não dá para acreditar que é católica de tão feia.

    Glória a Deus existem templos católicos que honram a nossa fé!

    Obrigada por compartilhar… nos dá esperança para este Brasil que eu prefiro chamar Terra da Santa Cruz.

    PAX
    JM

  2. É caríssimo Jorje!! É caríssima Julie!!

    Quanta ‘inveja’!!

    Aqui em Goiânia, eu considero ter apenas uma única Igreja com ‘cara’ verdadeiramente de Igreja Católica. E sonho um dia em presenciar uma Santa Missa no rito Tridentino nela.

    E o que me deixa mais triste é ver que as novas Igrejas, quase em sua totalidade, estão sendo projetadas de forma mordeníssimas. (Sic!)

    Comentei ontem mesmo, com um grupo de seminaristas e futuros Sacerdotes. Eles me diziam, com toda satisfação, que ‘olha que coisa linda, este projeto da nova Igreja, que o Pe. quer construir?!”. Disse-lhe: Não tem ‘cara’ de Igreja Católica. Pode até ser bonito, mas para um Centro de Convenções, quem sabe!? Mas nunca como Igreja Católica. Perdeu-se a identidade de Igreja verdadeiramente Católica. Não acho de todo feio a arte moderna, mas para demonstrar a sacralidade,… hum!!! Não dá.

    Que novos e restauradores ventos possam nos chegar, pelos novos e futuros Sacerdotes do Altíssimo, para que o modernismo não tome de vês a posse do Tradicional, que tão melhor e mais digno nos representa o Sagrado.

    Abraços e até mais ‘ver’.

    André Víctor

  3. Sinceramente, quando eu “escuto” um choro histérico de um conterrâneo por umas imagens quaisquer, dá-me vergonha de ser pernambucano…

  4. Argorrogante tem vergonha de ser pernambucano…
    Que coisa! Acho que os pernambucanos nem vão mais dormir de tanta preocupação…

  5. isso me lembra o passeio do colegio quando eu fui pra colonia salesiana la em jaboatão moro em recife foi muito bom la falarao a historia de Dom bosco e outras coissas tb…

Os comentários estão fechados.