Padre Paulo Ricardo sobre a RCC

[Publico um trecho de uma palestra do pe. Paulo Ricardo do ano passado, que um amigo teve a gentileza de transcrever. O áudio original se encontra aqui; de acordo com outro amigo que escutou a palestra – eu ainda não tive tempo -, é só a partir dos 44min. que o assunto entra na parte que nos interessa.

Devo dizer que concordo integralmente com a posição do padre, referente à perseguição; o martírio é sem dúvidas uma virtude heróica, não exigida de ninguém para se salvar; no entanto, quando se quer fazer grandes obras, e se tem diante de si ou o martírio ou o conluio promíscuo, a última opção não é digna de um cristão.]

Vou dizer aqui: a renovação carismática, se ela é de Deus, e eu creio que ela é de Deus…chegará o momento em que a renovação carismática será colocada a prova. 40 dias de Jesus no deserto, 40 anos de renovação carismática. Satanás veio visitar Jesus, e virá também visitar a renovação carismática. Satanás virá visitar a renovação carismática e irá dizer…quem sabe Satanás irá se disfarçar…vai se disfarçar em POLÍTICO…quem sabe Satanás vai se disfarçar de bispo…quem sabe Satanás vai se disfarçar de sei-lá-o-que…e irá dizer: “Seu Marcos Volcan, o senhor pare de pregar essas coisas, o senhor entre nas nossas linhas, porque senão nós vamos perseguí-lo, o senhor vai perder número, a renovação vai diminuir, nós vamos fazer o inferno pra acabar com vocês!”

E a renovação deverá escolher: ou ela salva a própria pele e trai o seu Senhor, ou ele vai para a cruz e abraça o seu Senhor. Meus irmãos, saibamos que o verdadeiro carismático é aquele que põe o carisma de Deus, o dom de Deus, a missão de Deus, a vontade de Deus acima de usa própria pessoa, acima de seu próprio eu. E se a renovação carismática é carismática, Deus está acima da renovação carismática: a fidelidade a Deus, é mais importante que a instituição, o número, que as pessoas, que congregar milhares e milhares, porque a renovação carismática pode se resumir a duas ou três pessoas: desde que ela seja fiel até o fim, ela ser carismática, ela será aquilo que foi criado por Deus, ela será aquilo que começou a 40 anos atrás. Mas se a renovação carismática quiser prostituir, se a renovação carismática quiser vender sua alma ao diabo para salvar a instituição, ela terá o lugar q ela mercê no inferno.

É importante nós compreendermos isso, e isso vale pra todos nós. Isso vale não só pra renovação, isso vale pro meu seminário, isso vale pra Canção Nova, isso vale pra quem quiser. Seremos colocados a prova. Porque não vai faltar, por exemplo, raça de COMUNISTA nesse nosso Brasil, não vai faltar esse povo da heresia da libertação, que vai querer forçar a renovação carismática a se adaptar à sua agenda socialista. Não vai faltar bispos e padres, e isso eu digo com clareza, eu sei que isso está sendo gravado, eu isso está sendo transmitido, e não tenho medo não! Se quiserem me destituir agora, façam!

Não vai faltar bispo e padre traidor, servo de Satanás, que vai querer fazer com que a renovação deixe de servir ao seu Senhor. Porque satanás é esperto, ele sabe que não pode acabar com a Igreja por fora, ele já tentou isso uma vez. Ele já tentou lá no Império Romano, quando colocou todo o poder político contra a Igreja e a Igreja não cedeu. Agora ele é esperto, está tentando de outro jeito. Ele tenta acabar por dentro. Tenta acabar por dentro. Já existem teólogos da heresia da libertação, conclamando, conclamando gente da sua heresia a entrar nos grupos de oração para acabar com a renovação por dentro. Já existe gente mandando, já existe gente querendo, que agentes da heresia entrem dentro da renovação! Fica esperto, mané! Fica esperto! Não caia nessa não.

Se a renovação carismática tiver que ser perseguida, que seja! Que seja! Este é o termômetro de nossa fidelidade. (…) Não se assuste se depois de 40 anos da renovação satanás vier visitar a Renovação como visitou Jesus depois de 40 anos nos deserto.

403 comentários em “Padre Paulo Ricardo sobre a RCC”

  1. Edenilde,

    Então, minha irmã, de todo o meu coração, digo com a convicção do cego Bartimeu:

    “Rabboni, ut videam”! (Mc 10,51)

    Ut videam…

  2. Este debate começou com o tema proposto acima pelo Jorge, falando sobre perseguições a RCC por dar bons frutos e ao mesmo tempo optar preferencialmente pela Igreja Católica antes da RCC.

    Já foi dito que a RCC é apenas um movimento, iniciado conforme descrito claramente por um irmão aí acima, devido a uma iniciativa de um Papa que pediu um novo mover do Espírito Santo na Igreja “Católica”, e como foi reconhecido por um protestante “novidade para mim”, foi mesmo na Igreja Católica que tudo começou.

    Esta verdade é indiscutível, porque muito antes dos pentecostais protestantes falarem em linguas e experimentarem os dons do Espírito, os Católicos conheceram este Pentecostes naquele dia em Jerusalém festejado pela Igreja omo “Dia de Pentecostes” e é até tido como o dia que se iniciou efetivamente a Igreja na face da terra.

    Isto tanto é verdade, que se tornou um sacramento orar pelo Batismo no Espírito Santo, porque o sacramento da Confirmação nada mais é do que a vivência do Batismo inicial e isto é a “Vida no Espírito apos a efusão e o transbordamento no Espírito Santo”. O que deveriam perguntar e responder é porque a Igreja se esfriou e deixou de viver aqueles primeiros momentos que viveu logo após o Pentecostes.

    São João no Apocalipse já havia dito que nosso erro teria sido ter deixado arrefecer o nosso primeiro amor e que deveriamos retornar a prática das primeiras obras.

    O Papa pediu e o Espírito agiu, porque será que não agiu primeiro em uma Igreja Católica?
    Na verdade ele Agiu, só que o abafaram e não divulgaram como sempre costumavam fazer.
    Ou será que Deus considera os evangélicos também como Católicos e manifestou lá o pedido do Papa!
    Fato é que até o século XVI só existia Católicos nesta Igreja e o Pentecostes nunca deixou de existir, Batismo no Espírito Santo era normal e comum na vida dos Santos, só não vê quem não quer!

    Danilo e seus companheiros ex. Carismáticos depois de terem sofrido algum tipo de “trauma” proveniente de algum mal comportamento de um outro Carismático “que claramente cometeu algum tipo de erro”, decidiu condena todo o movimento, julgando que o responsável pelo erro seja o movimento e não a pesoa que tenha cometido o erro.

    Quanto as Missas, acho que deveriam separar os horários e que cada um participe daquela que mais lhe agradar, façam missas Carismáticas, mas também façam as Tridentinas, só espero que o Padre não celebre Missas para duas ou tres pesoas, porque lógicamente assim não valerá o sacrifício sendo que nas outras a Igreja estará lotada.

    Escolha, eu comecei as missas Carismáticas e antes a Igreja era vazia e agora está lotada, de que adianta ensinar a verdade se a Igreja estará vazia sem ouvintes que possam seguir a verdade?

    Quanto ao Movimento ser perseguido como a Igreja o é, eu não imputaria gloria ao movimento em si, porque na verdade esta atitude é uma atitude de um verdadeiro Cristão e não de um “Carismárico”, a nossa função “de qualquer movimento” é trazer as pessoas para participarem ativamente da Igreja e serem Cristãos de verdade e não apenas de fachada.

    Na verdade a Renovação foi pedida para a Igreja e não para um grupinho de pessoas reunindo em um “Movimento particular” e esta renovação está migrando para a Igreja em seu todo, pelo menos aqui onde vivemos, e muitas coisas que eram boas na RCC já estão presentes no cotidiano das paróquias, como por exemplo “Cêrco de Jericó”, “Encontros de aprofundamento”, “Assembleias diocesanas e Paroquiais”, “Terço dos homens”, “Encontros Masculinos”, “Formação de Músicos Paróquiais”, “Vigílias Pascal”, “Congressos Pastorais” e outros que não existiam e que agoram se tornaram comuns prejudicando até mesmo o próprio andamento da RCC, que como dissemos no princípio “Não é primordial” e sim o fortalecimento e evangelização Renovada de toda a Igreja.

    Na verdade, por aqui nem estamos mais tão incomodados com a ausência do uso dos Dons de linguas e profecia, porque estamos agindo muito mais na área da Formação na palavra e na vida de Santidade na Igreja, e isto tem dado muito fruto e muito menos transtorno e confusão referente ao uso “Dos dons Carismáticos”.

    Mas é como o próprio São Paulo escreveu em Corintios 13.

    Quando vier o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá…

    O Nosso objetivo, é claro é este, a perfeição e não os Dons provisórios que são meros instrumentos passageiros.

    Jesus vos amam.
    Sizenando

  3. Sra. Sandra Nunes, foi a sra. mesma que se entregou em sua carta reveladora. Vou relembra-la:

    Sobre os carismáticos e os teólogos da libertacão a sra. escreveu: ”Fico feliz em saber que a semente que plantamos germinou”.

    Sobre os teólogos da libertação a sra. escreveu: ”Sempre são procurados os mais sábios, os mais cultos (sic) e os verdadeiros representantes do povo”.

    Se isso não é defender os carismáticos e os libertacionários, eu não sei o que é?

    Em relação aos movimentos, a sra. segue tudo ( releia a sua carta reveladora) e nesta segunda resposta para a minha carta a sra. continua se revelando: ”Em agosto de 2002 foi a última vez que fui à uma reunião de dirigentes da RCC (!!!!)”.

    Sra. Sandra: Quantas católicos hoje não estão sendo enganados ficando até mesmo dez anos em ”movimentos católicos” e continuam no erro?

    Mais Deus é tão bom que Ele pode tira os católicos do erro até mesmo dez anos depois.

    A sra. é um exemplo disso!

    Enquanto muitos católicos, protestantes, espiritas, macumbeiros e outros estiverem no erro, os católicos preocupados com estes erros devem tira-los desta situação.

    Sra. Sandra em relação aos 3000 Paroquianos e os 85% serem jovens, a sra. se esquece de uma coisa: Somente as seitas tentam se adaptar ao mundo ”moderno”; é como se dissessem: ”Se os jovens gostam de rock, faremos o ”rock de Jesus”, ”se os jovens gosta de música eletrônica, faremos a ”cristoteca”. Ou seja só as seitas se adaptam ao gosto do homem, a verdadeira Igreja de Cristo (Igreja Católica) é o homem que tem que aceitá-la.

    E dispenso o seu convite para ir a Paróquia que a sra. freqüenta.

    E outra coisa sra. Sandra: Quem falou que a Missa é para a sra.?

    A Missa é em honra e adoração a Deus, o Sacrifício de Cristo; e não um momento de alegria!

    A sra. é a prova de como muitos católicos estão mal informados em relação à Santa Missa!

    Em relação aos jovens de 12 a 25 anos, isso é apenas questão de educação. É só começar a monstrar para eles desde de cedo a beleza do Canto Gregoriano, de um Mozart ou de um Bach, e eles irão esquecer rapidinho dos Marcelos Rossi, dos padres Juarez e outros.

    Mais se depender de gente como a sra. isso não vai acontecer não é mesmo?

    E a sra. é um exemplo de como o católico está mal informado hoje, pois insiste em escrever que a Missa é participação!

    A Missa não é participação sra. Sandra é Comunhão com Deus.

    Antigamente o Latim era ensinado nas escolas, mais desde os anos sessenta foi tirado delas; isso demonstra que os inimigos da Santa Igreja já vem preparando as suas artimanhas a muito tempo!

  4. 3000 Paroquianos, sendo 85% jovens.

    Católico de IBGE adora uma estatística …

    Abraços e fiquem com Deus,

    Léo

  5. Estamos confundindo as coisas. Só porque 2550 jovens comparecem à missa, nós endossamos qualquer atitude? O que esses jovens estão fazendo por lá? O que buscam? Por que vão? Baseado apenas no comentário lúcido e racional da senhora Sandra Nunes, penso que esses jovens vão em busca de um divertimento banal.
    Rock pra Jesus, Cristoteca, Samba do Senhor, Carnaval Cristão, etc. Tudo isso, criado unicamente para se preservar a freqüência e que não diz absolutamente nada em matéria de fé, que é o que importa.
    O conhecimento demonstrado pela Senhora Sandra Nunes sobre a natureza da missa, só para dar um exemplo, já mostra quão sofrível deve ser a vivência da fé na paróquia dela, onde há 85% de jovens.
    E, depois de tanto disparate, devemos lembrar que as missas “latinas” (leia-se, aquelas que são celebradas na forma “extraordinária”) são requisitadas mais por jovens do que por “velhos” (+ de 40 anos). Os jovens são os que mais vontade tem do sagrado, justamente porque nas suas paróquias só se celebra “festivamente”, “modernamente”, “mundanamente”.
    Nas paróquias de hoje, onde não se canta da mesma forma como cantaram os mais veneráveis santos e onde as musiquetas são entoadas de forma carnavalesca, as pessoas estão sedentas.
    Creio que a Senhora Sandra Nunes, bem como muitos aqui, desconhece o que seria exatamente o termo “participação ativa”. A participação na missa acontece primeiramente pelo silêncio e pela introspecção, mas creio que essas posturas são sofríveis para a senhora Sandra Nunes. Depois a participação ativa acontece pelo “compreender” aquilo que está acontecendo no altar e, lendo os comentários da Senhora Sandra Nunes, temos a certeza capital de que ela, mesmo com toda a “animação” presente nas missas da paróquia dela, não participa ativamente do Sacrifício Eucarístico. Claro que é só uma constatação e creio que ela negará, como sempre.
    Creio também, apesar de não ser canonista (é claro), que a Senhora Sandra Nunes infringe alguns cânones da 22ª Sessão do Concílio de Trento quando afirma:

    A Missa é a Ressurreição não é a Morte.
    É O “REPARTIR” O PÃO E O VINHO.
    É uma CELEBRAÇÃO.

    Cân. 1. Se alguém disser que na Missa não se oferece a Deus verdadeiro e próprio sacrifício, ou que oferecer-se Cristo não é mais que dar-se-nos em alimento — seja excomungado

    Cân. 3. Se alguém disser que o sacrifício da Missa é somente de louvor e ação de graças, ou mera comemoração do sacrifício consumado na cruz, mas que não é propiciatório, ou que só aproveita ao que comunga, e que não se deve oferecer pelos vivos e defuntos, pelos pecados, penas, satisfações e outras necessidades — seja excomungado

    Creio que a Senhora Sandra Nunes não afirma essas barbaridades, com sério e real risco de excomunhão, por consciência, mas por desconhecimento da doutrina católica. É a mesma coisa que uma pessoa afirmar ser católica e, aos sábados, freqüentar um terreiro ou mesa kardecista.
    Contudo, após ler as linhas acima, conforme nos ensina a Igreja Católica, não poderá mais alegar ignorância e se insistir no erro o problema é dela.
    Eis mais uma prova empírica (direta-reta-de frente) que os “novos” movimentos, quaisquer que sejam (TL, RCC), ensinam de tudo (conforme atestam os comentários da senhora Sandra Nunes) menos catolicismo. São movimentos Katólicos.

  6. Renato Lima

    “Em agosto de 2002 foi a última vez que fui à uma reunião de dirigentes do ECC. Fui entregar a pasta.”

    Eu não sei se vc não sabe ler, ou não sabe a diferença entre o ECC e a RCC.

    Participei do ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO, de 1978 a 2002, só entreguei a nossa pasta em agosto de 2002, em razão do falecimento do meu marido em julho de 2002. Não tem lógica eu participar sozinha de um movimento que é para casais.

    Uma vez por mês eu vou a Missa dos Encontristas, deixei de participar do Encontro mas ainda me sinto uma Encontrista.

    Não estou no movimento há DEZ anos estou nele há TRINTA anos.

    O que você pensa a respeito dos movimentos, não me interessa, se não gosta, NÃO PARTICIPE.

    Todavia, não tem o direito de impedir que as pessoas que gostam participem.

    É muita soberba, o senhor “julgar” errados os movimentos expressamente aprovados pelo Vaticano.

    O senhor e os demais “criticos” dos movimentos Católicos, acreditam saber avaliar melhor que o Vaticano o que “católico” e o que não é!

    Se o senhor, não PARTICIPA da Missa, nada posso fazer.

    É uma Assembléia e como tal, e canto, louvo, leio as Passagens, comungo, adoro, se o Senhor não participa da Santa Missa realmente é uma pena.

    “Antigamente o Latim era ensinado nas escolas”

    E põe “antigamente” nisso. O senhor está MAIS de MEIO SÉCULO atrasado.

    “isso demonstra que os inimigos da Santa Igreja”

    Os Papa João XXIII e Paulo VI eram um “inimigo da Santa Igreja”?

    O Papa João XXIII iniciou e o Papa Paulo VI terminou a reforma litúrgica no Concílio Vaticano II.

  7. João XXIII não iniciou a Reforma Liturgica, só para constar.

  8. Danilo, Renato

    Você pensam EXATAMENTE igual aos “radicais” e fanáticos da Teologia da Libertação.

    Sabe, fanáticos, fundamentalistas e intolerantes, são todos IGUAIS, só mudam o texto do discurso.

    Eles nos diziam que o EJ e o ECC “alienavam” os participantes.

    Eram TOTALMENTE CONTRA, os movimentos Católicos exatamente como vocês.

  9. Danilo

    O Concílio Vaticano II (CVII), XXI Concílio Ecumênico da Igreja católica, foi aberto sob o papado de João XXIII no dia 11 de outubro de 1962 e terminado sob o papado de Paulo VI em 8 de dezembro de 1965. Nestes três anos se discutiram e regulamentaram vários temas da Igreja católica.

  10. Eles o diziam por outros motivos, dona Sandra, tenha certeza disso.
    No Vaticano II não se reformou NADA. A Reforma se deu DEPOIS do concílio. Leia o documento conciliar sobre a liturgia e verá que a “reforma” pedida nada mais era do que algumas pequenas adaptações e não o circo que vemos hoje, em algumas paróquias.
    Não dá pra chamar a Sacrosanctum Concilium de documento “reformador” no sentido que vemos hoje. A reforma questionável se deu no pós-concílio e não levou em conta as exigências dos Padres Concilires, que são:

    36. § 1. Deve conservar-se o uso do latim nos ritos latinos, salvo o direito particular.

    54 (…)Tomem-se providências para que os fiéis possam rezar ou cantar, mesmo em latim, as partes do Ordinário da missa que lhes competem.

    116. A Igreja reconhece como canto próprio da liturgia romana o canto gregoriano; terá este, por isso, na ação litúrgica, em igualdade de circunstâncias, o primeiro lugar.

    Onde a senhora vê estas disposições respeitadas?
    A senhora diz que recebia críticas sobre a possível “alienação” provocada pelos movimentos que a senhora participava. Tal crítica parece ter todo fundamento.
    Não me venha, com a lengalenga de sempre, dizer que eu concordo com os libertacionistas só por isso! Apenas constatamos o obvio.
    Estuda menina!
    Sou fanático por respeitar o que a Igreja ensina! Certamente sou um fundamentalista, não é mesmo? A senhora, entretanto, professando as mais absurdas teses e discordando aberta e despurdoradamente da doutrina da Igreja (Católica Apostólica Romana) é uma “católica apostólica romana”!
    Sou eu ou a coisa ficou estranha? Será que para ser católico é preciso NÃO professar o catolicismo? E ser radical ou fanático seria preciso apenas PROFESSAR EXATAMENTE o que a Igreja ensina? Aiaiai…Que esquizofrenia!
    Seria o mesmo que dizer que para ser brasileiro basta não nascer no Brasil!

  11. onde está escrito despurdoradamente, leia-se despudoradamente. Falha minha!

  12. Presente pra você

    Agora a coisa vai.

    O que eu temia aconteceu. Chegou o teólogo e vidente da RCC
    Sizenando.

    Demorou em Sizenando a comparecer com seus delírios e visões.
    Tremendo dom de ciência hein!!!

    Haja paciência…

  13. Danilo

    “A senhora diz que recebia críticas sobre a possível “alienação” provocada pelos movimentos que a senhora participava. Tal crítica parece ter todo fundamento.”

    A critica aos Movimentos Católicos, era do “fanáticos e fundamentalistas de Teologia da Libertação.

    Eu disse e repito, vocês fanáticos e fundamentalistas, são TODOS IGUAIS

    eu não tenho menor dúvida que vocês pensam da mesma forma!

  14. Senhora Sandra Nunes
    A senhora é divertida!
    Eu disse para evitar a lengalenga… Mas a senhora não resiste, não é mesmo? Não olha a crítica com atenção, mas faz como criança birrenta…
    A senhora em sã consciência, depois de todas as coisas que escreveu neste blog, não pode ignorar o fato que está totalmente alheia às coisas da doutrina católica!
    Mas, para colocar uma cortina de fumaça nos fatos, lança a obtusa sentença acima!
    Poupe-se de mais desgastes inoportunos e desnecessários. Vá ler um livro, fazer uma caminhada…

  15. Caríssima Sandra…

    “Quem veio aqui falar mal da RCC não FUI EU.
    Eu entendo, s.m.j., que não devemos falar mal desse movimento, ou de qualquer outro movimento Católico.
    Não é certo, uma pessoa que se diz Católica, vir a um BLOG CATÓLICO, falar mal do movimento, dizendo um monte de ofensas a ele.
    De uma vez por todas!”

    De uma vez por todas! (e mais uma hein?! de tantas outras que já não sei nem mais quantas foram) Não se pode falar em erro sem desvincular da pessoa (movimento ou qualquer coisa que seja) que cometeu o erro. Acredito que só a senhora não percebeu ou não quer perceber ou mais… não consegue perceber isso.

    Esta sua justificativa de “Não é certo,… falar mal…, dizendo… ofensas…” carece, e muito, de correção (fraterna viu?). Este ‘falar mal’, a senhora se engana confundindo o que seja realmente um ‘mau’ com o que seja realmente um ‘bem’. O que está sendo ‘falado’ aqui se refere aos erros que são cometidos, como não podemos desvincular o erro de quem erra, temos sim,… obrigatoriamente mencionar quem erra. Não podendo o erro ser tido como um ‘bem’, e isso NUNCA, o que se está tentando aqui é ‘mostrar’ o erro para aquele que está nele, e com isso quem está no erro possa sair dele. E isso Sandra, é verdadeiramente um ‘bem’. ‘Tirar’ a pessoa que erra do erro, é um bem sim, e é aqui que a senhora ‘passa batido’ confundindo isso com ‘falar mal’ do outro. Portanto Sandra, isso não pode ser considerado como ‘ofensas’ e só se confunde com isso, aqueles que são ‘casca de ovo’, ou seja, melindrosos de mais para poder aceitar críticas, mesmo que sejam críticas construtivas. E isso Sandra, é certo sim de se fazer, pois isso demonstra o nosso comprometimento com a verdade. Que as pessoas não a transmitem as outras, muito das vezes, por simples apego humano com medo de que a pessoa errada possa se ofender. E existem pessoas, assim como a senhora, que acham que estão defendendo estas pessoas que estão no erro, mas na verdade não estão percebendo de que estão mesmo é agindo contra elas evitando-as de se depararem com a verdade e assim se libertar do erro: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

    Pense nisso Sandra, pois aqui neste espaço, o que mais se deseja fazer é isso: tirar as pessoas dos erros que por ventura estejam cometendo. Alguns com ‘meios’ mais ou menos, ‘educados’ mas, se nos corrigirmos uns aos outros na correção fraterna, as discussões seriam mais frutuosas. E olha que gostaria muito de que você Sandra pudesse perceber isso tudo e se juntar a nós nesta ‘batalha’.

    “Só fiz defender a unicidade Católica, se isso é agir de forma errada, é criar tumulto, me desculpe.”

    Não Sandra! A senhora não está ‘defendo a unicidade Católica’, pois os que aqui argumentam defendendo verdadeiramente a Igreja Católica, se baseiam única e exclusivamente nos documentos oficiais do Sagrado Magistério da Igreja, coisa que você Sandra, tantas e tantas vezes foi contrária e de maneira tão clara que não dá pra negar isso, sem que se tenha a pretensão de enganar ou desviar da conclusão.

    Se a senhora não concorda com algo que aqui é apresentado utilizando como base os documentos oficiais da Igreja, procure a senhora mesmo, nestes mesmo documentos onde estamos equivocados ou errados, e assim, com uma discussão frutuosa, todos nós cresçamos em nossa fé. Mas isso Sandra, a senhora não faz e não está fazendo, se apegando em coisas meramente humanas (as leis civis por exemplo e o respeito humano). E isso se deve, já disse isso aqui antes, ao fato de que a autoridade da Igreja Católica para a senhora, não é primordial ou fundamental, pois não acredita (já se expressou aqui de forma clara) que seja ela, a Igreja, Divina. Exigisse aqui a fé, e esta fé não é contraditória de maneira alguma com a reta razão. É só refletir melhor, sem apegos e com humildade que se percebe isso com muita clarividência.

    “Para vc ter uma idéia o Demerval que é meu maior crítico, não me atacou uma única vez!”

    Aqui você deixa subentendido, nas entrelinhas de que tem o Demerval como alguém que lhe diz muita coisa verdadeira. Coisa de que, no fundo, depois de que escreve algo, já no seu intimo, se surge algo como: ´pode ter algo errado aqui no que eu escrevi’. E isso para mim é bastante promissor tá Sandra?! Pois mostra-nos de que sua consciência não está ‘morta’ para a verdade e que com o auxilio da Graça (que Deus nunca deixa de nos ofertar) e com um pouquinho mais de humildade, possas perceber o seus erros e… quem sabe? Juntar-se a nós para defender a verdade contida na Sã Doutrina da Santa Igreja de Cristo, a Católica.

    “Se o fato de ficar FELIZ na Missa é anti católico, então eu não sei mais o que é ser Católica.
    Eu SEMPRE cantei e participei, efetivamente, da Missa faço leituras, confesso, comungo
    Se eu Crer no CRISTO VIVO e ADORÁ-LO é errado, então realmente somos de fé diferente.”

    Acredito sim que você Sandra, não saiba de muita coisa da Sã Doutrina da Igreja Católica, e por isso, por desconhecimento continua tecendo seus comentários contrários e contraditórios sobre a moral e fé Católica. Muitas outras coisas, acredito que já saiba sim, e o que falta e despegar-se dos erros, coisa que não acontece e não acontecerá sem resignações.

    E quanto ao ‘se eu Crer no CRISTO VIVO e ADORÁ-LO…’ se referir a Santa Missa, já foi muito bem explanado e explicado pelos comentários do Jorge e outros.

    Fiquemos com Deus Sandra,… o único que pode nos dar a unicidade da Igreja, por isso mesmo quis a existência de uma única Igreja dita sua. Que Nossa Senhora de Fátima possa nos ajudar a alcançar esta tão e esperada unicidade.

    Abraços e até mais ‘ver’.

    Per Christum Dominum nostrum. Amem.

    André Víctor

  16. André Victor

    A RCC é um movimento herético?

    Por que você não concorda com ele?

    Sabe não freqüento a RCC não tenho subsídios para defende-lo.

    Todavia, pelo pouco que sei, o Vaticano apóia e aprova o movimento.

    Quanto à minha participação na Santa Missa dominical ou na missa dos Encontristas, é MARAVILHOSO e nada do que vocês digam vai me afastar da minha fé e da minha Igreja.

  17. ALGUÉM PODE FAZER O FAVOR DE ME EXPLICAR?

    Qual a diferença entre ser Católico Tradicionalista, Católico Tridentino, Católico Gregoriano e Católico Carismático?

    obrigada

  18. É a SUA fé e a SUA igreja dona Sandra! Infelizmente ela entra em atrito com a Igreja Católica. Infelizmente…
    A diferença é… nenhum deles existe dona Sandra, só o católico apostólico romano.
    Tradicionalista, por coerência, todo católico deveria ser. Afinal de contas (pela enésima vez), o católico recebeu a doutrina cristã dos apóstolos através da TRADIÇÃO, seja ela oral ou escrita. Existiria outra forma de ser católico que não aquela que preza pela Tradição?
    Alguns confundem os tradicionalistas com integristas ou mesmo sedevacantistas. São coisas totalmente diferentes. O integrismo vem de uma degeneração intelectual.

    Católico gregoriano não existe! O que existe é rito gregoriano, uma forma litúrgica, mas que não “classifica” ou gera um “novo” católico; o mesmo continua sendo apostólico e romano. Isso também elimina o fantasioso “católicos tridentino”.
    Já o católico carismático também não existe. Existe o “Katólico” carismático, da mesma forma que existe o Katólico libertacionista; esses diferem do restante da Igreja não por um sinal externo de menor importância, como o apreço por um determinado rito, mas pela incongruência teológica com a Tradição. Portanto frases do tipo:

    Católico carismático e conservador,
    Católico tradicional e Carismático,
    Movimento Carismático Tradicional
    Ortodoxia no movimento da RCC

    São lendas urbanas! Não existem! São tão possíveis quanto água e óleo misturadas homogeneamente no mesmo copo!

  19. Sandra, Sandra…

    A questão aqui são os ERROS e não os MOVIMENTOS.

    Uma de minhas críticas à você Sandra, é o fato de você se enganar achando que estamos ‘falando mau’ de alguém pelo simples fato de mostrarmos os erros deste alguém. E isso não é fazer um mau, mas sim um bem à alguém. E que ao contrário, o defender alguém que está no erro, condizente com o erro que está praticando, não se está fazendo um bem a este alguém e sim um mau, pois o prima da verdade que é por si só um bem.

    Alguns aqui estão dizendo que os MOVIMENTOS são os ERROS. Argumentando que não existem erros e sim que os próprios movimentos são os erros. Outros não, dizem que existem erros nos movimentos e não que os movimentos sejam os erros.

    Em filosofia existe uma definição para se conceituar o erro que é: ‘O erro é tomar parte pelo todo”. (Não sei quem proferiu este conceito. Vou tentar encontrar, mas só sei que isso se enquadra na filosofia tomista (de São Tomás de Aquino).

    Muitos foram os santos que proferiram coisas erradas, mas a Igreja não os confundiu com o seus erros, concluindo que tudo o que eles disseram foi errado, assumindo assim, que eles, os santos em questão, são os próprios erros.

    E olha só Sandra! Defender uma pessoa em seu erro, coisa que é bastante comum, no meio jurídico civil, não é o certo ou correto a se fazer. Coisa que você aqui, na maioria das vezes, age defendendo alguém em seu erro, e o creio devido ao fato de você ser advogada e ser bastante comum em seu meio isso: Defender alguém em seu erro.

    Procuremos então evitar o erro não “tomando uma parte pelo todo”.

    Abraços e até mais ‘ver’.

    André Víctor

  20. Caríssimos, só para constar:

    “Só fiz defender a unicidade Católica, se isso é agir de forma errada, é criar tumulto, me desculpe.”

    A sra. Sandra é a maior inimiga da unicidade católica que já passou por este blog, na medida em que ela contesta virtualmente TUDO o que a Igreja diz e quer se pretender católica mesmo assim.

    Abraços,
    Jorge

  21. Um esclarecimento,
    Creio contundentemente que a RCC é, em si, um erro, já que tem origem na coisa errada. Pegou-se um monte de “teorias” erradas surgidas no movimento protestante do começo do século XX, como o dom de línguas, batismo no espírito, etc; juntou-se num pacote e se apresentou aos católicos como “Renovação”. No meio do turbilhão da década de 60, muitos compraram a idéia, sem se dar conta do grande mal que faziam (alguns perceberam o mal e, pela perfídia, estimularam ainda mais a entrada pentecostal na Igreja Católica).
    O resultado? Ligue a TV!
    Os erros do Pe. Jonas, conscientes ou não, são apenas um galho da arvore.
    Mas não é concebível negar o erro individual e eu não o faço, apenas creio que a RCC, por ser em si (como um todo) um erro, facilita o erro individual. Não sei se me expresso bem ou se me faço compreensível…
    O movimento é errado e as pessoas que seguem a sua doutrina também erram, obviamente. Uma coisa alimenta a outra.

  22. “Creio que a Senhora Sandra Nunes não afirma essas barbaridades, com sério e real risco de excomunhão, por consciência, mas por desconhecimento da doutrina católica. É a mesma coisa que uma pessoa afirmar ser católica e, aos sábados, freqüentar um terreiro ou mesa kardecista.”

    Danilo, caso você não saiba. Ela diz ser “catequista”

    durante 20/30 anos !!!.

    Portanto, deveria no mínimo saber um pouco de
    doutrina, mas não é o que demonstra.

    E sobre o kardecismo, ela é no mínimo condescendente.

    É a propria personificação do relativismo moral, espíritual

    e doutrinário.

  23. Quanto absurdo!

    Quer dizer que o “correto” é a missa “tradicional”?

    Não faço idéia, como é uma “Missa tradicional”

    Não sei quem é o Pe. Jonas, mas sei que é Frei Simão, Pe. João Batista, Padre Paulo, Frei Policarpo (saudoso) Padre João Pedro, Frei Tiago e tantos outros que conheci na minha Paróquia de solteira e na de casada.

    São Homens que dedicam e dedicaram suas vidas ao chamado de Cristo!

    SOU CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA ( não tradicionalista)

    Paz de Cristo e o amor de Maria

    ps.esse negócio de que “non equisiste” lembra o Padre Quevedo…somos todos “lendas urbanas, non equisistimos” kkkkkkkkkkkkk

  24. Talvez, penso, o problema da senhora Sandra não seja moral, doutrinário, teologico ou qualquer outro. Penso que seja falta de litium ou algum outro componente quimico, ou ainda um desequilibrio endocrinológico que lhe afeta algumas faculdades.
    Se por “missa tradicional” a senhora entender uma liturgia pautada na Tradição Apostólica e na continuidade indubitável da teologia católica no culto então, sim toda missa correta deve ser tradicional.
    Mas, como acredito, a senhora quer uma missa alegre! Ipiiii!!! Uma missa com o Ilariê da Xuxa como canto de entrada, não é mesmo? Creio que é a única forma de missa acessível à senhora. Quem sabe um canto de Conga! na fila pra comunhão? Afinal, ta todo mundo em fila e porque continuar com uma “fila tradicional”? Uma fila onde não participamos com cantos e alegria… Realmente a conga é a melhor coisa nesse caso! Francamente… A senhora é caótica, apostática, romântica (e definitivamente não é tradicionalista).
    Chega uma hora, lendo os seus comentários, que me dá um nó no cérebro. A senhora foge a qualquer principio basilar da argumentação e da coerência!
    Vamos pensar juntos dona Sandra, devagar e com muuiita calma. Como seria a missa tradicional? Lembre-se da missa mais animada da sua paróquia…sim aquela. Agora imagine o oposto! Uma missa onde as pessoas não prestam atenção no padre, mas são guiadas pelo sacerdote a contemplar a mais perfeita obra de amor do Pai, são direcionadas a Deus. Imagine isso, sem musiquetas, sem improvisos, sem deformidades, só imagine… Imagine uma missa onde o céu se abre sobre o altar!!!
    Se lhe falta capacidade abstrata para imaginar, aqui vão alguns vídeos do youtube.

    http://www.youtube.com/watch?v=enWiFcsBqIE

    http://www.youtube.com/watch?v=QgUW1H-8SNU

    http://www.youtube.com/watch?v=SZTAyf1oBsw

    Para entender a dicotomia entre a missa que a senhora está acostumada e a missa “tradicional” (que eu prefiro chamar de missa digna) que a senhora obviamente desconhece, eu recomendo que veja o vídeo abaixo:

    http://www.gloria.tv/?video=ov6gvjqrnctbub6q7pj6

    Recomendo que faça uma comparação entre os quatro vídeos, mas recomendo ainda que assista com atenção ao último. Nele as imagens de baderna e zorra são contrapostas com o sofrimento de Cristo na Cruz, no sacrifício que é realizado com toda a santidade nos três vídeos acima, mas que é blasfemado com a animada criatividade litúrgica. Só faço um parêntese no vídeo: onde você ver uma mulher com estola ou celebrando, provavelmente é da Igreja Anglicana, portanto ignore porque é falha do autor do vídeo. Mas é só isso!
    Depois, após aproximadamente 6 minutos de imagens estarrecedoras que chocam qualquer católico (com exceção da senhora, obviamente, afinal: Conga!), vemos como deveria ser qualquer missa. Uma pena estar em inglês, mas este quinto vídeo resolve isso:

    http://www.gloria.tv/?video=gl0jmhpbwuuhlzce2niw

    Mas o caso da senhora é uma metástase, não há cura por qualquer intervenção humana, só um milagre!
    Se algo lhe impedir de assistir a todos os vídeos, especialmente os três primeiros que são longos, peço-lhe por caridade que assista aos dois últimos (com o áudio ligado) e se possível a este:

    http://www.gloria.tv/?video=io9me8i1cgaxcuavxgae

    Creio que os meios audiovisuais lhe causem maior impacto do que palavras, simples linhas no preto e branco que, às vezes, soam de forma abstrata e inimaginável. Peço-lhe que repare com atenção, em todos os vídeos, nas expressões faciais das pessoas que estão nos bancos ou nos acólitos que auxiliam o padre. Repare como estão concentrados, atentos, imersos no mistério da fé! Vamos lá, dona Sandra, repare… E veja se é o mesmo olhar que a senhora está acostumada a ver nos bancos das missas “ilariê”…

  25. vanderley, Danilo

    nós “non equisistimos” “é tudo mentira” “só equisistem missas tradicionais”

    eu CONCORDEI com vocês, nós que não somos “tradicionalistas” “gregoristas” tridentistas” ou todos os outros “istas” que vocês ADORAM SER, não existimos!

    Somos “lendas urbanas”

    Minha Paróquia tem milhares de lendas, no Brasil e no mundo somos Bilhões.

  26. Passou uma reportagem na globo a respeito da missa em latim na cidade de Franca/SP

    Ela acontece acho que uma ou duas vezes por mês e vem gente de TODA a região.

    Na missa que foi a reportagem, havia o espantoso número de CEM pessoas.

    Precisou vir gente de toda a região para juntar UMA centena de pessoas.

    Realmente, vocês têm razão, nós não existimos, e vocês são a imensa maioria de católicos pelo mundo.

  27. Ora, no último comentário até pareceu que dona Sandra recobrou algum juizo, algum sinal minimo de lucidez!
    Ah dona Sandra! Franca é uma cidade pequena e a celebração da missa tradicional no Brasil é dificultada por dois fatores:

    1- A mentalidade de que a missa é show, como a demonstrada pela senhora, já contaminou a todos. Por isso há uma repulsa pela missa que não é show!

    2 – Os bispos do Brasil, em sua ampla maioria, estão contra o Papa na aplicacao do Motu Proprio (não dona Sandra não vou contar-lhe o que é um motu proprio, joga no Google…).

    Esses dois pontos colocam os católicos brasileiros na contramão do restante da Igreja, mas são barreiras que precisam ser superadas e as missas da paroquia da senhora estão, com a Graça de Deus, com os dias contados! Aproveite enquanto ainda é possivel sambar sobre o altar (é uma figura de linguagem, embora em alguns casos possa ser tomada literalmente…).
    Mas novamente a senhora toma como critério único e exclusivo para saber se uma coisa é boa ou não, a participaçãoo numérica.
    Pois bem, desses 100 quantos a senhora acha que compreendem a natureza verdadeira da missa? Por baixo eu chutaria…os 100!
    Agora, da imensa maioria da qual a senhora faz parte, a maioria que ratifica tudo e que torna 2+2=37 se for o caso, a maioria que é infalivel, enfim, quantos desses compreendem o que é a missa? A senhora já tá fora, depois das coisas que escreveu… Então, quantas dona Sandra? Depois de 30 anos participando de movimento(s) a senhora ainda não sabe o que é a missa!!! E a senhora faz parte da esmagadora maioria de milhões, bilhões, não é mesmo? Katólicos do IBGE, sem dúvida.

    Pelos comentários da senhora, não apenas nesta postagem, eu vejo e deduzo (embora corro o risco de errar, afinal eu faço parte da minoria esmagada pela esmagadora maioria, não é mesmo?) que a senhora é abissal! Dissimula quando lhe convém, ignora o que não lhe agrada.
    Meus parabéns dona Sandra!!!
    Pelo menos vistes os vídeos ou preferiu achar que não valeria a pena?

  28. Vejam o que encontrei no site Filhos da Paixão, do Pe. Divino Lopes
    um padre acima de qualquer suspeita.

    Comentários: Olá! A paz de Cristo! Eu estava vindo para o meu estágio, quando uma irmã desta Instituição passou por mim. Eu vi que ela tentava vender algo e fui até ela para ver o que era, com o objetivo de ajudar. Eu, por ser católica praticante quis contribuir com a Instituição, mesmo sem saber qual era. Comprei os CD\’s \”Pregação sobre a Cruz\” e \”Ave-Marias Instrumental\”. Ela me entregou um papel e disse para eu entrar neste site. Desde quando cheguei no meu estágio (Direito), não parei de ler os artigos deste site. Gostei da audácia e da defesa pela Igreja, pois tenho esse ardor de defender a Igreja. Mas participo da R CC. Já fiz caminho para a Comunidade Luz da Vida, vocês devem conhecer. Mas nunca tinha participado de grupo de oração e estava recém-começando a praticar mais a fé católica. Antes, havia feito uns encontros na RCC e participei de um curso de Catecismo, em Brasília, com um padre do Neocatecumenato, que denunciava a RCC. Mas eu ainda não tinha visão dessas diferenças. Eu só sabia que estava me apaixonando pela Igreja e que as coisas que aprendi nesse curso me convenceram, a respeito da doutrina da Igreja. Eles falam um pouco parecido com vcs, até pensei que pertenciam a esse movimento. Mas vi que o senhor desconhece, por uma das perguntas que li e o senhor mesmo afirmou que não conhecia. Eu já entrei em outro site chamado Montfort, li muitas coisas ali sobre a Igreja e eles também partilham da mesma posição que os senhores. Digo em relação à RCC e à obediência a Santa Igreja Católica. Confesso que desde quando comecei a praticar a fé católica, uma vez que meus pais não me transmitiram a fé, apesar de serem batizados, e fico sem saber o que é certo e errado. Mas tenho um desejo sincero de fazer o certo. Quero realmente pertencer a Igreja de Cristo, sei que é a Católica Apostólica Romana, mas hoje me encontro em conflito dentro da própria Igreja. Tenho esse desejo de viver pela Igreja, pois é o que dá sentido para minha existência e é a razão em que encontro esperança de viver e morrer. Ultimamente ando nesse conflito em relação à espiritualidade, ao movimento da RCC. Eu ouço vocês dizendo uma coisa, que está conforme os documentos da Igreja, como demonstram, mas ouço outros apoiando-se também em documentos da Igreja dizer outras coisas. Como sou leiga, fico em dúvida, não sei o que é certo. Quero estudar mais, mas a vida cotidiana corrida me atrapalha. Tenho dúvidas em muitas coisas, sobre a minha vocação, inclusive. Quero me casar, já namoro há 8 meses, pe la primeira vez eu namoro. Mas me sinto divida, tanto em relação ao seio da Igreja, quanto em relação ao que Deus quer de mim. É difícil negar um movimento que me troxe mais para perto da Igreja e que acredito já ter me proporcionado alguns bens, curas por meio dele. É difícil pensar que é tudo mentira. Mas quero ser convencida da verdade. Pois desde quando me ingressei no caminho para Comunidade de Vida da Comunidade Luz da Vida, tenho dúvidas em relação à RCC, se é mesmo um movimento vindo de Deus para o bem da Igreja e da humanidade ou não. Até hoje tenho. Não quero ter a minha própria opinião, nem a do senhor nem a dos carismáticos, mas quero seguir a Verdade. Se o senhor estiver falando o certo, é com o certo que quero ficar. Só sei que não tenho me encontrado com o Deus verdadeiro, mesmo estando na RCC. Faço parte da intercessão, mas vejo que não sei rezar e consigo perceber que não tenho uma intimidade e ligação profunda com Deus. Desejo isso, mas não tenho. Nem na Santa Missa, nem na adoração Eucarística, nem na oração do Rosário. Eu oro em línguas, já repousei no Espírito Santo, mas tenho dúvida até em relação ao que sai de mim, se sou eu ou se é Deus mesmo. Faço querendo ser guiada por Deus, mas muitas vezes percebo que eu é que conduzo Deus. Como explicar essas coisas? É difícil pensar que o motivo de esperança para a Igreja, a qual eu tenho acreditado, é mais uma coisa que vem para destruir e roubar a Igreja. O que sei, padre, é que quero a minha salvação e quero realmente estar no caminho correto. Tenho tido dúvidas no meu proceder, em relação ao proceder de outras pessoas do meio que participo. Só que do que conheço até hoje, são essas pessoas que me pareciam mais obedecer a Igreja. Embora eu já saiba que haja abusos. Até hoje, é na RCC que eu tenho visto o resgate da fé católica e da doutrina da Igreja. Não vejo isso em outro movimento. Só tô falando o que, hoje, eu consigo vislumbrar. Gostaria de conversar mais com o senhor e poder ser livr e para me expressar e perguntar e dizer aquilo que tá dentro de mim, mesmo que não seja o correto. Pois quero descobrir a Verdade. Se estou errada, não quero permanecer no erro. E sei que Deus sabe disso e que me conduzirá ao caminho certo. Confesso, a visão que tenho de Deus e da Igreja hoje é a transmitida pela RCC. Sem a RCC, o que eu via era Teologia da Libertação e outros movimentos que não pareciam estar de acordo com a sã doutrina. Eu tenho procurado essa sã doutrina. Eu quero ser coerente. Não quero ser enganada. Peço que me ajudem, se for esta a Vontade de Deus. Desde já, agradeço.

    Anápolis, 22 de novembro de 2008

    Prezada senhorita, AME APAIXONADAMENTE a Cristo Jesus e FUJA das vaidades do mundo: “Se apartares de ti a Jesus e o perderes, aonde irás? A quem buscarás por amigo?” (Tomás de Kempis).

    Para conhecer a VERDADE e crescer no AMOR a Deus, é preciso, antes de tudo, ABANDONAR a MENTIRA, isto é, as REUNIÕES da RCC (Reboladores). Esse grupo já está SUPERANDO os protestantes no BARULHO, MENTIRA e EXIBICIONISMO.
    Depois de abandonar essas reuniões BARULHENTAS e MENTIROSAS, onde se ocupa o tempo em se exaltarem com falsos milagres e dons inventados, CONHEÇA e OBEDEÇA a Bíblia, Tradição e Magistério da Santa Igreja… Leia os escritos dos santos; principalmente os de Santa Catarina de Sena e São João da Cruz.
    Estude o Catecismo Maior (São Pio X), e o Catecismo Romano (São Pio V).
    Lembre-se de que para se SALVAR não é necessário participar de Movimentos.
    VOCÊ ESCREVEU: “Até hoje, é na RCC que eu tenho visto o resgate da fé católica e da doutrina da Igreja. Não vejo isso em outro movimento”.
    Seria MUITO BOM se VOCÊ fosse nas igrejolas evangélicas e mandasse LEVANTAR as mãos quem já participou da RCC quando era católico; tenho certeza que MILHARES LEVANTARIAM as mãos. É isso que você chama de RESGATE? A RCC (Reboladores) é um CURSINHO RÁPIDO para o protestantismo.
    Prezada Marcela, é MUITO FÁCIL reunir pessoas para DANÇAR, MENTIR, REBOLAR, INVENTAR CURAS… O próprio Cristo disse: “Muitos são os que entram pelo caminho largo” (Mt 7, 13-14).
    Se os REBOLADORES realizam tantos milagres, por que então os hospitais estão cheios de cancerosos? Por que o Pe. Leo do terreiro “Canção Nova”, lugar de “milagreiros”, morreu de câncer? Tudo é mentira e exibicionismo.
    Senhorita Marcela, você chama isso de RESGATE? “imposição das mãos”, “falar em línguas” e “rebolar”.

    LEIA e MEDITE ATENTAMENTE o livro Preparação para a Morte. Não perca essa PRECIOSA oportunidade.

    Eu te abençôo e te guardo no Coração de Nosso Senhor.
    Atenciosamente,

    Pe. Divino Antônio Lopes FP

  29. Danilo

    “Franca é uma cidade pequena” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    http://www.franca.sp.gov.br

    Dados sobre Franca
    População oficial em 01/08/2000 (Censo 2000)
    287.400 habitantes
    População estimada IBGE 2004
    315.770 habitantes
    609 Km2 (modificada em 31-12-93)
    Número da região
    14ª
    Total de municípios
    23
    Municípios
    Franca, Aramina, Batatais, Buritizal, Cristais Paulista, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Sales de Oliveira, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista

    JAMAIS, fui a uma Missa Show, só vou a outras Paróquias quando sou convidada para casamentos, batizados, Missa de Ação de Graças, ou Missas de Sétimo Dia.

    Não me inclua no que você “acha”

    “Os bispos do Brasil, em sua ampla maioria, estão contra o Papa”

    Então você entende que Papa determinou a mudança na liturgia e a “ampla maioria dos Bispos Brasileiros” não obedecem por serem contra?

    Você acredita, também, que na verdade os Católicos no Brasil são milhares e não milhões.

    Católicos, são somente pessoas como você. Parabéns.
    Avise ao Vaticano, que milhões de fiéis que vão à Santa Missa todos os dias (não tradicionalistas)são somente “kATOLICOS DE IBGE” e estão confessando e comungando indevidamente.

    Se você conseguir um ÚNICO pronunciamento do Santo Padre, dizendo que quem não é tradicionalista não um verdadeiro Católico, eu PARO IMEDIATAMENTE de freqüentar a Santa Missa.

    Como você é patético.

Os comentários estão fechados.