Virgem do Carmo, rogai por nós!


[Foto: wikipedia]

Recordare, Virgo mater, in conspectu Dei, ut loquaris pro nobis bona, et ut avertat indignationem suam a nobis. [Offertorium]

16 de julho – festa da Virgem do Carmelo, padroeira de Recife! Temos missas de hora em hora, aqui na Basílica do Carmo – recomendo, aliás, enfaticamente, esta galeria de imagens da igreja. A missa campal presidida por Sua Excelência ocorre às 15:30, seguida de procissão pelas ruas do centro da cidade. Eu vou.

Na foto, uma imagem da Virgem cercada de anjos, olhando para as almas do purgatório que Lhe imploram o auxílio, em uma referência à devoção do escapulário e ao privilégio sabatino: Nossa Senhora promete livrar do purgatório, no primeiro sábado após a sua morte, as almas daquelas pessoas que, em vida, praticaram bem esta devoção. O professor Felipe Aquino fala sobre o assunto.

Na epígrafe, a bonita oração do ofertório da missa de hoje, segundo o calendário tradicional: alguma coisa como “lembrai-vos, ó Virgem Mãe, na presença de Deus, de dizer-Lhe coisas boas de nós”. Que reconfortante esperança: a de que temos, diante de Deus, uma Mãe que se preocupa em dizer a Ele coisas boas a nosso respeito! Quando o que temos de bom é tão insignificante perto da imensidão das nossas faltas, consola saber que mesmo este pouco tem o valor da doce voz da Rainha, por meio da qual ele chega aos ouvidos do Rei.

Quando os filhos de Nossa Senhora do Carmo dão exemplos tão lastimáveis (p.ex., aqui e aqui), rezemos, em desagravo, à Flor do Carmelo (em português, ele tem quase todo – à exceção das duas últimas estrofes – nesta revista dos Arautos):

FLOS Carmeli,
vitis florigera,
splendor caeli,
virgo puerpera
singularis.

Mater mitis
sed viri nescia
Carmelitis
esto propitia
stella maris.

Radix Iesse
germinans flosculum
nos ad esse
tecum in saeculum
patiaris.

Inter spinas
quae crescis lilium
serva puras
mentes fragilium
tutelaris.

Armatura
fortis pugnantium
furunt bella
tende praesidium
scapularis.

Per incerta
prudens consilium
per adversa
iuge solatium
largiaris.

Mater dulcis
Carmeli domina,
plebem tuam
reple laetitia
qua bearis.

Paradisi
clavis et ianua,
fac nos duci
quo, Mater, gloria
coronaris. Amen.

Nossa Senhora do Carmo,
rogai por nós!

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this page