Ainda a Montfort e o IBP

Padre Renato Leite, publicado no FRATRES IN UNUM:

A casa do IBP situada no bairro do Ipiranga da qual estive à frente por oito meses, foi instituída com uma finalidade específica: “Preparar os alunos do Professor Orlando para ingressarem no seminário do IBP em Courtalain, França”. E obviamente, essa preparação estaria prioritariamente a cargo do professor Orlando que com os amigos, “pagavam todas as contas da casa”, imaginando ter uma espécie de “direito adquirido” para assim proceder no que dizia respeito à formação dos rapazes.

A casa seria um instrumento para o professor Orlando atingir um dos seus mais ousados objetivos: O ter padres sob o seu comando direto. E, para atingí-lo, seria enviado para Courtalain um número cada vez maior de alunos do professor que, ordenados padres, garantiriam a influência e o controle do Instituto do Bom Pastor pelo professor e seus amigos, recordando que o IBP já nasceu Pontifício ou seja “grande” canonicamente falando, com aprovação direta do Papa e portanto “tentador”.

Gostaria de terminar esses esclarecimentos recordando a todos que toda essa confusão deve ser “creditada” nas contas das vaidades de duas pessoas:

Primeiramente na conta do professor Orlando que vive esquecido de que, não importa o que diga ou faça, continua sempre um leigo não tendo autoridade docente na Igreja para submeter sacerdotes e formar seminaristas como pretendia nessa malfadada empreitada junto ao IBP. Tal tarefa está reservada exclusivamente aos bispos membros da Hierarquia da qual ele não faz parte.

Em segundo lugar na conta do Padre Laguerie Superior Geral do IBP que tem autoridade direta sobre os padres e sobre a formação dos seminaristas e que discordando das idéias do professor “desde sempre”, tinha a obrigação moral de deixar isso claro sem “simular” uma autorização que depois se verificou inexistente e que gerou inúmeros transtornos permitindo que o “oportunismo” prevalecesse sobre a franqueza e a sinceridade.

Lamento tudo isso e rogo a Deus Sua Misericórdia de modo particular para aqueles que defendendo a “Bandeira da Fé Católica” acabam por ter na prática, as mesmas atitudes daqueles que dizem combater.

Tais denúncias deveriam provocar em nós profunda tristeza. Gostaria de pedir a todos quantos aqui passarem que rezassem pelo Santo Padre, rezassem pela Igreja, rezassem pelo IBP, pelo padre Renato e pelo professor Orlando Fedeli. E recordo as belas palavras de Dom Rafael Cifuentes:

Todos temos de enfrentar dificuldades e sofrer decepções, mas estas trazem consigo conseqüências bem diferentes segundo sejam encaradas com espírito negativo e encolhido, envelhecido, ou com esse espírito esportivo de que falamos. Não há dúvida de que, muitas vezes, as nossas atitudes perante os fatos são mais importantes que os mesmos fatos. É o que diz certa frase do escritor católico inglês William Ward: “O pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas”.
[Rafael Llano Cifuentes, “Juventude para todas as idades”, Ed. Quadrante, São Paulo, 2008]

Ajustemos as nossas velas. Não desanimemos. Não nos prendamos ao passado. Duc in altum!

P.S.: o Padre Renato escreveu o mesmo testemunho no orkut. E com um acréscimo que vale a pena ser reproduzido:

Aqui não julguei intenções que só de Deus são conhecidas.
Me restringi aos fatos e só a eles porque lá estava quando se deram.

97 comentários em “Ainda a Montfort e o IBP”

  1. Caro sr. Jorge,

    Apesar de acompanhar com vivo interesse esse blog, só agora encorajei-me a escrever alguma coisa.
    E começo com um questionamento: porque esse post sobre o IBP/pe. Renato/prof.Orlando? Isso já não se passou há alguns meses? Porque isso agora?
    E mais, o Pe. Renato não poderia ter mentido? Além do mais, testemunho no Orkut?!! Orkut é lugar de padre?
    Sei lá, estranho muito estranho.
    E porque o senhor quando se depara com algum questionamento pede que as pessoas se dirijam diretamente ao padre ou ao professor? Se postou, o senhor deveria estar pronto para as respostas.
    E apesar da minha aparente contradição, quero dizer que aprecio sobremaneira o seu blog, que me parece sério e imparcial.
    Mas confesso que só de ver tanto espaço dado as loucuras do tal Sizenando, fico preocupado, posto que o tal camarada, ligadíssimo ao Veritais Splendor, parece que existem somente para criticar, caluniar e difamar o professor. Estou equivocado?
    E porque não vejo nunca o senhor rebater as sandices do tal Sizenando?

    Em Jesus e Maria

  2. Salve Maria

    Só para constar

    Ao Sr. Henrique
    A Sr. Leopoldo.

    Este assunto foi debatido à época do acontecimento

    Em agosto e Setembro de 2008.

    Desde então o Sr. Fedeli manteve-se quieto em sem escrever nenhuma sandice.

    Mas agora com a suspensão das excomunhões me parece que abriram a tampa da cova dos escorpiões e já recomeçaram as agulhadas, caros amigos estejam a vontade, para me bater o quanto quiserem, veja a data de meu ultimo comentário aqui neste post, foi em setembro e ninguém mais tocou neste assunto, não acham isto uma grande coincidência.

    Acham por acaso que agora que as excomunhões foram suspensas é que se pode acusar com mais vigor a RCC.

    Louvo a Deus porque estas excomunhões foram suspensas, isto porque prefiro não ficar discutindo com meus irmãos de Igreja e principalmente ouvindo nomes e palavras torpes de acusações injustificadas.

    Este assunto do Batismo no Espírito Santo já foi amplamente debatido e justificado e todos já sabem que nem a RCC e nem os Protestantes inventaram este tal de Batismo, mas já que você não gosta da palavra de Deus e prefere que eu não a cite, pergunte a seu Bispo local “que representa o Magistério perene da Igreja” quem foi a primeira pessoa que usou este termo “Batismo no Espírito Santo”, já está escrito aí acima em algum lugar e espero que realmente vocês tenham lido.

    São João Batista assim que terminou o Batismo de Jesus e viu o céu se abrir decendo sobre Jesus uma Pomba Branca, “que simboliza o Espírito Santo de Deus”, disse a seus discípulos, vão, sigam-no Ele é o cordeiro de Deus, é ele quem vos Batizará com o Espírito Santo.

    Isto não é uma teoria Carismática, nem protestante, nem um oitavo sacramento, isto é a promessa que Deus fez no antigo testamento, dizendo que nos daria o seu próprio Espírito para que estivesse em nossos corações para sempre.

    Se vocês preferem fechar os olhos para estas verdades e acreditarem nas falsas profecias do seu afamado professor, estejam a vontade.

    Lembremos porém, que ele agora é um dos unicos que continuarão sendo contra o Vaticano II, já que os Bispos da FSSPX o aceitaram voltando para Roma.

    Voces podem até dizer que não, mas é só esperar o tempo passar e em breve acharemos confirmações destas verdades em cartas e escritos oficiais da FSSPX.

    Este texto de padre Renato está publicado em um blog muito bem frequentado por tradicionalistas deste Brasil, está citado na abertura do Post, mas tem quem prefira aceitar as mentiras e invencionices do nobre professor que editou um texto colocando o nome de Dom Marcel Lefebvre junto com os nomes dos quatro que foram reintegrados, só que se esqueceu de dizer que Dom Marcel Lefebvre continua excomungado na Igreja Terrestre.

    Encontrei no Bolg do Wagner Moura uma outra carta de um outro ex. membro da Monfort que abandonou seu posto alguns dias antes da bomba ter explodido, isto porque tomou conhecimento das verdades sobre este conluio que culminou com o afastamento do IBP.

    Relembremos que o Sr. Fedeli é o centro deste problema e não eu ou a RCC que nada teve a ver com isso, porque não combatemos nenhum Tradicionalismo apenas nos defendemos de tanta mentira que inventam a nosso respeito.

    Você mandou que eu visitasse os grupos da RCC em todo o Brasil, por acaso você fez isso? já foi em algum grupo pelo menos ? Já fez um seminário de vida no Espírito ? Já leu Jeremias 31,31, Ezequiel 23,26 , João 7,37, João 14 e 16, I Cor 12,1, I COr. 3,16 e etc.

    Não diga que eu invento coisas, porque tudo que falo está escrito nesta palavra que você diz ser dos protestantes e que na verdade o Sr. Fedeli faz questão que não a conheçamos para acreditar em suas mentiras sem contestar nada.

    Se você acha que sou um filhote do Veritatis, saiba que já mandei também diversos textos para lá contestando a sua maneira de tratar a palavra de Deus e ultimamente seu livro sobre dom de linguas que está ótimo “Corretíssimo” mas no final ele nos diz usando as palavras de outra pessoa “não teve coragem de escrever com suas próprias letras” para não buscarmos os Dons Espirituais, contrariando o que nos diz São Paulo em I Cor 13 e 14.

    Só gostaria de lembrar a vocês que contra o Espírito de Deus não há poder neste mundo que supere o seu poder, lanço a você também o mesmo desafio… não posso lançá-lo, porque se você o aceitar serei eu o culpado pela sua morte, se bem que no filme “Bope” isto foi feito sem medo das pessoas copiarem, correndo o risco de um idiota morrer explodido por aí.

    Quem seria idiota o bastante para arrancar o pino de uma granada e segurá-la nas mãos dizendo ser capaz de evitar a explosão ? este é comparável àqueles que deliberadamente procuram distorcer a verdade para impedir as pessoas de se aproximarem de Deus e receber este Presente dele, um presente que também é para você se quiseres.

    O presente que eu falo é o Dom do Espírito Santo.

    Retorno ao meu primeiro comentário no site Montfort:
    ao que gerou todo este problema!

    “Voces estão de parabens por tentar barrar a obra do Espírito Santo neste Mundo!”

    E recebi uma confirmação de recebimento agradecendo pelo elogio e eu fiquei sem entender se eles tinham entendido ou não o meu comentário.

    Não sei se vocês também entenderam o que eu quis dizer?

    Fiquem com Deus.

    In Corde Jesu, Semper.

  3. Leopoldo,

    Só posso dizer o seguinte;
    Sr. Sizenando, como o senhor odeia o professor Orlando!
    E ainda fala em amor, perdão, etc, etc.

  4. Prezado senhor Jorge,

    Cometi um erro tremendo. Comecei a ler os comentários pelo fim, não observei a data do post. Agora olhando atentamente, vejo que é um post de agosto do ano passado.
    Por favor me desculpe. Confesso que não li ainda todos os comentários sobre o tema em questão, são muitos e ainda não deu tempo. Há muita coisa à ser lida neste blog. Parabéns por ele.
    Entretanto, continuo horrorizado com os comentários do sr, Sizenando notadamente um em que ele fala do Papa São Pio X.
    Nem a senhora Sandra Nunes recentemente censurada no blog, cometeu tal horror.
    De católicos como o sr. Sizenando, libera nos domine.

    Abraços em Cristo.

  5. Caríssimo Leopoldo,

    Não te preocupes. Vez por outra alguns posts antigos “ressuscitam” mesmo.

    Fico feliz de que tenhas gostado do blog – muito obrigado. Fique à vontade para participar das discussões.

    Abraços, em XC,
    Jorge Ferraz

  6. Sr. Henrique e Sr. Leopoldo

    Sejam bem Vindos

    É bom dar uma lida nestes temas aqui e depois entrar nos novos que já estão ficando bem mais interessantes, não é mesmo Sr. Henrique, aliás quem vos induziu a vir aqui fazer um complô contra um mero comentarista.

    Caro Irmão em Cristo Leopoldo, posso chama-lo assim ou preferiria, outro adjetivo.

    Não sei o que você entende por ódio, muito menos por Amor, Nosso amigo Professor Orlando Virá em minha cidade em breve e espero demonstrar-lhe todo meu carinho e compreenção.

    Lamento não concordar com os ensinos que ele faz, principalmente na maneira de tratar seus leitores e manipular dados a seu favor, ou ainda de manipular pessoas para alcançar seus objetivos.

    Mas isso não vem mais ao caso, porque isso já ficou comprovado neste assunto do afastamento do IBP e agora tenta manipular de novo a decisão do Papa em favor dos quatro Bispos da FSSPX e revertê-la em favor de Dom Marcel Lfebvre que nem ao menos foi citado na decisão do Papa.

    Porque para ele o que importa é tumultuar e atrapalhar a decisão dos Bispos da FSSPX e manté-los no cisma que lhe favorece, para manter sua luta ferrenha contra o Vaticano II.

    Até em meu e_mail pessoal hoje recebi diversos e_mails deste mesmo tipo, tentando me amedrontar e falando mal do que escrevi, sendo que nem leram o que eu escrevi.

    O que me assusta é saber que de repente apareceram dez detetives analisando os meus comentários, será que são tão bons assim ?

    Estarei a vossa disposição meus amigos.

    Jesus te ama.

  7. Amigos,

    Salve Maria!

    O Sr. Sizenando é impagável.

    Deus permitiu-me residir na mesma cidade que ele e, pessoalmente, ele aparenta ser bem mais divertido (e bota divertido nisso!), embora jamais tenha me dado o prazer de ir à minha casa para conversarmos.

    O seu parco conhecimento e sua infindável defesa da “onomatopéia” carismática restringem-se à internet e à repetição insólita e desordenada de palavras sem sentido. Pessoalmente ele é incapaz de sustentar sua sandices… rs

    Assumo aqui a defesa desse bastião da apologética Carismático-protestante, o nosso arauto Sizenando, afirmando que ele ocupa o único lugar possível para pessoas como ele: pregador da RCC! rs

    Talvez nenhum de vocês tenham tido a oportunidade única de vê-lo tripudiar sobre Santo Tomás de Aquino…

    Não percam tempo com ele. Os comentários do site são interessantíssimos, excetuando-se as interferências desse senhor.

    Pobre Sizenando.

    Ad Maiorem Dei Gloriam

    Frederico

Os comentários estão fechados.