Padre flagrado celebrando a Missa corretamente

[Esta eu vi no ORKUT e é divertidíssima; seria cômico, se não fosse trágico. Às vezes, uma dose de bom humor é necessária a fim de chamar a atenção para algum problema que, quando caricaturizado, nota-se com mais facilidade. A nossa situação litúrgica é tão triste e estamos tão acostumados com ela que, muitas vezes, nem percebemos a dimensão do estrago; esforcemo-nos por oferecer uma sólida e verdadeira catequese litúrgica, porque eu também estou convencido de que da restauração da Liturgia depende a salvação do mundo.]

Padre é flagrado celebrando a Missa da forma certa

Um padre católico, fiel ao seu ministério, foi flagrado celebrando a Missa conforme as Instruções promulgadas pelo Papa Paulo VI. O Padre celebrou a Missa, a qual ele chamava de Santa, sem impor nenhuma novidade ou idéia própria que podesse tornar a Missa mais atrativa.

A Missa foi celebrada na posição Ad Orientem, ou seja, o Padre, em certos momentos da Celebração Liturgica, fica voltado ao oriente. Além desta posição, que nunca fora abolida pela Igreja, o Sacerdote ainda arriscou a desagradar seus fiéis fazendo a maior parte das orações da Santa Missa em latim, que segundo ele é a lingua oficial da Igreja Católica e deve ser mantida e merece ser mais conhecida pelo povo católico.

Na Homilia, o antigo sermão, o Padre ainda convidou os fiéis a se manterem fiéis a Igreja e a Cristo, em tempos em que negam as virudes cristãs, os Católicos precisariam ser um sinal de contradição, num mundo tão volatil pela falta de valores, de verdade, de fé e de esperança.

===

Claro que esta notícia ai em cima não saiu em jornal nenhum… é só para ver que basta ser um mau sacerdote [nota: originalmente, que basta se rum la sacerdote] que a midia está lá, firme e forte para divulgar o ordenado rebelar-se contra aquilo que ele mesmo propos seguir e zelar. Padre deputado defende camisinha, Padre vai ao terreiro de macumba, Padre diz que vai casar e vai continuar celebrando missa, etc…

Sabemos que não é maioria, mas a minoria barulhenta que pensa que consegue que irá nos fazer desanimar. Sabemos que a grande maioria é fiel a sua vocação e por eles e pelos não obedientes também que devemos orar… os fiéis para terem forças de enfrentarem todos os obstáculos colocados pela modernidade frente a sua missão sacerdotal e pelos desobedientes que se convertam, que reconheçam a sua verdadeira dignidade frente a Deus e ao seu povo.

82 comentários em “Padre flagrado celebrando a Missa corretamente”

  1. Dona Assunção, pouco me conhece. Nunca deixei de louvar a atitude do Padre flagrado celebrando missa corretamente. Sabia que só frequento Missa Tridentina? Raras vezes vou assistir o Novus ordo, na Igreja da candelária, no Rio. Faço parte de um grupo tradicional. Mas, ocorre que minha luta é pela oração e não em ficar aqui acusando Bispos, como Sr. Carlos fez. (16 de Abril)

    SR JORGE, CITO UM CASO DE ACUSAÇÃO SIM:
    LEIA SR. JORGE, O COMENTÁRIO DO SR. CARLOS DO DIA 16 DE ABRIL… nÃO VOU ME RETRATAR, ELE ACUSA CLARAMENTE O BISPO DE PROMOVER PADRE QUE ANDA ERRADO À PAROQUIA MAIS RENTAVEL. Ainda usa ($).

    Eu apenas disse que NÃO SOMENTE os Bispos da Fraternidade Sao Pio X SÃO SANTOS, OU SEJA, MAIS BISPOS DESEMPENHAM BEM O SEU PAPEL COMO PASTORES DE ALMAS.

    Por isto não me acuse de nada sem antes relatar as coisas claramente. Tud está devidamente inserido e documentado aqui. Basta ler cuidadosamente.

    Quem está equivocado é o senhor mesmo. Que só escreve o q

  2. Criticar membros do clero, julgando-os, como no comentário do sr. Carlos do dia 16 de Abril, é correto? D. Assunção, não é através da seita Deus lo vult que encontrará soluções. O clero não se importa nem um pouco com isto aqui, aliás, falar mal da Igreja é fácil, fazer o bem que Padres como rev. Padre Marcelo Rossi, Padre Jonas da Canção Nova, Padre Roberto da Toca de Assis, Monsenhor Julio Lancelotti, D. Mauro Morelli, Dom Roberto Gomes Guimarães ( fiel ao Papa ) FAZEM é que é difícil. E, não nego que toda a luta dos Bispos da Fraternidade São Pio X, EM PROMOVER A SAGRADA TRADIÇÃO, não foi em vão. Porém, acredito numa Igreja que é una, porém, diversificada. Louvo a tradição, sem deixar de levar em consideração todo o bem que a Renovação Carismática fez e faz na Igreja.

    Veja, sr, Jorge, o comentário feito por senhor “cabeça” do dia 13 e do senhor Carlos dia 16, se falo alguma mentira.Então não me amole, por favor. E se fosse o caso de me retratar procuraria um padre no Confessionário.

    Meus comentários sempre foram em prol do clero, mas, tantos aqui só pra acusar. Inclusive tiveram a capacidade em dizer que não adianta reclamar com o BISPO, quando se faz necessário. Então, se estão vendo tanta coisa errada, reúnam-se com o Papa em audiência, ok, sr. Jorge…

  3. Leia sr. JORGE, O COMENTÁRIO QUE DONA ANGELA FAZ AO SEU BISPO DIOCESANO, dia 16 de Abril. Agora, pergunte para ela se se achama Angela realmente, e onde mora… Saberá qual foi o Bispo acusado.

    Pergunte ao senhor Carlos quando acusa um Bispo de promover um padre esculhambado usando inclusive $$$$$$

    Saberá também a que Bispo ele se refere.

    O senhor sabe ler, basta ler.rs….

    Dois casos de maledicência, eles podem ter não citado os nomes, mas, o e-mail obrigatoriamente citaram.E não usaram suposições, fizeram diretamente a acusação. Inclusive um foi até para o rito ucraniano, pois, que nem uma paróquia de sua diocese a missa era celebrada corretamente. Leia, sr. Jorge… E obterá a resposta que me cobra. Ah, Deus lo vult é uma armadilha. Tem Deus lo vult aprovação eclesiástica?

  4. Laudo vos? In hoc non laudo.

    Quereis profanar a Igreja de Deus e envergonhar aqueles que nada possuem? Que vos direi? Hei de vos louvar? Nisto não vos louvo absolutamente. (São Paulo Apóstolo aos Coríntios)

  5. D. Angela, ódio??? Está me julgando, não odeio a senhora, só não quero militar com a senhora, tão amarga.

  6. errata: a mensagem anterior é para dona Assunção. (27 de abril)

  7. Leitores, respondo claramente ao senhor Jorge Ferraz.

    A resposta ás perguntas que me faz estão nos comentários de Sr. Carlos, dia 16 de Abril, 1:46 am.

    Sr. Angela dia 16 de Abril, 10:25 am.

  8. Católicos X católicos, todos loucos e possuídos, todos loucos. Impressionante, aliás, chocante mesmo.

  9. Chocante por que, Martins? na vida da Igreja sempre houve polêmicas e controvérsias. Nunca leu os Atos dos Apóstolos?

  10. Oi, Pedro. Como vai? Te entendo, você tem razão. Ao lermos Atos, percebemos controvérsias na comunidade eclesial. Mas, sabe, não é o fato de defender a tradição ou a renovação que me incomoda. O que entristece é o desrespeito com que alguns tratam a Igreja e o clero. Aqui em minha arquidiocese há falhas, porém, tem muitos sacerdotes que desempenham sua atividade pastoral com muito zelo. Muitos só malham, malham, malham, mas, quantos terços rezam? Quantas visitas fazem. Será que rezam na mesma proporção que malham. Rogo a Deus que sim. O padre em minha paróquia diz que somente quando o Papa consagrar a Rússia ao Imaculado Coração de Maria em união com os Bispos do mundo inteiro haverá um tempo de paz na Igreja. Alguns papas fizeram alguma consagração. Mas, não como esta que cito aqui. Depois de Pio XII, O PAPA pelo qual sinto maior firmeza é Bento XVI. Papa João Paulo II até escreveu sobre abusos em matéria litúrgica, sobre a necessidade das vestes clericais, sobre música sacra em Ad limina e depois em “Ecclesia de Eucharistia” mas, foi de pouca repercussão. Uma coisa que noto é que antes do concílio Vaticano II, O PAPA ditava regras e eram obrigatórias para o clero no mundo inteiro, e ai de quem ousasse não seguí-las. Depois tudo ficou mais light. Até entendo, obedecer por amor e não por imposição. Mas, ocorre que nem sempre isto dá resultado. é necessário ousar como São Pio V ousou em sua época, por exemplo. Outro exemplo disto é São Pio X. Não é atoa que são santos. Mas tem muita gente boa no clero. Nem sempre a culpa é de um movimento. O que se faz necessário é ditar regras e estabelecer limites. As visitas pastorais dos Bispos deveriam ser mais frequentes. E, pricipalmente a formação no seminário tem que ser melhorada. Isto deve ser exigido, bem como as visitas. Bispos que realmente fiscalizem. E leigos que recorram às instâncias maiores quando se sentem mal na casa de Deus por causa dos abusos em alguns lugares. Eu pediria aqui que todos rezem muitos terços para que o Papa em união com os Bispos do mundo inteiro façam a Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Lembremo-nos daquilo que Nossa Senhora pediu com muito carinho, afim de obtermos a vitória. Como ela mesma disse: ‘E por fim o meu Imaculado Coração triunfará”. Que o Reino de Maria venha estabelecer-se logo sobre nós.

  11. Gostaria de parabenizar a todos. Cada um tem seus argumentos em defesa ou de protestação. Porém, procurem se unir em oração para que a paz seja restabelecida o quanto antes. Sabemos que erros existem, todavia, sabemos que tem gente acertando. Aos que estiverem no erro retornem tão logo possível no cumprimento do santo dever. E os sacerdotes que estão acertando continuem incólumes na fé. Que nós rezemos em união com o Santo Padre.

  12. Dona Ilda,

    A senhora percebeu que sai me(des)qualificando por comentários que não tenham sido do seu agrado – ainda nào entendi o “amarga”, mas desconsidero completamente um julgamento insensato destes, nem precisa explicar – enquanto que eu só a tratei com toda a cortesia e caridade cristãs?

    Não lhe faltei com o respeito, não lhe insultei, não ataquei suaposição, apenas defendi a minha, que por acaso está em harmonia com a de Jorge e a do blog. O Jorge, da mesma forma, lhe tratou com todo o respeito.

    Como paga a senhora agride, ironiza, ofende, chama um blog totalmente ortodoxo – a senhora VIU ALGO aqui em termos de opinião que possa ser considerado de pouca ortodoxia??- de “seita”, chama uma pessoa da qual a senhora nada sabe de um adjetivo que me fez rir de tão absurdo, bate boca com os dois rapazes (Carlos e Cabeça)… Lamentável.

    Não adianta jogar uma meia dúzia de palavras em latim nos seus comentários, Dona Ilda, a senhora continua chutando a própria sombra. Pare de vociferar e vá fazer o que a senhora nos acusa (ou foi o Martins)de não fazer, que é rezar.

    Muito respeitosamente, embora a senhora não tenha feito por merecer,

    Assunção Medeiros

  13. Deus lo vult é uma seita. A senhora Ilda não falou pejorativamente dos Bispos da FSSPX, ela somente disse que eles não são os únicos bispos zelosos e santos da Igreja, tá, sr Jorge Ferraz!… Ou seja, além deles, há muitos outros bons. Quem falou aqui em Bispos que remuneram padres liberais e esculhambados, encaminhando-os à paróquias mais rentáveis “$$$$$” usando até “$” foi o sr. Carlos que citou em relação ao seu Bispo diocesano. Dia 16 de Abril 1:46 am ->(Sr, Carlos). Basta ler!
    Também o comentário da Sra. Angela, tão esquizóide, de 16 de abril 10:25 am. Ela cita seu Bispo diocesano claramente. Leia o que eles dizem em respeito a Bispos!!!!!!! Mas, como o sr. Jorge, líder da seita “Deus lo vult” ignora qualquer comentário feito por seus seguidores; Caça somente aqueles que não concordam consigo em gênero, número e grau. O senhor foi o cão inquisidor de Dona Ilda. Leia todos o comentários dela em defesa dos Bispos, etc..

  14. O líder de Seitas geralmente caça aqui e acolá, junta as coisas selecionadas e sem conexão alguma lança sua nefasta isca e cai o adepto, muita das vezes, desorientado e sem ou sem estar com as devidas disposições para compreender o necessário, cai. Assim muitos pseudo-evangelizadores ganham adeptos, que muita das vezes desertam das fileiras sagradas. ASSIM SÃO ESTAS SEITAS ESPALHADAS POR AÍ. CADA ESQUINA TEM UMA, em todo lugar, não é mesmo?

  15. Senhora Cleide,
    Não repita essa bobagem de que Deus lo Vult é uma seita. Isso aqui é apenas um espaço de discussão e comentários sobre diversos assuntos que interessam à Igreja. Se fosse uma seita, como a senhora diz, o Jorge seria o chefe dessa seita e ninguém o confrontaria. Mas basta ler os diversos posts e a senhora verá que quase todos aqui – inclusive eu – já discodaram do Jorge em muitos assuntos. Chamar o blog de seita depõe contra a sua inteligência. Não faça mais isso, por favor, porque assim a senhora acaba chamando todos os que escrevem aqui – incluindo a senhora e a dona Ilda – de sectários.
    Quanto ao que eu disse na mensagem do dia 16 de abril, se a senhora reler o texto com o espírito desarmado verá que eu não acusei o bispo de ter promovido nenhum padre escandaloso para uma paróquia mais rentável. Disse apenas o que eu acho que possivelmente aconteceria num caso desses… Expressar uma suspeita, uma opinião, numa linguagem condicional (temerária, admito), não é o mesmo que acusar objetivamente.
    Um abraço,
    Carlos.

  16. Deus lo vult é uma seita, confrontando ou não ao sr.Jorge. Nem todos que comentam fazem parte dela, porque estão a favor da Igreja. Seita, principalmente neste caso, em que quase todos concordaram com ele, ou pior, fazendo comentários tão maliciosos. Jorge Ferraz, quem o senhor (supostamente) chamaria de líder, não teve, em nenhum momento seus requintes de crueldade e de maus pensamentos. Vou refrescar sua memória, assim, não insultará sua própria inteligência.

    ————————————————————
    Dia 16 de abril, diz sr. Carlos:

    “Na [minha], se levarmos ao conhecimento do sr. Arcebispo que um padre cometeu abusos na liturgia, (pode ter certeza) que esse padre será promovido, no mínimo, para uma paróquia mais r$entável…”
    ___________
    R/. Engraçado, mesmo que tenha falado (supostamente) DISSE: (pode ter certeza)… Como tem tanta certeza? Conhece bem seu arcebispo, ou tens o poder de sondar os corações ou ler os pensamentos alheios? PARECE CONVICTO. Mesmo que tenha dito isto (supostamente), pensa muito mal em relação ao seu Arcebispo, não tem boa impressão dele. Mas, seja como for, não sejais leviano em tecer (suposições) maldosas contra um sucessor dos Apóstolos.
    ———————————————————-

    Sr CARLOS DIZ, 17 DE ABRIL:
    “Lamento muito saber que sua diocese (também) se encontra nesse estado lastimável de imoralidade, indigencia doutrinal e anarquia litúrgica.”

    R/.Neste comentário não usa a forma condicional, fala de modo claro e objetivo. Ainda diz: “também” Ou seja, para bom entendedor, inclui-se, faz-se solidário inclusive.
    _______
    Quem seria o responsável por esse lastimável estado de imoralidade, indigência doutrinal e anarquia litúrgica? O senhor sabe dizer?
    ———————————————————-

    O que depõe contra a sua inteligência é ficar fazendo comentários levianos e maldosos, suposições nefastas. Sem contar quando fala [objetivamente] com a senhora Ângela em (17 de Abril). Ainda diz “também”…

    Que o senhor desarme-me dos maus pensamentos, dos comentários tão levianos já supracitados e maldosos, bem como do que fala ainda que (supostamente) do seu arcebispo…

    Leia, o livro “Jesus vivo no padre” P. Millet. Entenderás quão grande é o ministro do Altar, e o que não dizer do múnus episcopal. Reze nas intenções daquele que subiu ao sólio episcopal de sua arquidiocese, ao invés de (supor)temerariamente, coisas horríveis a respeito dele que é um sucessor dos Apóstolos.

    Fique na paz, Cleide.

  17. Julgar temerariamente, é crer, sem razão bastante, que uma pessoa disse ou fez coisa feia, que ela tem este ou aquele defeito. O juizo temerário é adesão firme de espírito. Difere da dúvida, que não pronuncia sentença nem pró nem contra; da desconfiança, que pende para acreditar no mal; da opinião, que cr~e no mal, porém, não exclui a possibilidade do contrário. Cõnego Boulenger.

    Sr Carlos disse:

    ” Na [minha], se levarmos ao conhecimento do sr. Arcebispo que um padre cometeu abusos na liturgia, (pode ter certeza) que esse padre será promovido…”

    Como pode ter tanta certeza, sr. Carlos? O senhor crê, sem razão bastante que (seu) arcebispo teria tal atitude.

    ________
    Sr. Carlos disse: – …(temerária, admito)…

    Como pode fazer juízo temerário em relação ao (seu) Arcebispo?
    _______

    Sr. Carlos disse à senhora Ângela: – “Lamento muito saber que sua diocese (também) se encontra neste estado lastimável de imoralidade, indig~encia doutrinal, anarquia litúrgica…”

    Aqui fala objetivamente, inclusive diz (também). Quem seria, na sua opnião, o responsável por tal degradação moral e tamanha dessacralização? Quando diz (também) refere-se a um “loco” particularmente.

    ——

    O juizo temerário, em matéria importante, esteado somente em bases frágeis, insignificantes, é pecado mortal, porque é injustiça grave, lesiva da estima devida a qualquer pessoa, quando não for patente, a perversão da mesma.

    —–
    * sugestão: Hesther, III e VIII.
    Portanto, sr. Carlos, dobre a língua e os joelhos, que é como ensina o ritual romano, diante daquele que foi escolhido pelo santo Padre para subir ao sólio episcopal de sua arquidiocese. Por ele, jejuns, esmolas e orações.

  18. Ainda estou aguardando, Dona Cleide, que a senhora, como porta-voz da Dona Ilda, que misteriosamente desapareceu, explique onde ela foi tratada com desrespeito por mim ou pelo dono do blog. E onde está a falta de ortodoxia do Deus lo Vult.

    Seria bom que isto fosse tratado com um pouco mais de objetividade, pois é uma acusação séria das senhoras, que pode desviar do caminho de Deus muitos dos jovens que entram em contato com a Igreja justamente dentro deste blog e de outros na Internet.

    Ms não vejo preocupação das senhoras com o tabalho fecundo deste site, ou com o livre-debate entre os visitantes do blog. As senhoras parecem ser adeptas simplesmente do diagnóstico psicológico à distância, qualificando as pessoas pela Internet como “amargas” e “esquizóides”.

    Percebe-se dw longe que os corações das senhoras estão mergulhados no mais puro amor ao proximo, vivenciando claramente o amor pregado por Nosso Senhor Jesus Cristo.

    O caminho do sacerdócio é santo, senhora, mas temos visto que está coalhado de perigos e de percalços, e muitos deles tropeçam. Observar que eles tropeçam não é sectarismo, é noção de realidade.

    Agredir aos que enxergam o problema e o discutem, procurando soluções, é avestruzismo, Dona Cleide. Enfie a sua cabeça na areia se quiser, mas não venha à casa alheia agredir.

    Sue

  19. Senhor Asssunção, não a conheço, nem me dirigi à senhora. Portanto não tenho nada a lhe dizer. Quanto a senhora Ilda, apenas li os comentários dela, não a conheço pessoalmente. A senhora é divertida…

  20. Senhora Assunção , se a carapuça lhe serviu, nada posso fazer.

  21. Também sumirei misteriosamente, já disse o que tinha que dizer. Então senhora Assunção, se um dia conseguir entender que a Santa Igreja de Deus é de instituição divina, aprenderá a amá-la e entenderá que o atual panorama da Igreja é um convite essencial no acolhimento & encaminhamento de muitos jovens, que por sua vez, não precisam do Deus lo vult para conhecer a Igreja. A própria Igreja e seus órgãos (oficiais), pastorais, bem como dos grupos jovens, a congregação mariana, do movimento RCC, etc., que estão repletos de jovens a serviço do Reino de Deus, do Reino de Maria. Ora, senhora, os jovens estão bem encaminhados na diversidade da Igreja que é una e santa. Isso sem contar com os pólos de Missas Tridentinas que estão repletos de jovens e de gente de toda classe e idade. Portanto é muita riqueza, por que tanto alarde?

    Bula summorum Pontificum
    Pólos de Missa Tridentina
    Canção Nova abençoada pelo Papa Bento XVI, o mesmo Papa da summorum Pontificum.
    Grupos jovens
    Comunidades eclesiais de base, repletas de atividades pastorais.
    É a diversidde na unidade.

    PORTANTO, OS JOVENS TEM OS SUBSÍDIOS NECESSÁRIOS.

    Venha a nós o Reino de Deus, o Reino de Maria!

  22. Dona Assunção,

    Não sei porque mas acho que a Cleide e a dona Ilda são a mesma pessoa.
    Confronte as mensagens, as falas são muito parecidas.

  23. Dona Cleide (ou Dona Ilda, caso a Ângela esteja certa),
    Já avisei que ficar chamando esse blog de seita depõe contra a sua inteligência. Mas a senhora insiste. Então não se chateia se começarmos a pensar que a senhora não tem inteligência.
    Mas se não tem inteligência, tem muito azedume…
    Jà expliquei sobre a mensagem do dia 16 de abril. Se não consegue entender é porque lhe falta inteligência. E sobra azedume…
    Parabéns pelos Ctrl c e Ctrl v. Isso a senhora aprendeu bem.
    A senhora diz que vai sumir ‘misteriosamente’. Nossa! Que suspense! Explique-me como vai sumir misteriosamente, se ninguém aqui a conhece e se sua aparição também foi misteriosa… Mistérios… Talvez seja este um novo dom carismático. Aparecer, caluniar e sumir… misteriosamente.
    Eu continuo por aqui, sem nenhum mistério.
    Adeus, Dona Cleide (a azeda).
    Carlos.

  24. CSr. Carlos, caso suma misteriosamente, é porque fui avisada em sonho que serei abduzida. Pensem o que quiserem, aliás, não tenho nada haver com as contendas existentes entre o senhor e sua discípula Angela e Assunção, ou não seriam a mesma pessoa o senhor e Dona Assunção, ou o senhor e Dona Ângela, ou o senhor, Dona Ãngela e dona Assunção. Pensam de forma tão semelhante, sofrem os mesmos problemas, são tão unânimes.

  25. Quanto a aparecer ou sumir, não se trata de dons, mas quanto a fazer juízo temerário quanto àquele que subiu ao sólio episcopal de sua arquidiocese, não chamaria de dom,não mesmo.

  26. Realmente Sr. Carlos tem razão. Não é para se espantar se vermos os membros alto clero praticarem corrupção. Realmente há muita corrupção na Igreja, sr. Carlos não exagera não. Bispos pouco interessados com o que os padres andam fazendo de errado. De fato, ele tem toda razão em desconfiar e suspeitar do seu arcebispo, certamente deve ser geral a imoralidade e a bagunça dentro da Igreja católica Apostólica Romana, onde ele habita. Estou com ele e não abro. Parabéns, senhor Carlos por ter coragem de dizer o que pensa, suas suspeitas tem muito fundamento. Com certeza o senhor deve estar num beco sem saída. Lamento muito pelo senhor e me solidarizo contigo.

  27. Carlos, e Angela, meus caros alter-egos,

    Dona Ildacleide tem uma postura engraçada… a Igreja é una na diversidade, mas o Deus lo Vult não faz parte da Igreja… só porque ela quer e pronto. Os grupos jovens são,as CEBs são, pelo visto até mesmo o CAJU goiano é bem vindo e pertence também à diversidade da Igreja para ela… mas não o Deus lo Vult.

    Não é admirável esta senhora que acha tanto o que recriminar aqui e mais nada em lugar algum? Que olhar isento, que clareza de percepção!

    Caros alter-egos, desconheço que problemas são esses que temos em comum, só nós três, mas faço votos que eles se resolvam antes que percebamos quais são. Porque os probkemas que discutimos neste post não são de modo algum só nossos, ferem a todo o Corpo Místico. É doído falar deles, não há satisfação em citá-los, mas se não trazemos à luz e se não pedimos por oração a ação do Espírito para curar a Igreja brasileira, tudo só vai piorar.

    Senhor Luis Otaviano podia bem o que fazer. Nem eu nem meus alter-egos temos o menor problema em sermos católicos, não é? estamos aqui justamente discutindo como podemos ser católicos melhores, mesmo com tanta dificuldade.

    Já a Dona Avestrilda acha que se enterrar a cabeça na areia os problemas vão sumir… até que eles a atropelem. Deixa ela com a amiga misteriosamente desaparecida. Bem fazem companhia uma à outra.

    Beijo e abraço fraternal da alter-ego de vocês

    Sue

  28. Cara Sue,
    Muito me orgulha ser chamado seu alter-ego (embora eu seja homem e você mulher), porque admiro a sua inteligência.
    Dona Ildacleide delirou,claro, porque nossos estilos são bem diferentes, ainda que soframos pelos mesmos problemas e nos regozijemos pelas mesmas vitórias (raras, infelizmente). Mas no final venceremos, não nós, individualmente, mas a Igreja de Cristo, pela qual lutamos, e pela qual morreremos, se Deus assim o permitir, misericordiosamente…

    O sr. Luis Otaviano Rivera, ironicamente, acha que estou num beco sem saída e diz se solidarizar comigo.
    Dispenso sua falsa solidariedade. Não estou num beco sem saída. Estou na Igreja militante, cuja saída é o Céu, se eu fizer por merecer… E se Deus tiver misericórdia de mim, apesar de tantos e tantos pecados que carrego comigo…

    Saiba, senhor Rivera, que sempre houve corrupção na Igreja, porque sempre houve traidores dentro dela, desde o tempo dos apóstolos. Judas traiu Nosso Senhor e São Pedro O negou por três vezes, mas nem por isso a Igreja virou um beco sem saída. Pelo contrário, Ela foi, é e sempre será a única porta para quem quiser sair desse beco cada vez mais sujo que é o mundo.
    Mas assim como há ratos que se deliciam nos becos imundos, há “homens” que apreciam a imundície do mundo moderno.
    Espero que não seja o seu caso.
    Carlos.

  29. solidarizo-me muito com Dona Assunção Medeiros. Realmente o caos profundo e a situação caótica da Igreja que só pensa em formar grupinos jovens ou ceb´s deixam para trás o que de fato tem importãncia capital, a liturgia. A missa é um caso de consciência!

    Recordando a história da Igreja, no dia 10 de Abril de 1970, Paulo VI recebeu a comissão que elaborara o novo ordo da missa. Nesta audiência, o Pontífice deixou-se fotografar ao lado dos observadores das “comunidades eclesiais não católicas” que participaram da referida Comissão (os pastores protestantes: Dr. Georges, Cônego Jasper, Dr. Shephard, Dr. Konneth, Dr Smith, F. Max Thurian. A fotografia foi publicada num órgão oficial cujo nome não citarei. Na oportunidade, o Papa dirigiu aos presentes uma Alocução em que agradece sua colaboração em redigir duma maneira nova os textos litúrgicos provados por um longo uso, ou estabelecer fórmulas inteiramente novas. E, foi ratificado que por Monsenhor católico Romano que estes pastores e clérigos protestantes não estavam ali simplesmente como meros observadores ao lado de Paulo VI, mas, como consultores e participantes ativos nas discussões sobre a renovação litúrgica católica. Segundo este Monsenhor católico, não teria muito sentido que se contentassem com escutar, mas contribuíram de fato.

    Entendo a senhora e sua indignação, porque, olhando ao fundo o problema, não há debate entre a antiga e a nova Missa, Não há senão o problema da Missa em si mesma, ou seja, a lei da oração não faz senão um todo com a lei da fé. Tal fé, tal Missa. Tal missa, tal fé. Quando se enfraquece a crença na Transubstanciação, no sacerdócio ministerial, no sacrifício eucarístico, a Missa vacila. E, assim também, quando a Missa se torna refeição fraterna, todos unidos ao redor da mesa muito á vontade, exaltações comunitárias e improvisações proféticas, as verdades de fé que lea encarna, se avaporam. Tudo, hoje, se destrói em conjunto. Tudo não será restaurado a não ser em conjunto.
    Dona Assunção foi de uma sensibilidade muito grande quando comentou sobre um trecho das Obras completas da gloriosa e mística Santa Tereza de Ávila:

    Em determinado momento de seus êstases espirituais, Jesus mostra á Santa o inferno. Ela descreve o quadro desolador, e percebe que o chão do inferno está pavimentado de crânios, que são pisoteados por todos. Assustada, pergunta a Jesus de quais pecadores são aqueles crânios tão pisoteados. Jesus lhe respode: “São
    de padres e freiras que morreram em pecado”.

    É verdade que precsamos lutar como dona Assunção para que toda essa indecência e falta de decoro na casa de Deus precisa terminar. E as improvisações e criatividades em matéria litúrgica devem ser tratados como assunto de extrema gravidade. E, certamente, está difícil desta forma. Não se encontra padres celebrando corretamente, salvo casos raros.

    O sofrimento, indignação e a angústia de dona Assunção devem ser para nós magno exemplo de uma mulher que não se cala diante da desordem, de uma mulher que não se corrompe e não aceita que o clero continue pecando tanto e caindo no inferno. De uma mulher batalhadora pela causa da Igreja. Sigamos o exemplo desta “Judith” porque, só assim, num pleno esforço em trazer a lume a realidade nefasta que assola a Igreja poderemos sair desta situação caótica e insustentável.

Os comentários estão fechados.