Mais sobre selos

Fiquei impressionado com a quantidade de comentários negativos que recebeu a iniciativa do Veritatis Splendor de conceder um selo de ortodoxia católica para alguns blogs que integram a blogosfera católica (entre eles, o Deus lo Vult!). Para citar somente duas das reações mais veementes, protestaram o Adversus Haereses e o Pacientes na Tribulação.

Aqui no Deus lo Vult! inclusive apareceram insistentes comentários sobre o assunto; pela última vez, gostaria de deixar claro que

a) a idéia do Veritatis não é uma invenção 100% nova, porque já há bastante tempo existem selos concedidos aos blogs que se destacam em assuntos os mais diversos (como o Prêmio Dardos e o Um Blog de Ouro, ou o recentíssimo Apóstolo da Vida do pe. Lodi);

b) tais prêmios têm meramente a “autoridade” de quem indica, nem mais, nem menos, sendo descabido encará-los como se fossem a mesma coisa que um nihil obstat episcopal;

c) não posso falar pelo Veritatis Splendor para responder perguntas capciosas sobre a soberba dos membros do apostolado ou a sua petulância de se arrogarem “juízes da ortodoxia”, de modo que peço que tais questionamentos sejam enviados diretamente aos responsáveis pelo apostolado;

d) comentando especificamente sobre o Pacientes na Tribulação, quem me lê sabe que, aqui no Deus lo Vult!, todo mundo comenta, católicos, protestantes, espíritas e ateus, só sendo cortados quando extrapolam todos os limites do razoável (para a média dos comentadores do blog, aliás, eu sempre demoro muito para expulsar certos tipos que aparecem por aqui); outrossim, existe uma página específica para debates um-a-um sobre assuntos quaisquer, que infelizmente está desatualizada por minha  falta de tempo (aliada à desorganização que já me é quase uma hipóstase);

e) finalizando, não compreendo a razão de ser de tamanha (perdoem-me a sinceridade, mas é como vejo as coisas) picuinha, pois me parece evidente que nem o VS, nem os blogs por ele contemplados, têm um “salto quântico” de autoridade com o prêmio concedido, e nem tampouco os blogs não contemplados têm o seu apostolado diminuído. Portanto, sigamos cada qual fazendo aquilo que nos propusemos a fazer, ad majorem Dei gloriam, sempre.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

41 comentários em “Mais sobre selos”

  1. Ah, Jorge, infelizmente a vaidade e a soberba de muitos em detrimento do que Cristo nos ensinou é o que realmente muitas pessoas acreditam. Por isso vemos essa “picuinha”, como você próprio colocou.
    Óbvio que é apenas uma idéia de um site em particular, não um título oficial do Vaticano. Não posso crer que alguém seja tão estúpido a ponto de não entender isso, então só posso acreditar que é ressentimento mesmo.
    É o que mais se vê entre “católicos”: pouco Jesus Cristo, muito mundo.

  2. Com a autoridade que tem, e vale o que vale, a verdade é que a atribuição do selo a este blog é mais que merecida!

    Um abraço a todos!

    Nossa Senhora, Rainha do Mundo, rogai por nós!

  3. Vaidade, soberba … Michele, subscrevo! Ridículo tanto “bafafá” em torno de uma coisa tão simples.

    Abraços e fiquem com Deus,

    Léo

  4. Caro Jorge

    Nada tenho contra você… Saiba que não o conheço pessoalmente, mas vejo que é uma pessoa ponderada e que tenta viver sua missão com sinceridade! Rezo por ti!

    Quanto ao Veritatis, tenho mes pés sempre atrás em relação a esta gente…

    A Paz de Cristo
    Salve Maria, Rainha do Céu!

  5. Não vejo o site Veritatis na posição de “autoridade”. Mas que o blog do Jorge Ferraz merece elogios… Merece!

  6. O que mais me assusta em tudo isso é em como há divisão entre nós mesmos!

    Pelo que eu li em nenhum momento o Veritatis se arvorou em dizer que ele e apenas ele era o guardião da ortodoxia católica e que quem não fosse indicado por ele não poderia ser considerado ortodoxo.

    Vejo acusações e mais acusações e nada que efetivamente contribua para o crescimento espiritual das pessoas que leêm tais textos.

    Não tem outro nome a não ser mesmo picuinha.

    Realmente a Igreja esta em crise e seus membros leigos so pioram com toda essa divisão e acusações.

    Oremos pelo clero e pelos leigos também.

  7. É isso mesmo Jorge, tanto barulho por algo tão simples, esse pessoal briga até com a sombra deles.

  8. Jorge, o problema não está no “premiado”, ou seja, o que recebeu o selo. Você reconhece que “tais prêmios têm meramente a “autoridade” de quem indica”.

    Justamente aí é onde está o problema pois essa mesma “autoridade” diz que esta premiação é destinada “Aos blogs que tem fidelidade ao Santo Padre e à Doutrina católica.”

    Então aqui vai a pergunta que não quer calar:

    Que autoridade tem o VS para dizer se A ou B tem ou não tem fidelidade ao santo Padre a à Doutrina católica?

    Se vc não consegue responder a esta pergunta melhor retirar o selo do contrário vc está sendo co-autor desse “dogma” do VS!

    E aí, o que vc diz?

  9. Caríssimo Lisardo,

    O problema está justamente na palavra “autoridade”, que jamais foi utilizada pelo VS. Eu não entendo este legalismo: quer dizer então que eu não posso indicar, no meu site pessoal, algum texto (ou algum autor) que eu julgue fiel à Doutrina Católica, a menos que venha uma bula papal o dizendo expressamente, é isso?

    Abraços,
    Jorge

  10. (Sic!)

    Carecemos de [mais] humildade!!!

    Urgentemente!!!

    André Víctor

  11. Jorge, a pergunta que eu faço é:

    Por quanto tempoo vai demorar até o pessoal do Veritatis fazer a famosa pergunta:

  12. Jorge, a pergunta que eu faço é:

    Quanto tempoo vai levar até o pessoal do Veritatis fazer a famosa PICUINHA: O SEU BLOG (OU SÍTIO) NÃO RECEBEU O SELO DE ”ORTODOXIA”, ENTÃO NÃO É RECONHECIDO!

    Ou então: O Selo de ”ortodoxia” é ”reconhecido”, e foi aceito por vários blogs (ou sítios) católicos!

    Tem problemas que é melhor cortar pela raiz, logo no seu ínicio.

  13. Aiai … daqui a pouco vão dizer que o selo é culpa do Concílio Vaticano II …

    Abraços e fiquem com Deus,

    Léo

  14. Renato, caríssimo,

    Quanto tempoo vai levar até o pessoal do Veritatis fazer a famosa PICUINHA: O SEU BLOG (OU SÍTIO) NÃO RECEBEU O SELO DE ”ORTODOXIA”, ENTÃO NÃO É RECONHECIDO

    Sinceramente, eu não vejo o mais remoto indício de que um tal disparate vá acontecer.

    Em todo caso, tal pergunta deve ser direcionada ao pessoal do VS, não a mim.

    Abraços,
    Jorge

  15. Se esse pessoal tivesse a mesma força e vontade para defender a Santa Igreja dos muitos abusos cometidos, como show-missa,comunismo da CNBB,RCC,bandas de rock, entre outros absurdos, que têm para se auto-afirmarem inchando a vaidade e o orgulho, a Católica seria outra.Abusos que grande parte ajuda a cometer e destruir a Igreja de Cristo, em prol unicamente de si próprios.

  16. Jorge, acontece que o pessoal do Veritatis é tão cínico que eles não colocarão a minha resposta. É só ter um pouco de bom senso e você verá isso!

    No demais fique com esse ótimo artigo mostrando ÀS PICUINHAS do Veritatis:

    Terça-feira, 18 de Agosto de 2009
    Vitola e suas contradições …

    O blog do “Veritatis” publicou um artigo de autoria do Rafael Vitola a respeito da polêmica do Fabio de Melo.

    Quem ler o artigo vai notar algo diferente, por quantas vezes os membros do Vs criticaram os tradicionalistas, em especial a Montfort, por suas palavras duras. Principalmente quando eram direcionadas a sacerdotes.

    Pois bem, nesse artigo pode-se notar a prática que eles tanto condenaram.

    Mas, isso é o de menos. Vejam com atenção este trecho:

    “A dureza nos artigos sobre o padre Fábio de Melo, e mesmo as ironias, se devem ao fato de que o referido sacerdote extrapolou, há muito, o limite da tolerância. Suas heresias e sua postura (e o mal que ele faz, com sua legião de fanáticas) são bem piores do que um Mons. Jonas Abib da vida”.

    Postarei agora uma análise feita na comunidade “Amigos da Montfort” :

    Analisemos esse artigo supracitado aonde o autor diz algo interessante a respeito do Pe. Fábio:

    “… Suas heresias e sua postura (e o mal que ele faz, com sua legião de fanáticas) são bem piores do que um Mons. Jonas Abib da vida.”

    Ora ora ora… Estariam os neocons acusando o Mons. Jonas Abib de fazer mal á Igreja com suas heresias???

    E outra, Mons. Jonas da vida (sic)??? Será que eles cairam na real em relação aos malefícios produzidos por este outro sacerdote dentro da Igreja Católica???

    As duras e até descaridosas palavras do autor nos faz pensar que sim, correto? Incorreto. Vejamos o que o autor nos diz sobre Mons. Abib após ser criticado por alguns de seus leitores:

    Cabe lembrar que usei o Mons. Jonas Abib como comparação, já que muitos dos que são fãs do Pe. Fábio gostam também do benemérito fundador da Canção Nova. Nunca, entretanto, tive a intenção de criticar o venerando sacerdote. Pelo contrário, ainda que não milite na RCC, tenho para com o Mons. Jonas uma dívida de gratidão por minha conversão, e gosto muito de suas pregações. A obra por ele fundada é um gigante no apostolado brasileiro.

    Oxalá os padres-televisivos fossem mais como o Mons. Jonas Abib, e menos como o Pe. Fábio.

    Essas poucas frases do Rafael, contém TANTAS contradições, que resolvi comentar uma por uma.

    Cabe lembrar que usei o Mons. Jonas Abib como comparação,

    Sim, usou-o como comparação, declarando que seria bom se o Padre Fábio fosse “somente” um herege “moderado” como um tal Mons. Jonas Abib da vida…. Mas como ele passou a ser, na concepção do Rapael, um herege “exacerbado”, aí artigos tiveram que ser escritos.

    A comparação é VÁLIDA Rafael, “se avexe não”!.

    já que muitos dos que são fãs do Pe. Fábio gostam também do benemérito fundador da Canção Nova.

    Ora, então se eu quiser censurar o Domingão do Faustão, eu terei, necessariamente, que acusar o Gugu ou qualquer outro lixo do gênero pq os mesmos possuem desmiolados fãs em comum??? Por favor…

    Nunca, entretanto, tive a intenção de criticar o venerando sacerdote.

    Acreditamos…

    Pelo contrário, ainda que não milite na RCC, tenho para com o Mons. Jonas uma dívida de gratidão por minha conversão,

    Bom, pelo menos isso explica, ao menos em parte, o porque de suas condutas e escritas dúbias…

    e gosto muito de suas pregações.

    Isso também ilustra um pouco mais a explicação…

    A obra por ele fundada é um gigante no apostolado brasileiro.

    Rsrsrs!!! Não… cá pra nós, isso é ser um tremendo cara-de-pau, não é não?!?!

    Rafael Vitola sobre Padre Fábio de Melo: “… Suas heresias e sua postura (e o mal que ele faz, com sua legião de fanáticas) são bem piores do que um Mons. Jonas Abib da vida.”´

    Oxalá os padres-televisivos fossem mais como o Mons. Jonas Abib, e menos como o Pe. Fábio.

    Fico a pensar com meus botões… Retirando-se a diferença de idade e a cor dos cabelos, o que difere esses dois GIGANTES (da heresia) do grande e renomado apostolado brasileiro???

    O Santo Papa Pio X “não era muito chegado” nessas pessoas que afirmam uma coisa numa página e negam a mesma coisa na próxima…

    http://praelio.blogspot.com/2009/08/vitola-e-suas-contradicoes.html

  17. Jorge. É como eu te disse. O problema não está, obviamente, em voce ou no Deus lo Vult!, nem no selo em si, muito menos na ideia de se reconhecer através de algum meio a ortodoxia ou que seja… O problema está no autor do selo, no idealizador da honraria.
    Pessoalmente eu acho (MINHA opinião) que muitos dos membros do VS precisam calçar as sandálias da humildade e parar de usar superlativos quando falam sobre si ou sobre o próprio site. Mas também acho que eles têm realmente o direito de conceder ou “homenagear” as pessoas que julgam adequadas.
    A última do VS, entrando de gaiato no navio da briga Moontfort x Fábio de Melo ficou feia pra eles! Realmente eles escreveram mais de uma vez sobre o padre, mas está realmente claro que Fábio de Melo está respondendo à Montfort e não aos textos do VS. Ihh…como há uma competição velada entre Montfort e VS, a equipe do apostolado não aguentou e soltou uma besteira egocêntrica do tipo:


    Entre os Apostolados que mais exigiram decoro do Padre Fábio à sua função sacerdotal e à Doutrina da verdadeira e única Igreja – sob e pela qual foi ordenado – está o Apostolado Veritatis Splendor. O Veritatis publicou uma série de textos em seu Blog denunciando erros doutrinários concernentes à pregação do Padre Fábio de Melo.
    E Sua Reverendíssima parece ter conferido o nosso Blog. Em recente programa exibido na TV Canção Nova – o seu Direção Espiritual – Sua Revma. manda um recado aos “conservadores” (…).

    O recado, como sabemos, foi destinado a Montfort, tanto é que ele menciona diretamente a organização de Orlando Fedeli e nem sequer sussurra o nome do site do Alessandro Lima.
    São essas “coisinhas” (e os vários adjetivos que usam quando se referem a si mesmos) que acabam minando a imagem do VS e o trabalho que ele desenvolve, porque bem ou mal, os tradicionalistas são parte do seu publico-alvo.

    Mas essa é só a minha opinião – M.I.N.H.A
    De qualquer forma, sendo do VS ou da ONU, o selo neste blog é mais que merecido.

  18. Realmente penso que, se não fosse o Concílio Vaticano II, nada disso estaria acontecendo. É só ler na linguagem torta da Gaudiun et Spes.
    rsrsrsrs :P

  19. Comentariozinho pobre hein sr. Léo!

    E sr. Emerson, quem está brigando aqui?
    Sr. Jorge Ferraz a todos que o questionam sobre o selo o senhor está sugerindo a essas pessoas se reportarem ao VS.
    Só que se o senhor aceitou o selo todo contentinho e ainda teceu elogios ao blog mais ambíguo que conheço, o senhor é responsável e tem que saber o que e de quem está recebendo.
    Assim fica fácil…
    Contactar o VS é pura perda de tempo e o sr. já devia saber.

  20. Renato
    Comparando o conteudo (sem olhar o autor) o aprofundamento da questão, feito pela Montfort, é muito superior ao do VS. Talvez seja por isso que Joãozinho recomende o VS, que pelo menos não aponta erros doutrinais, só comportamentais.

  21. Falha minha. Na verdade é o Francisco Dockhorn quem recomenda o VS e nao o proprio Joãozinho. Mas se está no blog do mesmo…é sinal que concorda!

  22. Dona Ângela, eu já expliquei muito bem o que está acontecendo: o pessoal do VS concedeu um selo a três blogs que, no julgamento deles, são fiéis a Doutrina Católica e ao Santo Padre, portanto recomendando-os. Todo mundo sabe perfeitamente o quê eu recebi – um selo – e de quem eu recebi – do Veritatis Splendor.

    Continuo sem entender o motivo de tamanho estardalhaço por uma coisa tão simples. Repito o que perguntei acima: quer dizer então que eu não posso indicar, no meu site pessoal, algum texto (ou algum autor) que eu julgue fiel à Doutrina Católica, a menos que venha uma bula papal o dizendo expressamente, é isso?

    Abraços,
    Jorge

  23. Jorge, o próprio ”Veritatis” já poderia tirar o selo de ”ortodoxia” deles mesmos! Visto que eles não são fiéis a Doutrina Católica de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

  24. JORGE disse: ” quer dizer então que eu não posso indicar, no meu site pessoal, algum texto (ou algum autor) que eu julgue fiel à Doutrina Católica”

    Aí está o problema na forma mais grave ainda: Quando se cria este selo, cria-se uma rede de blogs. Com isso o VS induz o católico (ignorante?) a achar que somente aqueles blogs que receberam o selo são fiéis ao Papa e à Doutrina Católica.

    O mais sensato seria o VS criar o selo na forma de “PARCEIROS & AMIGOS” do Veritats!

    Dizer que o selo criado só será dado a blogs fieis ao papa e à Tradição católica é pré-julgar e discriminar os outros!

    Isso sim, (devolvendo a bola) é LEGALISMO!

  25. Caríssimo Lisardo,

    Não acho que a iniciativa do VS vá “induz[ir] o católico (ignorante?) a achar que somente aqueles blogs que receberam o selo são fiéis ao Papa e à Doutrina Católica”. Seria uma extrapolação indevida por parte deste católico, um claro non sequitur.

    Sobre a forma do selo, acredito que existe uma liberdade para que cada qual faça as suas recomendações da maneira que julgar melhor. Se eu julgo que um determinado texto é recomendável por sua ortodoxia, acho perfeitamente natural que eu faça a recomendação dizendo diretamente que este texto é ortodoxo, e não que o seu autor “é meu amigo”.

    Por fim, como não existe pretensão de completude na campanha do VS (não foi dito, em momento algum, que todos os sites que não recebessem o selo seriam heterodoxos), não há “pré-julgamento” e nem “discriminação”.

    Abraços,
    Jorge

  26. ”Sabendo de tudo isso, o VS Blog resolveu fazer um prêmio aos blogs católicos que se destacarem na defesa da fé católica, não abrindo mão de o fazer mesmo em face de críticas, etc. Nem todos os blogs na blogsfera atual que se intitulam católicos tem estrita fidelidade ao Santo Padre e à Doutrina católica. Daí a nossa ideia de premiar os que se destacarem nesse sentido.Não será algo “transmissível”, aleatório. Não. Será um prêmio dado pela equipe do VS Blog aos blogs que se destacarem nessa tarefa.”

    ”…e a fazer menção da rede de ortodoxia entre blogs católicos que o VS está promovendo.Serão eles também, os primeiros a serem ouvidos quanto a possíveis novas indicações na blogosfera católica.”

    ”Os demais internautas que conhecem o VS Blog e que frequentam outros bons blogs, também podem indicar blogs ao selo. Esse selo não será dado toda hora. Será trimestralmente que avaliaremos as sugestões que nos enviarão e premiaremos os melhores.”

    Eles estão até induzindo os seguidores dos blogs a fazerem propaganda !!!

    Jorge, por favor, se isso não é picuinha então é o que?

  27. Caros,

    Complementando o que escreveu o Jorge, lembro que o pessoal do VS deixou bem claro no seu blog que a concessão do selo não é estanque, portanto há abertura para concedê-lo a novos blogs indicados, examinando-se as sugestões a cada três meses.

    Também não entendo o motivo de todo esse estardalhaço.

    Em particular, discordo do Lisardo, segundo o qual, “dizer que o selo criado só será dado a blogs fieis ao papa e à Tradição católica é pré-julgar e discriminar os outros”. Essa discriminação existiria se o VS afirmasse objetivamente que todos os blogs não contemplados com o selo são infiéis ao Papa e à Ortodoxia, o que não é o caso.

    A título de exemplo: se eu considero ótimos os blogs do Jorge, do Wagner Moura, do William Murat e da Andrea Patrícia e externo minha opinião com um selo, não significa que nas entrelinhas acho ruins os que não foram citados por mim. Quem faz tal acusação é que de fato está pré-julgando, por desconhecer minha opinião a respeito de quem não mencionei.

    []’s

  28. Prezada Ângela.

    Estão sim, me lembram até de Dom Quixote lutando contra os moinhos de vento.
    Quanto barulho.

Os comentários estão fechados.