Podcast V – Apostolado: como fazer?

Trago a quinta edição do Podcast do Deus lo Vult!, falando desta vez ainda sobre apostolados – mas com dicas concretas sobre as diferentes maneiras de se agir na família, na escola, na internet, na paróquia, etc.

Não se trata de nenhum compêndio doutrinário, mas simplesmente das minhas experiências particulares no assunto, baseando-me nas coisas que eu já fiz e deixei de fazer, e nas que eu observei outras pessoas fazerem. Tratem-nas desta maneira, sem lhes dar um peso maior do que elas de fato possuem. Naturalmente, aceito partilhas, enriquecimentos e contestações.

Sobre Santo Tomás de Aquino (e a sua história citada no programa), recomendo a biografia do santo escrita por Chesterton, que foi onde colhi o episódio pela primeira vez.

[podcast]https://www.deuslovult.org//wp-content/uploads/podcast/podcast-005-dicas-de-apostolado.mp3[/podcast]

Clique aqui para baixar.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

22 comentários em “Podcast V – Apostolado: como fazer?”

  1. Sobre o episódio da vida de São Tomás em que ele expulsa de seu quarto a jovem que o tentava, há um belíssima frase do Papa Pio XI.

    Onde vi essa frase, ela está em inglês, por isso a cito no original:

    “If Saint Thomas had not been victorious when his chastity was in peril, it is very probable that the Church would never have had her Angelic Doctor.”
    Pope Pius XI

    http://vultus.stblogs.org/2008/01/girded-by-angels.html

    [“Se São Tomás não tivesse sido vitorioso quando sua castidade estava em perigo, é muito provável que a Igreja jamais teria tido o seu Doutor Angélico”. Papa Pio XI]

  2. Uma correção: sobre a frase de Pio XI que citei, eu a citei como vi no site Vultus Christi. Provavelmente, no original, ela está em italiano ou latim; já que o Vaticano fica na Itália e a língua oficial da Igreja é o latim. A propósito, alguém saberia em que discurso o Papa Pio XI disse essa frase?!

  3. Podcast Deus lo Vult! Ficou bom! Combina com o nome do site! :)

    Estou sendo sincero.

  4. Sobre as histórias relacionadas à Nossa Senhora de Guadalupe, ou melhor, relacionadas à imagem de Nossa Senhora impressa na Tilma (avental) do índio Juan Diego(canonizado recentemente pela Igreja), também já recebi um e-mail contando as mesmas histórias que o Jorge mencionou no Podcast. Quando recebi tal mensagem, acreditei que tais histórias fossem verdade, como a da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe estar flutuando sobre o Tilma de Juan Diego. Mas depois da crítica (no bom sentido) do Jorge, estou desconfiado em relação a certas histórias como essas. Isso não significa que eu não acredite em Nossa Senhora de Guadalupe e no caráter miraculoso da imagem estampada no avental de Juan Diego. Eu acredito em Nossa Senhora de Guadalupe e nos seus milagres, pois, é uma aparição confirmada pela Igreja. Mas, como o Jorge, observou, algumas histórias relacionadas a Nossa Senhora de Guadalupe não estão fundamentadas em fonte alguma. Daí que se possa duvidar de sua veracidade. Mas, repito, não quero passar a mensagem de que não se deve acreditar que a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe é milagrosa. A propósito, recomendo a leitura de um texto escrito pelo saudoso Dom Estevão Bettencourt. Está em Católicos Perguntam (mesma editora do Mensageiro de Santo Antônio). Outro artigo relacionado é este: “Resposta de Nossa Senhora a legalização do aborto no México”. Dom Estevão cita como fonte este link:
    http://www.mariereine.com/affiche.php3?ID=682&categorie=3

  5. Completando a minha citação:

    “Resposta de Nossa Senhora à legalização do aborto no México”

    Revista Pergunte e Responderemos ano XLVIII, novembro 2007, nº 545.

    Citei esse artigo porque ele fala de um evento sobrenatural relacionado a Nossa Senhora de Guadalupe.

    No dia 24 de abril de 2007, o aborto foi legalizado na Cidade do México. Nesse mesmo dia, na Basílica de Guadalupe, depois da missa que fora celebrada pelas crianças não nascidas, uma imagem luminosa em forma de embrião se formou sobre a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, na região correspondente ao útero.

    Fonte:

    http://www.mariereine.com/affiche.php3?ID=682&categorie=3

  6. Correção: Onde se lê “depois da missa que fora celebrada pelas crianças não nascidas”, leia-se “depois da missa que fora oferecida em memória das crianças não nascidas.”

  7. Caro Jorge

    Salve Maria!

    Hoje, 31 de julho, é dia de Santo Inácio de Loyola!

    Santo Inácio foi militar, tinha uma forte indole militar, que, quando se converteu, colocou ao serviço de Cristo, da Igreja militante.

    Penso que ele possa ser um bom exemplo de força e energia em militar pelo Cristo Senhor.

    Alguns conselhos muito úteis do santo, acerca do discernimento dos espíritos:

    “O inimigo procede como uma mulher, mostrando-se fraco contra o forte, e forte contra o fraco. Assim como é próprio da mulher, quando luta com algum homem, perder a coragem e fugir, se o homem se mostra corajoso; e, ao contrário, se o homem se mostra covarde e tímido, a ira da mulher chega até ao excesso: do mesmo modo costuma o nosso inimigo enfraquecer e fugir, se aquele que se exercita nas coisas espirituais lhe resiste varonilmente e se opõe diametralmente às suas sugestões; se, pelo contrário, aquele que se exercita, começa a ter medo e a perder a coragem em lhe resistir, não há fera no mundo mais terrível, que este inimigo da natureza humana.

    Porta-se também o demônio como um falso amante, que não quer ser descoberto. Assim como um homem que, procurando seduzir, com suas ilusórias palavras, a filha dum pai honesto, ou a esposa dum marido honrado, lhes propõe silêncio e pede segredo para que suas pérfidas insinuações não cheguem aos ouvidos do pai ou do marido, pois desfazer-se-ia toda a sua tentativa: assim quer o inimigo que as falazes propostas, que segreda à alma justa, fiquem ocultas e não sejam manifestadas ao confessor ou a uma pessoa espiritual que conheça bem seus embustes, pois perderia toda a esperança de consumar a sua malícia ao ver descobertos todos os seus artifícios.

    Porta-se também o demônio como um general, quando quer apoderar-se duma fortaleza. Pois, à semelhança dum comandante ou chefe militar que, depois de assentar os arraiais, explora as fortificações e obras de defesa, para saber qual é a parte mais fraca, para começar por ela o ataque: assim o maligno espírito anda rondando em volta de nós para explorar as nossas virtudes teologais, cardeais e morais, a fim de começar por onde nos achar mais fraco, e nos render.” Santo Inácio de Loyola

    Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

  8. Jorge

    Salve Maria!

    Gostaria de lhe perguntar sobre o seu projeto dos Podcast. Está encerrado?! Ou vai haver mais podcasts no Deus lo Vult?!

    Abraços, Alex.

  9. Que tal fazer um Podcasta sobre os deveres dos conjuges segundo o Direito Canônico, como apontou a Teresa Moreno.

  10. Salve Maria, Alex!

    “Encerrado”, não, não está. Está só terrivelmente atrasado, porque aconteceram muitas coisas nos dois últimos meses.

    Se servir de consolo, não existe um único dia em que eu não pense nele.

    Mas, se eu for falar sobre deveres dos cônjuges, vou ter mais outra discussão de duzentos mil comentários… :)

    Abraços,
    Jorge

  11. Realmente, essas discussões “intermináveis” são muito cansativas e não se chega a alguma conclusão…

    Serve de consolo sim o pensares no Podcast! :P

    Abraços, Alex.

    P.S.: Lembra de que te pedi para falar sobre vocação? Talvez tenha chegado a hora ou ela já esteja próxima. :P

  12. Não se chega a nenhuma, de facto.

    Agora apareceu lá uma sedevacantista seguidora do padre Ceriani, que dá nome falso e quer que lhe responda.

    Como se diz aqui em Portugal: é que é já a seguir!

    Quando ela diz que os documentos de JPII são liberais, está a dar-me razão sem o desejar. Sigo, na questão do matrimónio e da mulher, João Paulo II e Bento XVI!

    Sandálias da humildade e docilidade ao magistério!

  13. Jorge, com a tua liceça, preciso deixar um recado a Teresa Moreno.

    Teresa

    Salve Maria!

    Você leu meus e-mails?! Por favor, aguardo a sua resposta.

    Alex

  14. Teresa, um conselho de amigo: Deixa essa discussão de lado e te dedicas à nobre causa que acoselho.

    Se ainda não a entendeste, eu te envio um e-mail com maiores explicações.

    Em Cristo, nossa esperança, Alex.

  15. Alex,
    n estou recebendo seus e-mails!

    Me mande esse com o conselho, outra vez.

    Não, n vou responder mais lá. Estou-me nas tintas se pensam que n tenho argumentos. Realmente para a falta de caridade – até menina da mamãe já me chamaram – n tenho mesmo argumentos, pq n baixo àquele nível!

    Manda de novo
    abraço

Os comentários estão fechados.