Dom Luiz Bergonzini vs. CNBB – a repercussão

Alguns exemplos, entre muitos, da enorme repercussão que teve o artigo do bispo de Guarulhos censurado pela CNBB. Louvado seja Deus, porque os verdadeiros católicos não estão mais se deixando enganar pelos descalabros da Conferência Episcopal. A máscara está caindo. Está ficando cada vez mais evidente quem é que serve à Igreja de Cristo e quem é que serve, no fundo, à Sinagoga de Satanás. O conluio promíscuo entre os sucessores dos Apóstolos e os inimigos da Cruz de Cristo precisa ser desfeito, ad majorem Dei Gloriam. Rezemos pelo Brasil, rezemos pelos senhores bispos, rezemos pela Conferência Episcopal.

1. Dilma vs. Dom Luiz Bergonzini (En Garde!): “O fato de não ser a posição da CNBB não importa patavina nenhuma, porque a CNBB não faz parte da Hierarquia da Igreja, não é sujeito do poder magisterial, de ensinar a verdade e advertir sobre o erro. A CNBB, como toda Conferência Episcopal, é tão-somente uma estrutura jurídico-canônica, que não goza de poderes magisteriais. Um Bispo, ao invés, é parte da Hierarquia da Igreja, composta pelo Papa, os Bispos, os presbíteros e os diáconos. A Ordem do Episcopado – Papa e Bispos, sendo o Papa o Chefe dos Bispos – é sujeito do poder magisterial na Igreja, do poder de ensinar. Então, D. Luís Gonzaga Bergonzini tem, sim, o poder de ensinar para sua Diocese, em virtude de ser detenter do terceiro grau do Sacramento da Ordem, o Episcopado”.

2. O apagão da CNBB (O Possível e o Extraordinário): “O apagão da CNBB custou caro. Antes restrita à leitura dos fiéis mais assíduos aos blogs, sites e listas de discussão católicas, a mensagem de Dom Luiz Gonzaga Bergonzini ganhou ampla repercussão ao ser divulgada nos noticiários de grandes portais brasileiros como O Globo, Terra, Estadão, G1. No artigo o bispo recomenda “a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais “liberações” [legalização do aborto, casamento gay…], independentemente do partido a que pertençam”. Artigo apagado, iluminou-se o debate entre todos que são contrários à legalização do aborto no Brasil: pode-se votar, para presidente do Brasil, em um candidato(a) comprometido com a legalização do aborto? É claro que não. E a razão é simples! O voto em um abortista legalizará o aborto em nosso país, tornará o crime um direito e abrirá as portas para que os verdadeiros direitos de cada ser humano possam ser cerceados por questões políticas, pressões de lobbies de grupos ideológicos, ou por mero capricho de autoritarismo. Afinal, quando o ser humano não tem seu principal direito respeitado, o direito de nascer, que outros direitos podem lhes ser garantidos?”

3. Mitras em conflito (Fratres in Unum): “Dom Bergonzini ainda declarou ao G1: “vou mandar uma circular para os padres da diocese pedindo que eles façam o pedido na missa, para que os nossos fiéis não votem na candidata do PT e em nenhum outro candidato que defenda o aborto. Desde o Antigo Testamento, temos que é proibido matar. Uma pessoa que defende o aborto não pode ser eleita. Eu tenho obrigação de orientar meus fiéis pelo que está certo e o que está errado”, disse o bispo, a um ano de atingir 75 anos, a idade limite para apresentar sua renúncia ao Papa. É certo: a CNBB e o senhor Núncio Apostólico já estão providenciando um sucessor digno da herança dos infelizes antístites vermelhos idolatrados pela corja modernista da CNBB”.

O fato de não ser a posição da CNBB não importa patavina nenhuma, porque a CNBB não faz parte da Hierarquia da Igreja, não é sujeito do poder magisterial, de ensinar a verdade e advertir sobre o erro. A CNBB, como toda Conferência Episcopal, é tão-somente uma estrutura jurídico-canônica, que não goza de poderes magisteriais.
Um Bispo, ao invés, é parte da Hierarquia da Igreja, composta pelo Papa, os Bispos, os presbíteros e os diáconos. A Ordem do Episcopado – Papa e Bispos, sendo o Papa o Chefe dos Bispos – é sujeito do poder magisterial na Igreja, do poder de ensinar. Então, D. Luís Gonzaga Bergonzini tem, sim, o poder de ensinar para sua Diocese, em virtude de ser detenter do terceiro grau do Sacramento da Ordem, o Episcopado.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

30 comentários em “Dom Luiz Bergonzini vs. CNBB – a repercussão”

  1. E a CNBB através de um padre ainda teve a ousadia de afirmar que esta entidade não me mete vem políticas partidárias. Como se apoiar o grito dos excluídos e a limitação da propriedade de terra, campanhas plebiscitárias,apoio ao MST através da pastoral da terra para ficha lima não fossem atitudes políticas bem especificas de um partido…que sabemos qual é.

  2. Depois quando vão até o Vaticano aparecem de cara feia com o Papa puxando a orelha desses Bispos hereges.tomara que o Papa troque esses Bispos por BISPOS mesmo e mande esses pregarem la na china, na india no iraque…

  3. Debate com presidenciáveis terá temas de interesse católico
    Participação de Dilma Rousseff (PT) ainda é incerta

    APARECIDA, 21 Jul. 10 / 03:15 pm (ACI).- Em pouco mais de um mês acontecerá o 1º debate com os candidatos à Presidência da República, organizado pela Rede Aparecida e pela TV Canção Nova. A iniciativa, que contará com retransmissão de outras emissoras, bem como de outros meios, como rádio e internet, tratará de temas de interesse do telespectador católico, como a discussão do aborto e o uso de células-tronco.

    “O ser humano é completo. Os assuntos religiosos são essenciais, necessários. Mas, não podemos nos esquecer do dia-a-dia do eleitor. São pessoas que convivem com realidades distintas e que também dependem de hospital, de vias públicas, de emprego”, afirma Luiz Eduardo Novaes da Rede Aparecida, responsável pela produção do debate.
    De acordo com as regras aprovadas, os assuntos serão sorteados no primeiro e último bloco.

    No segundo, haverá participação de jornalistas convidados e, no terceiro, ocorrem perguntas de pastorais e movimentos ligados à CNBB. O debate da Rede Aparecida e TV Canção Nova acontece ao vivo no dia 23 de agosto, às 22h.

    Três candidatos à presidência estão confirmados para debate na Rede Aparecida e TV Canção Nova.
    José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda (PSOL) confirmaram presença no 1º debate entre os presidenciáveis da Rede Aparecida e TV Canção Nova.

    A informação foi dada à produção do programa, por meio da assessoria dos candidatos.
    A participação da candidata Dilma Rousseff (PT) ainda é incerta. Desde o início do mês, há declarações de sua equipe à mídia afirmando que Dilma participaria apenas de quatro debates em emissoras de televisão.

    Embora exista a dúvida, o blog da candidata traz a reprodução de uma notícia do debate, inclusive com a informação de que ela também estaria confirmada para participar. De acordo com a lei eleitoral, apenas partidos que tenham cadeira na Câmara dos Deputados têm direito a participar dos debates das TVs. Assim, apenas quatro candidatos se encaixam nessa definição: Dilma Rousseff, José Serra, Marina Silva e Plínio Arruda.

    Concorrem à presidência também: José Maria Eymael (PSDC), Zé Maria (PSTU); Levy Fidelix (PRTB), Ivan Pinheiro (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO).
    O Debate da Rede Aparecida e TV Canção Nova acontece ao vivo no dia 23 de agosto, às 22h.

    Para mais informação visite o blog da Sala de Imprensa do Santuário Nacional em: http://www.santuarionacional.com/imprensa/blog/

    http://www.acidigital.com/noticia.php?id=19569

  4. Eu já mostrei o meu repudio à forma como a CNBB tratou do assunto que só pode ter uma explicação válida: a CNBB não se opõe ao aborto, pelo que, automaticamente, a CNBB não está dentro da Igreja católica.
    Seria ótimo que Dom Luís Gonzaga pudesse usar o site da CNBB para responder a Dilma.
    Esta mulher pensando que já tem na mão os bispos do Brasil e, pelo visto, terá alguns, o que não quis prometer aos católicos teve de prometer aos evangélicos que só declariam o seu apoio a ela, se ela escrevesse que o seu governo não apresentaria leis no sentido de facilitar o aborto, o casamento gay, etc.
    Como os bispos católicos deixaram de defender a doutrina de Cristo, Cristo teve de providenciar que outros o fizessem.

  5. Primeiramnete.sou catolico!!! mas pergunto ao senhor bergonzini. e agora (hoje) com a descoberta que a senhora mulher do seu SERRA que confessou ter feito um aborto em sua vida, o que vc pensa dela e dele? me responda? pois creio que com essas manifestações (partidaristas e preconceituosas que fazem contra principalmente a pessoa da DILMA) o que vc vai falar desta descoberta? cuidado pois sempre digo: ” o peixe morre pela boca” e lamento vcs desrespeitarem assim o seu povo catolico. tambem sou contra o aborto! mas o senhor tem que ver as coisas ruins que tem dentro de nossa religião catolica(pedofilia…) Entao me desculpe mas o senhor tem que ir mesmo apoiar o SERRA pois sua a esposa fez aborto com concentimento dele… O QUE DIZER DISSO??
    que pena, mas creio que estou cada vez mais desacreditado com a igreja catolica.. e eu nao quero desacreditar pois nasci nela e quero morrer nela. O senhor nao consegue ver as melhoras que o governo LULA obteva para os pobres, pois creio(que nao o senhor) mas muitos catolicos pregam a favor do poder(R$) e digo nao todos , mas sim uma parte. apenas pelo fato de o governo LULA tirar da miseria mais de 28 milhoes de pessoas no Brasil esta governo merece continuar… com DILMA . e Eu votei no SERRA , mas acabei de mudar meu voto hojeeeeee…. pois vcs estao sendo catolicos preconseituosos…
    desculpe mas é o que penso hoje… sou contra o aborto ,mas nao tenho preconceito a nada, e nuimguem deve ter , muito menos os religiosos(padres, pastores, bispos…)
    obrigado e meu voto agora é DILMA,pelo fato do SERRA estar fazendo muita coisas diabolicas nesta campanha e representar o mal para o povo brasileiro e esta fazendo o mesmo que fizeram na campanha com o LULA… e vao PERDER de NOVO

  6. Vitor Hugo,

    Você não é católico coisa nenhuma.

    Você é só um petralha hipócrita querendo semear a confusão entre os católicos.

    Não sei se a mulher do Serra já fez aborto. Isso é problema dela com Deus.

    Agora, o Dilmão já fez aborto, como ela mesma confessou numa entrevista. Ela diz que foi espontâneo. Quem quiser que acredite.

    Isso também é passado e é problema para ela resolver com Deus.

    Mas o que tá pegando é que ela quer ser presidente para promover o aborto. Isso é problema presente e é problema nosso.

    A Dilma é aborteira e abortista. Aliás, ela é um aborto. Se duvida, repare bem na cara dela e diga se aquilo não é o resultado de um aborto mal sucedido (infelizmente).

    Todo petista é um aborto moral. E você está incluido.

    Então, palhaço, vá votar no seu candidato sapatão e nos deixe em paz.

  7. Vitor hugo,parabéns por ter esta visão aberta e livre!penso da mesma forma.Infelizmente, enquanto existir alienados e ignorantes, os hipócritas se dizendo religiosos vão existir…sempre estamos lendo,ouvindo,assistindo noticiários sobre escândalos sexuais nas igrejas, padres pedófilos,maníacos sexuais…quantas barbáries já foram cometidas pela igreja – contra vidas humanas… basta ler as histórias do passado. Eles são precoceituosos e usam o nome de deus para pregar o preconceito. É muito cretinismo…

  8. Há muito tempo,abortei a idéia de me deixar enganar por esses religiosos hipócritas…que se sustentam explorando a fé dos enganados.

  9. Dona Aurelina,

    A senhora é uma palhaça. A sua visão “aberta e livre”, curiosamente, é a mesma visão comprada e ideológica, cega e burra, da petralhada que está estrebuchando na internet nos últimos dias.

    De fato, levantar espantalhos contra a Igreja para defender o PT e a sra Dilma “ex-terrorista” Rousseff é realmente de um cretinismo gigantesco. Não vou lhe dar os parabéns, no entanto, porque nisso a senhora não tem nada de original.

    Mas o povo brasileiro, graças a Deus, está abortando a idéia de se deixar enganar pela petralhada hipócrita. Se eu fosse a senhora, começaria a procurar alguma outra coisa para fazer…

    – Jorge

  10. O paél da igreja não é semear ódio e muito menos semear preconceitos. Vocês que devem procurar o que fazer e deixar o povo com liberdade para pensar. Somos livres,não queiram fazer lavagem cerebral nas pessoas…para muita gente,vocês já perderam a credibilidade faz tempo. levantem a bandeira contra os pedófilos disfarçados de religiosos…

  11. as igrejas estão cheias de palhaços se achando deus.Achando que podem até mesmo mandar na vida das pessoas.

  12. Dona Aurelina,

    O papel da Igreja é anunciar a Verdade, doa a quem doer. É verdade que o PT defende o assassinato de crianças inocentes e é verdade que isso é imoral e, portanto, precisa ser denunciado. A única preconceituosa nessa história toda é a senhora, que chegou aqui com um irracional preconceito anti-religioso totalmente fora de lugar – e, portanto, a única palhaça por aqui chama-se Aurelina.

    E lavagem cerebral quem está fazendo no povo é o PT, com as absurdas tentativas de reescrita da realidade chamando agora de “boatos” coisas que eram ditas pública e abertamente quinze dias atrás – mesmo estando tudo documentado para quem quiser ver. Vai ver, a senhora também foi vítima da lavagem cerebral destes delinqüentes. Se for o caso, sinto muito. Mas não se preocupe que ainda há salvação. Enquanto há vida, há esperança.

    Abraços,
    Jorge

  13. Essa véia não sabe nem escrever, Jorge!
    Bloqueia essa petista véia, que tá doida para casar com a Dilma.

  14. Santa Ignorância,
    Os Temas Aborto, União Gay e Prática Relgiosa, não são de competência da Presidência da República.
    Só podem ser legislados pela Câmara dos Deputados e Senado, e se for o caso de mudança na Constituição, somente com a Convocação de uma Assembléia Constituinte.

  15. Mas é o presidente que veda ou sanciona leis, ignorância nada santa…

  16. Jorge Ferraz says
    Lamento dizer que vc é um fanfarão. O que esse Bispo tá fazendo é ganhar algum. Não tem outra explicação. A favor da vida é tirar 28 milhões de brasileiros da miséria, agora se a família, a igreja e as escolas falham na educação sexual é outra história. Não é sadio, normal ou correto repassar a morte de milhares de fetos a Dilma, talvez de 01 a Serra ou a mulher dele, mas apenas 01. A igreja tem que ter moral para criticar os outros. A igreja tem corrigir seus erros atuais já que os bilhões de mortos atribuídos a ela não podem voltar à vida. Acredito que os católicos têm direito assim como qualquer religioso de outras doutrinas de opinarem a favor da vida, mas não em favor de candidatos…
    Vc seria um grande agente da inquisição. E por favor, seja mais respeitoso com as mulheres.

  17. Sr. Denisson,

    Não sei o que é um “fanfarão”, mas vindo do senhor eu vou tomar como elogio.

    Sim, é correcto e intelectualmente honesto creditar a defesa do aborto à sra. Rousseff (defensora pública do aborto) e ao PT (partido pública e institucionalmente abortista). O que não é correto, meu caro, é fazer vista grossa ao assassinato de inocentes defendido abertamente pelo PT e pela Dilma até às vésperas do Segundo Turno.

    Ademais, não faço a mínima idéia de onde foi que o senhor me viu ser desrespeitoso com as mulheres. Recomendo ao senhor tomar os seus remédios e me ler com mais calma antes de vomitar impropérios.

    Abraços,
    Jorge

  18. Família Says
    Loucos, hipócritas, levianos, alienados uma podridão. O papel da igreja é aproximar o homem de Deus, e não promover guerras santas. O aborto é prática utilizada desde os primórdios. Não concordo com essa prática e não acredito em um bispo que teve padres envolvidos em crimes em sua diocese e não o expulsou. Não acredito que a igreja seja a solução para o aborto, não acredito que a proibição da prática de abortar vá acabar com o aborto, não acredito que Dilma vá acabar ou incentivar o aborto ou Serra seja com sua primeira Dama com as mão sujas de sangue os melhores representantes desse ato de intolerância. A fascista declaração de um representante de uma igreja que não olha pro próprio umbigo não me deixa feliz. Os traumas causados pela ação de padres pedófilos são tão mortíferos quanto o ato de abortar ou até mais, porque o feto pelo menos estará nas mãos de Deus e os abusados estarão a mercê do mundo.
    Suas colocações me levam a acreditar que se trate de uma família de hipócritas acostumados e conformados com a pedófilia e com a luxuria da igreja. Tenho certeza que quando vcs são perguntados pq não saem do seio da santa e madre igreja, devem dizer hipocritamente que a igreja é santa e pecadora… Vcs devem gostar muito disso. Dos padres… Das freiras… Das criancinhas…
    Porque esse bispo não faz campanha para acabar com a pedofilia na igreja? Porque ele é a favor da Luxuria? Quer mais criancinhas para a igreja poder abusar?

  19. Sr. Denisson, deixe de ser patético.

    A pedofilia é pecado grave segundo a Doutrina da Igreja e, portanto, todos os membros da Igreja que praticam esta ignomínia são, na verdade, traidores da Igreja. Em outras épocas, seriam queimados em praça pública. Mas o senhor, palhaço que só quer saber de atacar a Igreja per fas et per nefas, certamente também é contra “as barbáries da Inquisição”.

    Quanto aos padres pedófilos, é óbvio que eles devem ser punidos. Ninguém nunca disse o contrário. Já sobre o aborto, o que o Partido que hoje se encontra no Governo diz abertamente é que ele não apenas não deve ser punido, como também deve ser garantido às mulheres o “direito” – custeado pelos cofres públicos – de assassinar os seus filhos. De onde se vê a total falta de cabimento das suas acusações nonsense, comparando duas coisas que nada têm a ver uma com a outra.

    Não interessa se você “não acredita” que a Dilma vá incentivar o aborto, porque as coisas idiotas nas quais tu acreditas não estão em questão aqui. Estamos discutindo os fatos e, como já foi amplamente demonstrado, o PT tem posição pública e institucional a favor do aborto. Ponto. O senhor pode acreditar na besteira que o senhor quiser, mas os fatos são estes.

    E ninguém acredita na besteira que a Igreja é “santa e pecadora”. Nós acreditamos que a Igreja é santa e santificante, e que os Seus membros pecadores são traidores da Igreja.

    Quanto às acusações totalmente gratuitas de que nós seríamos “acostumados” com a pedofilia, que dela gostemos, que acobertemos casos de pedofilia e outras diatribes idiotas, eu não sou obrigado a ler este tipo de porcaria. Se o senhor quiser discutir, venha discutir. Se quiser somente vomitar este tipo de lixo, a porta da rua é serventia da casa.

    Abraços,
    Jorge

  20. O nível intelectual dessa gente que vem defender o PT é prova cabal de que devemos escorraçar essa corja do governo. Só tem analfabeto!
    O Lula, perto dos eleitores dele, é um doutor.

  21. Cadê os Padres e Bispos…?? o povo mostrou que não é gado da Igreja e tem decisão própria.Deus sabe muito bem separar as mentiras das verdades… Obrigada meu deus e abençoe a todos que vão governar nosso País.

  22. Deus é muito justo, a hipocrisia foi derrotada! e ele hà de iluminar todos áqules que vão comandar nosso Brasil! em especial nossa Brasilia.

Os comentários estão fechados.