Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico”

[Fonte: Site da CNBB

Destaques meus.]

Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico”

Referente ao julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB lamenta profundamente a decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o aborto de feto com anencefalia ao julgar favorável a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 54. Com esta decisão, a Suprema Corte parece não ter levado em conta a prerrogativa do Congresso Nacional cuja responsabilidade última é legislar.

Os princípios da “inviolabilidade do direito à vida”, da “dignidade da pessoa humana” e da promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação (cf. art. 5°, caput; 1°, III e 3°, IV, Constituição Federal), referem-se tanto à mulher quanto aos fetos anencefálicos. Quando a vida não é respeitada, todos os outros direitos são menosprezados, e rompem-se as relações mais profundas.

Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente não aceita exceções. Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados!

A gestação de uma criança com anencefalia é um drama para a família, especialmente para a mãe. Considerar que o aborto é a melhor opção para a mulher, além de negar o direito inviolável do nascituro, ignora as consequências psicológicas negativas para a mãe.   Estado e a sociedade devem oferecer à gestante amparo e proteção

Ao defender o direito à vida dos anencefálicos, a Igreja se fundamenta numa visão antropológica do ser humano, baseando-se em argumentos teológicos, éticos, científicos e jurídicos. Exclui-se, portanto, qualquer argumentação que afirme tratar-se de ingerência da religião no Estado laico. A participação efetiva na defesa e na promoção da dignidade e liberdade humanas deve ser legitimamente assegurada também à Igreja.

A Páscoa de Jesus que comemora a vitória da vida sobre a morte nos inspira a reafirmar com convicção que a vida humana é sagrada e sua dignidade inviolável.

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, nos ajude em nossa missão de fazer ecoar a Palavra de Deus: “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19).

Cardeal Raymundo Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida

Presidente da CNBB

Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário Geral da CNBB

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

90 comentários em “Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico””

  1. Só porque o muro de Berlim caiu, isso não significa que o comunismo deixou de existir, ou que a mentalidade revolucionária deixou de existir. O que deixou de existir foi a União Soviética, mas ainda há países comunistas, como Cuba e Coréia do Norte. Você acha o quê, que não existem pessoas da mídia com idéias de esquerda? Ou que não existem senadores, deputados, governadores e não sei o quê mais, com idéias de esquerda? O PT é esquerdista! Portanto, não se engane, meu caro.

  2.  E Robespierre e Danton(líderes da Revolução FR) eram mais dignos que os inquisidores

  3.  nossa… um fã do “modernissimo” Pio X…  voce falando em dignidade mne lembra Lula falando de ética

  4.  ofendendo o cidadao?? nossa onde voce aprendeu a xingar?/ na igreja?

  5. é engraçado ver a igreja metida a defensora da vida dar seus espetaculos “humanitarios”.. a igreja acoberta pedofilia… grana suja.. negocios com a mafia…
    tenta fazer a massa se esquecer do imundo passado dela… (inquisição cruzadas.. cumplicidade com o nazismo… com reis brutais etc. )

  6.  Caro stefano

    O número 7 era usado como um simbolo da perfeição da completude, o número seis era usado para indicar algo que Não era completo ou perfeito, assim algo três vezes perfeito é a perfeição máxima algo três vezes imperfeito é um ser humano precisando de ajuda.

    Se você não aceita a Igreja não deve também desejar os frutos que dela foram gerados, a civilização ocidental e esta tua liberdade de poder dizer o que pensa. A verdadeira liberdade está no conhecimento, você sabe quem criou e manteve ou fornecia mestres para as escolas e faculdades que os iluministas frequentaram? Não seja boneco de manobra, critique com conhecimento e tua opinião pode vir a ser respeitada!

  7.  Fala como se tivesse moral alguma… Xingar não é nada comarado a defender o infanticídio. Eu não me sinto na obrigação de respeitar infanticidas.

  8. Algumas correções ao texto:

    a) onde se lê: provado
         leia-se: comprovado
    b) onde se lê: reprovado 
         leia-se: recomprovado
    c) onde se lê:  que a permissão em casos específicos de permissão da supressão(…)
        leia-se: que a permissão em casos específicos da supressão(…)

  9.  KKKKKKK…. Até parece… Desde quando Robespierre, um ditador sanguinário, seria mais digno do que os inquisidores? Morreu muito mais gente na Revolução Francesa do que na Inquisição… Você está é muito mal informado. Vá estudar.

  10.  Robespierre era tão digno que condenou à morte na guilhotina muitos dos seus adiversários. Na Inquisição, os hereges recebiam melhor tratamento do que os católicos na Revolução Francesa…

  11.  A Igreja não acoberta pedofilia, sua anta. O papa tem feito muita coisa para combater a pedofilia no clero. Até seminários ele fechou. E você, tem feito algo para combater a pedofilia fora da Igreja? Tem feito algo para combater a pedofilia nas famílias? E quanto a grana suja dos políticos, você tem feito algo em relação a isso? Tem protestado contra a corrupção? Quanto ao passado da Igreja, ninguém aqui se esquece, todos sabem. Só porque alguns padres apoiaram o nazismo, não significa que a Igreja toda tenha apoiado, ou que o papa tenha apoiado. Quero ver você me mostrar algum documento da Igreja apoiando o nazismo… Afirmou vai ter que provar… E olha, quero fonte primária, não secundária… Vai ter de me mostrar um documento da própria Igreja Católica apoiando o nazismo, se é que existe. Quero ver você me mostrar uma encíclica papal apoiando o nazismo. Não adianta vir com fontes marxistas…

    Aposto que você é tão ignorante que deve achar que somente judeus morreram em campos de concentração nazistas. Não deve estar sabendo que muitos CATÓLICOS também foram vítimas do nazismo, muitos clérigos morreram justamente por serem contra o nazismo…

     O que dizer então do passado imundo do iluminismo, da sanguinária Revolução Francesa, não é mesmo? Uma revolução que assassinou milhares de cristãos em uma só década… Por isso mesmo você deve achar que os líderes da Revolução Francesa são mais dignos que os inquisidores. Deve ser porque essa revolução assassinou milhares de religiosos… Isso sem falar do comunismo ATEU, que matou mais gente em décadas do que na Inquisição em séculos… O que dizer do Paredón, da Gulag, não é? Morreu muito mais gente no regime comunista da União Soviética (que era estado oficialmente ATEU) do que na Inquisição. Fácil, muito fácil apontar o dedo para a Igreja, não é? Poupe-nos da sua hipocrisia.

  12.  Ah, quer dizer então que devo moderar o tom? Por quê, o dodóizinho não suporta ouvir umas verdades? Devo então ficar caladinha, para não ser tachada de xiita?

  13. Parece que há um problema com os comentários do stefano666…

    Vejam as imagens e seus nomes. 

    O #comment-499212024 é de ontem, 18h00min; #comment-499214362 é ontem, 18h03min. Não consegui vê-los os dois ao mesmo tempo. Está parecendo que os dois foram apagados, algo assim. Mas eles aparecem na barra lateral.

    Vejam as imagens e seus nomes.  Elas foram criadas com intervalos de segundos, provavelmente. A imagem que não apresenta marcação vermelha refere-se à URL para o post, sem âncora # para comentário.

    Talvez o stefano666 tenha apagados seus comentários, ou o próprio Jorge os tenha apagado, mas esses comentários aparecem na barra lateral — “Últimos comentários” — e foi por lá que eu cheguei até eles.

  14. Coisa facílima: tirar o crédito de alguém chamando-o de psicótico. Graças a Deus, Chesterton nomeou e expôs o bulverismo.

  15.  O Muro de Berlim é menos anacronico que a propria Igreja!

  16. Agradeço ao dono do blog por ter colocado o famoso discurso natalino de Pio XII. Deu pra ver o quanto ele era “inimigo ferrenho” de Hitler.
    Esse trecho que ele fala dos “cruzados” é  uma alusão aos voluntários italianos (e de outros paises tradicionalmente catolicos)  nas SS alemãs que estavam se dando mal em Stalingrado. Coincidentemente, o exercito nazi estava caindo em Stalingrado no Natal de 1942.

  17.  sim… Robespierre era ditador malvado e a inquisição era o icone da democracia e direitos humanos… hahahahaha

  18.  Anacrônico aqui é você, que julga fatos históricos fora do seu contexto…

  19.  Psicose é um quadro psicopatológico clássico, reconhecido pela psiquiatria, pela psicologia clínica e pela psicanálise como um estado psíquico no qual se verifica certa “perda de contato com a realidade”.

    Exatamente como o sujeito acima. O problema é que vocês não querem que o “comunismo” morra, pois assim sempre terão um bode expiatório e uma desculpa para atacar tudo que seja “modernista”.

  20.  Robespierre era realmente um ditador, quero ver você me provar o contrário. Duvido que você consiga me convencer de que Robespierre era o herói que vocês pintam… Só se for herói na cabeça de ateus fanáticos, para um cristão católico ele jamais será um herói…

  21.  Eu não neguei que alguns padres tenha apoiado o nazismo. O que eu disse foi que nem todos os padres apoiaram. Ainda estou esperando você me apresentar um documento da própria Igreja apoiando o regime nazista. Até agora nada, não é mesmo? Vamos, cadê o documento? Fotos não bastam, meu caro, porque em nenhum momento neguei que alguns padres tenham apoiado. Eu mesma afirmei isso na mensagem acima. Vamos, estou esperando alguma encíclica papal que tenha apoiado o nazismo ou não. E é bom que seja fonte primária, original…

    Aliás, vou te mostrar algumas provas que afirmei:
    Aposto que você nunca ouviu falar da encíclica Mit brennender Sorge, do Papa Pio XI, que condenava o nazismo:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mit_brennender_Sorge

    “Desde o início, foi diferente a atitude dos católicos, alarmados pelo conteúdo racista dos livros “Minha Luta” de Adolf Hitler e “O Mito do Século XX” de Alfred Rosenberg.[32]
    Nesses livros, os arianos surgem como os elementos superiores da
    humanidade, defendendo-se a pureza racial ariana como a primeira
    necessidade dos alemães. Contrapunham os católicos que a destruição de
    barreiras entre judeus e gentílicos pertence à própria essência do
    Evangelho e que o racismo não tem cabimento na igreja cristã. Quando
    Hitler aceitou uma Concordata com o Vaticano,
    houve alguns católicos que ainda hesitaram. Os três inimigos mortais da
    Alemanha, tal como os nazistas afirmavam na sua propaganda interna,
    eram porém claramente identificados: marxismo, judaísmo, e cristianismo.
    A “incompatibilidade fundamental do nacional-socialismo com a religião
    cristã era manifesta”,[29] passando todos os cristãos, tanto protestantes como católicos, ao ataque sistemático ao nazismo.[33]”


    Declarações públicas e oficiais produzidas por autoridades católicas
    sobre o nazismo, existem pelo menos desde o ano de 1930, bem antes da
    chegada de Hitler ao poder, quando o Ordinário de Mogúncia, em nome do
    seu bispo, declarou: “O que acabamos de dizer (sobre o nazismo),
    responde às três perguntas que nos foram postas: a) Pode um católico ser
    membro do partido hitleriano? b) Está um sacerdote católico autorizado a
    consentir que os adeptos desse partido tomem parte em cerimónias
    eclesiásticas, incluindo funerais? c) Pode um católico fiel aos
    princípios do partido ser abrangido pelos sacramentos? Devemos responder
    “Não” a tais perguntas” [34]

    O Papa Pio XI sabia do que se passava na Alemanha e escreveu vários
    documentos condenando o nazismo, com destaque para a encíclica de
    condenação do Nazismo – Mit brennender sorge (“Com viva preocupação”).[35] Muitos padres
    e líderes católicos opuseram-se com todo o vigor ao nazismo, dizendo
    que ele era incompatível com a moral e a fé cristã. Tal como aconteceu
    com muitos opositores políticos, muitos destes padres foram condenados
    aos campos de concentração pela sua oposição. O próprio Dr. Martin Niemöller, que a princípio lhes dera apoio, foi enviado para Dachau.[36]

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo

  22. E por acaso nunca ouviu falar do rabino David Dalin, que escreveu o livro “O mito do Papa de Hitler”?
     http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/The_Myth_of_Hitler%27s_Pope&ei=vyqOT_SRBYWVgwedtqiMDg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=2&sqi=2&ved=0CC8Q7gEwAQ&prev=/search%3Fq%3DRabino%2BDavid%2BDalin%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1680%26bih%3D921%26prmd%3Di
    mvnso

    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/David_G._Dalin&ei=vyqOT_SRBYWVgwedtqiMDg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&sqi=2&ved=0CCUQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3DRabino%2BDavid%2BDalin%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1680%26bih%3D921%26prmd%3Dimvnso

  23.  a igreja condena os gays da mesma forma que o PT condena o mensalão

  24.  E mais:
    “Embora os “nacionais líderes socialistas e dogmas eram basicamente, intransigentemente anti-religiosa” [ carece de fontes? ],
    a Alemanha nazista normalmente não atacam diretamente as Igrejas, as
    exceções são os clérigos que se recusaram a acomodação com o regime
    nazista. Martin Bormann
    , um funcionário do governo nazista, disse : “Os sacerdotes serão pagos
    por nós e, como resultado, eles vão anunciar o que queremos Se
    encontrarmos um padre agir de outra maneira, o trabalho curto é para ser
    feita a ele a tarefa do sacerdote consiste em manter os poloneses em
    silêncio.. . estúpido e obtuso ” [124] [125]
    Para desmoralizar a Polônia, os nazistas mataram quase 16 por cento do
    clero católico polonês; 13 de 38 bispos foram enviados para campos de
    concentração. [126] [127] Estas acções, eo fechamento de igrejas, seminários e outras instituições religiosas, quase exterminado clero polonês.

    Fonte: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FNazism
    Termino com palavras de Albert Einstein:

    “Só a Igreja se pronunciou claramente contra a campanha hitlerista que
    suprimia a liberdade. Até então a Igreja nunca tinha chamado minha
    atenção; hoje, porém, expresso minha admiração e meu profundo apreço por
    esta Igreja que, sozinha, teve o valor de lutar pelas liberdades morais
    e espirituais.” (ao The Tablet, de Londres)
    No que o senhor erra é em confundir a cooperação de
    algumas autoridades eclesiásticas com a cooperação da Igreja Católica Apostólica
    Romana. A cooperação de homens não deve ser confundida com
    aprovação da própria Igreja.

    Como você pode ver, existem até mesmo JUDEUS que defendem a Igreja. Preciso dizer mais alguma coisa, seu ignorante? Até parece que você iria provar o contrário disso tudo mostrando fotos de alguns padres que apoiaram o nazismo… Como se eu tivesse negado isso… E até parece que o fato de alguns bispos terem apoiado o nazismo iria servir como prova da Igreja ter sido cúmplice de tal regime… Ha ha ha… Faz-me rir… Hoje mesmo existem padres comunistas, meu caro, adeptos da Teologia da Libertação. E aí, a Igreja por acaso é comunista? Cada asneira que você diz… E eu pensando que você viria com fontes melhores…

  25.  E vou logo dando encerrada a discussão sobre nazismo. Se quiser saber mais sobre nazismo, vá estudar. Pesquise. Eu é que não vou perder meu precioso tempo discutindo com ignorantes.

  26. Grandes porcaria que aparecem padres saldando Hitler,  sempre houve, há e sempre haverá traidores na Igreja, porém, vir aqui um babaca generalizar a todos é de mandar este cara plantar batatas, eu não sei aonde está a cabeça do Jorge para permitir os comentários de um cretino deste, pois por muito pouco, a pouco tempo atrás, o Jorge mandava tudo para o Lixo, que está acontecendo Jorge?.

Os comentários estão fechados.