[OFF] Eu, com câncer (I): diagnóstico e início de tratamento

Após quinze dias de internamento compulsório, duas tomografias, uma biópsia, uma drenagem pleural e um sem-número de exames menores de acho que todos os fluidos do meu corpo, tenho enfim um diagnóstico. Louvado seja Deus.

Possuo um linfoma folicular, de características que não entendo muito bem. Se assim aprouver ao bom Deus, passarei, começando amanhã pela manhã (28/12, festa dos Santos Inocentes e de Santa Catarina Volpicelli), por seis ciclos de quimioterapia, um a cada 21 dias, entremeados por uns corticóides e outros químicos de uso diário que serão meus fiéis companheiros pelas próximas semanas.

Não posso garantir muita coisa. Nunca fiz quimio antes, sinceramente não sei dizer o efeito que essas drogas todas terão no meu organismo. Pretendo registrar aqui alguma coisa do tratamento, como off-topic, mais ou menos como estou agora iniciando esses registros. Se tudo correr bem, dentro de muito pouco tempo – alguns dias – eu posso voltar aos trabalhos normais do Deus lo Vult!, mas procurarei soltar regulares textos sobre o meu estado de saúde e sobre a minha relação com esta doença.

Descobrir-se com câncer antes dos trinta não é a experiência mais agradável do mundo. Ficar trancafiado num quarto de hospital, tampouco: brincava por esses dias que nunca na minha vida ficara tanto tempo num mesmo lugar. Mas a presença dos familiares e dos amigos tem tornado os dias menos difíceis. Que digo: tem tornado os dias quase iguais aos de “lá de fora”! Não dá pra contar a quantidade de visitas, telefonemas, mensagens e congêneres que recebi ao longo dessas duas semanas. Não estive sozinho por um instante sequer. A todos, o meu muito obrigado: isso é muito importante para mim.

Sei que já estão rezando por mim e por minha família. Abuso um pouco ainda da caridade de vocês e peço que rezem ainda mais um pouco: para que eu saiba encontrar a vontade de Deus em meio às tribulações que Ele me permite atravessar. Para que eu consiga manter os olhos fitos n’Ele, mesmo com o olhar embaçado pelas lágrimas deste Vale onde o Altíssimo hoje não me quer deixar esquecer que sou degredado. Lembro-me, em particular, daquele bonito Cántico de S. Juan da Cruz:

Buscando mis amores, 
yré por esos montes y riberas; 
ni cogeré las flores, 
ni temeré las fieras, 
y passaré los fuertes y fronteras.

E é isso. Sem se encantar com as flores do vale, e sem se assustar com as feras do mundo. Desprezar umas e outras, com os olhos fixos n’Aquele que realmente interessa, e assim seguir em frente, ultrapassando os obstáculos que porventura encontre no meu caminho. É isso que importa. As adversidades dessa vida não são maiores do que o amor d’Aquele sem cujo consentimento nem um fio de cabelo sequer cai de nossas cabeças. Essa verdade é óbvia demais para que a permitamos ser obscurecida às primeiras dificuldades.

Uma Ave-Maria por um blogueiro pecador, é o que peço aos que por aqui passarem. É exatamente do que preciso. O resto está nas mãos de Deus. O resto, a Virgem Santíssima proverá. Não há dúvidas disso.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

82 comentários em “[OFF] Eu, com câncer (I): diagnóstico e início de tratamento”

  1. A Graça e a Paz da parte de Deus. E o Amor de Maria, seja contigo!

  2. Prezado amigo, conta tambèm com minhas orações para que Padre Pio e nossa Mãe intercedam pela sua saùde, sò peço em troca que continue com suas mensagens de Fè Catòlica que jà me acompanham todos os dias ha muito tempo.
    O conselho de Renan tambèm è muito valido para todos nòs e deveria ser mais discutido.

  3. Bom dia, Jorge todos passamos pelo vale de ossos secos!Deus nos reserva muitos coisas que não cabe no nosso conhecimento, viva o tempo de espera em Deus, pois boas coisas viram tenha certeza disto, fique na paz do Senhor e nos braços de Maria!

  4. Jorge, conte com as minhas orações e as orações da minha família. Quando estamos fracos é que somos fortes! Que de toda essa dor Deus faça prodígios na sua vida e na dos teus. Conte conosco sempre!

  5. Amadíssimo de Jesus e Maria, olhos fixos no Ressuscitado e terço na mão! Conte com minhas orações, Jorge!

  6. Jumbo, estamos juntos e orando, pedindo a Deus muita força e fé!! Beijos em seu coração. Saúde amigo :)

  7. Irmão, soube de seu estado agora há pouco pelo André Victor. Redobramos nosso cuidado na intercessão, conte sempre conosco.
    Nossa Senhora do Bom Sucesso da Purificação lhe conceda Seu beijo materno mais reconfortador.

  8. Jorge, Jesus nos ama tanto que nos dá a graça de experimentar verdadeiramente da Sua cruz…. Feliz aquele que entender e receber, com amor, todo sofrimento redentor. Conte com as minhas orações!

  9. Já tendo passado por isso com minha mãe e com meuj pai, caro Jorge, apenas um conselho: a cada dia a sua cruz. Não projete, não pense adiante, não faça nada a não ser vivenciar a flor e a fera de cada dia. Minhas orações estão com você, e fico feliz em ver que seu coração está em Deus Nosso Senhor.

    Ele realmente tudo proverá.

  10. Estás sob a proteção da Santíssima Virgem, Jorge e eu rezo pra que saibas carregar essa cruz segundo a vontade de Nosso Senhor. Um abraço!

  11. Jorge tamu junto em oração!!
    Não é fácil não amigo mas esse é teu momento, a hora do teu sim, não deixa passar, não desanima! Conquista tua palma!
    Que te inspirem exemplos de pessoinhas que encararam essa doença antes dos 20 como Chiara Badano, Carlinho Acutis …Eles intercedem por ti lá de cima junto comigo aqui e junto com tantos outros amigos que tens aqui e lá.
    Saúde melhora logo preciso do meu blogueiro !!!

  12. Caro Jorge,vou ser egoísta.Acho que um “santo egoísmo”.Peço a voce que reze muito por mim,pela Igreja e pelo mundo.
    Que tempos preciosos que a Providência Divina está concedendo a voce!Quanto sofrimento e aflições voce poderá oferecer pela salvação de tantos pecadores!
    Sabendo que vc possue plena consciencia de todas essas coisas,te peço,reze por mim.
    Que Deus se apiede de minha mediocridade,da minha vida de pecador…
    Meu caro amigo e irmão na fé,desejo que tudo isso passe logo,que seja um período de mais santificação e fortaleza na fé para voce.
    Um grande abraço e claro,conte com minhas pobres orações.

  13. Força e fé Jorge. Sei que és um guerreiro e vai vencer essa luta com a graça de Deus.

  14. Oferecer as dores a Nosso Senhor e contar com nossas orações. Deus te proteja e te guarde!

  15. Deus e a santíssima Virgem o consolem, se não conhece pesquisa ai sobre o Carlo Acutis, possa ser que ele consiga a cura para ti. : ) Ave Maria gratia plena…

  16. Que Nosso Senhor Jesus Cristo seja sempre sua forca, seu consolo e motivo de caminhar. Mesmo em sofrimento, nao esqueca, Ele nao te abandona. Melhor companhia nao ha! Rezei e rezarei por ti! Obrigada pelo seu trabalho neste site, que sempre consulto e muito me alegro pelo dom de sua vida!

  17. Jorge, vc estará nas minhas orações. Peço a Deus que teu tratamento seja sereno como teu espírito se demonstra agora. Fica com Deus, irmão, só Deus sabe o quanto eu já aprendi contigo.

  18. Estamos rezando por você,que Jesus Cristo e a virgem Maria te abençoe.Beijos,ASPASO E EDIJANE.

  19. Feliz és tu, se temes o Senhor/ e trilhas seus caminhos!/ Do trabalho de tuas mãos hás de viver,/ serás feliz, tudo irá bem! (salmo 127)

    “Meu filho, nada te aflija. Não estou eu aqui que sou a tua Mãe? Não estás tu sob o meu amparo? Não sou eu vida e saúde? Não estás no meu regaço e sob a minha protecção?…” (palavras de Nossa Senhora de Guadalupe a Juan Diego).

    Evidentemente tudo correrá bem !!!

  20. Mesmo sem conhece-lo,mas visitante assíduo deste blog,colocarei vc em minhas oracoes! Coragem,tens contigo Alguem mais forte que a doenca

  21. Prezado Jorge,
    conte também com minhas orações. Que Nossa Senhora o abençoe e guarde, ad maiorem dei gloriam!

  22. ” O resto está nas mãos de Deus. O resto, a Virgem Santíssima proverá”.

    Não é preciso dizer mais nada, tu dissestes tudo, meu irmão. Quanto a rezar uma Ave- Maria, com certeza rezarei muitas.

    Fique com Deus.

  23. Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo te fortefique e cure. A.M.G.D.

  24. Estamos em oração pela sua saúde. Fica com Deus meu irmão :)

  25. Que o Senhor te abençoe e te dê forças neste momento e que o manto protetor e acalentador da Virgem de Fátima te cubra sempre.

  26. Não tem como não se sensibilizar com sua fé, Jorge! “Ave Maria, cheia de graça…”. Quero ver vcs qdo voltar de viagem!

  27. Amigo Jorge,

    Nosso formador de opinião, e discipulo da internet, fiquei abalado aqui com a noticia. MAS, a Providência de Deus está a nossa frente, O Bom Pastor caminha a nossa frente. Não tenha medo.

    Estaremos orando por você aqui, com a Virgem Maria do nosso lado, como disse o Papa Emérito, confiando na Ressurreição e sabendo que a Virgem Maria está do nosso lado, caminhemos sem medo.

    Amigo, desculpe perguntar algo tão íntimo, mas tu começaste sentido o quê, quais sintomas, que te levaram a buscar o hospital? Daria para passar despercebido? Terias como tu teres se prevenido, se algo diferente no teu corpo tivestes notado antes?
    Ou foi algo de supetão, começou a sentir e já foi tendo que se internar?

    Os sintomas vem de longo tempo, ou se manifestam de uma hora pra outra?

    Estamos na oração!!!

    Paz em Cristo Jesus.

Os comentários estão fechados.