Por que é importante um criterioso discernimento vocacional

Notícia escandalosa número um: Arcebispo católico declara-se gay em livro de memórias.

Notícia escandalosa número dois: Padre latino é flagrado aos beijos com mulher em praia da Flórida.

A reportagem do Estadão apresenta o arcebispo como “um herói para católicos liberais”; a reportagem d’O GLOBO chama o sacerdote de “famoso padre de uma igreja católica de Miami Beach”. Não me parece que a relação entre o “heroísmo” e a “fama” destes sacerdotes e a sua má vida moral seja uma mera coincidência.

A Igreja precisa de sacerdotes, sim, mas de sacerdotes santos, que estejam dispostos a consumir a própria vida no serviço do Altar, na consagração total e exclusiva ao Deus Altíssimo. Se não for para ser assim, então é melhor que nem seja. Não adianta suprir a escassez de padres ordenando qualquer um que se apresente como candidato ao ministério sacerdotal; é óbvio que quem não deseja seguir os passos do Crucificado mais do que qualquer outra coisa nesta vida não tem vocação para o sacerdócio.

Sacrificando – um mínimo que seja! – a intransigência da Fé Católica e a radicalidade do Evangelho para obter os aplausos e o reconhecimento do mundo, é ingênuo – ou até mesmo irresponsável – esperar santidade. O resultado deste pretendido promíscuo conluio impossível entre o Príncipe da Paz e o príncipe deste mundo só pode ser o escândalo do povo fiel e a humilhação da Igreja de Nosso Senhor.

Que o Deus Altíssimo Se compadeça de nós, olhe com particular cuidado para a Sua Igreja e nos conceda, sempre, santos e zelosos sacerdotes. Rezemos pelas vocações. Pelas verdadeiras vocações, e pelo expurgo das falsas.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

88 comentários em “Por que é importante um criterioso discernimento vocacional”

  1. Corrigindo:

    “…temos que admitir que EXISTA inteligência.”

    André Víctor

  2. Um vírus com inteligencia, qual o problema? O que significa inteligencia, para voce, meu caro André?

  3. Caro Jorge Ferraz,

    O que acrescenta os comentários desse “como diria o Carlos, ARROGANTE infeliz”?

    Nem sequer divertido ele é.

    Poupe-nos!

  4. Sr. Argo!

    [Um vírus com inteligência, qual o problema? O que significa inteligência, para você, meu caro André?]

    inteligência
    s. f.
    1. Conjunto de todas as faculdades intelectuais (memória, imaginação, juízo, raciocínio, abstração e concepção).

    Não só pra mim senhor Argo, pois o conceito de inteligência (intelecto) não é ‘relativo’ e sim absoluto. Serve para todos!

    Se o senhor não consegue enxergar ‘problema’ algum em conceber um vírus com inteligência, é porque o senhor, ou não tem o conceito certo do que seja intelecto, ou o senhor tem mesmo é uma coletânea de conceitos, dos mais variados seres da realidade, todos eles de forma errônea. Não há como não estar incluso neste conjunto.

    E se o senhor não consegue mesmo, perceber a diferença entre um ser com intelecto e um outro que não o tem, isso me faz lembrar um outro episódio:

    Ocorreu em um centro cirúrgico, onde o médico cirurgião, ateu convicto assim como o senhor se demonstra ser, percebendo que um Padre adentrava na sala de cirurgia (era um hospital de uma entidade religiosa católica), e para se arrogar de ‘douto’, comentou com o enfermeiro chefe: “Tenho trinta anos profissão. Destes, mais de vinte como cirurgião e nunca, em todo este tempo, eu pude ‘perceber’ uma alma na ponta de meu bisturi! E assim, acontece o mesmo com um ‘certo’ deus!”

    E em meio a risinhos soberbos do médico, o referido Sacerdote diz: “Doutor?! Do mesmo modo que não conseguiu ‘perceber’ nenhuma alma na ponta de seu bisturi, outros poderão passar mais vinte anos, ou mesmo o resto da vida, que não conseguirão ‘perceber’ na ponta de um bisturi a SUA inteligência. O mesmo acontece com o, não ‘certo’, mas CERTÍSSIMO Deus!”

    Senhor Argo! O senhor nos apresenta argumentos contra a existência de Deus, que para concebê-los, exige-nos muito mais ‘FÉ’, do que os nossos argumentos a favor da existência de Deus. Poderíamos achar que se trataria mesmo do mesmo tipo de fé. Mas não o são. Pode até achar que não, por não compreender isso, mas a sua ‘fé’ na não existência de Deus é muito menos racional do que a nossa FÉ na sua existência. Temos razão de ter fé senhor Argo.

    Abraços e até mais ‘ver’.

    André Víctor

  5. Pessoal,
    O conceito que o infantil Argo faz de si mesmo é o de que não passa de ‘um bando de vírus a pulularem em cima de um pedregulho’. Convenhamos que ele não está de todo errado em sua autoanálise.
    De fato, raciocinando como raciocina, não podemos considerá-lo mais evoluído que um vírus ou um pedregulho. Quem sabe daqui a alguns milhões de anos ele não evolua para ameba, depois para samambaia e chegue até a jumento! Aí pelo menos ele terá alguma serventia… Vamos aguardar.
    Carlos.

  6. Carlos

    Eu, pelo menos, tenho a inteligencia suficiente para entender isto; voce é tão idiota que nem desconfia de que idiota.

    Vá estudar, vá.

  7. “Não só pra mim senhor Argo, pois o conceito de inteligência (intelecto) não é ‘relativo’ e sim absoluto. Serve para todos!”

    Pera, pera, pera. O conceito de inteligencia é absoluto? Viu como voce de nada sabe?

    O que voce entende por consciencia? Os neandertalenses a possuíam? A inteligencia deles era a mesma do Cro-magnon? E do homo sapiens sapiens?

    Tem certeza de que aprendeu algo de biologia?

  8. A questão é que as crianças medrosas religiosas não cresceram, e sempre ficam balbuciando em busca do “papai”. Não são homens o suficiente para terem a coragem de aceitar que, ao morrer, nada restará, nada sobrará, serão como uma camada de sujeira em cima de uma pedrinha.

    Conscientizem-se de que não são imortais, de que são apenas um acidente de percurso na evolução.

    Tenho dito! (“Allah, porém é mais sábio e mais justo” – qual foi o idiota que tentou discutir comigo Mello e Souza? Malba Tahan para quem só o conheceu pela mídia.)

  9. Vocês insistem em dar trela para um vírus…
    Sds.,
    de Marcelo.

  10. Eh, eh, e aí, Marcelo, com medo de morrer e de nada restar de voce, nem agora, nem nunca? Vai apelar para um ente fictício para transferir seus temores?

    Pelos profetas da Babilônia!

  11. Repito aqui o que já comentei alhures: a maior parte dos propagandistas do ateísmo criticam e tentam invalidar aquilo que não é a fé dos crentes (mormente dos cristãos). A gênese – psicológica ou intelectual – da fé cristã não é e nem nunca foi o medo da morte ou, ao menos simpliciter, o desejo de eternidade.

    Portanto, essas críticas parecem – e com razão – aos crentes ou infantis ou desinformadas.

  12. Sr. Argo!!

    [Pera, pera, pera. O conceito de inteligência é absoluto? Viu como você de nada sabe?
    O que você entende por consciência? Os neandertalenses a possuíam? A inteligência deles era a mesma do Cro-magnon? E do homo sapiens sapiens?
    Tem certeza de que aprendeu algo de biologia?]

    Senhor Argo!! Achas mesmo que uma coisa só é absoluta quando TODOS tiverem CONSCIENCIA dela ao mesmo tempo?? (Sic!) Já vi tudo!!! “Penso, logo existo!” É senhor Argo! Tens mesmo uma enciclopédia de conceitos errados!!!

    O senhor só acredita naquilo em que possa ‘tocar’. E não consegue aceitar a existência de algo em que não possa ‘tocar’, mas se esquece de que o senhor mesmo tem muitos conhecimentos adquiridos,… sabe da existência de muitos outros SERES sem ao menos uma vezinha sequer ter ‘tocado’ neles?? Não sei muito sobre biologia, confesso!! Mas sei que a biologia é uma ciência limitada. Tem seu campo delimitado e fica somente na superfície FISICA da vida. Não estou aqui argumentando com o senhor sobre coisas superficiais ou materiais, como queira, mas sim de METAFÍSICA!! E pelo visto, não sou eu quem não aprendeu algo sobre biologia, mas o senhor que não entende nada de metafísica.

    É este o mal dos materialistas!! E eu que achava que estavam extintos pelo simples fato de terem um dia conseguido raciocinar além da matéria!!! (Sic!) Ledo engano o meu.

    Abraços e até mais ‘ver’.

    André Víctor

  13. Bem, Lampedusa, parece-me que voce desconhece totalmente o sincretismo sofrido pelo cristianismo ao longo do tempo. Ah, e dizer que a gênese da fé cristã não é o medo da morte é totalmente sem cabimento.

    Qual a caracteristica principal outorgada a Jesus, pelos seus seguidores? “Que ele enfrentou a morte e a venceu”. Todo o resto vem após isso.

  14. E Metafísica existe? Tem certeza? Já se provou, matematicamente, sua existencia?

    Tudo o que não consigo ver e que, mesmo assim, existe, foi, ao menos, provado matematicamente que é fato.

    A metafísica é um fato?

  15. É, argo, depois de ignorar solenemente a demonstração de que sua fé no fim da Igreja não passa de… fé, agora você vem com essa:

    “Tudo o que não consigo ver e que, mesmo assim, existe, foi, ao menos, provado matematicamente que é fato.”

    Eu gostaria então de ver as provas matemáticas de que a inteligência é um fato, e mais: memória, história, sede, consciência, vontade.

    Descreve aí a equação do desejo.

    Ou então: o nazismo existiu. Descreva matematicamente o nazismo.

    Teria mais algumas infinitas equações que estou curiosíssimo em ver, como por exemplo a equação do amor. Mas essas eu deixo para vc trazer depois do cafezinho e, quem sabe, do cigarrinho.

  16. Argo,
    suas mensagens apenas comprovam que os vírus são incapazes de pensar. A falta de originalidade de suas críticas e a impropriedade de seus argumentos torna difícil acreditar que vc. já tenha passado dos 50 anos, como afirmou antes. Ou vc. é um jovem tolo querendo ser um velho, ou é um velho tolo que se pretende um jovem. Tanto no primeiro, quanto no segundo caso o resultado sempre é uma tolice gabola e lamentável. Façamos um acordo: fique o sr. com sua fé em nada, que nós aqui ficamos com a plenitude da nossa. E vá catar coquinhos!
    Sds. para os demais,
    de Marcelo.

  17. Sede? É a coisa mais fácil do mundo matematizá-la. Memória? Já está perfeitamente matematizada. Só os instrumentos matemáticos é que ainda (note bem, ainda!) não foram capazes de resolver suas equações.

    Desejo? Tolice hormonal que qualquer estudante primário de biologia sabe esquematizar.

    O que mais, mancebos infantis? Quando voces crescerão, hein?

  18. Ah, e minha certeza de que a igreja católica acabar-se-á não é fé, ela vem de fatos históricos comprovados.

    Nada, na história humana, foi para sempre; tudo teve ascensão e queda. A igreja católica não é, nem será exceção.

    Tem certeza de que já estudaram história?

  19. Argo,

    Então vamos lá. Ajude estes “mancebos infantis”. Matematize a consciência.

    Para te ajudar, vou estar apagando as tuas outras intervenções enquanto te dedicas a esta empreitada, a fim de que não te disperses conosco em outros assuntos.

    Abraços,
    Jorge

  20. “Qual a caracteristica principal outorgada a Jesus, pelos seus seguidores? “Que ele enfrentou a morte e a venceu”. Todo o resto vem após isso.”

    A “característica principal” de Jesus é que Ele é o Filho de Deus encarnado – o próprio Deus – que amou tanto o mundo que o redimiu pela Cruz (e Ele ter vencido a morte é apenas a “prova” de seu poder e divindade e não a razão de nossa fé). A “característica principal” do cristianismo não é a esperança na ressurreição que, sem dúvida, é parte essencial e integrante da fé, mas, sim, o Amor de Deus. Somos cristãos porque Deus nos amou primeiro (e como diz Agostinho, ‘nada convida mais ao amor do que saber-se amado) e não porque não sabemos o que vem depois da morte. Ainda que, por vontade divina, não houvesse vida eterna para os homens, ainda assim estaríamos convidados a amar e dar glória a Deus.

  21. Pô. Entrei no site dos pedófilos, membros da igreja assassina e ridícula. Vou sair já, correndo, para não ficar contaminada com tanta nojeira.

  22. Caro André Victor,
    Nem tente explicar metafísica para o Argorrogante porque ele não vai entender. Vamos seguir o conselho do Marcelo e esperar até que ele evolua pelo menos ao estágio do jumento.
    Quanto à moçoila Rosi, pode ir embora bem tranquila que ninguém nem notou sua insignificância.
    Abraços e até mais ‘ver’.
    Carlos.

  23. Os comentários desse sr. argo são ridículos de doer. Típicos de um bobão metido a sábio que cedo ou tarde, tropeça na própria prepotência.

    Não basta ler alguma coisa de ciência nem arrotar supostos conhecimentos científicos que alguém se torna digno de reputar um saber nesses campos.

    É o caso de uma analogia infeliz, por qualquer ângulo, entre cepas virais e sociedades humanas e o que é pior, invocando até a noção de inteligência.

    Outro caso é o de vomitar um alegado saber em biologia, inclusive instigando os “pobres crentes” a estudar a ciência, enquanto confunde estupidamente inteligência com consciência e ainda profere uma asneira que faria biólogos e paleontólogos corar de rir, ao citar o Homem de Cro-Magnon como se fosse uma terceira subespécie de Homo sapiens, ao lado da sapiens e da neanderthalensis. Ao arrogante ateu, volta contra si a incitação que nos faz: VAI ESTUDAR BIOLOGIA E PALEONTOLOGIA, ANALFABETO FUNCIONAL, antes de se encapar de doutor e escrever asneiras!

    E não fica nisso o repertório da “sumidade”. Além de afirmar que a memória já está “perfeitamente matematizada” (alguém avise aos neurocientistas, por favor), diz que os instrumentos matemáticos (???) ainda não são capazes de resolver suas equações.

    Entenderam? Perfeitamente matematizado, mas a matemática não resolve suas equações …

    O pior, entao, é reservado para as outras áreas. Vejam o “primor” de (i)lógica do senhor sabichão: tomou a expressão “rédeas curtas”, em um contexto completamente diverso, para classificá-la como “temperamento nazista”, emum exercício infeliz de dedução. Os ateus têm amiúde invocado a lógica tentando se passar por mestres em apontar incongruências na religião, mas o que se verifica é um show de horrores nas suas pretensas argumentações. O sofisma é o seguinte: os nazistas coronéis nordestinos costumavam agir com rédeas curtas; logo, quem agir com rédeas curtas tem “temperamento nazista” ou de coronéis nordestinos. Lindo, não? Os nazistas também adoravam as óperas de Wagner; logo os apreciadores de Tristão e Isolda …

    Ainda sobre o matematismo fanático do sujeito, que indignaria até um pitagórico do século VI a.C., vejam esse absurdo:

    “E Metafísica existe? Tem certeza? Já se provou, matematicamente, sua existencia?
    Tudo o que não consigo ver e que, mesmo assim, existe, foi, ao menos, provado matematicamente que é fato.
    A metafísica é um fato?”

    Ou seja: a filosofia não existe, não é um fato, entendem?

    E aí, sobram os pedidos feitos para matematizar conceitos abstratos como consciência, solicitado pelo Jorge. Certamente, para o prepotente, o amor e a saudade não passam de umas balelas inventadas pelos românticos

    Mas tem outra coisa que existe, não é fato: O QUE AINDA FALTA PARA A CIÊNCIA DESCOBRIR. Sim, porque pelo que me consta, o que falta a ser descoberto não é visto, muito menos matematizado, com honrosas exceções (caso da teoria das supercordas, por exemplo).

    Quanto à história – a “suprema sapiência” também insinuou que não a estudamos – é fato que muitas culturas e civilizações experimentaram uma sequência evolutiva que culmina no seu desaparecimento.

    O que a história não subsidia, para quem a estuda, é negar a transmissão de valores e realizações entre povos de diferentes épocas e lugares e isso não se reflete nessa curva evolutiva, muito pelo contrário: as civilizações suméria e egípcia já passaram, mas a escrita por elas inventada ficou. Os reinos de Israel e Judá e as províncias romanas na Palestina também passaram, mas, para infelicidade da pseudo argumentação do ateu, a RELIGIÃO permaneceu; extrapolou as suas fronteiras e disseminou-se na humanidade. A Igreja fundada por Cristo continuou e continua como uma pedra, porque assentada sobre uma pedra humana. Morro de rir da previsão infundada de sua derrocada, muito parecida com as previsões dos esquerdistas sobre o fim do capitalismo com esta crise.

    Aliás, quem estudou e estuda história também acha ridículo prever o futuro com base no que passou. Vai ver se algum historiador sério se mete a fazer previsões.

  24. Caríssimo Carlos!

    Tens razão!!! Assim como o Marcelo.

    O Sr. Argo não quer debate, quer jogo, e infantilizado ainda por cima!! (Sic!)

    E só pra registrar: dei boas gargalhadas com as suas refutações e as do Marcelo contra as do Sr. Argo, viu?!!

    Ainda hoje quase morro de rir lembrando as ‘arvores’. (rs) Que acredito foi superada pelo tal ‘vírus’. (rs) É de mais não é mesmo??

    Abraços a todos e até mais ‘ver’.

    André Víctor

  25. Meus amigos, é rir para não chorar!

    Agora, a equação da consciência já está pronta e nós nem sabíamos!

    A equação do amor, então, é simplesmente, a taxa de hormônios que cai na corrente sanguinea da pessoa! Que legal!

    E a euqação da consciência, então, o que é?

    Reforço que estou curioso para saber a equação do nazismo: descrever o nazismo matematicamente deve ser bem interessante!

  26. Argola, que [CENSURADO] é essa?
    Vc mostra essa desgraça aqui, e diz que é diversão?
    Agora entendo pq vc insiste tanto em discutir com o pac.
    \o/

  27. “Memória? Já está perfeitamente matematizada. Só os instrumentos matemáticos é que ainda (note bem, ainda!) não foram capazes de resolver suas equações.”

    Qualquer matemático dos dias de hoje consegue estabelecer uma função que prediga a interação das redes neurais. Fato.

  28. Outro ateu,

    Não quero saber de interação de redes neurais, e sim de memória, consciência, desejo, amor, etc.

    – Jorge

Os comentários estão fechados.