CNBB censura artigos de bispos

closeAtenção, este artigo foi publicado 7 anos 2 meses 5 dias atrás.

Isto é incrível! O lúcido e corajoso artigo de Dom Luiz Gonzaga Bergonzini sobre as eleições (que eu reproduzi aqui), provavelmente o melhor artigo sobre a situação política atual no Brasil saído da pena de um bispo, foi censurado pela CNBB!

Ontem, neste link, o artigo estava integralmente reproduzido no site da CNBB. O fato provocou uma grata surpresa em muitos – p.ex., via Twitter – que vislumbravam, enfim, uma luz no fim do túnel quente, escuro e sulfúreo de dentro do qual a Conferência costuma emanar os seus comunicados e decretos. Ontem à noite, para a minha surpresa, soube en passant que o artigo havia sido retirado, e só hoje confirmei o fato: há uma mensagem de “404 – Artigo #4132 não encontrado” na página onde, ainda ontem, ecoavam as sábias palavras do bispo de Guarulhos.

Não obstante, no mesmíssimo site da CNBB ainda se encontra, até agora, um artigo que leva por título “Pastorais Sociais e Organismos da CNBB confirmam apoio ao plebiscito pelo limite de propriedade da terra e ao Grito dos Excluídos”, sobre cujo assunto qual eu também já comentei aqui. Inclusive está, no site da CNBB, a íntegra da nota de Dom Pedro Luiz Stringhini.

Nesta nota pode se ler: “convidamos os cristãos e cristãs das dioceses, paróquias, comunidades, movimentos a engajarem-se neste exercício de cidadania”, qual seja, o plebiscito. Curiosamente, no mesmo site da CNBB, (ainda) tem outro artigo, este bom, de Dom Aloísio Roque Opperman, que está censurado. O original (que recebi por email) dizia ainda: “” (p.s.: enganei-me. O artigo de Dom Opperman está na íntegra – mea culpa. O que foi “censurado” – na verdade, não publicado – foi o de Dom Cristiano Krapf, que também pus aqui no Deus lo Vult!, e que dizia com clareza: “nenhum católico é obrigado a participar de uma campanha promovida por uma entidade qualquer, mesmo que conte com o apoio de setores da CNBB”).

A conclusão que se impera, portanto, para longe de qualquer dúvida, é que o site da CNBB não pode ser considerado um site católico. Afinal de contas, os próprios bispos têm, lá, o seu ensinamento censurado! Ao passo que outros falam o que bem entendem. Que vergonha!

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this page

47 thoughts on “CNBB censura artigos de bispos

  1. Ana Maria

    Domingos

    Exatamente!! Somos nós os catolicos que somos chamados a pensar! Se não o fizermos, o mundo descabará mais rapido.

    Ainda tem catolicos que faz camp0nha pra Dilma, fala serio…

  2. Ana

    Eu concordo com vocês no sentido de que a CNBB parece estar querendo agradar a todos e acaba não divulgando a verdade “doa a quem doer”. Mas acredito que o problema de se “dar nome aos bois” é que vai chegar um momento em que não sobrará ninguém e aí vai ficar como a posição “oficial” da CNBB que todos os católicos votem nulo ou branco, sei lá… Ou ainda pior, pode sobrar só um candidato que não defende idéias contrárias à Igreja, mas aí vai ficar parecendo que a Igreja está fazendo campanha para ele e no caso de ele for eleito e no final for um corrupto, como infelizmente parece ser o mais comum, aí vai ficar como se a Igreja tivesse apoiado um candidato corrupto. É complicado…

  3. Pingback: Deus lo Vult! » Dom Luiz Bergonzini vs. CNBB – a repercussão

  4. Pingback: Mais D. Bergonzini sobre o aborto e o PT (e não adianta apagar, CNBB!) « Blog de Carlos Latorre

  5. ADEMIR BERNARDO

    A UMA GRANDE FANTASIA NOS TRADICIONALISTA DITOS CATÓLICOS QUE CONTINUAM CEGOS E SURDOS Á VERDADES DA SANTA E AMADA IGREJA. NOSSA IGREJA NÃO PODESE NÃO IRÁ VOLTAR A IDADE MÉDIA COM A SNTA INQUICISÃO, GRAÇAS A DEUS TEMOS UM CLERO MODERNO QUE SABEM LER A HISTÓRIA DO SEC. XXI, ENQUANTO ALGUNS POUCOS ESCLARECIDOS DITOS CATÓLICOS REMAM CONTRA A HISTORIA,SÃO SAUDOCISTAS DA SANTA INQUISIÇÃO. SE NOSSO DEUS E SENHOR JESUS VOLTASSEM HOJE A TERRA ESTES PURITANOS IRIAM MATA-LO DE FORMA MAISCCRUEL DO QUE A 200 ANOS ATRÁZ. QUANTO A CANDITATA DO PT MIN. DILMAELA JÁ DECLAROU QUE O GOV. TÊM APENAS QUE CUMPRIR A LEI, DA MESMA FORMA O CANDIDATO DO PSDB E DO DEM(DEMÔNIS) SR. JOSÉ SERRA DIZ QUE É AFAVOR DO CASAMENTOS GAY E O ABORTO ELE CUMPRIRAR OS DITAMES DA LEI. AFINAL SE ESTÃP PROCURANDO UM SANTO PRAR SER PRESIDENTE DO BRASIL DEVEM COMEÇAREM A SE APRESEMNTREM COMO CANDIDATOS. OS ATUAIS CÂNDIDATOSSEM EXCEÇÃO SÃO AFAVOR DOIS DITAMES DA GLOBALIZAÇÃO, SEM EXECÇÃO. PARABENS A CNBB E AOS SEUS DIGNOS BISPOS POR NÃO ADIMITIREM USAREM A SANTA IGREJA PARAFAAZEREM POLITICAGEM DE EXTREMA DIREITA. QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS BISPOS E O POVO BRASILEIRO. DILMA NELES É O QUE MERECEM. ADEMIR BERNARDO – PASTORAL FAMILIAR.

  6. Pingback: Deus lo Vult! » “Cegueira Plúmbea” – Dom Aloísio Oppermann

  7. Aexandre Magno

    Eu já suspeitava que Jorge tinha “exagerado”…
    mas fiquei calado. Outros falaram.

    Vejam isso:

    Comunicado da Assessoria de Imprensa
    Sáb, 21 de Agosto de 2010 13:14 cnbb

    Cliquem aqui para ler.

  8. Pingback: Deus lo Vult! » CNBB apóia plebiscito ao qual os bispos dizem não!

  9. Lívia

    Nos tempos de hoje posso dizer que A MANGA ESTÁ CHUPANDO O CÃO!”

    tsc, tsc, tsc…

  10. Pingback: Inter-Esse » Blog Archive » A Candeia sob o Alqueire ou Sobre pastores ociosos

  11. Tony Henrique

    3.649- Mensagem de Nossa Senhora Rainha transmitida em 05/05/2012Queridos filhos, amai e defendei a verdade. Quando a verdade não é levada a sério, a mentira vence. Viveis no tempo em que a criatura é mais valorizada que o Criador e por isso os Meus pobres filhos caminham como cegos a guiar outros cegos. Sofro por aquilo que vem para vós. Os escolhidos para defenderem a verdade a negarão. Haverá grande crise de fé e poucos permanecerão na verdade.Não permitais que o demônio vença. Meu Filho é a Verdade Absoluta do Pai e Ele espera o vosso testemunho de coragem na defesa da verdade. Aconteça o que acontecer, ficai com a verdade. Tende confiança, fé e esperança. Aqueles que permanecerem firmes na fé e na defesa do Evangelho serão recompensados pelo Senhor com grande generosidade. Avante sem medo. Eu vos amo e estou sempre ao vosso lado, embora não me vejais. Não vos afasteis da oração. Quando estais afastados, vos tornais alvo do demônio. Sede do Senhor. Vós estais no mundo, mas não sois do mundo. Quando tudo parecer perdido surgirá para vós uma grande alegria. Não recueis. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz. www.apelosurgentes.com.br

  12. Pingback: As sete dores de dom Bergonzini « Sentinela no escuro

  13. Pingback: As sete dores de Dom Bergonzini « Vida sim, aborto não!

  14. Pingback: As 7 dores de Dom Luiz Bergonzini