Escândalo em Maringá – Missa “pré-balada”!

Eu demorei a acreditar no vídeo abaixo, que vi no Fratres in Unum. Na verdade, acho que até agora eu não acredito totalmente; contudo é difícil arranjar um motivo plausível para não lhe dar crédito!

A reportagem tem realmente cara de reportagem. As músicas, são músicas comumente tocadas em Missa mesmo. O padre está realmente paramentado como a média dos sacerdotes se paramenta para celebrar a Missa. Mas as cenas exibidas são surreais.

“Missa pré-balada”? Procissão de entrada do Lecionário feita por um garoto de skate? Danças, gelo seco e globos de luzes giratórios? Banda de rock? E ainda têm a coragem de dizer que tudo isso é feito “[r]espeitando o Sagrado e todo o rito litúrgico”? Quem são as autoridades responsáveis por esta profanação?

É bastante óbvio para qualquer pessoa normal que a Missa não pode se parecer com uma balada. De quem foi esta idéia estúpida? Vamos então fazer a “missa pré-cinema”, com salas escuras e namorados abraçadinhos? A “missa pré-futebol”, com os fiéis divididos em dois times jogando contra si? Se a balada pode, como é que fica quem não gosta de balada?

Lamentável. E, depois, reclamam que as igrejas estão vazias… é óbvio que estão. Afinal, se a missa for uma imitação mal-feita de uma balada, por que razão as pessoas trocariam a balada original por uma sua versão cover? Há alguns meses, o Papa Bento XVI lembrou que a melhor catequese é a Eucaristia bem celebrada. Por qual insondável motivo isto é difícil de entender?

Enquanto isso, judeus pedem retirada de oração por conversão da Liturgia da Páscoa. Os inimigos da Igreja atacam o Sagrado por todos os lados, por dentro e por fora. Urge opôr resistência a estas terríveis ondas de profanação litúrgica. Porque, enquanto a Liturgia não for restabelecida em todo o seu esplendor, a batalha contra o mundo não poderá ser vencida.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

109 comentários em “Escândalo em Maringá – Missa “pré-balada”!”

  1. A quem possa interessar.

    Estou muito feliz em minha Paróquia, em minha Região Diocesana ( Belém ) e na minha Arquidiocese.
    As Missas são maravilhosas. Nossos Párocos são exemplos de sacerdotes e nossas crianças e Jovens são Católicos praticantes, por vontade propria e não por imposição dos pais.
    Então toda essa raiva esse desprezo que vocês demonstram só me provam que estamos no caminho certo, pois NÃO somos assim.
    Não precisamos sair apontando o dedo pra os outros aos brados dizendo que estamos certos e eles errados.
    O Papa que o o PAPA celebra a Santa Missa de acordo com o CVII e se Ele vir em nossa Paróquia um dia, tenho certeza que ficará imensamente feliz ao ve-la cheia de jovens e crianças, que amam sua Paróquia e são felizes por serem Católicos.
    Não existe nada de errado nas crianças e nos jovens ter uma Missa de acordo com a idade delas.
    Temos Cristo e Nossa Senhora em nossas vidas e esperamos que todos tenham a sorte de sentir o que sentimos.
    Voces querem uma Missa em Latim, ótimo pra vocês!
    Mas, se quiserem, estão convidados a assitirem uma Missa em nossa Paróquia ( Sagrada Face ) e podem ter certeza que serão muito bem recebidos.
    A Missa da saída dos Jovens do Encontro, seria a ideal para vocês!
    Como diz aquele hino: “podem entrar que a casa é sua! Aleluia!”

  2. Alguém baixou o vídeo? Ele foi apagado antes que eu pudesse ver.

  3. Dona Sandra, a Sra é uma lástima!

    é por catequistas como a sr.a e padres como o tal que celebrou essa “Missa”, que as coisas estão como estão.

    a gente luta, implora, reza, catequisa (de verdade),escreve, exorta, aí quando as vezes (são poucas as vezes, confesso.) aparece um Padre ou uma “pretensa autoridade catequética” desdizer tudo aquilo que ensinamos e acreditamos.

    aí a turma de jovens, começa a nos contestar…
    aí, somo antiquados e caretas, de uma Igreja triste e retrógada.

    bom, depois as meninas dos grupos jovens começas a aparecerem grávidas, é claro, depois de tanta balada!
    aí os meninos põem pircings, tatuagens e cabelos de pica-pau. os padres não vem nada demais e falam da misericórdia de Deus, e os catequistas… bem, esses em sua maioria são frutos de outros catequistas como a sra. e de padres como esse aí.

    é Dona Sandra, acredito que a sra. nunca leu a vida de um são Pio de pietrelcina ou um santo Agostinho.

    será que leste um São Luiz de Montfort ou Santo Afonso.
    já ensinaste algo para seus catequizando sobre as Exccelencia da Santa Missa de São leonardo de Porto Maurício?

    não, acredito que não, esses santos não devem te interessar, afinal a santidade não te interessa…
    pois pra ser santo é preciso se sacrificar, dar o sangue e morrer um pouquinho a cada dia.

    o cristão é chamado a seguir a cruz e não a fingir que a carrega para uma balada!

    noa mais vc pode dizer que estou querendo dizer que a nossa religião é de gente triste, muito pelo contrário!

    a Nossa alegria está na cruz…e isso nos felicita, a nossa alegria está na vitória sobre a morte, a nossa Alegria está no Senhor, que fez os Céus e a terra!

    já diz um ditado acho que é mais ou menos assim: um santo triste é um triste santo!

    no mais acho que a sra. é doida!

    vou ficar com o seu Leopoldo que diz:
    Dona Sandra, por favor, diga que a senhora inventou que é catequista, por favorrrrrrrrrrrrrrrrrrr, desminta isso, é desgraça demais…

    doida!

  4. Dona Sandra,
    Convite feito, convite aceito.
    Sou da Moóca/SP, bem pertinho da senhora.
    Vou visitar sua paróquia.
    Queria muito conhecê-la. Sem ironias…
    Deus a abençoe.
    Olegário.

  5. Dona Sandra, a senhora ganhou minha admiração, pois é tão bom ser catequizada por alguem que tem a cabeça aberta, ainda mais na sua idade, esta de parabéns, continue seu trabalho que deve ser muito estimulante aos jovens…Porque tem gente ai em cima, (são varios) que falam de uma forma como se estivéssemos dançando funk, dentro da igreja, no olhar deles estamos descendo até o chão… até parece, nossas musicas são santas, nao importa se ela é cantada acompanhada de guitarra, bateria, ou é apenas um coral só de vozes…o que verdadeiramente importa são suas letras, o que elas representam. o importante é o que cada um vai aprender com ela, pois tenho certeza, pois sou uma jovem também frequentante da missa tanto a convencional (famosa tosse) e a de jovens.

    Sabe Lucio Clayton, nem todos os jovens são iguais, tem tantos que se dizem fieis, e na primeira oportunidade cai em tentação, não ira ser uma missa pré balada que irá incentivar uma jovem a engravidar, cair nas drogas e etc. Isso tudo vai dá formação que ela teve sobre Deus, o modo que ela foi catequizada, na Igreja e pelos Pais. Eu sou jovem e sei disso, a maior provação que um jovem tem é não deixar se levado para o mundo fora da Igreja, é tão facil, qualquer esquina vc pode conhecer as drogas, ficar gravida, mas quem consegue passar por essa provação, mostra a si mesmo, que é uma pessoa de Deus, que ele Crê…pode ter certeza não vai ser uma missa animada, em um horario diferente que vai influenciar uma pessoa a seguir o caminho errado, pelo contrario, com esta missa, ela pode enxergar que a Igreja não é careta, que a Igreja entende os jovens, que está preocupado com os jovens, pq é tao facil realizar uma missa da tosse…e uma missa com a Igreja cheia de jovens é facil? Fica o convite para vc visitar uma missa dessa, pode ser em Mgá, SP, Belem, onde for, tem varias espalhadas pelo Brasil, procure e mude tua opinião, pq se depender de pessoas como vc, a sua geração ira ser a ULTIMA na Igreja, e quem faz a Igreja? O povo….

  6. Sra. Sandra, se a sra. acha que o Papa gostaria da liturgia em sua paróquia, leia seu livro “O espírito da liturgia”. É bastante acessível, com cerca de 30 reais podes obtê-lo em qualquer livraria católica online, ou em boas livrarias paroquiais. Um livro que lhe trará grande proveito espiritual e intelectual, tenho certeza. E a quem mais desejá-lo.

    Sobre o resto, vou ver se encontro alguma forma de contato com a diocese e posto aqui minha carta. O nível de absurdos excedeu os litúrgicos (como se não bastassem!) e merecem ser comunicados ao bispo.

  7. Segue meu e-mail enviado a Maringá, na caixa de “Contato” do site da arquidiocese e nos e-mails que cito.

    (…), 17 de novembro de 2010.

    Em primeiro lugar, peço fervorosamente que esta mensagem chegue ao bispo arquidiocesano, Exmo. e Rvmo. Dom Anuar Battisti. Enviarei também ao vigário judicial diocesano, cujo e-mail obtive no site da arquidiocese. Envio também ao e-mail da paróquia a qual vou me referir, e-mail este que também obtive no site da arquidiocese.

    Venho aqui falar de matéria muito grave. Chegou ao conhecimento de muitos a realização em vossa arquidiocese – na Paróquia São Francisco de Assis, Jd. Alvorada, Maringá – de uma (ao que parece várias) intitulada “Missa Pré-Balada”. Tal notícia foi trazida à internet por intermédio do próprio pároco, Rev. Pe. Luiz Targino, através de seu blog pessoal. Havia inclusive um vídeo disponível no youtube. Não sei por que motivo o vídeo foi retirado e a postagem no referido blog, também. (O conteúdo deste blog foi parcialmente registrado e está disponível no seguinte link: http://mulhercatolica.blogspot.com/2010/11/mudancas-do-post-da-missa-pre-balada.html#axzz15VXfXZYo)

    Pelo vídeo resta evidente a série de abusos e absurdos na celebração da Santa Missa, deploráveis e reiteradas vezes condenados pelo sagrado Magistério sediado em Roma. O nível das aberrações litúrgicas fez muitos condenarem aquilo tudo como sacrilégio e profanação, e até mesmo a duvidar da validade da consagração. Entretanto, apesar disso tudo, o que me traz aqui é algo ainda pior – considerando-se o potencial danoso que contém -, derivado de todos esses problemas já citados.

    Na área de comentários de uma postagem do blog ‘Deus lo Vult!’ (https://www.deuslovult.org//2010/11/12/escandalo-em-maringa-missa-pre-balada/) apareceram algumas jovens meninas que se identificaram umas como participantes, outras como organizadoras de tal celebração. Suas palavras me deixaram espantado. Citarei um exemplo

    Uma das garotas, identificada como Kátia, diz o seguinte: “Eu fui nessa missa e foi muito legal! Me senti abençoada para ir pra balada e me proteger de pessoas de mau-caráter. Quem é contra é por que fica com ciúmes e com inveja de jovens que sabem curtir a vida! Com certeza são pessoas que não tem amigos nem namoradas e morrem de inveja de quem tem! Vão morrer virgens e infelizes!” Todos podem pecar, mas defender o pecado é absolutamente indigno. Condenar a santidade então, o que dizer sobre isso? Pois para essa garota os jovens que seguem o preceito católico da pureza, da sexualidade reservada ao matrimônio, ou os vocacionados ao celibato irão, textualmente, “morrer virgens e infelizes”. Essa garota aprendeu algo assim na catequese? Ou a catequese não foi capaz de lhe ensinar nada, nem mesmo ter vergonha do pecado?

    Mas afinal não é nada diferente do que se poderia esperar quando nem mesmo o espaço sagrado, a presença do Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, a renovação incruenta de seu único e eterno Sacrifício diante de si é capaz de despertar respeito e, ao contrário, se incentiva a absuluta indiferença, não seria muito coerente se resolvessem seguir algum preceito católico. Renegar toda nossa doutrina e nossa fé não é um preço justo a se pagar para ver as igrejas cheias de jovens. Isso é inaceitável. Antes hajam ali meia dúzia de verdadeiros católicos.

    Por fim, uma dúvida: por que não se fazer encontros de jovens? Não haveria problema algum em se fazer uma ‘balada católica’, desde que bem orientada. Mas por que realizar uma balada dentro da Missa, dentro da casa do Senhor, diante de sua Cruz?

    Espero que meu apelo seja ouvido, para a maior glória de Deus e da Igreja. Que essas posturas sejam revistas. Que a Santa Missa seja reabilitada de sua santidade, e não seja apenas um preceito, uma obrigação, que pode-se fazer de qualquer jeito para se cumprir. E que a catequese, principalmente, ensine realmente a sã doutrina aos nossos jovens. É deles que depende o futuro da Igreja de Cristo.

    Com sincera preocupação cristã,

    Rafael (…).

  8. Aqui em Fortaleza, na Paróquia Cristo Rei, existe uma missa aos domingos, às 09:00, que é para as crianças. Muita música, muitas palmas, só crianças cantam e na hora da homilia tem um teatro com fantoches. E mais, como a maioria das crianças ainda não fez a primeira comunhão, no momento da Eucaristia, elas recebem um pedacinho de pão na boca, para não deixar de participar. Sinceramente, não acho nada disso errado, é uma maneira de fazer as crianças gostarem da missa desde pequenininhas. É a maneira da paróquia de atrair as criancinhas para escutar a palavra de Deus com atenção. Da mesma forma, uma missa diferente tem como intuito atrair os jovens para ouvir a palavra de Deus, serem evangelizados. Será que vocês não vêem isso?
    Karina, quando Jesus expulsou os vendilhões do templo, o fez por que estavam usando a casa do Pai como comércio e não por causa da bagunça em si. Isso não TEM NADA A VER COM UMA MISSA CANTADA E ALEGRE para esses jovens.
    Como disse no início, sou pelo bom senso, pelo equilíbrio, mas se intuitto cristão está sendo atingido, ótimo! Deus está feliz!!!

  9. Caro senhor Jorge Ferraz, sinceramente absurdo sua materia… Confesso estar frequentano a missa e vejo a igreja xeia de jovens, inclusive jovens q via mais na rua do q propriamente dentro da igreja…E fico feliz empleno sabado anoite encontrar eles dentro da igreja do que na esquina usano drogas. “ficando” e etc… Vc ai em Pernambuco nun sabe ver ah realidade do bairro (infelismente e deploravel) ,claro ah realidade está em todo mundo, e cada vez os jovens estão se perdeno… Participo do grupo de jovens incrivel oq tenho fazer ah cada domingo pra trazer eles…e sabe oq mais escuto oq eles qrem, eles qrem musicas animadas, um espaço animado, uma pregação dinamica. E se deixo um domingo sm fazer nda, desanimam :S, A missa pré balada é diferente, agitada, rock…Mas deixo claro no momento liturgico, consagração da hostia, o globo para, as luzes são acesas todos nos respeitamos o momento, e nada foi mudado segue o rito de uma missa. Venha um dia conhecer nossa missa.Antes de julgar pelas algumas imagens q viu em um video… E oq tem feito para trazer jovens para igreja? Usar um site para divulgar ah Deus maravilha…Mas se Maome nun for ah montanha, ah montanha vai ah Maome!!!Ou seja og vivemos uma luta contra as coisas do mundo, E precisamos mudar algumas coisas, rever conceitos…Pq ah igreja infelismente cada vez mais pessoas estão se afastando.

  10. Na Diocese de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, há muitas paróquias que permitem apresentação de “ministérios”de dança e de teatro no meio das celebrações eucarísticas.E a grande maioria desses “ministérios” são formadas por jovens, na faixa etária entre 10 a 35 anos. Nestas apresentações são exploradas as temáticas ligadas à liturgia do dia ou ao, por exemplo, dia do padre, ao mês vocacional, entre outras datas comemorativas religiosas.
    A justificativa é que, para cativar e estancar a debandada dos jovens, respectivamente, para e da Igreja, é preciso usar as linguagens que eles – os jovens – conhecem: a linguagem esportiva e a linguagem artística nas três esferas (dança, teatro e música). Pois é, música, pois, também, na diocese de Campos/RJ, como em muitas outras dioceses e arquidioceses, há muitas bandas ou “ministérios” de música que empunham guitarras e tocam baterias dentro das missas.
    Eu, por exemplo, Jorge e colegas comentaristas, sou favorável a existência de Cristotecas com DJ`s tocando músicas católicas, sem álcool com adoração e ponto. Não podemos ser radicais a tal ponto de negar que essas estratégias podem trazer e trazem muitos jovens para a Igreja.No entanto, não se pode misturar o que num grifo meu, denomina-se “Nova Evangelização” com o ‘enfeiamento’ da Santa Missa, introduzir coisas que não é própria dela.Caso contrário, nossas missas serão uma versão católica dos cultos realizados pela Igreja ou seita, como queiram, Bola de Neve.Nessa denominação, fundada pelo “Apóstolo” ou Apostôlo Rina, o altar é nada mais nada menos que uma prancha de surfe, cheia de jovens tatuados e gírias saindo pelas bocas.
    Creio que a “Bibi” acha que a Igreja Católica, deve aceitar essa forma de celebrar a missa.Vejam o que ela disse:

    “calem-se
    ql eh o escandalo ?
    so pq vcs fazem a missa do tempo dos meus avos vcs vao falar q isso e rofano?algumas coisas sao anti liturgicas , mas nada demais , se ate o bispo aprova o q vcs tem q falar ? se vcs nao querem q os jovens vao p/ a igreja problema de vcs mas eu sou jovem fui na missa participo da organizaçao e aki eh um sucesso e fooi uma das melhores q eu ja fui .q q vcs tem q implicar ?venham pra ver como eh a missa nao ha nda de errado nao tem gente agarrado , nada de bebidas , tem apenas luzes (não é a cara da Bola de Neve?)nao ha nda de errado nao tem gente agarrado , nada de bebidas , tem apenas luzes . o q vcs falam dessa religiao louca q nao aceita gente de calça jeans , por q eh pecado , repoensem seus valores , so pq toodos usam jeans (ricos e pobres ) isso eh um apharteid social aqlas pessoas nao querem se parecer com pobres , qrem q o brasil volte a ser monarquia , pra q?”

    Minha cara “Bibi”, paz e bem, você fala sobre um suposto preconceito feito por alguns comentaristas e até o autor do “post”, sobre os jovens que usam calça jeans. Ao dizer isso, deve ter provavelmente feito alusão ao discurso do saudoso Papa João Paulo II, que em uma das Jornadas Mundiais da Juventude realizada em Colônia – Alemanha, se não me engano, fala de que a Igreja precisa de santos de calça jeans, ou seja, de jovens santos, “sarados” espiritualmente.Tu está redondamente enganada, quando acusa-nos(até porque, lendo isso, você pode me acusar também) de preconceito.
    Creio que, ao dizer isso, o papa queria chamar atenção para uma maior participação dos Jovens na Igreja. Hoje temos as chamadas missas “renovadas” ou missas de “cura” produzidas pela RCC, a mesma do premiado como “Novo Evagelizador”, Padre Marcelo Rossi.Aqui, o novo administrador da minha paróquia,embora mantivesse os Grupos de Oração, corajosamente aboliu essa expressão missa de cura, até mesmo porque, para o padre, toda missa é de cura e de libertação.
    Vamos a mais uma pérola do ENEM discursivo da Bibi.

    pra q elas (ELITE) fiquem no podetr para excluir a sociedade pessoas loucas q nao gostao nem da palavra revoluçao , me desculpem mas q jovens iriam p/ essa sub divisdao maluca da religiao catolica , exceto os que os pais obrigam ?

    Aqui você tenta de forma desajeitada afirmar que quem pensa diferente de ti, é louca e não gosta da palavra revolução. Mas que revolução tu está se referindo, a proposta por Leonardo Boff, Frei Betto e Teologia da Libertação ou a revolução de Jesus, fundador da Igreja Católica?Não sei, tenho dúvida de que revolução tu se refere, mas tenho fortes indícios de que seja da primeira, pois, nos dias de hoje essa Teologia da Libertação vem contaminando a Igreja como um câncer – haja vista a sua influência em muitas alas da Pastoral da Juventude – leia-se episódio das eleições. Ao ser favorável a essa Teologia barata, estamos apoiando a desunidade com a Igreja. Lá em Hebreus 13, 8 fala que “Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre” e sempre apelou pela unidade dos que o seguem e não a desunidade.
    Nesse trecho você diz que existe alguma divisão criada provavelmente, segundo tu mesmo, pelo Jorge Ferraz e alguns comentaristas desse blog.Mas quem cria divisão, minha cara Bibi são hereges – que não agem segundo a doutrina e as normas da Santa Madre Igreja (essa a qual seus pais te ‘obrigaram’ a ir).
    Você termina assim, minha cara Bibi é a me parece claramente um devaneio teo-psicológico.

    se vcs nao tem o q falar poe favor fiquem quietos e saibam q essa afronta foi feita por uma garota de 14 anos q sabe melhor o q querem os jovens , ja convertemos varias pessoas de forma animada e eu converti um amigo ja atraves dessa miissa , façam melhor vcs p/ depois vir criticar a nossa miissa e nao e por isso q nos vamos parar nao
    O espetacuylo deve continuar.

    Curioso isso, ninguém, nenhum ser humano, converte alguém, quem converte é Deus será que você é Deus?Delirante suas palavras, né?
    Não me choco com o apoio da Sandra, da Lia e outros, a sua opinião, afinal quem não tem costume estudar a Bíblia, o catecismo e textos de santos como São Cipriano e Santo Agostinho, dá é nisso: superficialidade cristã na cabeça.
    Para terminar essa “pequena” reflexão gostaria de dizer que, o jovem gosta de ventos de novidade, mas não se deve confundir Chico com Francisco.Reforço que sou defensor de Cristoteca e genéricos, mas não sou a favor da Missa “Bola de Neve Church”.Só falta o altar nas missas se transformar em prancha de surf e o padre dizer que a Eucaristia é o maior “barato”.

  11. Olegário

    Meu filho mais velho, na sua adolescencia, trabalhou muito no EJ da Paróquia São Rafael.

    Vc conhece essa Paróquia?

    Minha avó morou muiiiiitos anos na Fernando Falcão. Quando ela ficou viúva meus pais a levaram para morar conosco no Sapopemba.

    Fui batizada, crismada e fiz primeira comunhão na Nª Senhora de Fátima, me casei na São José da Vila Zelina pq a nossa Paróquia estava em reforma e a familia da mamãe é toda da Vila Zelina.

    A religiosidade está presente na minha familia há diversas gerações!

  12. Lucio Clayton

    Eu não sei se te avisaram, mas CRISTO RESSUSCITOU!

    Você recebe o Cristo VIVO!

    Se você quer ser sofredor, seja!

    Mas me dá o direito de celebrar a RESSUSREIÇÃO?

    Recebo Cristo com tanta paz e alegria que você não faz idéia!

    O Domingo que não poso ir à Missa minha semana é vazia.

    Você nunca deve ter visto a Irmã Dulce e a Madre Tereza eram duas santas mulheres trabalhando para e pelos os pobres e doentes, mas elas tinham sempre um sorriso nos lábios e principalmente nos olhos. O olhar delas transmitiam a abundancia do Amor de Cristo que havia nelas.

    Sabe existe uma frase que resume o que sinto, mas vou acrescentar mais uma palavra e sinto muito se isso te horroriza

    SOU MUITO FELIZ POR SER CATÓLICA!

    Desejo que voce enconttre a Paz de Cristo e o Amor de Maria!

  13. errata

    O Domingo que não posso ir à Missa minha semana é vazia.

  14. Rafael

    Voce assistiu à Missa para criticá-la e ou avalia-la?

    Credo, vc não viu mas já não a aprovou?

    Critica apenas pelo prazer de criticar é muito interessante!

    Tá bom então!

  15. Ricardo, devo estar mesmo errado ao mostrar minha opinião…

    Aliás, a MINHA opinião de nada vale nesse assunto, e nem quero que ela tenha valor algum! Nesse assunto vale a opinião da Igreja.
    Já leste os documentos da Igreja que versam sobre esse asunto (Redemptionis Sacramentum, Sacrosanctum Concilium, Musicam Sacram, entre outros)? Seja cético, meu irmão, e não confie na minha opinião, mas na de quem tem competência para definir o que é abuso e o que não é: A Igreja. Estude! Leia os documentos!
    Só quero lembrar a você e a todos aqui que, assim como a minha, as vossas opiniões de nada valem…

    Abraços, e que Deus abençoe a todos,

    Jones.

  16. Vixi, li alguns comentários e percebi o seguinte:
    São católicos brigando com católicos por que alguém está tentando fazer alguma coisa diferente para atrair mais jovens (que hoje são mipulados demais pelas mais diversas mídias) para a igreja e para próximo da Palavra de Deus.
    Gente, tudo que o “Inimigo” quer é isso, discordia dentro das igrejas.
    Aos que não concordam com a missa pré balada, é bom que estejam fazendo algo muito melhor para atrair os nossos jovens para dentro da igreja e para próximo da Palavra de Deus, pois criticar quem toma uma inciativa é fácil, o difícil é fazer algo melhor.
    Minha crítica é para a discórdia e não para a atitude, pois não assisti o vídeo que ja foi retidado do ar.
    “Quem comigo não ajunta, espalha!”. Mt 12:30

  17. Dona Sandra,
    Conheço todinho os lugares que a senhora mencionou.
    A minha Paróquia é a São Felipe Neri, no Pque São Lucas.
    Coincidentemente a paróquia onde a senhora se casou ( Vila Alpina) promoveu ano passado uma palestra com o famigerado Frei Beto.
    Hei dona Sandra eihn…a senhora fez escola por lá…
    No mais, vou visitar assim que puder, sua comunidade no Belém.
    Vou procurá-la na secretaria.
    Não irei só.
    Junto, vai comigo um conhecido meu que fez curso de “homem bomba” no Iraque…
    Até lá, reze todos os dias…
    E se apegue a algum santo de devoção:))

    Deus a abençoe.
    Olegário.

  18. Bom Galera é o seguinte, eu faço parte da organização dessa missa, mais alguns amigos meus, achamos que é uma forma de tirar os jovens das ruas, das drogas trazendo para dentro da Igreja.
    Naão estamos fazendo nada de errado, estamos comungando celebrando a Missa comum só que um pouco diferente mais aniimada, queremos inovar um pouco, mais não saímos da Liturgia. Então eu acho um seguinte, se não estamos fazendo nada de errado por que falar tanto mal dessa nossa missa?
    Por que ao invés de falar mal e tentar tirar algumas pessoas da Igreja nao venham vocês também Participarem da nossa celebração.
    Pense nisso.
    Abraços

  19. Dona Sandra,
    retiro o que eu disse sobre a Sra.
    a Sr.a não é doida não!

    é possessa!

    seu caso é para um exorcista!

  20. fiquem quietos ,vocês não tem respeito na opinião dos jovens que revoluciona o mundo inteiro, e sabem quem estava andanddo de skate na igreja ? Fui eu , porque o padre me chamou e o papa apoiou através de uma carta de permissão que ele mesmo escreveu. Se vocês do mundo atual são tão limitados a uma abertura assim e preferencia e que vocês se excluam da sociedade em um beco onde ninguem comete pecado algum, e quem são vocês pra falarem mal de nossos catequistas que nos ensinam sobre deus ,e quem nunca foi a uma missa que teve musica com um certo ritmo que atire a primeira pedra, e se atirar meus parabêns vocês todos são todos santos que nem vão ir ao purgatorio vão direto para o céu, e outra para quem não sabe isso é a internet e na lingua portuguesa existe a linguagem popular da internet que é diferente da norma culta que vocês julgam falar corretamente (até parece), e antes de falar do meu comentario não inventem desculpas sobre erros ortográficos porque o assunto é sobre a questão religiosa de missas no mundo moderno, ou seja para vcs me convencerem vocês vão ter que suar.

  21. Senhor “no”, o senhor é um mentiroso.

    Mostre a “carta de permissão” do Papa apoiando esta palhaçada que foi feita em Maringá. Traga-a aqui. Faço questão de publicá-la cá no blog, dando amplo destaque à autorização papal e fazendo mea culpa por ter criticado uma coisa que o Papa autoriza.

    – Jorge

  22. Jorge,

    Pergunto: Mesmo que o Papa autorizasse essa aberração litúrgica, por acaso isso tornaria o errado, certo?

    Abraços.

    Olegário.

    ***

    Seu “no”, meu filho, voce é péssimo de skate.
    Da próxima, tente um patinete.

  23. Nossa, esse tal de “no” é um herege de marca maior.Meu filho, missa é algo que tem de ser feito com zelo e não de qualquer forma.O templo é uma casa de oração e não um covil de heréticos e dotadores de doutrinas paralelas.Se vc acha legal andar de skate na igreja, vá para a Bola de Neve.

  24. Lia, NSJC expulsou os vendilhões do templo não por causa do comércio, mas pela falta de respeito com o lugar sagrado. O templo é morada de Deus, do Sacratíssimo Corpo de Jesus Sacramentado. Mas tenho uma pergunta: como vocês ensinam depois as crianças de que a hóstia é diferente do pãozinho. Ou não ensinam? Esse tipo de participação é perigosa, pois reduz o verdadeiro sentido da Eucaristia a um simples pãozinho que comemos todo domingo. Além disso, deixa de despertar nas crianças o desejo, a “fome” da Eucaristia. Eu antes da minha primeira comunhão ficava sempre ansioso do dia em que eu poderia pegar aquela fila e receber a comunhão, que ainda não sabia o que era, mas sabia que não estava preparado. Quando se recebe um pãozinho, não se vê nada demais na primeira eucaristia – e nem nas outras.

    Sandra, Sandra… Então andas frequentando paróquias que promovem palestras de Frei Betto? Explica muita coisa… Como por exemplo seu total desconhecimento do que é a Santa Missa.
    Cristo está ressuscitado, isso é fato. “Vã seria nossa fé” se assim não fosse. Mas não é o que celebramos na Missa. A Missa é o Sacrifício de Cristo na Cruz, maior prova de amor de Deus por nós. Durante a Missa devemos reconhecer o sofrimento de Jesus em nosso favor, como outrora Maria o fez no Gólgota. Será que Maria estava festejando, cantando e pulando diante da morte de seu Filho? Assim faziam os fariseus.
    A cruz é para nós católicos o símbolo da vitória da vida sobre a morte, mas também do sofrimento do Senhor por nós, em manifestação de infinito amor, o sacrifício perfeito que é agradável ao Pai. E isso não é para nós motivo de festa, mas de contrição. Ele está sendo morto, se entregando na cruz pelos nossos pecados!
    Na Santa Missa esse Santo Sacrifício se torna real e verdadeiramente presente pelas mãos do Sacerdote, in persona Christi. Se não conseguimos deixar as coisas do mundo nem mesmo diante de tão grande mistério, como podemos querer ser contados entre os filhos do Senhor?’
    Recomento novamente à senhora o livro Introdução ao Espírito da Liturgia do então cardeal Ratzinger, hoje Bento XVI. Recomendo também as Encíclicas Mediator Dei de Pio XII, Ecclesia de Eucharistia de João Paulo II (no rastro dela, no plano mais prático, a Instrução Normativa Redemptionis Sacramentum) e a Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis. Todas [as cartas] podem ser encontradas facilmente na internet, e serão de grande proveito espiritual a qualquer pessoa que as ler.
    Conhecer a Liturgia da Igreja, e em especial o Sacramento da Eucaristia é de fundamental importância para qualquer cristão, principalmente aqueles que tem alguma função coordenativa ou de catequese.

    Nathalia Boggo, se me permite fazer uma sugestão, por que não realizar um “grupo de jovens pré-balada”? Vocês se reúnem neste horário e cantam e dançam as mesmas músicas. A Missa pode – e deve – ser deixada para um outro momento, onde não se esteja pensando na balada de ‘daqui a pouco’ e se possa efetivamente refletir e conversar com Deus e com a alma.
    Recomendo a você o mesmo que citei para a Sandra. É de fundamental importância conhecê-los, principalmente quem organiza a realização de Missas nas paróquias. Leia de coração aberto. Verá que não estamos aqui sendo simplesmente “implicantes”, “criticando pelo prazer de criticar” como disseram acima. Os textos podem ser obtidos no site do Vaticano e não demandaram tanto tempo, mas mais dedicação e abertura de espírito ao que pede a Santa Igreja.

  25. olegario

    Não me casei na Vila Alpina me casei na São José ( Vila Zelina )em 1976.

    Na São Felipe de Neri ( Pq São Lucas ), meus pais faziam parte dos dirigentes que implantaram o ECC ( Antonio e Ana )nos anos 80

    Já assisti varias palestras do Frei Beto, em várias Paróquias da Região Belém e outras Regiões aqui em SP.

    Espero que sua ameaça de explodir uma bomba na Secretaria da Paróquia que frequento, seja uma brincadeira de muito mas, muito mal gosto.

    Com certeza essa não é uma naneira de um Cristão Católico agir.

  26. Rafael, meu filho, você falou exatamente o que eu ia falar sobre os vendilhões no templo.

    Tenho algo a complementar: o que será que eles vendiam? A Bíblia não fala, mas talvez alguns vendessem as escrituras sagradas, artigos religiosos. Ora, que mal haveria? Não estariam eles evangelizando? Por que a Bíblia não fez a ressalva “Jesus expulsou os que vendiam coisas “do mundo”, mas não os que vendiam coisas que evangelizavam”?

    A resposta é simples: Jesus não queria que o lugar sagrado do Templo virasse lugar para conversinhas paralelas e desfocadas do culto.

    ********************************************************

    Não sou contra festas cristãs para jovens. Festas com música gospel, sem bebidas, sem drogas. Encontros de jovens são altamente louváveis. Mas a Santa MIssa é a Santa MIssa, não pode se perder “misturada” a milhões de outras coisas.

    Não façam nossos jovens serem como os jovens do mundo, para quem tudo tem que ser “divertimento”, “descompromisso”, “nada sério”.

    O jovem que é criado dessa forma, que idéia terá da família, do trabalho?? Ao primeiro sacrifício que tiver que fazer, não vai achar “maneiro”, não vai achar “divertido” e vai abandonar o barco. Legal, grande evangelização.

    Já pensou, uma pessoa acostumada a encarar até a missa como uma balada, na hora que assumir o sacramento do matrimônio, e tiver que fazer certas renúncias, vai achar o que?? Chato demais. Melhor nem casar.

    Há tempo para tudo. Há tempo para se divertir e para se calar. Se calar diante do que é sagrado. Pena que nossa sociedade está perdendo essa capacidade de contemplar as coisas de Deus.

  27. Se vcs assisterem uma Missa aqui para relembrar o sofrimento dos Negros ( com atabaques e roupas afros ) ou uma Missa para denunciar os excluídos ( Pastoral do Povo da Rua )ou a Missa dos Jovens, com certeza vc escomungaria o Arcebispo.

  28. Se vcs assisterem uma Missa aqui para relembrar o sofrimento dos Negros ( com atabaques e roupas afros ) ou uma Missa para denunciar os excluídos ( Pastoral do Povo da Rua )ou a Missa dos Jovens, com certeza vc excomungaria o Arcebispo.

Os comentários estão fechados.