Solicitada abertura de inquérito por ultraje a culto na Catedral da Sé

closeAtenção, este artigo foi publicado 3 anos 1 mês 22 dias atrás.

Já não deve ser novidade para ninguém o recente vandalismo perpetrado por um indivíduo na Catedral da Sé de São Paulo, desfilando pelo interior da igreja com vestes dignas de uma Parada Gay. Muito satisfeito e muito orgulhoso do seu gesto libertador e revolucionário, o celerado em questão – que atende pelo nome de Yuri Tripodi – vinha se vangloriando em seu Facebook da “performance”. A depender dos desdobramentos que o caso tomou, é de se esperar que ele em breve ponha de lado o sorriso zombeteiro ora estampado no rosto.

Na última segunda-feira (28/07), foi protocolado junto ao 1º Distrito Policial da Capital (SP) um pedido de abertura de inquérito policial para a averiguação dos possíveis crimes de ultraje a culto e ato obsceno praticados pelo sr. Tripodi (cf. aqui). A notícia alvissareira me foi enviada pelo caríssimo Rodrigo Pedroso, um dos requerentes, a quem duplamente agradeço: em primeiríssimo lugar pela própria atitude tomada junto aos órgãos competentes de polícia e, em seguida, pela sua divulgação.

Não é de hoje que acontecem esses gestos covardes contra a Igreja, motivados por uma falta de respeito ao próximo que transcende qualquer credo religioso ou mesmo ausência de credo: esse tipo de agressão gratuita, tenho certeza, é percebido não apenas pelos que têm Fé, mas por qualquer pessoa capaz de um mínimo de empatia, tanto como ofensivo aos católicos quanto como de mau gosto e desnecessário. Ninguém precisa ser religioso para entender que expôr as partes íntimas dentro de um templo católico é profundamente agressivo: aliás, o próprio fato do “artista” tomar isso como um libelo contra a opressão religiosa ou o que seja já demonstra, por si só, que ele tem completa consciência do significado do seu gesto. Não se trata, portanto, de nenhum pobre-coitado sobre cujo “jeito de ser” a Igreja está lançando censuras descabidas e injustos vitupérios: trata-se, isso sim, de alguém que deliberadamente se comporta de modo a ofender e escandalizar católicos que estavam pacificamente reunidos no seu lugar próprio de culto. Não é questão de melindre religioso, e sim de civilidade pura e simples.

Não é de hoje, eu dizia, que gestos covardes assim encontram quem os realize alegremente; mas o número desses “corajosos”, estou certo, seria bastante diminuído se eles sofressem na pele alguma mínima conseqüência pelas suas ações. Se ao lado dos tapinhas amigáveis nas costas e das manifestações rasgadas de admiração despejadas nas redes sociais caíssem-lhes alguns pedidos de esclarecimentos por parte das autoridades públicas, estou certo de que os desocupados arranjariam rapidamente outras coisas para fazer: quando menos para não ter que perder tempo às voltas com delegacias e fóruns de justiça. Porque atitudes assim têm o espírito de corpo de um punhado de baratas: basta acertar uma delas para as demais fugirem, desorientadas e perdidas, para todas as direções.

Se por um lado é de se lamentar profundamente a leniência das autoridades religiosas no tocante a estas questões, que nelas parecem não ver nenhum problema de suficiente monta, por outro merecem louvores as atitudes dos fiéis particulares que, em seu próprio nome, gastam um pouco de tempo e de energia para tornar um pouco mais difícil a zombaria das coisas sagradas. Oxalá o exemplo do sr. Rodrigo Pedroso e colegas possa levar outras pessoas a tomarem a mesma iniciativa. Não somos em menor número do que os vândalos e baderneiros. Não é justo que assistamos, inertes, a esses ataques ao sentimento religioso, que escarnecem da própria civilização.

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this page

6 thoughts on “Solicitada abertura de inquérito por ultraje a culto na Catedral da Sé

  1. Renan

    ISSO É UMA DAS CONSEQUENCIAS DE TER COLOCADO SATÃ NO PODER, VIA PARTIDO COMUNISTA PT!
    Eles são inimigos de Jesus e de sua Igreja, odeiam a Deus e incentivam tudo que Os ultragem, e esse sucedido, assim como as paradas gays, glbts etc., nunca censuram atitudes desse tipo, afinal procedem “politicamente correto”.
    No endereço ao fim, o destemido padre Rodrigo Maria detona o PT – vi-o no YOU TUBE – os religiosos que os apoiam e os eleitores, cujas varias consequência dessa insanidade religiosa é justamente postarem no poder os maiores inimigos de Jesus e de sua Igreja: os comunistas.
    Ele adverte bem claro: no Juízo final, todos terão de prestar contas de seus votos, suas péssimas escolhas, inclusive do sangue de cada aborto cometido pela aplicação dessas leis com sua ajuda, eleitor do satanista PT, procedendo como inimigos de Cristo nessa vida e depois quererem se salvar!
    Sabemos que são asseclas de Satã e vão, com ajuda desses seus apoiadores e eleitores – inclui-se a CNBBolivariana, que tempos atrás foi a favor do PT no veto parcial ao PLC 003/2013 em favor do aborto e recentemente D Leonardo – infiltrado na Igreja? – na maior cara dura apresenta Plinio de Arruda do PSOL dos Black Blocs como “católico atuante na política”, além de essa instituição de fachada católica dar força ao PT noutras ocasiões, como até Lula já relatou desse apoio, assim como da esquerdista TL.
    Só se a CNBB for da política de instalação previa do inferno desde já na terra!
    Quem sabe esses esquerdistas da alta hierarquia católica seriam os maiores responsáveis pelos comunistas no poder, enquanto os outros quase todos calados, silentes, quando alguns até mesmo coniventes com eles?
    Quem votou no PT está por detrás desse ultraje Cristo e à Igreja e doutros perpetrados pelos comunistas ou associados a suas ideologias!
    ENDEREÇOS UTEIS PARA SE CHECAREM: PADRE RODRIGO MARIA DETONA O PT NA DURA!.(Conferi apenas no You Tube; vale a pena ouvir o que disse em 15 minutos!)
    FACEBOOK: http://www.fb.com/deniseabreu.br
    FANPAGE CONEXÃO DENISE ABREU: http://www.fb.com/conexaodeniseabreu
    TWITTER: http://www.twitter.com/conexaodenise
    YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/conexaodeniseabreu
    BLOG: http://conexaodeniseabreu.blogspot.com.br/
    GOOGLE+: http://plus.google.com/+ConexaoDeniseAbreu/posts
    MIXCLOUD: http://www.mixcloud.com/conexaodeniseabreu
    ISSUU: http://www.issuu.com/deniseabreu

  2. Carlo

    Os russos mandaram para a cadeia as “feministas-anarquistas” que fizeram uma performance ofensiva no principal templo ortodoxo de Moscou (mas não chegaram a cumprir toda a pena porque foram liberadas por uma anistia presidencial um ano depois). A Rússia é talvez o único estado cristão onde o governo defende a fé da maioria da população, e não hesitou em fazê-lo apesar de todas as críticas de que era uma “perseguição política” ou “violação da liberdade de expressão”, que partiram principalmente da Europa laica anti-cristã. Apesar das diferenças que temos com os irmãos orientais separados, não se pode negar que os russos levam sua fé a sério e a defendem. Gostaria de ver um país católico que fizesse a mesma coisa.

  3. Heitor Souza de Carvalho Tavares

    Esses ultrajes a culto viraram moda. Existem os conhecidos e os desconhecidos, aqueles que são feitos nas salas de aula das universidades, nos ambientes de trabalho, onde um cristão simples é humilhado por ser Cristão, etc.

    A oração do anjo em Fátima é atualissima: “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam”