Devolvam os panfletos!

Via Wagner Moura: Devolvam os panfletos! Eu já tinha lido que a Diocese de Guarulhos pedira ao TSE a devolução dos panfletos, dizendo o óbvio: “que não se trata de um panfleto [político], mas de um documento da Igreja Católica, oriundo de encontro da Regional Sul 1 da CNBB”.

Lá n’O Possível e o Extraordinário tem alguns trechos do recurso da Diocese, dos quais destaco:

O documento é verdadeiro e foi aprovado pelo CONSER -CONSELHO REGIONAL EPISCOPAL SUL-1, que compreende todo Estado de São Paulo, designado por CNBB-Regional Sul-1, distribuído em 41 Dioceses, na Assembléia Geral, registrada como “II ENCONTRO REGIONAL SUL-1 DAS CDDVs” (Comissões Diocesanas de Defesa da Vida).

[…]

Destarte, É UM DOCUMENTO OFICIAL DA IGREJA CATÓLICA E DA CNBB-REGIONAL SUL-1, que compreende todo o Estado de São Paulo e tem autoridade para deliberar e expedir documentos em seu nome, orientando os fiéis.

Portanto, a CNBB-REGIONAL SUL-1, ELABOROU E APROVOU O “APELO” E EXPEDIU A “NOTA” recomendando sua ampla e irrestrita divulgação, que a requerente estava seguindo fielmente.

Vamos continuar acompanhando o caso.

* * *

Alguém perguntou aqui se pode ser preso caso esteja distribuindo os panfletos. “Poder”, do verbo “é legal ser preso”, lógico que não; no entanto, dado o estado de exceção em que estamos vivendo e a ditadura velada (agora mostrando as garras) que pesa sobre nós, pode ser que a GestaPTo lhes venha importunar – como já há pelo menos dois casos divulgados nos últimos dias e reproduzidos aqui.

Sugestão (que vou dizer em público mesmo porque não há segredo algum): imprimam o panfleto em uma folha a4, frente-e-verso, e tirem xerox. Andem com poucos panfletos. Nunca passem muito tempo em um mesmo lugar: cinco, dez minutos e saiam. Se forem abordados pela GestaPTo, sejam ordeiros, não digam nenhuma gracinha, entreguem os panfletos e o que mais eles pedirem, e depois procurem a imprensa para divulgar o abuso. Diante da GestaPTo, se puderem estar com a nota fiscal da xerox onde encomendaram a cópia, ótimo; caso contrário, digam simplesmente que os panfletos são particulares e que as cópias foram produzidas com seus próprios recursos. Estejam com esta notícia impressa com vocês, para o caso de dizerem que o panfleto é apócrifo. Perguntem qual é a razão da abordagem, para divulgá-la depois.

E, não tenham medo! Nosso Senhor venceu o mundo. Estamos vivendo tempos terríveis. Mas isto, ao mesmo tempo, trata-se de uma grande honra: foram estes os dias que a Divina Providência assinalou para que vivêssemos e, portanto, o Altíssimo confia em nós e, de nós, espera que sejamos bons cristãos neste mundo iníquo. Esforcemo-nos, então, por vivermos estes dias o melhor possível. E que Cristo reine. Para o nosso bem, e salvação da nossa Pátria.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

11 comentários em “Devolvam os panfletos!”

  1. “…entreguem os panfletos e o que mais eles pedirem…”

    Não vou provocar ninguém (paz minha gente), mas isso ae… nem a pau juvenal!!!

    Estarei dentro da lei e cumprindo com minha obrigação de católico e cidadão! Estou com a Verdade e assim nada temerei! Humildade nada tem a ver com covardia, cristão não é trouxa!!!
    Santo Deus até parece que vou ter medo de petralha, é tudo que eles querem!!!

    Em Jesus e Maria!!!

  2. Continuo mantenho a linha de pensamento de que o Serra tem como maior trunfo os debates que virão nessa reta final.
    Ou ele massacra a Dilma pela sua biografia terrorista e o PT por sua ideologia maldita, ou perde as eleições.
    Ficar no lenga-lenga de discutir habitação, saúde,ensino continuado,economia,etc… vai dar tiro no mar e facada no vento.
    Alguém tem de chamar esse homem nos brios.
    Sacudir sua personalidade. Atiçá-lo.
    Mostrar a ele que “matéria prima” para detonar esse embuste da Dilma não lhe faltam.
    Ou ele entra no terreno das denuncias e acusações, ou vai ser mais uma exposição gratuita de bons modos.
    Com essa corja de petralhas, o tratamento de ser ao gosto do freguês.
    Bateu;tomou.
    E no caso da Dilma, o atendimento é vip.
    Se ele desmoralizar essa mulher, existe uma chance.
    O contrario disso, o PT governa.
    Olegário.

  3. Jorge, gostaria de sugerir também que quem for distribuir os panfletos nunca vá sózinho. E carreguem consigo um celular capaz de gravar video, ou até mesmo uma camera. E gravem tudo. Suspeitou que vai ser abordado, comece a gravar. Contra imagens não há argumentos.

  4. Se os bispos da regional Sul 1 tivessem tido a coragem de afirmar logo após a apreensão destes folhetos que era a responsável e que os mesmos não eram propagandas políticas mas orientações aos católicos não teria ocorrido esta confusão entre os fiéis e desmoralizado os panfletos. Eu agora me recuso a divulgar um texto para o qual foi negada a impressão e divulgação pelos próprios bispos. Também foi um erro gravíssimo um bispo se opor ao outro como fizeram com o bispo de Guarulhos. Que ficassem calados e respeitassem a autoridade do bispo. Enquanto isso em minha paróquia de Cascavel Ceará no sábado passado tiveram a ousadia de distribuir depois da missa o texto de frei Betto: “Dilma é Cristã.” Sim mui,mui cristã…mas na Paróquia de Cascavel Ceará o padre tem imenso zelo em questões políticas da Teologia da Libertação, em outras palavras, petistas.

  5. Diante do texto Abaixo quem tem razão? quem está mentindo?

    Se é legal por que orientação?

    “tirem xerox. Andem com poucos panfletos. Nunca passem muito tempo em um mesmo lugar: cinco, dez minutos e saiam.”

    Os bispos católicos do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), do Estado de São Paulo, em sintonia com a DECLARAÇÃO SOBRE O MOMENTO POLITICO NACIONAL, da 48ª Assembleia Geral da Conferência (Brasília, maio de 2010), esclarecem que não indicam nem vetam candidatos ou partidos e respeitam a decisão livre e autônoma de cada eleitor.

    O Regional Sul 1 da CNBB desaprova a instrumentalização de suas Declarações e Notas e enfatiza que não patrocina a impressão e a difusão de folhetos a favor ou contra candidatos.

    Reafirma, outrossim, as orientações quanto a critérios e princípios gerais a serem levados em conta no discernimento sobre o momento político, já oferecidos pela 73ª Assembleia Geral do Regional Sul 1 (Aparecida, junho de 2010), expressos na Nota VOTAR BEM.

    Recomenda, enfim, a análise serena e objetiva das propostas de partidos e candidatos, para que as eleições consolidem o processo democrático, o pleno respeito aos direitos humanos, a justiça social, a solidariedade e a paz entre todos os brasileiros.

    Indaiatuba (Itaici), SP, 16 de outubro de 2010.

    Dom Nelson Westrupp
    Presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1

    E Bispos do Regional Sul 1″

  6. Leone,

    O documento que tem por título “Apelo a todos os brasileiros” e que está sendo distribuído é um documento válido da CNBB Sul 1. Esta nota à qual o senhor faz referência é um documento inválido, porque foi emitido na ausência da vice-presidência do Regional e, portanto, canonicamente, não poderia ter sido emitido.

    As instruções são porque, caso o senhor ainda não tenha percebido, estamos vivendo em um estado de exceção onde as liberdades individuais estão sendo arbitrariamente suprimidas pela GestaPTo do Partido que hoje se encontra no poder.

    Abraços,
    Jorge

Os comentários estão fechados.