Ainda sobre o aborto e a excomunhão

Alguns ligeiros esclarecimentos e comentários sobre o triste desfecho do caso das duas crianças que foram brutalmente assassinadas em Recife sob o beneplácito e – não raro – até mesmo apoio da opinião pública se fazem necessários, graças à enxurrada de “opiniões” desinformativas que estão circulando por aí, às quais é necessário contrapôr a verdade dos fatos.

Excomunhão é uma pena canônica da Igreja Católica que a Ela interessa e a mais ninguém; tem efeitos jurídicos dentro da Igreja, e dizer que, para a sociedade, “não faz diferença” estar ou não excomungado é dizer uma obviedade, dado que, no nosso país, o Direito Canônico é completamente estranho ao Direito Civil.

– Igualmente, querer impôr à Igreja como Ela deve agir e como deve deixar de agir, dizendo quais pessoas deveriam ser excomungadas e quais não deveriam, é uma impropriedade e uma clara intromissão de estranhos em assuntos que não conhecem e que extrapolam a sua competência. A Igreja não é a casa da Mãe Joana onde todo mundo mete o bedelho e qualquer um pode dar opinião; rege-se Ela pelo Direito Canônico, e não pela [má] vontade de fulanos e sicranos que só se lembram da Igreja quando é para descer o sarrafo n’Ela. Citando um só exemplo de vários que poderiam ser trazidos, o senhor presidente da República: “Como cristão e como católico, lamento profundamente que um bispo da Igreja Católica tenha um comportamento conservador como este”. Sem comentários.

Excomunhão não significa “passaporte para o inferno”; de acordo com o Código de Direito Canônico, cân. 1331, “§1. Ao excomungado proíbe-se 1°- ter qualquer participação ministerial na celebração do sacrifício da Eucaristia ou em quaisquer outras cerimônias de culto; 2°- celebrar sacramentos ou sacramentais e receber os sacramentos; 3°- exercer quaisquer ofícios, ministérios ou encargos eclesiásticos ou praticar atos de regime; […] §2. Se a excomunhão tiver sido imposta ou declarada, o réu: 1° – se pretende agir contra a prescrição do § 1, n. 1, deve ser afastado, ou então deve ser suspensa a ação litúrgica, a não ser que grave causa o impeça; 2° – pratica invalidamente os atos de regime que de acordo com o § 1, n. 3, são ilícitos; 3° – fica proibido de gozar dos privilégios anteriormente concedidos; 4° – não pode conseguir validamente dignidade, ofício ou qualquer outro encargo na Igreja; 5° – não percebe os frutos de dignidade, ofício, encargo ou pensão que tenha na Igreja”. Ou seja, como foi já dito, trata-se de uma pena canônica cujos efeitos são muito bem especificados, e o “passaporte para o inferno” não consta entre eles.

– Tampouco a excomunhão é uma pena irreversível; havendo arrependimento, é possível ao penitente, por meio do Sacramento da Confissão, receber o perdão de Deus e o levantamento das penas canônicas (inclusive a excomunhão) nas quais porventura ele tenha incorrido.

– O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, não excomungou ninguém; a excomunhão automática para quem pratica aborto está tipificada no Código de Direito Canônico, e aplica-se indistintamente a qualquer católico, quer haja pronunciamento da autoridade competente (no caso, o Bispo), quer não. Segundo o Código, cân. 1398, “[q]uem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão latae sententiae”. Portanto, os que provocaram o aborto da menor, em Recife, incorreram na excomunhão automática que está prevista pelo Código de Direito Canônico (e que vale para toda a Igreja), e não numa suposta excomunhão que tenha sido aplicada pelo Arcebispo. Dom José apenas comunicou que os assassinos de crianças e seus cúmplices já haviam incorrido – desde a morte dos fetos – na excomunhão prevista pelo Direito Canônico.

– A criança de nove anos, obviamente, não está excomungada, por diversos motivos, bastando citar aqui o mais evidente: segundo o Código, cân. 1323, “[n]ão é passível de nenhuma pena, ao violar lei ou o preceito (…) quem ainda não completou dezesseis anos de idade”.

– A mera constatação de um fato (no caso, da excomunhão), feita pelo Arcebispo de Olinda e Recife, não significa, de modo algum, que a Igreja não se preocupe com a saúde da menina, nem que não dê a devida importância ao crime bárbaro do estupro, nem que deseje impôr um sofrimento à família, nem nada parecido. A existência de um crime bárbaro, por ninguém negado – o estupro – não faz com que seja moralmente lícito praticar um outro crime horrendo – o assassinato das duas crianças. Igualmente, dizer que é errado assassinar crianças não implica, sob nenhuma ótica minimamente racional, que se esteja relativizando a gravidade dos outros aspectos envolvidos (o estupro, a possibilidade de risco para a criança, etc).

– Para saber mais, aqui, no Deus lo Vult!, “Estão excomungados” (comentários), onde a discussão já desde ontem está correndo; igualmente, “O bufão da Globo” (comentários), sobre os infelizes comentários do Jabor sobre o assunto.

94 comentários em “Ainda sobre o aborto e a excomunhão”

  1. Aborto é mais grave que estupro.
    Blasfêmia é grave, martírio é dádiva.
    Deus existe, holocausto não.
    Transar com camisinha é grave, morrer de AIDS é castigo divino.
    Homossexualidade é tão grave quanto aquecimento global.
    Não pagar o dízimo é uma ofença ao pio proselitismo.
    Pecar contra castidade suja a alma, a misoginia purifica.
    E é morrendo que se vive para a vida eterna…melhor que falar a verdade.

    Ninguém está interessado em se meter nas inanidades da igreja e de seu deus bárbaro, é a igreja que se intromete no bom senso da sociedade secularizada num Estado Laico.

  2. Sr. Mathias:

    Ofensa se escreve com S.

    Aprenda primeiro a escrever antes de insultar a Igreja.

  3. Obrigado pela correção: é a ofensa do deus bárbaro da igreja sanguinária da inquisição.

  4. Eu acho que já sei o por que destes ataques a Santa Igreja Católica Apostólica Romana!

    Pesquisas recentes mostraram que a Santa Igreja só fica atrás (!) em confiança das forças armadas.

    A nossa mídia anti-católica não agüentou ter visto isso, e agora tenta tirar o respeito dos católicos perante a Santa Igreja Católica.

  5. Num caso triste como este ninguém pode vencer, todos nós somos perdedores. O que se vê é uma disputa entre igreja X Ciência (novamente em lados opostos) ou igreja X governo e por que não dizer, entre igreja X Povo.

    Já fui católico, me auto-excomunguei faz tempo e ninguém morre disso. Pena o médico, que está cumprindo sua missão de salvar vidas – já que sem sombra de dúvidas a da menina de 9 anos corria perigo – é bombardeado assim.

    “Bebezinhos abortados” é aproveitar o infinitivo para dar mais ênfase a idéia que se quer passar. Eles provavelmente não nasceriam e a “mãe” provavelmente morreria. Será que a Igreja , em caso de morte da menina e dos fetos, assumiria a responsabilidade das mortes (coisa que nunca vi) ou atribuiria tudo a vontade de Deus?

    A igreja católica tem uma verdaderia falta de noção do que é uma família, do sentimento dos pais pelos filhos, da perda de um cônjuge, etc, porque seus sacerdotes não sabem o que é isso. Teorizam. Filosofam. Repetem idéias antigas. Casos como esses trazem isso a tona.

    A excomunhão, pelo que entendi neste blog, deve estar atingindo pelo menos 3/4 dos católicos (já que automática por atitudes praticadas), pois a maioria discorda do Papa, faz um monte de coisas por aí e ignora o que lhes é doutrinado.

    Os próprios católicos praticantes se mostram em brigas internas – corrijam-me se estiver errado – os que não aceitam o tal do concílio vaticano II, os que cantam músicas e o padre pratica o trapézio na missa, a tal da teologia da libertação, os que repetem as bobagens das campanhas da fraternidade.

    Nem os bispo austríacos aguentam…

    Sendo um pouco mais frio e insensível, como Ratzinger costuma ser, essa celeuma toda acaba por ser bem desagradável para a igreja católica, já que a opinião pública coloca-se totalmente contrária a posição do bispo. E, se isso não é importante, o objetivo de “converter” pessoas ao catolicismo no mínimo é prejudicado.

    Um abraço,

    Johnny

  6. Boa noite pessoal,

    Sou católico e gostaria de fazer pequenos comentários, após ter lido o texto acima e seus comentários.

    Os católicos que escreveram aqui se esquecem da caridade que a Igreja nos ensina. Temos que explicar com paciência a nossos irmãos não católicos o que ocorreu e a nossa visão católica. Afinal, se eles estão aqui discutindo, devem ter algum interesse em saber mais. Temos que pensar, agir, falar, como Jesus falaria em nosso tempo.

    Por outro lado, os não católicos têm que ter o respeito devido a todos que têm uma religião.

    A Igreja católica nos ensinou e nos ensina muitas coisas. Teve forte participação na construção da civilização ocidental, em campos como arte, ciência, filosofia, direito, entre outros. A Universidade foi criada por Ela. Ela ajuda muitas pessoas excluídas de nossa sociedade pelos nossos erros e ignorâncias. É a maior instituição de caridade da história. Cometemos erros! SIM cometemos e os confessamos sempre, diante de Deus! Não agimos por medo de Deus, mas por Amor!

    É triste ver os mal comentários sobre a Igreja. Como em qualquer outro assunto, antes de falar sobre religião e os fatos que ocorreram, temos que antes refletir, estudar… para não sermos injustos, levianos…

    A Igreja disponibiliza tudo o que se estuda e se pratica em seu corpo. São estudos profundos. Alguns em linguagens mais acessiveis. Por exemplo, sobre a família e sobre a vida, temos as encíclicas do Papa João Paulo II. Como afirmar que padres não sabem nada sobre família?? Qualquer um que faça o esforço de ler e refletir as palavras do Papa verá a maravilha e profundidade das suas obras.

    Outro ponto. Católicos levam a vida considerando o lado sobrenatural da mesma. Somos cristãos na terra, com nossas imperfeições como todos, mas inspirados por Deus e o buscando. “A verdade nos libertará”, mas temos que buscá-la, ler estudar, gastar energia e não se apoiar em opiniões como as de um bufão como o Arnaldo Jabour, da Globo. Não se alcança a verdade na superficialidade.

    Um abraço a todos,
    Luciano

  7. Muito bom Johnny. Qualquer católito que não pratique a doutrina medieval tem bom senso e é mais civilizado que o antro do vaticano.

  8. A única verdade que aprendi a conhecer é a MENTIRA.
    A bíblia, religiões, tudo foi criado para OPORTUNISMO.
    Existem “fiéis” que dizem(no caso da criança de 9 anos) que Deus quem gera a vida e que o homem não pode tirar.
    -No caso então, estão INCITANDO à violência. Diante dessa crença absurda os extrupadores estão se sentindo OS CARAS porque se sentem o próprio “Deus” fazendo filho na violência.
    “A bíblia e a igreja foram as maiores mentiras oportunistas criadas em todos os tempos”. Existem verdades sobre as quais não devemos falar, porque tais verdades pertencem a política e a religião. Danem-se os viventes, essa é a lei da corrupção que governa o mundo desde sempre.

  9. Ninguém pode meter o bedelho nos assuntos da igreja? Ótimo, concordo.
    Assim como ninguém tem o direito de obrigar uma mulher a ter um filho indesejado, principalmente se for fruto de um estupro…pior ainda se for uma menina, que provavelmente não entende o que aconteceu consigo mesma.
    Que ele tivesse visitado a mãe da menina e conversado, sem tentar empurrar goela abaixo seus dogmas e outras bobagens
    mas nós é que estamos errados mesmos: precisamos abandonar essa religião imbecil. Assim, deixaremos de ser intrometidos

  10. detalhe que esqueci. Reparei que os HOMENS são contra o aborto. Os homens fazem filhos e muitas vezes os abandonam, na maioria não se sentem responsáveis pelos filhos. Então, fica fácil julgar e ir contra o aborto. E também não é a igreja quem sustenta os filhos da violência. A igreja fecha as portas para os pedintes. A igreja é um pega-lá dá cá. Se tens algo para dar receberás em troca ensinamentos como melhor lhe convier. Os filhos da violência estão nas ruas sem o abrigo da falsa boa intenção da religião no mundo.

  11. Sr. Johnny:

    A Igreja tem uma só doutrina. O Concílio Vaticano II é ato do sagrado magistério da Igreja, o mesmo magistério que condenou a teologia da libertação. A Igreja também tem normas litúrgicas, que devem ser obrigatoriamente seguidas. Acontece que é tão bom ser católico que todos querem se declarar como tal mesmo não concordando com coisas que a Igreja ensina (o Vaticano II, a condenação do socialismo ou a imoralidade do aborto).

    Vê se alguém briga para ser reconhecido como membro da seita universal do Reino do Edir, mesmo não concordando com as diretrizes e as idéias da seita. O próprio mundo dá testemunho da autoridade espiritual da Igreja católica, pois todos querem a sua aprovação.

    Sra. Mar

    “A única verdade que aprendi a conhecer é a MENTIRA.”

    Pois a senhora segue a doutrina de seu pai, o demônio, que é mentiroso e pai da mentira.

    Dona Adriana:

    Respeitar a vida humana inocente, isto é, de quem não fez mal para ninguém, é um dever de direito natural, e vale para todos os homens, independentemente de religião, sexo ou classe social.

  12. Os médicos têm de se sentir honrados por serem excomungados, pois acabam de entrar para um rol de grandes nomes como Galileo Galilei, Jaques DeMolay, Leonardo Boff, Giordano Bruno, Nicolau Copérnico e etc.

    “Deus está mais interessado na justiça que no rito, mais ligado ao grito do oprimido que às louvações dos piedosos. São as práticas e não as prédicas que contam.” – Leonardo Boff

  13. Sr. Sanchez,

    Em primeiro lugar, se os médicos “têm de se sentir honrados por serem excomungados”, não consigo entender a histeria que estão fazendo graças à atitude de Sua Excelência; deveriam, portanto, proferir palavras de agradecimentos ao Arcebispo, e não de ódio estrebuchante, como estamos vindo aqui.

    Em segundo lugar, nem Copérnico e nem Galileo foram excomungados. Copérnico, aliás, era monge. Favor estudar melhor antes de falar besteiras.

    Abraços,
    Jorge

  14. A Igreja conseguiu o que queria, que todos a temessem, não a respeitassem e, se sentem no direito por conta “do castigo de DEUS” de interferir na vida do ser humano, da política, da economia, na alimentação e da sociedade.

    Ou seja, até hoje, existem líderes que temem bater de frente com a igreja e, quando isso acontece, como aconteceu com o Lula neste caso, a igreja abandona a pele de cordeiro e contando com a ignorância do povo e sua cegueira moral, sugerem o estudo da Teologia.

    Por tanto, chego a conclusão de que, a Igreja se sente com total liberdade para interferir em tudo, porém, quando é questionada, apela, e sugere o estudo da teologia, ou seja, como uma minoria tem este conhecimento, não pode opinar , porém, como já dito, a intromissão da igreja, na economia, na nutrição, em sua vida, na engenharia, etc, pode acontecer, pois, como sempre a arrogante e a maquiavélica igreja, pode tudo!

  15. Aliás, quanto ao Copérnico, favor contar a História toda, ou vai mais uma vez, apenas frisar o que te favorece?

  16. Ao menos a menina poderá se casar num centro de Candomblé, onde poderá levar a mãe e um dos médicos como padrinho. Ao contrário da ICAR, o Candomblé aceita o que diz a ciência, e é menos tolerante contra os fora-da-lei, o que parece bastante razoável.

  17. Boa tarde a todos!

    Fui batizado em igreja católica e fiz a primeira comunhão. No primeiro rito nem sabia o que estava se passando, já no segundo foi por imposição da família, quem nem católica praticatem é. Seria mais uma das coisas que eu deveria fazer porque senão os vizinhos iriam comentar.

    Enfim, minhas idéias não compactuam com as da ICAR, sendo eu hoje um agnóstico. E assistindo sobre o ocorrido vejo mais um motivo para que eu seja também excomungado.

    Se para os católicos é tão importante a excomunhão de alguém que não compactue com suas idéias, então lhes dou este prazer. Como irão fazer isto, já não é problema meu.

  18. Antonio,

    Leia abaixo o quanto pobre de espirito fostes agora, o quanto preconceituoso, racista e intransigente fostes.

    “Ao menos a menina poderá se casar num centro de Candomblé, onde poderá levar a mãe e um dos médicos como padrinho. Ao contrário da ICAR, o Candomblé aceita o que diz a ciência, e é menos tolerante contra os fora-da-lei, o que parece bastante razoável.”

    É assim, é pensando desta forma que o senhor acredita em união dos povos, na pacificação?

    O Senhor acha que o “seu DEUS” aceita uma declaração tão baixa e tão apodrecida quanto a sua?

  19. Os médicos têm de se sentir honrados por serem excomungados, pois acabam de entrar para um rol de grandes nomes como Galileo Galilei, Jaques DeMolay, Leonardo Boff, Giordano Bruno, Nicolau Copérnico e etc.

    “Deus está mais interessado na justiça que no rito, mais ligado ao grito do oprimido que às louvações dos piedosos. São as práticas e não as prédicas que contam.” – Leonardo Boff

  20. Jorge Ferraz, seja feita a sua vontade!

    Na teoria de Copérnico, a Terra move-se em torno do Sol. Mas seus dados foram corrigidos pelas observações de Tycho Brahe. Com base nelas e em seus próprios cálculos, Johannes Kepler reformou radicalmente o modelo copernicano e chegou a uma descrição realista do sistema solar. O movimento da Terra era negado pelos partidários de Aristóteles e Ptolomeu. Eles sustentavam que, caso a Terra se movesse, as nuvens, os pássaros no ar ou os objetos em queda livre seriam deixados para trás. Galileu combateu essa ideia, afirmando que, se uma pedra fosse abandonada do alto do mastro de um navio, um observador a bordo sempre a veria cair em linha reta, na vertical. E, baseado nisso, nunca poderia dizer se a embarcação estava em movimento ou não. Caso o barco se movesse, porém, um observador situado na margem veria a pedra descrever uma curva descendente – porque, enquanto cai, ela acompanha o deslocamento horizontal do navio. Tanto um observador quanto o outro constataria que a pedra chega ao convés exatamente no mesmo lugar: O pé do mastro. Pois ela não é deixada para trás quando o barco se desloca. Da mesma forma, se fosse abandonada do alto de uma torre, a pedra cairia sempre ao pé da mesma – quer a Terra se mova ou não.

    O cardeal S. Roberto Francisco Belarmino presidiu o tribunal que proibiu a teoria copernicana. Culto e moderado, ele conseguiu poupar Galileu. Estimulado pelo novo papa Urbano VIII, seu grande admirador, o cientista voltou à carga. Mas o Papa sentiu-se ridicularizado num livro de Galileu. E isso motivou sua condenação.

    O percurso das balas de canhão e a queda dos corpos também foram estudadas por Galileu. Ele demonstrou que a curva descrita pelos projéteis é um arco de parábola e que os corpos caem em movimento uniformemente acelerado. Segundo as biografias romanceadas do cientista, ele teria realizado um experimento que desmoralizou definitivamente a física aristotélica. Subindo ao alto da torre de Pisa, deixou cair, no mesmo instante, dois corpos esféricos de volumes e massas diferentes: uma bala de mosquete e outra de canhão. Contra as expectativas dos acadêmicos aristotélicos, que apostavam na vitória da bala de canhão e na derrota do cientista, os corpos chegaram rigorosamente juntos ao chão.

    O historiador da ciência Alexandre Koyré demonstrou que, assim como muitos outros mitos que enfeitam os relatos sobre a vida de Galileu, a famosa experiência de Pisa jamais ocorreu. Ela foi, na verdade, um experiência idealizada, que o cientista realizou no recesso da sua consciência, e não um ruidoso espetáculo público. Sabia-se, desde o final da Idade Média, que a velocidade dos corpos aumentava à medida que eles caíam. E também se conhecia a lei matemática que descreve os movimentos uniformemente acelerados. O mérito de Galileu foi juntar as duas coisas e mostrar que, descartada a resistência do ar, todos os objetos caem com a mesma aceleração.

  21. Johnny Garden

    A igreja católica tem uma verdaderia falta de noção do que é uma família, do sentimento dos pais pelos filhos, da perda de um cônjuge, etc, porque seus sacerdotes não sabem o que é isso.

    Há, então tem que comer açúcar para saber que é doce, os sacerdotes nunca tiveram família nunca tiveram pai, mãe irmãos, não estão em contato com as famílias de sua paróquia, e JESUS?, também nunca se casou, se ELE viesse e falar algo sobre a família também deveria calar a boca já que nunca teve mulheres e filhos, e o que dizer de São Paulo, São Lucas, São Timotio e por aí vai.

    Mar

    Existem “fiéis” que dizem(no caso da criança de 9 anos) que Deus quem gera a vida e que o homem não pode tirar.
    -No caso então, estão INCITANDO à violência. Diante dessa crença absurda os extrupadores estão se sentindo OS CARAS porque se sentem o próprio “Deus” fazendo filho na violência.

    O que incita a violência é justamente a falta de conhecimento de DEUS e da justiça humana, já que as leis são muito brandas neste pais com relação aos estupradores e pedófilos esta gente age quase que impunemente, e se ainda não procuram DEUS se tornam pessoas perigosas, portanto se a culpa é do sugeito que por livre arbítrio preferiu seguir o mau do que o bem e o estado não assegura leis mais rigorosas contra este tipo de crimes não é a Igreja e nem a religião que são culpadas por isto, virem esta metralhadora giratória em outra direção.

  22. E o que me dizem de Giordanno Bruno? PODEM ME DIZER O QUE A IGREJA FEZ COM ELE? ou vão omitir?

    Para variar vocês só falam o que lhes favorece, encobrem a podridão desta igreja, praticam o fundamentalismo e o Corporativismo, para que , com suas mentes lobotizadas, joguem uma cortina de fumaça nas praticas cruéis e autoritárias da igreja.

    A Gibiblia é cheia de exemplos e pais que comem filhas…

  23. MOISÉS mandou estuprar as MADIANITAS

    (NUMEROS cap 31 , vs 15 -18 )

    “E lhes disse ” . Por que vcs deixaram as mulheres com vidas ?? Foram elas que, instigadas por Balaão , fizeram os filhos de Israel trair JAVÉ no caso de Fegor : por causa delas houve uma praga sobre toda a comunidade de Javé.

    “Agora portanto matem todas as crianças do sexo masculino e todas as mulheres que tiveram relações sexuais com homens .”

    “DEIXEM VIVAS APENAS AS MENINAS QUE NÃO TIVERAM RELAÇÕES SEXUAIS COM HOMENS , ELAS PERTEÇERÃO A VOCÊS

  24. E o que me dizem de Giordanno Bruno? PODEM ME DIZER O QUE A IGREJA FEZ COM ELE? ou vão omitir?

    Para variar vocês só falam o que lhes favorece, encobrem a podridão desta igreja, praticam o fundamentalismo e o Corporativismo, para que , com suas mentes lobotizadas, joguem uma cortina de fumaça nas praticas cruéis e autoritárias da igreja.

    A Gibiblia é cheia de exemplos e pais que comem filhas…

    MOISÉS mandou estuprar as MADIANITAS

    (NUMEROS cap 31 , vs 15 -18 )

    “E lhes disse ” . Por que vcs deixaram as mulheres com vidas ?? Foram elas que, instigadas por Balaão , fizeram os filhos de Israel trair JAVÉ no caso de Fegor : por causa delas houve uma praga sobre toda a comunidade de Javé.

    “Agora portanto matem todas as crianças do sexo masculino e todas as mulheres que tiveram relações sexu

    Filho de DAVI estupra irmã

    II SAMUEL 13
    10 – Então, disse Amnom a Tamar: Traze a comida à câmara e comerei da tua mão. E tomou Tamar os bolos que fizera e os trouxe a Amnom, seu irmão, à câmara.

    11 – E, chegando-lhos, para que comesse, pegou dela e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, irmã minha.

    12 – Porém ela lhe disse: Não, irmão meu, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura.

    13 – Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti.

    14 – Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou e se deitou com ela.

    COMEU A IRMÃ!!!!!!!!!!

    E não venham me dizer que foi outra época, que erma outras leis, se for assim então, favor atualizar a Gibiblia!

    Caiam na Real seus alienados!

  25. Sr. Marcelo Maurício [e demais caterva de cretinos que por que vem passando],

    O que aconteceu com o herege do Giordano Bruno não tem absolutamente nada a ver com o que se está discutindo aqui.

    Já basta do expediente cretino de se ficar caluniando a Igreja por meio de sentenças estúpidas proferidas do alto da ignorância daqueles que vêm aqui falar sobre coisas das quais não fazem a mínima idéia. “Podridão”, sr. Marcelo, é o que existe dentro da cabeça do senhor, que é incapaz de falar meia dúzia de palavras sem repetir um chavão imbecil, um xingamento gratuito, ou uma calúnia caduca.

    Adeus.

    – Jorge

  26. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK….vai apelar querido Jorge?

    Acabou o argumento seu alienado?

    Ou vai me dizer q estas verdades lhe perturbam?

    Ou serão mentiras inventadas na Biblia?

    Ou o autoritarismo e crueldade da igreja são invenções?

  27. “Sr. Marcelo Maurício [e demais caterva de cretinos que por que vem passando],”

    Ah! O amor cristão é lindo! :D

    Mas refutar o que eu disse necas, não é mesmo? :D

Os comentários estão fechados.