Padre Fernando Cardoso sobre a fidelidade à Doutrina

[Publico transcrição do pe. Fernando Cardoso, de São Paulo, em programa que foi ao ar pela Rede Vida, onde Sua Reverendíssima fala sobre a missão do sacerdote católico.

O programa original está aqui; os créditos pela transcrição são do Francisco Dockhorn, a quem agradeço.]

TRANSCRIÇÃO DO PROGRAMA O PÃO NOSSO DE CADA DIA, EXIBIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 27/05/09.

Padre Fernando J. C. Cardoso
Arquidiocese de São Paulo

Ontem eu iniciei uma meditação sobre o perfil do verdadeiro Pastor de almas, aproveitando-me do testamento espiritual de Paulo.

Hoje gostaria de aprofundar ainda mais no tema e encerrá-lo; dois são os traços característicos do Apóstolo que nos são legados por Lucas no texto que se lê como primeira leitura.

Em primeiro lugar, o pastor de almas deve ser capaz e estar pronto, para ensinar a verdadeira doutrina. Hoje, como nos tempos de Paulo, a Igreja possui um único Evangelho, e ela não tem o direito de adulterá-lo, de aguá-lo, de diminuir as suas exigências para torná-lo mais atraente ao mundo moderno.

Atenção: o Evangelho não está em liquidação, e a Igreja de Cristo tem a promessa de seu fundador de estar presente na humanidade até o final dos tempos. Ela também não está em estado de término, liquidando o pouco que tem.

Nós possuímos um corpo de doutrinas que deve ser solidamente conhecido por um Sacerdote, e não é à toa que ele estuda filosofia e teologia durante cinco, seis ou sete anos, e deve ser esta doutrina transmitida na sua inteireza e na sua clareza a todos os fiéis que lhe são confiados.

Um bom Sacerdote faz isto na catequese, nos círculos bíblicos, na pregação, no aconselhamento espiritual e até mesmo dentro de um confessionário.

Ai do pastor de almas que não pregar Jesus Cristo, ou não pregar Cristo, como quer a Igreja católica que Ele seja apresentado, porque nenhum de vocês nos buscam por aquilo que nós somos pessoalmente. Quando nos procuram, buscam em nós um ministro da Igreja católica e deseja dele receber uma palavra autorizada e clara da Igreja católica.

Se nós nos desvinculássemos da Igreja católica, ninguém nos procuraria por aquilo simplesmente que somos.

Paulo nos deixa um último exemplo antes de se despedir dos cristãos e dos presbíteros de Éfeso, ele não foi um dinheirista, ele não foi uma pessoa ávida de bens materiais; “Estas mãos – diz ele no texto – proveram o meu sustento e o sustento daqueles que estavam comigo e em tudo vos demos o exemplo de como deveis proceder”.

Uma vez mais o óbolo, a esmola, o pedido que faço: uma oração profunda sentida, que parta do intimo do coração para que o povo católico desta nação tenha a presença de sacerdotes à sua altura, tenha a presença de Santos Sacerdotes, que não meçam esforços para apresentar na inteireza, Jesus Cristo à sua comunidade.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

54 comentários em “Padre Fernando Cardoso sobre a fidelidade à Doutrina”

  1. “onde Sua Reverendíssima”

    Nada a ver com o mérito, mas sempre li que “Sua Reverendíssima” é tratamento a superior religioso, tais como cônego e monsenhor. Padres, de um modo geral, teriam o tratamento de “Sua Reverencia”.

  2. Acho Pe. Fernando Cardoso um excelente pregador. Gosto muito das apresentações dele na Rede Vida.

  3. Genivaldo,

    O Michaelis diz que “Vossa Reverendíssima” é pronome de tramento para “[a]bades, superiores de conventos, outras autoridades eclesiásticas e sacerdotes em geral”.

    – Jorge

  4. Aliás, o Michaelis acima está errado, porque diz que “Vossa Eminência Reverendíssima” é tratamento para bispos, quando não é, e sim apenas para cardeais. Para bispos, usa-se “Vossa Excelência Reverendíssima”.

    Este manual da PUCRS está mais correto.

    Abraços,
    Jorge

  5. Ficamos muito contentes em observar a lucidez com que o Padre Fernando Cardoso aborda o tema. O bom sacerdote, aquele que com justiça é chamado de pastor é aquele que transmite o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. O valor do padre, do sacerdote enquanto tal não esta na sua pessoa e sim em sua fidelidade à Igreja Católica Apostólica Romana fundada por Jesus em Pessoa para que prolongue na história o Evangelho do Senhor.
    Quando um padre atrai verdadeiramente as pessoas? Quando ele se dedica em trilhar o caminho da santidade. Esse caminho tem como princípio imperativo a fidelidade. Jamais um padre deve transmitir uma doutrina que não seja a doutrina que Cristo confiou à sua Igreja.

  6. Pe Fernando, vendo um artigo seu foi necessário dizer-lhe que o evangelho deve ser pregado com verdade. Jesus não recomendou que fizéssemos teologia e filosofia para fazer a obra de Deus. Você deve dizer primeiro ao Vaticano que eles não podem alterar as palavras da Bíblia com seus decretos, Apocalipse 22.18-19. O Senhor Jesus ficaria muito feliz de tê-lo como um verdadeiro homem da Palavra. Há perdão para todo pecador que nascer de novo em Cristo Jesus. Não sirva ao V A T I E N G A N O. Paz.

  7. Acho engraçada essa trapalhada Igreja Romana. Quem conhece bem o Padre Fernando sabe que tudo o que ele disse, nem sempre foi o que fez. CONCLAMO a todos que conheçam a Doutrina de Cristo que em nada parece com a doutrina da Igreja Catolica, principalmente pelo que vemos no absurdo extremismo deste site governando por uma influencia satanista. NADA DO QUE SEJA CATOLICO ROMANO pode ser bom. SATANAS ESTA NA CATEDRA DO PAPA E MUITO, MUITO E MEUITO MESMO, ENTRANHADO DENTRO DESSA IGREJA QUE INVERTE ABSOLUTAMENTE TUDO DO QUE JESUS CRISTO DISSE E ENSINOU. EM BREVE VIRA A IRA.
    Um verdadeiro sacerdote sabe que seu compromisso deve ser unica e exclusivamente com o Senhor Jesus Cristo; com o Espirito Santo e com o Evangelho. Se fosse isso o que a igreja promove bao veriamos tantos e tantos sacerdotes romanos a servir o Deus Grego Phalo e ao Romano Priapo. Em Bragança Paulista, interior de Sao Paulo, a devoçao dos padres pode ser verificada a noite, por locais sombrios. VERGONHOSO. EU MESMO JA FUI CANTADO POR UM PADRE, O QUAL, NUMA CONFISSAO, QUIS [CENSURADO]. Da-me nojo ao ouvir “igreja” catolica romana. Nojo profundo. Nojo completo. Asco. Perdi a fe por causa de padres. Tenho asco. Padre Fernando nao sabe o que diz.

  8. Pablo, eu já fui cantado por um pastor.

    Um pastor que dizia livrar o homossexual da vida que ele levava.

    Quando eu era ateu, e ia para as casas de tolerância, cansei de ver pastor tendo relação sexual com prostitutas ou com travecos.

  9. Meu irmão Pablo, rezarei por você no meu terço de hoje à noite. Que Nossa Senhora de Nazaré seja tua intercessora, agora e na hora de tua morte,Amém.

  10. padre fernando ,eu chorei quando naõ encontrei ,mais a sua homilia na internet, pois eu copiava todas quase, para levar a mensagem aos doentes que eu visito, ha muitos anos que te ouço. rezo pelo senhor da messe que te abençoe eesteja sempre vigilante OBRIGADO

  11. Pablo, filho amado de Deus, disse Jesus: Todos pecam! Só Deus é perfeito. Jesus disse também que não veio para os santos, mas para os pecadores e que o demônio iria colocar joio no meio do trigo. Antes de querermos buscar a santidade dos outros, devemos primeiro buscar a nossa santidade. Quem erra é um membro da igreja católica, fundada por Jesus (Simão, tu és Pedro e sôbre esta pedra edificarei a minha Igreja…), não a instituição. A pessoa que errou não precisa de nosso apedrejamento, mas de nossas orações.Nunca critiquei a Igreja Católica e a abandonei por causa de pessoas que não têem comportamento cristão…Presto atenção nos santos. Quero ser a santa da Igreja. Quando você ler a bíblia entre dentro do texto, se torne personagem e se pergunte: quem sou eu aqui, neste texto? Fariseu…doutor da lei…,etc. Procure conhecer melhor a Igreja católica lendo bons livros…conhecendo o catecismo de adulto.Foi a Igreja Católica quem consevou, aprovou e divulgou a Bíblia. Que o Espírito Santo te ilumine e você tenha a coragem de pedir perdão e de reconher seus erros (é um ato de humildade). Reze para o padre que te cantou.Peça a Deus a conversão dêle.Que Deus te abençoe!

  12. Sou telespectador dos seus programas e sempre que posso eu o assisto. Nao so o “Pao nosso de cada dia” e outros , no qual ele e um casal tem perguntas e respostas sobre a biblia.
    A sua Bencao
    Tive um professor embora ele ser africano o qual me disse duas palavras em portugues as quais ouvi no Vosso programa. Este mesmo professor perdi o contato com o mesmo por tais motivos. Sendo que essas mesmas palavras ouvir no seu programa. Queria saber o significado desas palavras? Em um dos programas o reverendo dizia ‘Que Deus tem (ogerisa) de determinadas coisas. Gostaria que me enviasse o sentido da palavra. O mesmo acontencendo com a palavra emperdenido.

  13. JESUS É MEU SENHOR. + Mensagem de Amor_Fé_Verdade.

    JESUS É O SENHOR DO BRASIL salmo 33.12 – Filip. 2.10 etc.

    SÓ O SENHOR JESUS PODE SALVAR O BRASIL, E JÁ SALVOU.

    NÃO EXISTE NENHUM OUTRO NOME PELO QUAL POSSAMOS SER SALVOS A NÃO ser O DE JESUS. Assim disse São Pedro inspirado pelo Espírito Santo em ATOS 4.12.

  14. Assisto ao programa páginas dificeis da Bíblia há muito tempo, mas depois que me tornei um Cristão assisto todas as sextas, coloco o despertador qdo vou dormir muito tarde, mas não perco. Vivo reconendando a todos que posso, com insistência e Amor.Porque sei que vai fazer bem.

    Já encomendei 2 livros do pão nosso de cada dia para dar de presente àos amigos intelectuais. Esse livro vai ser como semente do bem.

    Que o Senhor Jesus que salvou a humanidade, seja reconhecido por todos. Filipenses 2.10

  15. Sserá que alguém pode me responder?

    Pedro estabeleceu a primeira igreja cristã apostólica, mas numa certa altura ela se desviou da origem, da Pedra angular do seu alicerce que é o SENHOR JESUS, inclusive entrou a idolatria, gostaria que alguém me dissesse quando isso ocorreu, porque até Sto Augustinho eu sei que estava tudo bem. Seria qdo o imperador constantino se intitulou papa?

    Que ninguem zoe com esta pergunta, por é um questionamento SÉIRO, com FÉ , AMOR E VERDADE EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO, NÃO HÁ OUTRO NOME, NÃO HÁ OUTRO SENHOR E MUITO MENOS SENHORA.

  16. Sr. José,

    Os seus comentários carecem de embasamento histórico.

    Primeiro que São Pedro não “estabeleceu” igreja nenhuma, foi Nosso Senhor Jesus Cristo quem o fez, e sobre Pedro, chamando-A “Minha”: “et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam”.

    Segundo, que a Igreja nunca “se desviou”, uma vez que isso seria chamar Nosso Senhor de mentiroso, uma vez que Ele prometeu que as portas do Inferno não prevaleceriam sobre Ela.

    Terceiro, que existe uma perfeita e indiscutível identidade tanto histórica quanto teológica entre a Igreja Católica da qual São Pedro foi Papa e a Igreja Católica da qual Bento XVI é Papa.

    Quarto, que Constantino nunca “se intitulou papa”.

    Quinto, que se tu reconheces que “estava tudo bem” até Santo Agostinho, então tu deverias voltar o quanto antes para a Igreja Católica, uma vez que nas obras de Santo Agostinho encontram-se com enorme facilidade todos os pontos principais da Doutrina Católica – o que prova que esta Doutrina é realmente apostólica.

    Abraços,
    Jorge

  17. Pablo peço a Deus que tenha misericordia de vc e de todos os protestantes. Nós somos Católicos evangélicos e voces protestante. Sabe porque? Por que foram os protestantes que protestaram sobre tudo da Igreja Catolica junto o Lutero. A Igreja Catolica é linda, maravilhosa é a verdadeira Igreja de Jesus Cristo. Nós aqui na terra temos uma Ierarquia na Igreja, assim como no céu também tem, e voces não tem nada, fundam igrejas em cada esquina, sem contar as besteiras que a gente ouve de alguns pastores protestante, que contradizem a biblia. DEUS ABENÇÕE VOCES PROTESTANTES. NÃO FOI A IGREJA CATOLICA QUE PROTESTOU, FOI LUTERO. E PELO QUE ME CONSTA ATÉ LUTERO SE PROTESTAR CONTRA A IGREJA CATOLICA, O MUNDO TODO ERA CATOLICO E NÃO protestante ta

  18. JESUS É MEU SENHOR

    Jorge Ferraz, VOCÊ MOSTROU UM FUNDAMENTO QUE EU NÃO TINHA PENSADO, DEVE SER CONSIDERADO POR TODOS,”REALMENTE JESUS DISSE QUE O INFERNO NÃO PREVALECERIA CONTRA A I”GREJA, ESTOU BUSCANDO UMA MEDITAÇÃO MAIS PROFUNDA SOBRE ESSE PONTO, PORQUE A IGREJA SOMOS NÓS, CADA UM DE NÓS.
    QUE IGREJA É ESSA QUE JESUS VAI VIR BUSCAR? SERIA OS QUE RECERAM A JESUS COM ÚNICO SENHOR E SALVADOR?

    EU VOU A QUALQUER DENOMINAÇÃO ASSISTO CANÇÃO NOVA SEMPRE COM BONS OLHOS.

    MAS A IDOLATRIA DA IGREJA ROMANA ME INCOMADA, NÃO SEI POR QUE. AS PESSOAS CHAMADAS DE “EVANGÉLICAS” QUE ESSA “IDOLATRIA” É ADULTÉRIO E PROSTITUIÇÃO ESPIRITUAL DE ACORDO COM A BÍBLIA.

    EU ME CLASSIFICO COMO UM CRISTÃO AGNÓSTICO, EU BUSCO A VERDADE ABSOLUTA. POR ISSO EU GOSTO MUITO DO PROG PÁGINAS DIFÍCEIS DA BÍBLIA,
    OBRIGADO, DEUS ABENÇOE

    PS VC DISSE QONSTANTINO NÃO FOI PAPA.
    O Papa Constantino foi eleito em 25 de março de 708. Morreu em 9 de abril de 715. FONTE WIKIPIDIA

  19. Sr. José,

    Nosso Senhor não fundou “denominações”. Fundou uma Igreja que é Una. Antes de Lutero não havia “denominações”, havia a Igreja e havia os hereges (arianos, nestorianos, pelagianos, etc.).

    Hoje, continua a mesma coisa. Há a Igreja, e há os hereges. E é importante fazer parte da Igreja que Nosso Senhor fundou, porque Ele disse aos Apóstolos: “quem vos ouve é a Mim que ouve, e quem vos rejeita é a Mim que rejeita”. Portanto, os que rejeitam a Igreja – os sucessores dos Apóstolos – é ao próprio Cristo que rejeitam.

    Não existe “idolatria” na Igreja Católica. Idolatria é colocar alguma coisa no lugar de Deus. Os santos são seres humanos que viveram retamente e, hoje, estão já junto a Deus. E recorremos à intercessão deles porque eles são amigos de Deus, e as Escrituras Sagradas nos ensinam, na carta de São Tiago, que “a oração do justo pode muito”. Pedimos para que eles intercedam por nós, da exata mesma maneira que pedimos que um amigo ou parente reze por nós – jamais para colocá-los “no lugar” de Deus.

    O Papa Constantino I (eleito no século VIII) não tem nada a ver com Constantino, imperador romano do século IV que concedeu liberdade de culto ao Cristianismo. São duas pessoas totalmente diferentes.

    Abraços,
    Jorge

  20. JESUS É MEU ÚNICO SENHOR E SALVADOR

    JORGE SAYS:
    “Os santos são seres humanos que viveram retamente e, hoje, estão já junto a Deus. E recorremos à intercessão deles”

    P. ISSO NÃO INVOCAÇÃO DOS MORTOS?

    “Não existe “idolatria” na Igreja Católica. ”

    P.ENTÃO POR QUE QUANDO UM CATÓRILICO ROMANO ACEITA JESUS, AUTOMATICAMENTE DEIXA TUDO ISSO DE ADORAÇÃO,VENERAÇÃO, TUDO E “VIRA QUEBRA SANTO?” OU VC ACHA QUE O ATO DE ACEITAR JESUS FEZ MAL PARA ALGUÉM?

  21. 1. JESUS É MEU ÚNICO SENHOR E SALVADOR

    JORGE SAYS:

    “Os santos são seres humanos que viveram retamente e, hoje, estão já junto a Deus. E recorremos à intercessão deles”

    P. ISSO NÃO INVOCAÇÃO DOS MORTOS?

    Não, não é, pois nossos irmãos que estão junto de JESUS, e unidos junto a nós também, formamos um só corpo com CRISTO, a comunhão dos Santos (1º Cor. 12, 12-27), e nesta comunhão dos Santos, é que podemos invocar a nossos irmãos no céu, que não estão mortos mas vivos, pois para DEUS, todos estes vivem (Luc. 20,38), e podem assim interceder por nós, como nós podemos aqui no mundo, interceder uns pelos outros (Jr 15,1. At 12,5 Rm 15,30. 2Cor 13,7. Ef 6,18. Col 4,3 1Ts 5,25. 2Ts 3,1. Hb 13,18. Tg 5,16.), e em nome de JESUS (João, 14; 13-14; 26; 15, 16; 16, 23), pois: “Há, pois, muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: Eu não preciso de ti; nem a cabeça aos pés: Não necessito de vós. Antes, pelo contrário, os membros do corpo que parecem os mais fracos, são os mais necessários. E os membros do corpo que temos por menos honrosos, a esses cobrimos com mais decoro. Os que em nós são menos decentes, recatamo-los com maior empenho, ao passo que os membros decentes não reclamam tal cuidado. Deus dispôs o corpo de tal modo que deu maior honra aos membros que não a têm, para que não haja dissensões no corpo e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros. (1º Cor. 12, 20-25)

    1. Não existe “idolatria” na Igreja Católica. ”

    P.ENTÃO POR QUE QUANDO UM CATÓRILICO ROMANO ACEITA JESUS, AUTOMATICAMENTE DEIXA TUDO ISSO DE ADORAÇÃO,VENERAÇÃO, TUDO E “VIRA QUEBRA SANTO?” OU VC ACHA QUE O ATO DE ACEITAR JESUS FEZ MAL PARA ALGUÉM?

    O ato de aceitar JESUS não faz mal a ninguém, tanto que eu o aceitei e sou feliz dentro da Igreja Católica, mas a ignorância sim, e por ignorância, por não conhecerem a verdadeira Igreja Católica é que estes ex “católicos” fazem tais coisas, pois eram simplesmente católicos de IBGE, ou católicos que se diziam praticantes, mas apenas praticantes, e não conhecedores da verdadeira Igreja, aí o resultado é este mesmo.

  22. “Se Deus deu a mulher como auxiliadora, por que os solteiros fariam a obra de Deus melhor que os casados? ”

    Perguntem isso a São Paulo Apóstolo (1º Cor. 7, 7-8; 32-34), ou ao prórpi SENHOE JESUS (Mat. 19, 12).

  23. Sr. José,

    “Os santos são seres humanos que viveram retamente e, hoje, estão já junto a Deus. E recorremos à intercessão deles”

    P. ISSO NÃO INVOCAÇÃO DOS MORTOS?

    Não, por que seria? Ninguém “invoca” os santos para que eles se manifestem, para que respondam perguntas, nem nada parecido.

    P.ENTÃO POR QUE QUANDO UM CATÓRILICO ROMANO ACEITA JESUS, AUTOMATICAMENTE DEIXA TUDO ISSO DE ADORAÇÃO,VENERAÇÃO, TUDO E “VIRA QUEBRA SANTO?” OU VC ACHA QUE O ATO DE ACEITAR JESUS FEZ MAL PARA ALGUÉM?

    Primeiramente, todo católico romano já “aceitou Jesus” pelo simples fato de aceitar a Fé da Igreja, radicada em Nosso Senhor. Assim, quem abandona a Fé da Igreja para abraçar qualquer crençazinha protestante herética está, na verdade, é negando Jesus.

    E, sim, o ato de abandonar a Igreja faz muito mal para qualquer pessoa. Leva-a ao Inferno.

    Abraços,
    Jorge

  24. A PAZ DE DEUS!
    ESTOU MUITO AGRADECIDO AO JORGE FERRAZ E A TODOS QUE ESTÃO MEDITANDO SOBRE A PALAVRA DE DEUS COMIGO. INCLUSIVE PASSANDO VÁRIOS PONTOS DA BÍBLIA QUE VOU PRECISAR DE TEMPO LER E MEDITAR.

    SIM, TODO SER HUMANO É MEMBRO DO CORPO DO SENHOR JESUS E O AMOR É O FUNDAMENTO, SEM AMOR É TUDO EM VÃO. MUITO OBRIGADO MESMO..

    PS.A ÚNCA COISA QUE CHOCOU UM POUCO FOI A AFIRMAÇÃO DO JORGE FERRAZ:” QUE O ATO DE UMA PESSOA ABANDONAR A IGREJA CATÓLICA Leva-a ao Inferno.” ISSO É HERESIA CONTRA A GRAÇA DE DEUS ATRAVÉS DO SEU FILHO UNIGÈNITO. NÓS NÃO ESTAMOS DICUTINDO A SALVAÇÃO, ESTA É DOM,(PRESENTE) DE DEUS EM CRISTO JESUS PARA TODA A HUMANIDADE. AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA A OBRA CRUZ.

  25. Irmão Pedroso, quando Ferraz disse o que você considerou uma heresia (!!!), quis CORRE-TAMENTE dizer que só a Igreja Católica tem, pela sua origem, sua doutrina e principalmente seus Sacramentos, os meios ORDINÁRIOS que levam à salvação. Todas as demais crenças, ainda que eventualmente bem intencionadas, não passam de meras ações de contemplação e/ou recurso espi-ritual ao sobrenatural, que até os ateus no fundo têm. Estas, inclusive as não cristãs, só podem con-tar com os meios EXTRAORDINÁRIOS de salvação, que dependem com mais intensidade da Misericórdia de Deus, segundo a consciência sinderético-teológica e as ações de cada infeliz que não conheceu a verdadeira Igreja de Deus. Eles podem, com feito, se salvar, por vias transversas ou extraordinárias.
    Quanto aos ex-católicos que conheceram a Igreja de Cristo e apostasiaram, iludidos por falsas dou-trinas, muitas delas prometendo o fim do sofrimento e uma vida em abundância (material!!!) já neste mundo – só a vida eterna será abundante, abundante da Graça de Deus -, se não acordarem do transe espiritual em que mergulharam e que os fez desviarem-se do caminho, chegada a sua hora provavelmente vão dizer: “Ué, não era pra eu estar no céu a uma hora dessa?! Isso aqui não tá com cara de céu; Só vejo lágrimas e ranger de dentes… Será que ‘a cigana’ me enganou?”.
    Podem se salvar? Podem, pela infinita Misericórdia de Deus, mas estão literalmente brincando com “fogo”.
    Não estou dizendo que todos os católicos estão automaticamente salvos (quem me dera!), nem que todos os protestantes, judeus, muçulmanos, etc., estão condenados; é claro que não. Ninguém pode dizer quem vai e quem não vai se salvar, embora uns e outros por aí se arvorem esse poder. Mas sendo fiéis a Cristo, à SUA Igreja (não às que surgem a cada esquina, para desespero dos vizinhos e ficarem isentas de IPTU), e participando dos Sacramentos que nos “religam” a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, as chances são muito maiores.
    Que Deus ilumine e abençoe a todos, com a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré (se pastores protestantes se outorgam o poder de interceder a Deus nos seus cultos, por que a Mãe dEle não pode? Me expliquem).

Os comentários estão fechados.