Carta à CNBB – Nomeação de Abortista para o STF

[Carta enviada a Sua Excelência Reverendíssima Dom Dimas Lara Barbosa, Secretário-Geral da CNBB, por ocasião do apoio à indicação de Toffoli para o Supremo Tribunal Federal.]

Sua Excelência Reverendíssima,
Dom Dimas Lara Barbosa,
Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil,

Conceda-me V.E.R. a sua bênção!

Excelência, foi com profundo pesar que encontrei nos meios de comunicação – v. http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u630895.shtml – a seguinte manchete: CNBB defende indicação de Toffoli para o STF. E a seguinte frase proferida por V.E.R.:

“O ministro sempre tem declarado ser uma pessoa católica. O próprio padre Toffoli dá testemunho do irmão, não só falando da sua competência como também do seu proceder ético. Nesse sentido, esperamos que no Judiciário possa exercer sua função contando com a colaboração do futuro ministro de fazer a justiça acontecer no nosso país”.

Não consigo compreender os motivos que levaram V.E.R. a fazer semelhante declaração, nem sei quem está assessorando V.E.R., mas sei que tal declaração é um profundo e doloroso golpe desferido contra os católicos que, nesta Terra de Santa Cruz, amamos a Igreja de Nosso Senhor e nos esforçamos para defender os Seus direitos.

O ministro que “sempre tem declarado ser uma pessoa católica” é, além de petista (e V.E.R. deve se lembrar do recente caso do direito à objeção de consciência negado a dois petistas pelo Conselho de Ética do partido), publicamente favorável ao aborto e ao “casamento” de homossexuais, como pode ser visto na seguinte reportagem da revista VEJA:

O senhor é católico praticante, e a Igreja defende a manutenção da criminalização do aborto. Não há aí uma contradição? Respondo com tranquilidade: sou contra o aborto. E duvido que exista sobre a Terra algum ser humano favorável ao aborto. Mas o problema tem de ser encarado de outro ponto de vista: qual é a melhor forma de combatê-lo? Qual é a melhor maneira de diminuir o número de casos de aborto? A criminalização não é a resposta. Ela pode até ser importante do ponto de vista moral para dizer que é algo errado, incorreto, mas não resolve o problema. Não adianta alimentar uma polêmica de religião versus estado ou de feminismo versus Igreja. É necessário que as pessoas pensem na melhor forma de combater o aborto. Resumindo: sou contra o aborto e contra sua criminalização.

[…]

O senhor também já deu parecer favorável à união civil entre pessoas do mesmo sexo. Essa é uma posição do governo? Essa é uma posição da interpretação das leis do Brasil. Está clara na Constituição a proibição de discriminação de qualquer espécie. Eu entendo que a Constituição atende também à realidade do homossexualismo. Na medida em que há uma relação homoafetiva, você tem de protegê-la legal e constitucionalmente. A Igreja tem todo o direito de considerar isso um pecado. Aquele que é católico vai se entender com a Igreja. Agora, o estado e AGU têm de se pautar pela Constituição, que proíbe a discriminação de qualquer espécie.

Fonte: http://veja.abril.com.br/060509/entrevista.shtml

Então, resumindo: o sujeito é petista, é publicamente favorável ao aborto, publicamente favorável à união civil entre pessoas do mesmo sexo e, portanto, publicamente favorável a coisas que são frontalmente contrárias à Lei Natural, e V.E.R. vem a público defender a sua nomeação para o Supremo Federal Tribunal, enaltecendo a sua “competência” e o seu “proceder ético”? Que competência, Excelência? Que ética?

Perdoe-me V.E.R. pela dureza das palavras que este email carrega, mas é preciso dizê-lo com clareza: Excelência, estamos cansados! Estamos cansados de nos envergonharmos dos nossos bispos e de nossa Conferência Episcopal. Estamos cansados de encararmos a CNBB como sendo uma inimiga da qual, a qualquer momento, pode vir um golpe traiçoeiro desferido contra a Igreja de Nosso Senhor. Estamos cansados de dar murros em ponta de faca e de defendermos em público tudo aquilo que a Igreja ensina e defende para, depois, no dia seguinte, os meios de comunicação publicarem que a CNBB defende precisamente o contrário. Com que cara ficamos nós, Excelência, que não queremos senão ser católicos, quando os nossos bispos vêm a público defender o contrário do que a Igreja defende? Como não sentir uma profunda dor da alma, ao vermos que as nossas muralhas estão guardadas por sentinelas pusilânimes e relapsas, que parecem não temer Aquele Dia no qual o Justo Juiz vai pedir contas do trabalho que fizeram e deixaram de fazer?

Para ficar somente no exemplo do caso concreto (poderíamos trazer incontáveis outros), no caso da presente indicação do petista abortista para a vaga do Min. Direito no Supremo Tribunal Federal, vários católicos Brasil afora protestaram contra a presença do defensor do aborto no STF. Para não me alongar desnecessariamente, tenha V.E.R. a bondade de conferir os seguintes links:

http://contra-o-aborto.blogspot.com/2009/09/toffoli-o-papista.html

http://diasimdiatambem.wordpress.com/2009/09/29/toffoli/

E então, Excelência? Quando nós, católicos, levantamo-nos em público contrariamente à nomeação de um sujeito que é pró-aborto para o Supremo Tribunal Federal do Brasil e, no dia seguinte, as manchetes dos jornais dizem que a CNBB apóia a indicação do mesmíssimo indivíduo para o mesmíssimo cargo, como Vossa Excelência acha que nós ficamos? De que maneira podemos defender a Igreja, se os senhores bispos desta Terra de Santa Cruz estão empenhados em atraiçoá-La covardemente?

Excelência, não queremos senão ser católicos. E não queremos senão ter bispos católicos, que parem de atrapalhar o já árduo trabalho de defender a Igreja nesta sociedade paganizada onde vivemos. É acaso isso pedir demais? Será possível que a Conferência vai continuar a vida inteira militando contra tudo aquilo que a Igreja sempre ensinou e defendeu? Será possível, Excelência, que nos será negada até mesmo a esperança de vislumbrar uma luz no fim do túnel?

Com uma profunda dor na alma,
e rezando pelos Sucessores dos Apóstolos,
subscrevo-me,
filialmente,

Jorge Ferraz
Leigo Católico,
Recife/PE

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

65 comentários em “Carta à CNBB – Nomeação de Abortista para o STF”

  1. Jorge,

    Com sua permissão, copiei seu email e mandei igualmente (cópia do seu mesmo) um email pra CNBB. Não dá mais não…

  2. Jorge!!

    Primeiramente PARABÉNS!!!!

    Mas não teria como criarmos um ‘abaixo-assinado’ para também nós, (e eu quero MUITO assinar ‘em baixo’ sob tudo isso que disse) também pudéssemos dar a ‘cara a tapa’??

    Abraços e até mais ‘ver’.

    André Víctor

  3. Jorge parabéns.
    Também subscrevo a carta.
    A CNBB se supera a cada dia.
    Abraço a todos

  4. Jorge, ou um abaixo assinado ou enviamos uma carta com “Faço minha as palavras do Jorge” e envio.

    Qual o melhor? Algo temos que fazer.

    Basta de palhaçada!!!

    JM

  5. Caros,

    Como o negócio foi meio intempestivo e sem organização alguma, julgo que seria melhor cada um que desejar escrever por si à Conferência, mesmo que seja subscrevendo esta carta.

    Depois podemos pensar em algo mais organizado.

    Abraços,
    Jorge

  6. REENVIO a CARTA para a [CENSURADO]… Esta nefanda CRIPTONITA da Santa Igreja no Brasil.

  7. Jorge,
    obrigado. Sua carta disse tudo o que eu gostaria de dizer cara a cara ao senhor bispo. Vou ficar atento ao blog e assinarei qualquer abaixo assinado que venha a ser promovido nesses termos.
    Sds.,
    de Marcelo.

  8. Além disso: será que a cnbb vai ter coragem (ou petulância) de responder? Um pedido de desculpas já seria muito bom…
    Sds.,
    de Marcelo.

  9. Que bom ler sua carta, Jorge!

    Está na hora de termos na política homens verdadeiramente católicos, e não católicos-de-missa-de-domingo, que são “pessoalmente contra o aborto, mas…”, que dizem que “Deus ama a diveridade, por isso ama os homossexuais e aceita sua forma de viver” (esquecendo-se que Deus ama o pecador, mas repudia seu pecado), que acham que família e “junção de um grupo de pessoas” são a mesma coisa…

    E como teremos homens assim se a própria Igreja acredita que ter “católicos de ocasião” como representantes é melhor que ter representante nenhum?

    Quando é que Deus e o povo terão voz de verdade entre os governantes? Pior de tudo é que, ultimamente, o povo tem achado melhor ter esse tipo de voz distorcida a ser mudo. E, se bobear, ainda se convence de que as coisas distorcidas são mais verdadeiras e melhores que a Verdade não proclamada.

  10. Jorge, a função de um ministro do STF não é defender a ética de sua religião, seja ela qual for. É, sim, praticar a Ética presenta na Constituição Federal.

    Você gostaria que um indicado muçulmano ou evangélico começasse a impôr seus preceitos de FÉ no STF?

  11. Catolizada em fúria! Esqueçam, voces são do tempo que juá era. O mundo anda para a frente, a sociedade não retrocede.

  12. Mallmal,

    Como já ad nauseam explicado, nem a condenação ao aborto e nem a ao gayzismo são “preceitos da Fé Católica”, e sim da Lei Natural universalmente válida, à qual deve estar conforme toda lei positiva.

    Abraços,
    Jorge

  13. Parabéns Jorge!

    “É aprovar o erro não lhe resistir, é sufocar a verdade não a defender (…) Todo aquele que deixa de se opor a uma prevaricação manifesta pode ser tido como um cúmplice secreto”.(Papa São Félix III)

  14. Jorge,
    vou usar a sua carta também!
    Nós católicos não devemos e não podemos ficar parados assistindo aos sucessores dos apóstolos humilharem a Deus.

    Aqui em Salvador uma professora da UFBA resolveu tirar por conta própria um crucifixo no Instituto de Letras, que estava lá há 20 anos, por ódio cristão.Planejo até registrar um BO na PM por preconceito religioso e perseguição aos católicos se isso não se resolver por bem.

    Para quem acha que tudo “evolui”: aguardo confiante a volta de Nosso Senhor e o fim de toda maldade e heresias, e o triunfo único de Sua Igreja, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana!

  15. Engraçado! coloquei uns comentários no blog do padre Joãozinho perguntando quando ele colocará artigos onde a Santa Igreja Católica condena claramente o socialismo, marxismo, etc…

    Qual foi a minha surpresa:

    O Padre Joãozinho não colocou nenhum dos meus comentários!

    E é o mesmo padre que acusou hipocritamente de marxista a Associação Montfort!

  16. [triunfo único de Sua Igreja, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana!]

    Gritinho idêntido ao que os crentes da Assembléia de Deus dão… idem, idem, IURD e outras e outras. Indo mais longe, é a mesma coisa que fazem os islamitas com seu “Alláh Akbar”. Estivesse ela em carne e osso e estaria, talvez, dando uns pulinhos, ou se compungindo.
    Vou embora, bando de dementes, fiquem na [não]presença de vosso [não]existente deus.

  17. Caro Jorge:

    Ótima carta!

    Parece que quando a missão é atingir o fundo do poço, a CNBB não mede esforços. Um dia eles conseguem…

    Deus nos ajude.

    []’s

  18. Olha os neo ateus espumando de raiva! Esse Rogério só sabe debochar, seus argumentos são pífios pelo que vi nos posts anteriores.
    Ser contra o aborto independe de religião, qualquer critério para abortar é arbitrário, a própria ciência diz que a vida começa a partir da concepção, isso não tem nada a ver com os católicos, muçulmanos, judeus, protestante ou até ateus. Mesmo na minha época de cegueira agnóstica eu era contra o aborto em qualquer situação.

  19. Ola Jorge
    Parabéns pelo post, coim sua permissão vou mandar para os meu contatos e também enviarei esse e-mail para CNBB
    Vamos fazer a nossa parte!!!
    Que Deus tenha piedade de nós, dessa terra de Santa Cruz

  20. Fiquei curioso!

    O que será que o senhor Felipe Aquino vai escrever no seu sítio?

  21. Prezado Jorge,

    Salve Maria,

    Deus seja louvado pela sua iniciativa. Parabéns.

    Tem ceteza que a CNBB é composta por bispos católicos. Às vezes eu fico em dúvida.

    Atenciosamente.

  22. Jorge,

    Parabéns por sua excelente carta! A CNBB não se cansa de nos causar perplexidade.

    Rezemos. Que Nossa Senhora interceda pelos bispos brasileiros e do mundo inteiro.

  23. Esses ´´ateus´´ daqui são piores que protestante, sempre usando os mesmos argumentos manjados, já refutados um milhão de vezes. Quantas bilhões de vezes vamos ter que provar que gayzismo e abortamento não é questão religiosa pra essa turma? Depois vêm dizer na maior cara de pau que a Igreja é que age contra a razão. Das três uma: Ou fanáticos ateus, ou são mal intencionados, ou são burros.
    Bem, voltando ao assunto que interessa, vou reenviar esse e-mail. Não é possível que Dom Dimas não responda.

  24. Eu fico revoltado com um negócio desse. A gente tenta evengelizar, repassar tudo o que a Igreja ensina para os nossos próximos e crismandos, pra depois chegar a CNBB e desmentir tudo o que a gente e a Igreja ensina. Eu to ficando cansado disso. Acho bom a gente procurar pessoalmente a presidência e secretaria geral da CNBB pra ter uma boa conversa. Que do jeito que tá não dá pra ser feliz. Do que adianta evangelizar desse jeito? Quantas vezes será necessário o nosso Santo Padre ensinar o beabá da nossa fé para os nossos Bispos?

  25. Eu já venho fazendo uma campanha e ninguém me ouve: Vamos denunciar esta igrejola pos vaticano II.

    Apocalipse now!

    “Ainda que os CATÓLICOS fiéis a TRADIÇÃO se reduzam a um punhado, são eles a VERDADEIRA Igreja de Jesus Cristo…” – (SANTO ATANÁSIO).

  26. O anti-abortismo deve ser considerado pelo STF por ser um dogma religioso?
    Ok.
    O abortismo também deve ser considerado um dogma religioso, uma vez que a IURD e o “Inri Cristo” o defendem.
    Quando algum abortista disser que o estado é laico, podemos dizer também que o mesmo não pode ser abortista por não poder se pautar em dogmas religiosos da IURD e do “Inri Cristo”.

Os comentários estão fechados.