A natureza não passa de palha diante da graça

Somos todos filhos de Deus. Acho que eu já disse isso aqui, citando São Pio X: dá-se a Deus o nome de Pai «porque Deus é Pai de todos os homens, que Ele criou, conserva e governa» (Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã, Q. 24). Se «Deus é pai de todos os homens», portanto, por exigência lógica incontornável, a relação pode ser expressa ao revés: e, assim, é verdade que todos os homens são filhos de Deus.

Claro, sabe-se que a filiação divina é uma realidade que se reveste de particulares características no âmbito da ação santificante da Igreja Católica e, no sentido de filhos adotivos «pela graça», somente dos cristãos Deus é pai. As duas coisas, no entanto, não se confundem e nem se excluem: de todos os homens Deus é pai, mas pai pela graça Ele o é somente dos cristãos.

Aqui cabe também, parece-me, aquela máxima da teologia católica de que a graça não destrói mas, ao contrário, aperfeiçoa a natureza. A filiação divina que obtemos por meio da regeneração do Santo Batismo aperfeiçoa aquela outra filiação divina genérica, comum a todos os homens que Deus «criou, conserva e governa». Não se trata de uma paráfrase orwelliana segundo a qual todos seriam filhos de Deus, mas alguns filhos seriam mais filhos do que os outros: trata-se, ao contrário, de distintos modos de se dizer, dos homens, que são filhos de Deus Pai Todo-Poderoso.

Mas e quanto aos pagãos e aos ateus, aos judeus e aos muçulmanos, a toda essa multidão de homens cujas almas não estão marcadas com o sinal da Fé: não se corre o risco de que eles “se contentem” em serem filhos de Deus em sentido amplo e, julgando já suficiente a filiação “comum” a todos os homens, desprezem o dom que a Igreja não cessa de oferecer aos que n’Ela quiserem ingressar pela porta do Batismo? Não se corre o risco de menosprezar a filiação divina pela graça ao se falar que todos os homens, pelo simples fato de serem homens, são já filhos de Deus?

Penso que semelhante mesquinharia espiritual não é própria dos seres pelos quais Cristo morreu numa Cruz. É o inverso: penso que uma realidade chama a outra como os ensaios da peça pedem pela apresentação triunfal, exigem-na e, sem ela, parece que fica faltando alguma coisa. Tem validade universal aquele «feciste nos ad Te» de Santo Agostinho: e todos os homens, por distantes que estejam da Fé, não descansam enquanto o seu coração não repousa em Deus. Em uma palavra, contentar-se com a natureza não é o bastante para homens que são chamados à graça, e os monumentos das praças públicas da Cidade dos Homens não são capazes de satisfazer as almas que foram feitas para os altares da Cidade de Deus.

Dizer aos que não têm Fé que eles são «filhos de Deus» não é fechar-lhes as portas à Igreja: ao contrário, é abri-las e convidá-los a que por elas adentrem depressa! Porque bem fácil se percebe que ser criado, conservado e governado é muito pouco quando se tem a oportunidade de ser redimido; que a natureza não passa de palha diante da graça; e que aquele “filho de Deus” genérico não tem sentido em si mesmo, mas aponta para a filiação adotiva que só se obtém mediante a graça, e reclama o Batismo que nos torna efetivamente filhos de Deus.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

3 comentários em “A natureza não passa de palha diante da graça”

  1. A ONDA É DEIXAR CADA UM NA SUA…
    Isso mostra o quanto é importante se esforçar na evangelização, quer dos que estão dentro da igreja para melhor compreenderem os efeitos das graças quando se cultiva devidamente o cristianismo; também, nunca se arrefecer de procurar pelos que estão fora da graça, como citado acima, os pagãos, nem que seja por orações, como os muçulmanos, adoradores da deusa da lua Alah – embora seus “teólogos” digam ser o mesmo Senhor Deus de Israel.
    Aliás, de como isso ser verdade se odeiam os judeus a partir do Alcorão de um Deus odiento?
    “Ó fiéis, não tomeis por confidentes os judeus nem os cristãos; que sejam confidentes entre si. Porém, quem dentre vós os tomar por confidentes, certamente será um deles; e Deus não encaminha os iníquos”. Sura 5:51.
    Mesmo entre nós, parecendo ser a maioria dos católicos a pagãos batizados, pelos comportamentos de corarem de vergonha até certos povos ainda descristianizados!
    Importante também não cair na onda modernista e anti cristã de deixar as pessoas caírem no relativismo e favorecer a mentalidade de escolher uma fé segundo a razão pessoal, conceito muito em voga que provém da Rev. Francesa em seu princípio fundamental da religião humanista e maçônica de 1789: “Ninguém deve ser inquietado por suas opiniões, inclusive religiosas” (Declaração dos direitos do homem e do cidadão, artigo X).
    Feliz 2015!

  2. Amigo Jorge,

    Agora, tudo mundo fica citando o Papa, e isso pode sim confundir a cabeça dos fiéis e , até de ministros ordenados…quanto mais do povo em geral….

    Analise profundamente essa matéria:

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,em-contraponto-a-katia-abreu-patrus-diz-que-reforma-agraria-desafia-o-pais,1616098

    O direito à propriedade privada é sagrado ou não é?

    Blogs excelentes como o seu são a única solução para essas coisas. Um artigo massa feito por ti para esclarecer essas coisas.

  3. Ministros ordenados aí não são os politicos não, são Diáconos, Padres e Bispos.

Os comentários estão fechados.