Impressões no EJF

Impressiona-me, sinceramente, a vitalidade do Regnum Christi e dos Legionários de Cristo. A despeito dos escândalos com o padre fundador que recentemente vieram à tona, no Encontro de Juventude e Família deste ano tenho [re]encontrado muitas pessoas que dão sinceros exemplos de amor a Cristo e à Igreja.

E, digam o que disserem, esta vitalidade é própria do Cristianismo. Quando é perseguido, é que ele cresce; nas tribulações, glorifica a Deus. No meio das adversidades, não esmorece: prodigioso fenômeno que, aqui, é tão fácil de constatar! Não se trata de defender o pe. Maciel que, aqui, trago somente à guisa de exemplo. A imagem da Legião foi grandemente prejudicada pelos fatos recentes que vieram a público – isto é um fato. Alguns abandonaram o Movimento – é outro fato. Mas que outros tantos – muitos! – permaneceram fiéis e, ainda, outros vieram engrossar as fileiras do Regnum Christi mesmo após os escândalos, isto também é fato. E não pode ser ignorado.

Falava aqui no Deus lo Vult! há pouco tempo sobre o sândalo ferido pelo golpe de Deus, a perfumar o mundo de uma maneira agradável ao Onipotente. Nos sofrimentos, glorificar a Deus; esta é uma realidade que não tem nada de trivial, nada de fácil, nada de prazeroso. Muito pelo contrário. Espera-se (e, em certo sentido, até se exige) que as pessoas agradeçam a Deus quando todas as coisas correm bem. Mas, quando alguém dedica a sua vida ao serviço do Altíssimo e, mesmo assim, tudo desmorona… perseverar é heroísmo. Manter-se fiel é santidade.

De novo: o Movimento está aqui como exemplo, e a atitude destas pessoas – muitas das quais conheço há anos – prescinde completamente de considerações sobre os erros do padre Maciel. O fato inconteste é que há muitos inocentes (não somente no Regnum Christi, mas sem dúvidas também aqui), que sofrem sem culpa: e ver precisamente estes se manterem firmes é contemplar uma característica genuinamente cristã; é testemunhar a ação da graça de Deus. Porque não é em homens nem em instituições humanas que estas pessoas – estas, as que permaneceram – pōem a sua confiança. Sem dúvidas não. E ver com clareza para além das aparências – e até mesmo contrariamente às aparências – não é uma atitude de imaturos, ou de bobos úteis enganados, ou de irresponsáveis que ignoram as coisas de Deus; muito pelo contrário. É atitude de quem tem Fé, e de quem entendeu o que significam aquelas palavras de Nosso Senhor: “se alguém quiser vir após Mim, renuncie a Si mesmo, tome a Sua cruz a cada dia e siga-Me”.

Que Deus abençoe o Movimento Regnum Christi, e os Legionários de Cristo. Que a Virgem Santíssima interceda por todos estes, a fim de que o Altíssimo saiba transformar o mal em abundância de bem. Para a Sua maior glória.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

7 comentários em “Impressões no EJF”

  1. Queria muito ter ido, mas acompanhei seu tweets.

    A nós, membros do movimento, vale sempre lembrar que o carisma é de inspiração divina. Não há pecado algum na face da terra que possa desfazer isso.

  2. ART!

    Caríssimo Jorge,

    Primeiramente gostaria de frisar a minha alegria ao encontrá-lo no EJF! Oxalá tenhamos mais oportunidades com essa. De fato, o vigor do Movimento e da Legião é fruto da maturidade cristã. As palavras de Pe. Alvaro sintetizam o espírito com que essa cruz deve ser carregada.

    Para os críticos inveterados e apaixonados do Movimento e da Legião, o sucesso do EJF mostra não apenas a renovação do carisma como seu fortalecimento.

    Em Cristo e no Movimento,

    Pedro Ravazzano

  3. “esta vitalidade é própria do Cristianismo. Quando é perseguido, é que ele cresce, nas tribulações, glorifica a Deus” – todo Cristão deveria pensar assim, e compreender o que isso significa. Mas, infelizmente, há aqueles que querem “se livrar do sofrimento”.

  4. Impressiona-me o amor que Deus tem pelos seus queridos filhos.

    Impressiona-me como a Mãe da Igreja se põe no aparato dos que são fiéis.

    Essa fidelidade não é à toa!! é uma resposta ao amor que Cristo tem por nós.
    Nós, membros (ou não) do Movimento Regnum Christi sentimos cada dia mais o quanto Deus tem sido fiel a cada um, dentro de sua individualidade ou dentro do prório Movimento.

    Quanto mais se sofre por Ele, mas se tem a certeza de que é AQUI onde devemos estar. É neste caminho de porta estreita, mas que com tantas graças derramadas e com o gradioso consolo da Virgem Santíssima, se torna tão óbvio optar por ele. É o caminho seguro.

    A cada dia que passa tenho mais certeza de que estou no lugar certo.

    Amo minha Igreja, amo meu Movimento.

    Que Nossa Senhora interceda por todos nós.

    Abraços.

  5. Sinceramente, não duvido da sinceridade e da fé de muitos integrantes do Regnum Christi e dos legionários, mas penso que eles serviriam melhor à Igreja livres das máculas do Sr. Maciel, e também de certa mentalidade de classe média satisfeita consigo mesma, que parece impregnar os movimentos ligados aos RC/LC, como o Pure Fashion (www.purefashion.com), umas espécies de “patricinhas de Cristo”, que pode ter a melhor das intenções, mas acaba por transmitir uma futilidade que destoa da mensagem cristã.

Os comentários estão fechados.