O pe. Marcelo e os gatos traiçoeiros

Sério… o que há de errado com o mundo? Alguém comentou aqui no blog sobre o “escândalo” envolvendo o pe. Marcelo Rossi e os gatos, que depois eu fui procurar. Situação absurda levada a limites tão kafkianos que nem o escritor de Praga deve ter sido capaz de imaginar em seus maiores devaneios.

Pelo que eu entendi, houve uma Missa ao final da qual o pe. Marcelo disse (a despeito de não ter visto o vídeo, não tenho dúvida nenhuma de que isto foi dito entre risos, em tom jocoso) que não gostava de gatos porque os mesmos eram traiçoeiros. Acto contínuo, o mundo enlouquece.

A notícia acima (na qual já há quase 300 comentários) colheu os seguintes testemunhos (refiro-me ao corpo da notícia; nem estou falando dos comentários…):

  • “Foi um erro imperdoável. Como uma pessoa que fala das coisas de Deus rejeita uma criatura dele? O que me preocupa é o preconceito que ele incutiu em seus seguidores!”
  • “O padre deveria procurar conhecer melhor a natureza desses animais, antes de dizer um absurdo desse, que só vai condená-los ao abandono”.
  • “Da mesma maneira que não se pode ofender negros, religiosos, e outros segmentos sociais, também não se pode faltar com respeito aos animais. É preciso que ele faça uma retratação para que isso não fique na cabeça das pessoas”.

Na internet, os protestos se multiplicam. Este blog pergunta-se «[o] que teria dito São Francisco de Assis, sobre as declarações do pe. Marcelo Rossi?». Aqui é possível ler uma conclamação para que «os amigos de nossos parceiros de planeta escrevam e protestem contra essa atitude grosseira e anticristã do Padre Marcelo». Aqui, uma blogueira se queixa: «Sabemos da dificuldade que é mudar preconceitos, principalmente os relacionados aos felinos»…

No Facebook, uma comunidade ostenta por foto uma caricatura grosseira do sacerdote dançando e diz (em maiúsculas mesmo): EXIGIMOS RETRATAÇÃO DE PADRE MARCELO ROSSI. Até agora, 48 pessoas “like it”. Em um dado momento, transbordando caridade e coerência, alguém posta lá: «O CÉU ESTÁ CHEIO DE GATOS E EM COMPENSAÇÃO O INFERNO CHEIO DE PADRES….MAIS UM NÃO VAI FAZER DIFERENÇA!!!!!!!».

Um abaixo-assinado pede  «a retratação pública do Padre Marcelo Rossi sobre sua declaração de repúdio a gatos na última missa de S. Francisco de Assis e em programas de rádio». Até o presente momento, 4730 pessoas já assinaram.

E, no meio desta loucura, eu não sei se o pior é o padre ter feito uma brincadeira, as pessoas terem levado a brincadeira a sério ou a absurda e desproporcional reação que se seguiu. Sinceramente, é muita inversão de valores. É muito idealismo desordenado. É muita falta do que fazer.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

87 comentários em “O pe. Marcelo e os gatos traiçoeiros”

  1. “in the only legitimate sense of which the expression is capable”

    Alexandre Magno, quem sabe fazendo uma nova tradução do inglês, te ajude, se o Jucken, me permitir, é claro.Permite, Jucken?Sim?Sim, né?Obrigado pelo sim(rs).

    Eu traduziria assim:

    “no único sentido legitimado do qual a expressão é capaz”

    Melhorou?Não?

  2. Quem não gosta do Catolicismo arruma até em gato pretexto para atacar seus sacerdotes.

    Vão plantar batatas seus inúteis! Não têm mais o que fazer? Quem sabe aprendem um pouco de Catolicismo em vez de se preocupar com gatinhos.

    Vocês são realmente pessoas vazias e sem nenhum significado mais elevado que o animal, não é mesmo?

  3. Se eu realmente sei o que é um dogma, eu não vou concordar que o homem faz dogmas, só por que foi Chesterton que disse.

    A questão é: você realmente sabe o que é um dogma?

    Um dogma é uma afirmação inquestionável de uma doutrina, que por sua vez é um conjunto de regras (algumas das quais são dogmas). Ora, não é preciso acreditar em Chesterton, não é preciso nem ser perito em História, para dar-se conta de que o homem vive formulando doutrinas.

    Eu não entendi o que pode vir a ser “único sentido legitimamente capaz da expressão”. Alguém pode comentar?

    Chesterton é difícil de traduzir, mas o que eu entendi do texto original é que o único sentido legítimo que a expressão “tornar-se mais humano” é capaz de tomar é o dado anteriormente.

  4. Jucken:

    Um dogma é uma afirmação inquestionável de uma doutrina, que por sua vez é um conjunto de regras (algumas das quais são dogmas). Ora, não é preciso acreditar em Chesterton, não é preciso nem ser perito em História, para dar-se conta de que o homem vive formulando doutrinas.

    Sim, o homem vive formulando doutrinas… Ele afirma coisas certas e coisas erradas. Ele não cria o objeto do dogma, ele formula o dogma. Assim como o físico “cria” as fórmulas; na realidade, descobre-se as leis (que já existem).

    Na verdade, houve um ruído de comunicação aqui. Eu li “dogma” como o objeto do dogma. Mas agora penso que Jucken e Chesterton já se referiam somente à fórmula.

    Comento agora, só por uma questão de clareza. Não estou rebatendo o Jucken. Penso que ele está certo, se é como agora o interpreto.

    Jucken:

    O único sentido legítimo que a expressão “tornar-se mais humano” é capaz de tomar é o dado anteriormente.

    Que seria… ?

    Alguém mastigue, por favor.

    Talvez eu esteja com alguma indisposição para pensar o texto (que por sinal é uma tradução), mas estou com dúvidas. Melhor perguntar.

  5. Seria formar um arcabouço filosófico e religioso através do acúmulo de doutrinas e conclusões (lógicas).

  6. Tomará que ele se retrate pelo seu infeliz comentário contra os gatos, é triste ver um padre se comportando dessa maneira. Vou assinar o abaixo-assinado como bom cristão!

  7. O modo e a intensidade com a qual as pessoas reagiram nesse caso me trouxe à mente um programa que eu gosto: “O Encantador de Cães”, apresentado pelo Cesar Millan no canal Animal Planet. De acordo com suas palavras, ele “reabilita cães e treina pessoas”.

    O Cesar Millan diz que o maior erro que os donos de animais cometem é humanizar os seus bichos, e que essa é a principal causa dos problemas de comportamento dos cães que ele trata. Em muitos dos casos que o Cesar trata as pessoas chamam os seus cães de seus “bebês”, e ele tem de explicar que um cão não é como uma pessoa, que tem as suas necessidades específicas de cão, ou seja, tratá-lo como um cão e não uma pessoa. O Cesar sempre enfatiza que o cão não sabe quem você é ou quanto você ganha, o que ele sabe é se você é um líder equilibrado ou não. Ele já disse em um episódio que, por mais que ele goste de cães e ganhe a vida trabalhando com eles, ele jamais preferiria um cão aos filhos dele. Apesar de ser “politicamente incorreto” aos olhos do mundo até ferozmente criticado por alguns, o Cesar obtém sucesso com cães onde muitos outros especialistas falharam.

    Mas eu não vim aqui para discutir o programa, eu estou falando dele para mostrar que o mesmo problema que o Cesar Millan aponta nos donos de cães está acontecendo nesse caso dos gatos e o Pe. Marcelo: as pessoas estão supervalorizando os animais, ou seja, humanizando eles. Deus criou um gato como um gato, o gato é feliz como um gato e deve ser tratado como um gato. O mesmo vale para qualquer outro bicho. Mas quando alguém resolve tratar um animal como ser humano, aí começam problemas tanto para as pessoas quanto para os animais…

    Uma última coisa. Apesar de eu gostar de gatos, não fiquei ofendido pelo que o Pe. Marcelo disse, o que me pareceu até mesmo uma brincadeira. Mas mesmo se não fosse, não vejo problema.

    Abraços,
    Tiago

  8. Tiago, penso exatamente como você. Também acho que as pessoas estão supervalorizando os animais, tratanto-os como se fossem seres humanos, e não deve ser assim. Animais devem ser tratados como animais. Abraços.

  9. Pior que gato é traiçoeiro mesmo.

    Até dizem que gato não gosta do dono e sim da casa.

  10. Chegaremos a um ponto em que, se alguém for pego falando que não gosta de baratas, será preso, pois estará colocando esses adoráveis bichinhos em perigo de extinção!

    Aaaai, pára o sumdo, eu quero descer!!

  11. Aliás, dizer que um gato é traiçoeiro não pode, mas fazer do cachorrinho um bibelô rosa, azul e o raio que o parta, isso pode, né?!

  12. PARABÉMS aos que escandalizam, principalmente os Padres, sabem que este é o caminho mais rapido para a “fornalha” Deus tenha piedade destes,

    O que diria São Francisco? diante de uma brincadeirinha, eu sou franciscano e tenho certeza que nem mesmo ele prorpio teria uma reação seja qualquer que fosse.
    Por que acima do seu amor pelos animais ele tinha muito mais amor por CRISTO e pelas Mão que podem trazer ele para nós !

    Prestem atenção os que julgam e pedem “retratação” (ridiculo).
    Sejam humildes e reconheçam as coisas que realmente tem valor se voltem para Deus e a Eucaristia.

  13. Bando de gente desocupada! Deviam ocupar-se (como se dizia antigamente) em lavar uma trouxa de roupa. Esse tipo de gente que se indigna com uma comentário em tom de brincadeira de um sacerdote feitos aos felinos, quase sempre é o mesmo que defende a morte de um ser indefeso no ventre materno.

  14. MORRAM TODOS VOCES CATOLICOS E CRISTÃOS EM GERAL, RAÇA HOPOCRITA , PREFIRO OS ANIMAIS QUE ESSES IMUNDOS PADRES PEDÓFILOS E OS IGNORANTES QUE O SEGUEM . . .

  15. SEI QUE NAO VAO MESMO ACEITAR MEUS COMENTARIO, MAS FAÇO QUESTÃO QUE O MODERADOR LEIA , ODEIO VOCES CATOLICOS E EVANGELICOS, E [CENSURADO], [CENSURADO] SEUS IMUNDOS HIPOCRITAS , MORRAM RAÇA MALDITA

  16. Coitado do BILL, esse deve ser do Clube dos Amigos Idiotas e Perturbados de Dawkins com Ascendência em Marx. Esse irá morrer cedo, cedo de infarto devido a tanto ódio.

  17. Esse blog bem que poderia ter um quadro de honra, assim como no site Montfort, para postar mensagens como a do BILL.

    É sim, meu caro BILL, sua mensagem bem que merece ir para um quadro de honra, porque não apresenta nenhum argumento, só ódio e calúnias… E é justamente o ódio de pessoas como você que tanto nos honra.

    Não sabe quanta alegria nos dá, senhor BILL. Porque:
    “Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus” (Mat, 5, 11)

    Era exatamente isso que a gente queria, sabia? Despertar o ódio de pessoas como você. E conseguimos.

  18. BILL…gostei tanto do seu comentário que pedi para todos da Igreja que eu frequento ,Assembléia de Deus, orar por você e pela sua família.
    Eu me lmebro do apóstolo Paulo …De perseguidor a perseguido…eu gosto é assim …de orar por pessoas como você!!!!Você nos odeia e nós te amamos em Cristo!!!!!Que Deus te abençoe grandemente!!!!!

  19. Todos aqui sabem que sou o evangélico,mas odeio o desrespeito a qualquer religião.
    Não sei se os usuários aqui do Blog já viram…o ridículo vídeo da “irmã Selma”…..recebi de um colega por email….( um humorista que ridiculariza a Igreja católica) ou o vídeo montagem da emissora XXX que por sinal só possui programas de humor ridículos…..”da noiva sem calcinha”(montagem de um Sr que se passa por padre)…esses e outros desrespeitos a padres,pastores é compartilhado por muitos pseudocristãos que zombam dos sacerdotes das Igrejas.
    Essa estória do gato já “encheu”….A maioria dos ambientalistas(maioria não todos,pois não gosto de generalizações)….querem coisificar a vida humana e humanizar os animais…..Me processem ai por gatofobia!!!!!!!

  20. Concordo com você, Álvaro. Tem muita gente que coisifica mesmo a vida humana, ao mesmo tempo que quer humanizar os animais, pois tratam os animais como se fossem gente. Acho triste isso. Tem gente que defende embrião de tartaruga, mas que não defende embriões humanos. Acho isso um absurdo. Também não concordo com esse negócio de pseudocristãos ficarem zombando de religiosos, sacerdotes.

  21. Toda vez que eu vejo esses alienados ´´defensores dos animais´´ falarem, me dá vontade de mandar tomar naquele canto. [CENSURADO]! Se o Padre disse que não gosta de gatos, é direito dele NÃO GOSTAR! Gosto muito dos bichinhos, mas odeio ´´defensores dos animais´´. A cada dia que passa o mundo vai ficando mais burro e alienado

  22. Vamos iniciar campanha em defesa das moscas, porque elas tem tanto direito à vida que nós. Bem a lógica é a mesma. Qual a diferença entre um cão e uma mosca? Quero ver algum defensor de animal me responder essa pergunta.

  23. Ô seo Bill

    Se voce prefere mais os animais que os humanos, problema seu filho.
    Vai fazer amor com um jumento e depois volta aqui para partilhar sua opinião.

    Olegario

  24. Estou inciando a campanha: “mosquitos, baratas, moscas e ratos de esgoto merecem respeito”. Ai daquele que ousar dizer que tem “nojinho” desses seres humanizados tão fofos.

    Aliás, o primeiro a ter que se retratar publicamente será o Governo Federal, com essa campanha difamatória contra o mosquito Aedes Egypty, ! O mosquito da dengue é um animal que merece respeito, sua vida vale mais que a de qualquer um.

  25. OPs, não é mosquito da dengue. Que calúnia! Vou abraçar uma árvore para me retratar!

  26. Eu ainda não sei se choro ou rio…
    Acho que decidi: estou gargalhando!!
    Eu não acredito nessa polêmica!
    Quando a gente pensa que já viu, ouviu e leu de tudo…

Os comentários estão fechados.