Padre Joãozinho mexendo em vespeiro…

Fico pensando em qual é a do pe. Joãozinho. Quando do falecimento do professor Orlando Fedeli, na semana passada, ele publicou (como virtualmente a totalidade da internet católica, graças a Deus) uma nota no seu blog, pedindo orações pelo fundador da Associação Cultural Montfort.

Eu ainda não tinha lido os comentários. Hoje, estão em número de 112, alguns dos quais – de ambos os lados – absurdamente desnecessários, até mesmo para os meus padrões.

E ainda, agora há pouco, foi publicada uma “carteirada”: a visão de um canonista sobre a Associação Cultural Montfort. Neste “comentário muito bem redigido”, após ser dito que “o sítio Montfort deveria ser tirado do ar”, é feita a seguinte interpelação aos membros da Montfort:

Admoesto os queridos internautas integrantes da Associação Montfort a retornarem ao grêmio da Igreja católica, submetendo-se totalmente a Bento XVI, que aceita e ajudou a forjar as linhas mestras do Concílio, e ao seu respectivo bispo diocesano.

Essa singela admoestação está em um texto que não possui quinze linhas. Alguém com um mínimo de senso de realidade acha que isso vai surtir algum efeito, que não seja provocar a ira dos “monfortianos” Brasil afora? E acaso o padre Joãozinho pretende levar a cabo a polêmica que porventura nasça desta sua provocação?

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

72 comentários em “Padre Joãozinho mexendo em vespeiro…”

  1. E veja o que uma “Catolica pelo direito de decidir” fala, elogiando o padre:

    marcia
    junho 14th, 2010 at 22:58
    Parabéns padre Joãozinho, paranbens.

    O senhor está certíssimo. Esses caras tradicionais querem levar a Igreja para a Idade Média.
    Sou do movimento Católicas Pelo direito de decidir. E luto pela igualdade.

    Estamos no ano 2010.

    E tem gente defendendo Missa de costas? Ahhh que é isso….

    Ahhh… isso é um absurdo. Um atentado contra anos de tentativas de tornar a Igreja mais aberta.

    A Igreja Católica tem que se modernizar mais e nao ir para o passado.

  2. O “canonista” fez um comentário ridículo. A única coisa de certo que ele disse foi que “Bento XVI aceita e ajudou a forjar as linhas mestras do Concílio”. Todo trad sabe disso.

    De resto, o “canonista” (hehehe) afirma que os monfortnianos estão fora da Igreja e que, portanto, são cismáticos. Imagina então o que diriam dos demais fiéis tradicionais e ainda dos fiéis ligados a FSSPX.

    Lamentável que um “canonista” pense assim e que o tal pe. Joãozinho se preste a publicar tal “parecer técnico”.

  3. No auge da peleja entre o padre “Litlle John” e o professor Orlando Fedeli, confesso aqui que fiquei sensível a humilhante derrota que o primeiro sofreu do segundo.
    Na época, em meados de Setembro do ano passado, mesmo tendo o imenso prazer de ver o embate apologético dos protagonistas, não me furtei de ter pelo padre carismático um sentimento de pena.
    Sim, a humilhação (mesmo que necessária) imposta aos nossos adversários nos causam em alguns momentos, um sentimento de dó.
    Afinal de contas, Little John ainda é um sacerdote.
    Nos meus saudosos anos de esporte em que eu praticava o pugilismo ao ver meu oponente acusar um golpe no baço, sentia-me confundido ao dever cumprido com a amarga sensação de ter feito mal ao outro.
    Ora, um golpe bem aplicado na região estratégica, deixa por alguns instante o adversário sem ar.
    Ele força a respiração, que já está ofegante, mas o pulmão não enche.
    As penas dobram.
    O momento de dor é terrivel…
    Se o juiz – vendo que o cambatente assimilou o golpe – não intervir,o massacre é certo.

    Terminada a luta por nocaute técnico ou não, dá-se início imediato aos cuidados médicos.
    Ao final disso os cumprimentos dos lutadores e fim do espetáculo.
    E a vida continua…

    Padre “little John” foi diferente.
    Passados 270 dias após seu combate com o ilustre OF, ele ainda hoje busca o ar…
    Suas pernas – que já eram bambas – ainda estão quase que dobradas ao chão.
    Ele está nas cordas.
    Mas vai cair.
    Amparado por abortistas, carimáticos, Boff e Betto, gente que ele tanto admira, lança um texto de um tal canonista apoiando o fechamento do site Montfort.
    Coitado do Litlle John…
    Fábio de Melo, o outro padre, motivo de toda a peleja, anda quieto.
    Talvez apreciando catálogos das lojas Marisa, ou então, escolhendo um bom creme facial.
    Bem, voltando ao assunto…
    É triste ver um vigario de Cristo na terra, se propor a um indecência dessas.
    E o pior ainda, é que além de derrotado e carismático o sacerdote revelou tambem o arguto carisma de combatente “pós túmulo”, já que seu oponente baixou à cova. Está morto.

    Creio que melhor do que represália e rupulsa pelas atitudes desse padre devemos ter por ele é caridade.
    Caridade do afago.
    Da paciencia.
    Do amparo.

    Seu sentimendo de dor e derrota agora são tão claras quanto água de poço.
    Repito: Sinto pena desse padre.

    Rezemos pelo professor OF.
    E rezemos mais pelo Little John, que sangrando,vencido e dobrado às cordas, ainda busca um sopro de ar nessa vida.

    Olegario.

  4. Jorge,
    Não acompanhei a polêmica inteira entre Pe. Joaozinho e o professor Fedeli… Entre o padre e o professor, fico com a Igreja, com o Papa Bento XVI, com o Concílio e com o Catecismo da Igreja Católica… Mas não vejo nada demais em querer que os “montfortianos” voltem à comunhão plena com a Igreja… O que eu acho é que se deveria respeitá-los nesse momento de dor pela perda do professor, mas chamá-los de volta à comunhão plena com a Igreja é de ungente necessidade… E nosso dever como católicos é chamá-los de volta

  5. Os adeptos da Ass. Montfort não conseguiram se entender nem com os padres tradicionalistas do Inst. Bom Pastor. Isso torna difícil uma plena inserção deles na vida da Igreja.

  6. Prezados Sérgio Luís e Pedro A.,

    Perdoem-me a ignorância. Vocês dizem que os alunos do prof. Orlando não estão em plena comunhão com a Igreja.
    Mas gostaria que me informassem se o padre João está em comunhão plena com a Igreja.

    Abraço!

  7. Renato,

    Com meus parcos conhecimentos doutrinais, filosósficos e teológicos, não me atreveria a julgar a obra do padre Joãozinho… Quem melhor poderia te responder isso é o bispo dele… ou o seu próprio bispo… São eles os guardiões da fé…

    Quanto ao meu bispo, D. Edney Matoso ou mesmo o meu bispo emérito, D. Rafael Cifuentes, eu nem os perguntaria sobre os “montfortianos” e o professor porque já sei a resposta…

  8. Bem, não conheço a opinião do Bispo reponsável pela vida sacerdotal do Little John….
    Tão pouco sei da sentença dos Bispos D. Edney Matoso, D. Rafael Cifuentes sobre a Montfort e seus alunos.

    O que sei é que em muitos caos consultar autoridades eclesiais no Brasil sobre a Montfort e OF seria o mesmo que citar as escrituras valendo-se de Satanás e Leviatã.

    Olegário

  9. Sergio [e demais],

    Concordo sem sombra de dúvidas que se deve travar polêmica com os membros da Montfort, por causa de muitas de suas posições. Isso está certo. Mas o ponto não é esse.

    É claro para qualquer pessoa que tenha um mínimo de senso de realidade que a Montfort não vai abandonar as suas posições por causa de um “parecer canônico” de quinze linhas. A veiculação pública de um parecer petulante destes é provocante e inócua.

    E é também claro para quem tenha um mínimo de sensibilidade que o momento não é para se fazer este tipo de admoestação, neste tom.

    Por fim, naturalmente, tal apelo aos montfortianos não poderia ter sido feito pelo pe. Joãozinho, que entrou em polêmica recente com o prof. Fedeli (há menos de um ano) e – como bem disse o Olegário – parece estar interessado em continuar o embate “além-túmulo”. E a pergunta que não me sai da cabeça é: ele vai levar adiante?

    Abraços,
    Jorge

  10. Jorge, meu filho, acredite: Ele vai.

    É nítido que o padre esta mortalmente ferido.
    E o que o move agora é tão somente um sentimento de vingança plena.

    Olegário.

  11. Rapaz,

    Bater em cachorro morto é a coisa mais fácil que existe. O problema é que o Pe. Joãozinho – e todos os insensatos que postaram comentários exagerados – não tem cabedal, cacife, competência, para enfrentar um debate no “estilo Montfort”… Os caras não entendem nada de lógica, dialética, etc. Os monfortianos – ainda que não tenham razão num ou noutro ponto – certamente vão estraçalhar o padre e sua trupe.
    Enfim, é bem capaz, sim, de o Pe. Joãzinho levar adiante essa peleja – apenas por orgulho ferido e desejo de vingança. Mas um discussão que já nasce motivada por este tipo de sentimento já é, no mínimo, anti-ética.

    Abraço,
    Gustavo Souza

  12. De qualquer forma, achei lindo o comentário do canonista! :)

  13. LG,

    Sinceramente? Eu não achei lindo não. Achei provocativo e desnecessário, além de obviamente inócuo. Errado o momento, errado o tom, errado o mensageiro.

    Abraços,
    Jorge

  14. Gustavo,
    Eu não ousaria – nem quero – entrar em debate ou em polêmicas com os montfortianos… Mas para trazê-los de volta à comunhão plena com a Barca de Pedro não basta lógica ou dialética, ou dominar o trivium ou o que quer que seja… Basta o evangelho!

    Teve um santo que disse, ao combater hereges muito intelectualizados, “eu só conheço cinco letras: as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo…”

  15. Jorge, não sei se o comentário foi provocativo… Eu o usei e o usei com sinceridade, em dois posts no meu blog para dizer que tenho o sonho de ver grupos tradicionalistas que amo – Montfort, Permanencia, SSSPX – em plena comunhão com a Igreja…

    O momento não é o correto, mas já que o comentário está espalhado na rede, quis tomar uma posição.

    Já pensou cabeças como o Fedeli e o Dr. Gustavo Corção combatendo do lado de dentro?

    Eis os posts:

    http://ocampones.wordpress.com/2010/06/14/o-que-sera-da-montfort/

    http://ocampones.wordpress.com/2010/06/15/o-que-sera-da-montfort-ii/

  16. Sergio,

    É fora de dúvidas que todos gostaríamos de poder combater lado-a-lado, e o tempo inteiro, junto com pessoas como o Fedeli, o Corção e tantos outros.

    No entanto, isto não se obteve com anos de polêmicas e com “muita tinta” gasta. E aí, precisamente neste momento em que morre o Orlando Fedeli, um “canonista” vem – por intermédio de um “desafeto” do Orlando Fedeli – dar um “parecer” que caberia em um telegrama conclamando o retorno dos membros da Montfort e o fechamento do site?

    Acho interessante que os que criticam a “falta de caridade” de alguns escritos da Montfort e gostam de citar que “se pegam mais moscas com mel do que com vinagre” dêem publicidade a este tipo de “tentativa de conversão”.

    Abraços,
    Jorge

  17. Descubro, nos comentários, que o canonista é um comuna apoiador de Cuba. Isso não torna errado o comentário dele, é claro, nessa ele acertou em cheio.

    Mas fez o típico “farisaísmo”. Mandou os seguidores de Fedeli fazerem o que ele não faz.

    Que vá apoiar ditadura anticristã no quinto dos infernos, ó raios!

  18. É, Luís, sabendo que o “canonista” é TL, baba-ovos de Fidel, dá até raiva de ter postado o nome dele…

    Mas, como diz ” A Imitação de Cristo”: “Não procures saber quem o disse; mas considera o que se diz.”

    Jorge, como eu já escrevi, realmente o momento é inoportuno para lançar uma “campanha” de conversão à Montfort, mas como o comentário se tornou público e eu concordei com o que ali estava escrito, tomei minha posição (e não vejo falta de caridade nela…)

    E eu não estou do lado de Pe. Joaozinho ou do Fedeli, estou do lado da Igreja.

  19. Pessoal, apesar de alguns posicionamentos da Montfort considerados por muitos como exagerados ou mesmo errados, não creio (e acho difícil de se provar) que a Montfort e seus membros não estão “em comunhão” com a Igreja… E como li em outro comentário aqui no blog, não é perguntando à um Bispo (salvo algumas excessões)do atual clero brasileiro sobre a Montfort que se obterá uma resposta verdadeira… Infelizmente sabemos qual a noção de Igreja e doutrina católica de grande parte dos que deveriam ser os Defensores da Sã Doutrina… sobre as recentes postagens do Pe. Litle John, realmente é triste e vergonhosa tal situação, uma vez que o referido Padre levou uma tremenda surra teológica e doutrinal do falecido Prof. Orlando Fedeli.. e manteve-se calado até a morte do professor…
    Por fim, para refletirmos: Quem está em comunhão “mais perfeita” com a Igreja??? Padre Litle John ou a Montfort?

  20. E as Missas afro?

    Os bispos que a permitem estão em comunhão com quem? Com satanas?

    Ah gente…

    Prefiro a Montfort então…

    PS: Nao sou montfort. Vivo em uma diocese horrível em que até DISQUE MISSA tem.

    Nao sabe o que é DISQUE MISSA?

    O padre atende telefones ao vivo, estilo do programa MAis você de Ana Maria Braga…E fala com o povo..Inclusive na hora da consagração.

    E para que isso nao tome muito tempoo eles tiram a segunda leitura das Missas de domingo….

    Quem acha que a Montfort é radical é por que nao vive num lugar horrível como eu…

    Em que nao dá para ir na Igreja e nao ficar parecido com protestante.

    Para pessoas que tem em sua diocese um bispo bom, que deixa até Missa de São Pio V, ae é facil falar.

    Desculpe, é um desabafo.

  21. Prezado Jorge, Salve Maria mãe de meu Senhor,

    Deixe-me ser muito direto:

    Esta desgraça de sacerdote, o tal padre joazinho (com 3 doutorados em Roma) se pretendesse fazer algo de bom pela Igreja, já que vira-e-mexe está no celeiro de heresias (Canção “Nova”) poderia corrigir aos seus colegas no que tange as tais “Missas de cura e libertação”, que na verdade é a propaganda oficial dos carismáticos (aliás, os carimáticos nem precisam de planos de saúde, pois tem tais missas – rsrsrsr). Será que ele não deveria alertar que tal desobediência ao magistério da Igreja pertinaz e sem arrependimento pode levar ao inferno?

    Prova de sua má-fe, ele tampa os olhos a quem lhe dá espaço na TV e critica ferozmente a Montfort. Sacerdote Sujo.

    Sei que “carismáticos” vão ler meu comentário, então, desafio: Provem que vocês não estão desobedecendo o magistério da Igraja com as tais missas de “cura e libertação”, covardes.

    E outro ponto, se for ato cismático criticar o Concílio Vaticano Segundo, então qual é a função do Instituto Bom Pastor?

    Francisco A. Bruni Júnior

  22. Jorge, parece que o padre não vai levar adiante. Os posts a que você se referiu parecem ter sido retirados do blog do padre.
    Ao seguir o link, encontramos a mensagem:
    “Not Found
    Sorry, but you are looking for something that isn’t here.”

  23. Isso só tem um nome:COVARDIA!
    Porque será que ele não falou isso antes?Porque ele não postou um comentário tão excelso(de um ‘canonista’pró-TL)antes da morte do professor?Simples:Ele seria estraçalhado no debate.E ele nem espera o cadaver esfriar para atacar.QUE COVARDIA,MEU DEUS!Covardia de quem se acha Deus e não permite ser vencido e estar errado.Covardia de alguém cujo orgulho é seu Deus.Ele se silenciou no debate.Agora,sem debate,canta de galo.Será que ele guardou esse ressentimento por tanto tempo?O orgulho impede a aquisição de verdades superiores.Acho que ele,de tão orgulhoso não ve o quão nojento é o papel que desempenha..Vencer sem luta é facil. Não faço parte da Montfort,mas a Fedeli eu devo a minha conversão ao cristianismo.Ele foi o primeiro que me ensinou o catecismo,o básico da Fé,algo que é esquecido no carismatismo,pois eles já tem ‘dons’ de Deus,outra coisa absurda,fomentada por sentimentalismo e,claro,o orgulho.Não sou da montfort,mas a Fedeli eu devo a minha conversão ao cristianismo.Fedeli foi o primeiro a me mostrar o racional no catolicismo,algo escondido na Rcc,pois Deus é uma ‘experiencia’.RCC É UMA SUCURSAL DO PROTESTANTISMO.

    PS:Parece que ele apagou os textos.É um covarde de última categoria mesmo.

  24. I-na-cre-di-tá-vel!!!

    Padre Little deletou o texto…
    Tá deseperado.

    Olegário

  25. Também…Ele teve apoio ate de catolicas pelo direito de matar…

    Imagine…

    Elas elogiaram ele um monte.

  26. Nao gostaram de meu comentário sofre os disque missa?

    Pena…

    Ia ser bom o povo saber o que ocorre em alguns lugares do Brasil.

Os comentários estão fechados.