“Eu odeio o nordeste”

Hoje, choveu – forte – em Recife. Impossível não lembrar da tragédia ocorrida há apenas duas semanas, das enchentes em algumas cidades do interior de Pernambuco e de Alagoas, cujos efeitos ainda se fazem sentir até hoje (e, aliás, sem dúvidas permanecerão por muito tempo). O Nordeste não se recuperou ainda – nem mesmo materialmente – da cheia cuja imagem está ainda bem nítida na memória.

E, também hoje, eu soube da comunidade do Orkut que estava “declara[ndo] ódio às vítimas das enchentes do Nordeste”. Completa falta de respeito e até mesmo da sensibilidade mais elementar, sem nenhuma sombra de dúvidas. Fiquei, no entanto, impressionado com as proporções que a coisa tomou.

No site do Diário de Pernambuco tem uma imagem da comunidade. A “Eu odeio nordestino” tem o incrível número de… 264 membros! Não sei se todos os que me lêem têm noção do que significa o número, em proporções do Orkut: é praticamente nada, de uma irrelevância absurda. Procurei-a agora: é esta aqui. O topic polêmico que ganhou as manchetes Brasil afora foi deletado, mas a comunidade ainda está lá. E, em um outro topic, um dos moderadores da comunidade resolveu desabafar:

Se o ministerio publico quiser eu apareço…

em pessoa… nao tenho medo de nada e nem devo nada a ninguem

eu e os demais membros dessa comunidade somos cidadaos de bem
que pagamos nossos impostos e estamos inconformados com a situaçao de nossa cidade… que piora a cada dia que passa com favelas, mendigos defecando no meio da rua, aumento dos crimes, gente sem educaçao que impoe sua cultura

nos somos oprimidos em nossa propria terra

e nao podemos falar nada que fazem todo esse escandalo

existem comunidades que odeia paulista , sulista, argentino.. e etc

porque nao podemos fazer o mesmo ?? sera que os nordestinos sao superiores ??

e nota…
que materiazinha mais estupida essa do uol… aqui tem enchente direto
e os nordestinos sempre tiram sarro da gente e nos nao podemos falar nada ??

santa ipocresia

Sinceramente? Está-se dando muita atenção a um semi-analfabeto, e fazendo muito estardalhaço em cima de bravatas de internet. É óbvio que as coisas originalmente faladas foram simplesmente cretinas, de uma completa falta de respeito, de educação e de uma série de outras coisas que são necessárias a uma vida minimamente civilizada. Mas eu acho, sempre achei e, provavelmente, sempre vou continuar achando desproporcional a parafernália de “racismo”, “polícia federal”, “crime inafiançável”, “ministério público”, “atentado à democracia” e coisas do tipo para este tipo de delito. Obviamente são completos idiotas os autores dos comentários que tanta revolta provocaram Brasil afora; mas se a primeira pessoa de bom senso a topar com o topic o tivesse simplesmente denunciado ao Orkut ao invés de conferir visibilidade nacional a uma comunidade de míseras duas centenas de membros, acho que as coisas teriam sido mais fáceis e menos traumáticas.

Agora, as ofensas de meia dúzia de gatos pingados que, em situações normais, nunca iriam ultrapassar as fronteiras da própria “panelinha” de preconceituosos de internet, foram veiculadas por todo o território nacional. Por acaso valeu a pena?

Em tempo: SOS Pernambuco ainda está valendo. Como eu disse no início do post, hoje choveu em Recife. Que Deus tenha misericórdia de nós.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

61 comentários em ““Eu odeio o nordeste””

  1. Eu compreendo que sejam desocupados. Mas acho importante sempre atualizar o repúdio à realidade desse ódio injustificável. Existe mesmo e o momento é oportuno para estardalhaços do tipo. Sabemos muito bem que, no Brasil, dependendo da localização geográfica, algumas enchentes e desabamentos são mais caros que outros… Infelizmente é preciso sim impor esses estardalhaços.

  2. Por esse tipo de preconceito estúpido eu já passei, se bem que forma um tanto “leve”, mesmo sendo paulista, mas filho de cearenses.
    Qual povo no Brasil é perfeito? Se os nordestinos vão a São Paulo e ficam tocando aqueles “forrós” imorais no volume alto, quer dizer que todos os nordestinos são mal-educados desse jeito?
    Essas comunidade do orkut são tão bem feitas que os mderadores são altamente letrados, basta ver o português “assassinado” pelo moderador da comunidade citada.
    Outra coisa: será que o Gugu Liberato não seria preconceituoso também, com aquele negócio de ficar trazendo os pobres nordestinos “de volta pra minha terra”? Não sei não, isso aí tem cheiro de elitismo quatrocentão e carcamano, característicos de uma gentinha que infesta São Paulo.

  3. Evandro, não liga pros nordestinos que tocam forró em São Paulo, que os paulistas engomadinhos vêm tocar funk a todo volume na capital do forró do Sudeste – minha querida Itaúnas, no norte do Espírito Santo.

    Nem por isso eu “odeio” paulista.

    Esse tipo de gente tinha que procurar uma trouxa de roupa pra lavar. Tanto os que fizeram os que criaram essa comunidade idiota, quanto os que deram tanta visibilidade a ela.

    Hoje tudo é muito levado à ferro e à fogo. Ultrapassa-se o limite do bom senso. Seria como entrar na justiça requerendo danos materiais porque o vizinho deixou o portão aberto e o cachorro atravessou na frente do seu carro, e lá fosse você brigar por causa do desgaste do freio. Absolutamente R-I-D-Í-C-U-L-O.

    Como bem disse o Jorge, 264 pessoas numa comunidade do Orkut? É quase que nada… No entanto, são 264 cabecinhas de ervilha que nem devem entender o que estão “reivindicando”(?!).

  4. O preconceito é a intolerancia são vergonhosos.
    Acredito que esses 264 que tiveram a cara de pau de desafiar a lei é a ponta do iceberg.
    Sou paulistana filha de paulistana e paulista.
    Meus pais sempre me ensinara a escolher meus amigos pelo caráter e não pela sua origem.
    Meus avõs são imigrantes do leste europeu que vieram no final da 1ª guerra mundial. Meu avó da Alemanha e minha avó da Eslováquia.
    Fiquei espantada com o preconceito do Sr. Evandro com os Paulistas.
    É um preconceituoso falando do outro, que absurdo!
    Essa é a prova que em TODOS os Estados da Federação existem pessoas preconceituosas, uns com nordetistos outos com paulistas.

  5. acho que estes cretinos desolcupado sao a escoria da sociedade , bando de loucos pervertido suas [CENSURADO] , lembrem que estes nordestino comstruiram tudo que ha de positivo em sao paulo , os negativos foi comstruido por estes tucanos malditos que que so gosta de pobre em tempo de eleiçoes

  6. A pior não é aquela, o antro do preconceito contra nordestino está numa chamada “Poder Paulista” , eles até tiraram essa da relacionadas da que está sendo investigada para proteger a outra. Todos eles participam da “Poder Paulista” essa sim com mais de 5000 membros

  7. Eu Amo o Nordeste e seus Habitantes…E quem odeia são tudo uns [CENSURADO]…Pronto….Falei!!!!

  8. deixem de ser hipocritas; sou nordestino e sei muito bem que aqui no ne tambem tem discriminação contra pessoas do centro-sul por causa do sotaque enjoado deles do mesmo modo que não existe somente racismo de um lado só – do mesmo modo que há racismo deles contra nós tambem existe racismo nosso contra eles; na verdade etnicismo, culturalismo e afins; é o mesmo erro que achar que só existe racismo do branco contra o não-branco; como se amarelos, negroides e mestiços tambem não pudessem ser racistas – basta ir no se da africa, na divisa do mexico com os eua e no japão pra saber o que eu digo..

  9. eles tem liberdade sim de criarem a comunidade que quiserem, pois eles não tem culpa de nossos governantes nordestinos incompetentes roubarem a grana federal e nada fazer gerando apenas roubo contra o estado e mais migrantes não só para as capitais deles como para as nossas tambem oriundos do interior do ne e gerando favelas não só em sp, mas tambem em recife, salvador, natal, fortaleza e afins por culpa de prefeitos incompetentes do interior e governadores que só pensam nas capitais e não olham pro interior; ao inves de querermos censurar a opinião deles e empurrar com a barriga pra debaixo do tapete deveriamos tomar isso como um empurrão para resolver nossos problemas regionais, mas claro, é mais facil colocar a culpa em meia duzia de sudestinos; por que vc´s não criam uma comu eu odeio sudestino?ao inves de querer limitar a liberdade do outro vc´s deveriam tentar responder a altura, mas claro, a censura é o melhor remedio do incompetente e auto-inferiorizado..

  10. esse blog parece só aprovar comentarios que estão de acordo com o pensamento estreito e de via unica do autor do blog, ou seja, censurador [CENSURADO] e ainda se acha melhor que os sudestinos..hahaha

  11. Sou Paulista, filha de mãe italiana e de pai baiano. Meus pais se conheceram aqui mesmo em Sampa. Meu pai quando veio para são paulo ele não fez “baderna”. Não veio para fazer e morar em favela, muito menos ligar o som no último talo no meio da rua. Meu pai sempre foi muito respeitado por tudo que ele conquistou. Hoje somos muito bem de vida. Eu não gosto dos nordestinos em geral. E tenho direito de não gostar, só não tenho direito de desrespeitá-los. O que difere o não gostar com o preconceito. Meu pai mesmo não gosta de nordestinos.

    Para os nordestinos terem o respeito, eles devem respeitar primeiro o espaço ‘invadido’. Não teriamos favelas se não fosse os nordestinos. São Paulo não seria tão violento se não fosse tanta gente chegando norte/nordeste por aqui. Só tenho medo desses “novos paulistas” que são filhos de nordestinos sem instabilidade nenhuma, mal tem o que comer e ficam tendo filhos atrás de filhos, lotando as ruas e provavelmente serão futuros bandidos/assassinos. Não generalizo, conheço nordestinos honestos e inteligentes e são muito amigos meus. Mas sou Paulista e sonho com uma cidade melhor, e sou muito crítica com quem estraga minha cidade, independentemente de ser nordestino ou de qualquer outro lugar. Eu amo São Paulo.

  12. O que o paulista tem contra os nordestinos é que eles nunca tiraram o prêmio Nobel, nunca projetaram um carro ou televisão, nunca criaram um chip. Os paulistas também não, mas eles acham que são os pioneiros, que os nordestinos estão copiando a burrice deles, daí o preconceito.

  13. Sou filho de imigrantes – argentinos. Meu pai morou nos EUA e era perseguido no Mississípi por defender direitos negros – apesar de ser branco. Assim, em minha família, aprendi a ter compaixão com todas as raças.

    Mas existem casos que são gota da água. O nordeste brasileiro, por exemplo. Vêm pra São Paulo pra não fazer absolutamente nada, aumentar a criminalidade, expandir as favelas, crescer o desemprego e a baixa renda.

    Inclusive a maneira mais formal que um cearense (o pior tipo de nordestino) encontrou de se tornar respeitado em SP foi se candidatando a Deputado Federal fazendo patifarias e sendo semi-analfabeto.

    Agora o que acontece? O povo reclama do governo Lula. Mas a eleita foi a candidata dele. Por que? Uno e simplesmente porque o nordeste, povo semi-analfabeto e miserável troca o voto, a chance de construir um país melhor, por um prato de comida.

    O Nordeste não contribui em nada para o Brasil. Com nordeste, sem Nordeste, dá na mesma. Ou melhor sem, pois assim temos menos seca, miséria, concentração de renda mais equilibrada e a região norte poderá se desenvolver, pois o Nordeste sempre foi um impecílio para esta.

  14. sou contra qquer tipo de violencia contra qquer povo ou raça;no entanto as pessoas nao sao OBRIGADAS a gostar de nordestinos ou gauchos ou de japoneses ou alemaes qual o problema??? censura nunca mais!!

  15. Olha aki eeo sou cearence e falo ngm daki tiram sarro de vçes nao o povo daki querem morar aí porque sao paulo ée um lugar mto populoso e o povo daki (crianças) sonham em morar aí um dia por isso sua matéria nao tem cabimento

  16. Os nordestinos ajudaram a construir o sul, sudeste e centro-oeste.Nós deveriamos ter respeito por esse povo de culturas, economia, pensamentos e ideologias diversas.Deve-se fazer um desagravo a todo e qualquer tipo de preconceito.

  17. Depois de não gostar dos nordestinos “em geral”, a Milla diz não generalizar. Que piada esses regionalistas. Chega a ser cômico o esforço para disfarçar o preconceito estúpido.

    É certo que problemas urbanos são causados por migrantes. No caso de São Paulo, uma parte deles – não a maioria, hoje, que provém do Centro-Oeste de de Minas Gerais – é de pessoas oriundas do Nordeste.

    Daí, o preconceituoso realiza a generalização estúpida que torna MIGRANTE = NORDESTINO, numa peripécia que faz com que até gente como eu, cearense com muito orgulho e firmemente radicado na minha terra, seja vista como “impecilho” para São Paulo. Afinal, a generalização no fim das contas não distingue gregos de troianos.

    E olhem que nem mesmo se poderia generalizar dentre os migrantes, pois muitos deles instalam-se em São Paulo, conseguem emprego em funções que muitos que não gostam de nordestinos “em geral”, tipo a Milla, considerariam de última categoria e tornam-se, mesmo em pequena proporção, contribuintes do município e do estado.

    A solução do problema passa muito ao largo dessa imbecil polarização regionalista. Espera, ainda, um governo de vergonha que se proponha a resolver de vez a questão de fixar o homem no campo ou no interior, como queiram, alicerçado em uma política de inclusão sem a violência truculenta ideologizada de “movimentos” como o MST. Arrume-se isso e eu duvido que alguém de sã consciência queira sair de sua terra natal para a incerteza de um lugar repleto de gente que lhe é hostil.

  18. bom eu acho q cada um tem direito de gostar ou ñ de nordestinos eu particularmente ñ tenho preconceito.mas eu sou PAULISTA com mt orgulho e á mts nordestinos q deixaram comntarios aqui contra os paulistas preconceito no mundo todo pq só os nordestinos tem direito de acham q são + q nós cada um tem sua opnião essa é a minha

    VIVA OS PAULISTAS

  19. e viva os nordestinos ,americanos, japoneses preconceito ñ tem vez todos somos iguais

  20. Moro no Rio de Janeiro, e de uns tempos pra cá, um número enorme de nordestino invadiu minha cidade. Eles [CENSURADO] na rua, jogam lixo pela rua, ficam o dia inteiro ouvindo forró no último volume, as mulheres não trabalham pois recebem o bolsa quadrilha. Eu odeio essa [CENSURADO] de povo. Meu maior desejo de uns tempos pra cá é sair do RJ. Não aguento mais minha cidade sitiada com esses idiotas. Quando não estão perturbando alguém com forró, estão na política roubando ou não fazendo nada.
    Todos os meus amigos cariocas odeiam nordestinos. O Ministério Público pode até prender, mas não tirar o ódio coletivo que se formou por causa desses dementes analfabetos. Sou a favor do regionalismo, e os “Paraíbas” deveriam ter visto pra entrar no sudeste.
    Eles são como um vírus, se procriam vertiginosamente e destroem o lugam ondem se hospedam.
    Os Nordestinos são o Câncer e a Aids da minha cidade maravilhosa.
    A maioria dos bandidos no RJ são Nordestinos ou filhos deles, pois eles são muito bons pra fazer filhos, agora criar e educar é outra história.
    Devemos nos unir contra essa praga.

  21. To espantanda com tanto preconceito. Fui a Sampa este ano e confesso que não gostei, da cidade e das pessoas. Tipo teve gente que perguntou sobre morar em morro e a seca. A seca no Nordeste nao existe mais e nem todas as pessoas sao pobres e moram em morros. Ah qual é? Vi gente falando que aqueles chineses da 25 de março são nojentos por estarem no Brasil. Isso só reforça a teoria de que PRECONCEITO É IGNORANCIA. Educaçao eh o caminho. A maioria das pessoas nunca foi ao Ne. Fala do que não sabe, ou seja PRÉconceito

    Se paulista não é preconceituoso, porque se refere ao Nordeste como sendo inferior.

    Superiores são aqueles que elegem um semi analfabeto? Duvida…

    Sou Ne, e nao acho que sou superior a outros estados. Acho sou parte do Brasil, e me entristece muito ter sido Pre julgada ou Rotulada de ser bardeneira, ouvir forro, morar em morro ou ser extremamente pobre, so por ser Ne.

    Nao digo que odeio paulista, odeio preconceito.

  22. A Milla, disse TUDO!
    Concordodo com tudo que ela disse…

    PS: ODEIO nordestino !

  23. Milla,

    Sua opinião é muito contraditória e ao mesmo tempo equivocada. Uma coisa é ser nordestino outra coisa é ser mal educado, o que é muito diferente. Tem nordestino grosseiro e nordestino muito educado. Será que os jovens playboys que atacaram os homossexuais na Av. Paulista são mais educados do que os nordestinos grosseiros que tocam música alta e fazem barulho? E os torcedores de clubes paulistas que ferem e matam, são pessoas educadas, civilizadas?

    Você admite que conhece nordestinos trabalhadores, honestos e certamente educados, seu pai é um exemplo, e acredito que toda a família baiana dele também é. Eu sou baiano, gosto da cultura da minha terra, por outro lado não curto a cultura “fast food” baiana, “pasteurizada” e nem saio por aí fazendo baderna ou coisa parecida.

    Mas de uma coisa você pode ter certeza minha, cara, nada como um dia após o outro. Veja o que está ocorrendo com as chuvas torrenciais em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro, estados ricos, desenvolvidos, mas que numa bela reação da natureza, mostra as suas fragilidades e nessa hora todo orgulho e suposta superioridade se desfazem como castelos de areia e são levados pelas águas da chuva. Devagar com o orgulho, minha cara.

    No final dessa história toda, Milla, a conclusão que fica é que as vítimas que morreram nas enchentes de um estado pobre como Alagoas no ano passado, não diferem em nada das que morreram nessa tragédia das chuvas do Rio de Janeiro e São Paulo, estados ricos. E aí, minha cara ninguém é superior a ninguém.

  24. também acredito que ninguem é obrigado a gostar de um
    determinado tipo de povo, seja negro, nordestino, evangelicos pentecostais, agoro respeito é outra coisa, pois eles tambem são cidadões deste país, pagam impostos, menos é claro os pastores evangélicos, estes sem comentários, mas eu não sou ipócrita em falar que gosto de todo o tipo de pessoas ou povos

  25. Fernando Henrique, me explica uma coisa, quem inscreveu num partido paulista esse tal cearense?

    Fernando Henrique, será que nos últimos 60 anos,TODOS os nordestinos que foram para São Paulo não fizeram absolutamente NADA?

    Será que nordestinos como Assis Chateubriand, Manuel Bandeira, José Ermírio de Moraes, Aurélio Buarque de Hollanda, Caetano Veloso, Juliano Moreira, Anísio Teixeira, Milton Santos, Graciliano Ramos, Nélson Rodrigues entre tantos outros que migraram para o Sudeste não fizeram NADA? Você acredita realmente que eles não contribuíram com Brasil ou que não fizeram diferença alguma?

    Então esse ilustres que citei ficaram conhecidos porque não fizeram NADA?

  26. Mais imbecil que a Mila, só mesmo o Fernando Henrique!

    Apre!, quantos idiotas!

  27. Quem odeia o seu próximo é homicida, diz a Sagrada Escritura. Cada assunto…

Os comentários estão fechados.