Carta a José Serra – Dom Manoel Pestana

[Fonte: Blog do Pe. Lodi]

Leiamos a mensagem de 25/08/2010 enviada por Dom Pestana a José Serra com o título sugestivo “Carta de apoio eleitoral”:

Caro Serra,

Conheci o Sr. jovem ainda, simpatizante da JUC, num encontro em SP. Parecia-me inclinado à esquerda, um pouco deslumbrado, mas confiável. Acima de tudo com raízes cristãs. Lá estava também, se bem me lembro, o Plínio de Arruda Sampaio.

Eu era uma figura discreta, de batina preta, sonhando no inicio do sacerdócio com dedicar-me ao trabalho de formação de líderes cristãos, capazes de pesar positivamente no futuro da Igreja e da Pátria. Tempo de belos sonhos, ainda muito ingênuos mas decididos.

Mais tarde, encontrei-o poucas vezes, antes de vê-lo em Brasília, no Ministério da Saúde, quando protestava contra a sua Portaria que abria a porta ao aborto “legal” (!).

Pudemos nos ver em Anápolis, na inauguração da Universidade de Goiás, quando ameaçou, em alta voz, prender o Pe. Lodi na sua campanha heróica.

Agora estamos diante de uma encruzilhada trágica, entre o PT, furiosamente abortista e desabridamente amoral, e a sua posição também sanguinária, mas por enquanto mais comedida, porque creio que a sua história e as suas raízes não o deixarão ir tão longe e tão fundo.

Agora não se trata de escolher o menor mal, mas entre uma catástrofe incontrolável e um incêndio limitado.

Penso que os responsáveis entre nós por essa avalanche continental da esquerda revanchista, pelo menos rezem (Oxalá ainda se lembrem de rezar!), para que o Serra se converta porque com Dilma e Lula não creio haver a mínima esperança de conversão.

Assim, ao menos a maldição do aborto não se perpetue com o desmantelamento da moral e possamos voltar a tempos melhores, que não me parece que mereçamos, devido ao nosso arrefecimento religioso e à busca desenfreada e imoral de vantagens, com toda espécie de capitulações traidoras.

Resolvi escrever estas linhas devido à minha preocupação pelo futuro desta Pátria tão cheia de maravilhas, talvez um gigante ainda adormecido em berço esplêndido, mas que poderá conhecer dias melhores se tiver filhos dignos, que saibam defender a vida em todos os momentos.

Dom Manoel Pestana Filho

Bispo Emérito de Anápolis – Goiás

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

67 comentários em “Carta a José Serra – Dom Manoel Pestana”

  1. Amigo, não sei sua opinião em relação a esta carta, mas eu, como católico também e esclarescido, considero absurda essa atual tentativa de boicote a candidatura do PT e apoio ao Serra por motivos religiosos. É completamente absurdo isso e temo que consigam algum efeito real contra a campanha do PT. Então eu lhe pergunto:

    Como pode alguns Bispos e pastores, julgarem o Lula ou a Dilma como portadores de uma “catástrofe incontrolável”, sendo que assumem que foi o Serra que assinou a lei de “Aborto Legal”? Sendo que o Lula em 8 anos de governo, nunca mexeu nesse ponto da constituição. Propostas sempre são feitas por todos os partidos e sempre são votadas.

    Segundo: Como podem dizer também que o Serra é melhor para os princípios cristãos da família, se ele já deu vários depoimentos afirmando ser favorável a união de homosexuais.

    Por fim, o mais importante, como podem afirmar que o Serra é melhor, se toda atitude que seu partido e alidos toma, é sempre favorável aos mais ricos e poderosos do Brasil(Contra Reforma Agrária, Gentrelização, Privatização, etc), sendo que os maiores princípios que Jesus Cristo veio pregar era o da humildade, amor ao próximo e solidariedade com os mais fracos???

    Não sei sua opinião, mas se for a mesma minha, gostaria da sua ajuda.

    obrigado

  2. Leonardo.

    “É completamente absurdo isso e temo que consigam algum efeito real contra a campanha do PT.”

    Que Deus queiram que consigam porque se dependesse só da minha vontade já teriam conseguido.

    “Como pode alguns Bispos e pastores, julgarem o Lula ou a Dilma como portadores de uma “catástrofe incontrolável”, sendo que assumem que foi o Serra que assinou a lei de “Aborto Legal”?”

    Primeiro: não deveriam ser alguns Bispos, mas todos. Segundo: os motivos para julgarem seria, por acaso a questão de o PT ser estatutariamente a favor do aborto, casamento homossexual, socialismo e outras tantas atrocidades que a Igreja magisterialmente ataca com fundamentos já seculares?

    Quanto a dizer que todos assumimos que Serra assinou a tal lei do Aborto Legal, que você se refere, é por isso que ele é mau menor, leia por favor São Tomaz de Aquino nesse ponto, pode ajudar.

    “Sendo que o Lula em 8 anos de governo, nunca mexeu nesse ponto da constituição. Propostas sempre são feitas por todos os partidos e sempre são votadas.”

    Aqui você foi falacioso. O Lula e sua corja, digo partidários e companheiros, só não mudou até hoje porque não conseguiu, afinal o Congresso ainda precisa de maioria absoluta ou relativa para certas questões, pelo menos até alguém resover fechá-lo.

    O projeto de lei que tenta legalizar o aborto em todas as fases é do PT e é agarrado por ele e todos os seus partidários com unhas e dentes. E mais, aqueles que não querem defender tal projeto ganham uma bela carta de expulsão. Pelo menos ai são coerentes.

    “Segundo: Como podem dizer também que o Serra é melhor para os princípios cristãos da família, se ele já deu vários depoimentos afirmando ser favorável a união de homosexuais.”

    Mais uma vez precisaremos lembrar questões de estatuto e de posições quanto a esse assunto. Defender a união homossexual como se casamento fosse, como pretende o PT é uma coisa, defender os direitos entre companheiros homossexuais mas não um “casamento” gay é outra coisa. Me diga onde no estatuto do PSDB ou do DEM esta´essa parte que você acaba de dizer. Peço porque realmente não sei se tem ou não, apesar de duvidar que tenha.

    “Por fim, o mais importante, como podem afirmar que o Serra é melhor, se toda atitude que seu partido e alidos toma, é sempre favorável aos mais ricos e poderosos do Brasil(Contra Reforma Agrária, Gentrelização, Privatização, etc), sendo que os maiores princípios que Jesus Cristo veio pregar era o da humildade, amor ao próximo e solidariedade com os mais fracos???”

    Fala sério. Essa eu não vou nem refutar. Tanto porque não é verdade e sim uma falácia quanto porque é um argumento extremamente Teologia da Libertação.

  3. Parabéns, Leonardo. Estou com o seu mesmíssimo pensamento. Acho que, por trás dessa campanha, existem outros interesses e se aproveitam da fé católica para essa manobra desonesta.
    De minha parte, estou elaborando um e-mail para distribuí-lo entre familiares e amigos. Faça o mesmo.
    Acho difícil conseguir ajuda por aqui.

    Abraços.

  4. O facto é que, mesmo sendo ele mau, não é péssimo. O péssimo é sempre pior que o mau. E S. Pio X ensina-nos a votar no menos indigno.

    Tem que ser Serra, para não ser Dilma!

    Simples assim.

    Se a oração tem poder (que tem e muito), dobremos os joelhos diante do Santíssimo; joelhos no chão e muita fé; Dilma não será eleita!!!

    E olha que eu sou portuguesa, escrevo de Portugal, e no que depender de mim tudo farei para que o maldito flagelo do comunismo petista não reine soberano na pátria irmã.

    Joelhos no chão, rosário na mão e muitos e-mails reencaminhados a muita gente contra o PT!

  5. Pátria irmã, hein, Teresa. Nada pessoal, mas quem trouxe o flagelo (esse sim) da corrupção para nosso país foi seu povo. Já leu a história do Brasil? Acaso não tenha lido, leia. Acaso já tenha lido, leia novamente. É sempre bom entender o contexto político em que uma pátria foi criada, antes de falar como quem está acima do bem e do mal (é isso que vc transmite, pelo menos).
    E vá desculpando Nossa Senhora, que tem muito o que fazer e certamente não atenderá seu pedido e o dos demais irmãos incautos. Seja no primeiro ou no segundo turno, Dilma será eleita, para a graça do povo brasileiro, aqueles que mais necessitam.
    Amém.

  6. LEVY FIDELIX
    Parece algo hilário, pois sempre o tive como uma espécie de “palhaço” por suas propagandas de longos anos trazendo propostas como a do tal “aerotrem”, entre outras…
    Porém após ver este vídeo passei a admirá-lo devido às suas posições até então desconhecidas… Parece ser o candidatoà presidência mais digno de receber o voto de um católico…
    Vejam:
    http://www.youtube.com/watch?v=eUijSBgG65E

  7. Emanuel Jr. Lamento que você pense assim, pois a parte que você decidiu não refutar, além de você saber que é verdade sim, é, a meu ver, a principal que deveria guiar o motivo de todos cristão escolher seu candidato. Jesus veio ao mundo, não como um aristocrata, mas numa manjedoura. Acho que isso deveria significar algo, não?
    “Mais fácil um camelo passar por um buraco de agulha do que um rico entrar no céu.” Sabe de quem são essas palavras né? Quisera eu que a teologia de libertação fosse mais difundida.

    Todo o resto citado, como você mesmo comprovou, pende para os dois lados e reintero que é um absurdo o boicote a um partido. O aborto do Serra vale até os 20 meses de gravidez…sabe o que é isso? 5 meses!!!

    Quanto a união homossexual, segue o link onde o Serra fala do estatuto de partido: http://ow.ly/2Fqhz

    Obrigado Lia, vou fazer isso também que você falou.

  8. “Com Dilma e Lula não creio haver a mínima esperança de conversão”.

    Rapaz, segundo o bispo, a Rainha do Laqué e o Sapo Barbudo são inconversíveis… O caso é grave mesmo… rsrsrs

    Abraço,
    Gustavo Souza

  9. Leonardo, parabéns, assino em baixo.

    Teresa, aqui no Brasil tem o seguinte ditado: sapo de fora não chia… então vai chorar a falta de sente do Salazar.

  10. Lia,
    a corrupção entrou no seu país quando o maçon Dom Pedro I declarou a independência.

    Caso a senhora não saiba, foi Portugal quem levou a fé católica e a cruz de Cristo ao Brasil. Aquela que é hoje a terra da Santa Cruz, deve à pátria-mãe (assim o dizem os gratos brasileiros com verdadeiro sentido de justiça) a fé católica e a identidade cristã.

    Saiba também a senhora que (com todo o respeito pelos brasileiros de valores e virtudes), a grande maioria das suas compatriotas, vêm hoje para o meu país para se prostituir e para roubar os maridos das mulheres decentes e de bem.

    Mas a esmagadora maioria mesmo.

    E, no entanto, o Brasil e o brasileiro são muito mais do que isso: é um povo nobre, humilde, acolhedor, simpático e de valores humanos e virtudes muito fortes.

    Mas saiba, que as suas compatriotas vêm na sua grande maioria para Portugal, não para trabalhar honradamente, mas para roubar os esposos e destruir as famílias e os lares cristãos da pátria-mãe, a quem deveriam sim estar muito gratos.

  11. Teresa, não dê atenção ao que a Lia diz. Ela aprendeu direitinho a “História” do Brasil com os “Professores” marxistas, que nos doutrinam a ter vergonha de nossas origens européias. O problema do Brasil não é de colonização, mas falta de vontade e de vergonha na cara dos políticos e do povo apático. Graças ao bom Deus que nosso País foi gerado por uma gente de tanta fé e amor à Santa Cruz.

  12. O que vc falou, fora alguns pequenos detalhes (da fé católica, por exemplo), é uma completa PIADA.
    A sua pátria ROUBOU – E MUITO – AS RIQUEZAS DO NOSSO PAÍS. ROUBOU DE QUEM NÃO TINHA NEM COMO SE DEFENDER. LEVOU PRO SEU PAÍS, ENRICOU SUA GENTE. ACORDE, MULHER! A sua desinformação demonstra e explica muito de sua postura política. Leia a história do Brasil contada por quem tem autoridade e não por portugueses bonzinhos e que defendem o indefensável. Esse nem é o assunto do BLOG, mas faça-me o favor, Teresa.
    Não quero lhe faltar com o respeito, por isso, retiro-me deste local.
    Obrigada pelo espaço, sr. dono do Blog.

  13. Teresa, como brasileiro, agradeço-lhe o seu carinho, estima e amor pelo Brasil.
    Saiba que você ensina e muito aos brasileiros, pelo menos a mim, a estimar e a querer bem a Portugal.
    Por favor, sempre nos fale de Portugal! Não podemos esquecer os nossos laços com Portugal, terra de Santa Maria!
    Infelizmente muitos pseudo-intelectuais excecram Portugal. São as consequências de uma interpretação esquerdista da história que até hoje ensinam aos alunos nas escolas.
    Confesso que muito pouco sobre Portugal, mas gostaria de saber muito, pois Deus quis que a fé católica chegasse às terras brasileiras através dos portuguese!

  14. Concordo em gênero, número e grau com o Emanuel jr.
    Depois de tantas informações facilmente encontradas na internet e claramente divulgada pelo PT, ainda tenhamos seres humanos, pensantes, que VALORIZEM, minimamente que seja, A VIDA, que tenham a coragem de defender o PT e seja qual for o seu representante.
    O católico se põe contra a Sra. Dilma não somente por sua história de vida duvidosa, mas por ser a representante de todos os horrores propostos por seu partido.
    Rezemos muuuuuuuuuuuito mesmo para a não eleição desta mulher.

    Quanto a Lia em seu comentário infeliz para a Tereza, onde diz:”E vá desculpando Nossa Senhora, que tem muito o que fazer e certamente não atenderá seu pedido e o dos demais irmãos incautos. Seja no primeiro ou no segundo turno, Dilma será eleita, para a graça do povo brasileiro, aqueles que mais necessitam.”
    Eu sou um desses irmãos e JAMAIS fui desamparada, nem por Nossa Senhora, nem por seu Filho, JESUS. Não desafie o poder de Deus Lia. Pessoas como você disseram que o titanic não afundaria, no entanto a história todos sabemos como acabou.

  15. Correção:

    Confesso que SEI MUITO POUCO sobre Portugal, MAS GOSTARIA DE SABER MUITO, pois DEUS QUIS QUE A FÉ CATÓLICA CHEGASSE ÀS TERRAS BRASILEIRAS ATRAVÉS DOS PORTUGUESES!

  16. Dona Sandra,

    Por ter começado de novo com a palhaçada (atirando para todos os lados e jogando pedras até mesmo em uma freqüentadora de Portugal e em um bispo católico!), a senhora queira fazer o favor de ir para os seus paroquianos onde é tão benquista e parar de emporcalhar as coisas sérias por aqui.

    -Jorge

  17. O povo português é valorosíssimo. E, ainda hoje, apesar de todo o clero modernista, possuia uma fé muito forte e profunda. Vi coisas em Lisboa que acontecem no interior de Minas!
    A capital é muito limpa, agradável e organizada, não obstante a crise recente que assola o país. Uma cidade de riquíssima memória católica!
    A imigração ilegal, no entanto, promote tornar-se um flagelo nos próximos anos, se não for controlada. O número de muçulmanos e africanos, embora muito menor do que em outras capitais, como em Paris, já é grande e visível nas ruas.

    É um povo valente e brioso. Vendem uma falsa imagem de Portugal no Brasil.

  18. Prezado Sr. Renato Romano,

    eu sou de Minas Gerais. O senhor me deixou curioso. O que o senhor viu em Portugal que também aconteceu em Minas Gerais. Pelo que entendi, é coisa boa. :)
    Alex

  19. Caro Alex,

    Foi uma bela e numerosa procissão, com bandas militares e muitos estandartes. Surpreendeu-me o ambiente e o quadro, inconcebível na nossa capital. Só mesmo comparável com o interior do Estado. Mas lá se tratava da capital do país.

    Fique com Deus!

  20. Me perdoe a insistência, mas o senhor poderia me dizer qual foi essa cidade?!

    Quanto a sua comparação das duas capitais Brasília e Lisboa, eu entendi. Realmente seria maravilhoso se pudesse acontecer o mesmo em Brasília!

    P.S.: Minha cidade é Patos de Minas. Conhece?!

  21. Minha opinião,

    Acredito que a opção pelo Serra só deve ser considerada em um provável segundo turno. No primeiro turno podemos e devemos procurar candidatos mais afins aos princípios cristãos. Eu, por exemplo, vou de Eymael, o democrata cristão. No segundo turno, terei que discernir profundamente se anulo o meu voto ou voto no Serra, já que o voto no PT, no meu entendimento, é incompatível com a fé católica.

    Paz.

  22. Se a oração tem poder (que tem e muito), dobremos os joelhos diante do Santíssimo; joelhos no chão e muita fé; Dilma não será eleita!!!

    Será eleita, e no primeiro turno!!!

    Sua oração, e [CENSURADO] é a mesma coisa. (Claro que sei, o dono do blog irá censurar a blasfêmia; ele sente orgasmo quando assume o papel de CENSOR. Que vontade de ter nascido na época de Torquemada, hein, Jorge? Ah, e por falar nisto, será que teus superiores na [REMOVIDO] sabem do tempo desperdiçado por voce, neste blog?)

  23. Sr. Ric ardo,

    Olha só que interessante… ele sabe onde eu trabalho! :)

    Para ciência, o meu “tempo desperdiçado (…) neste blog” durante o expediente de trabalho é praticamente zero, porque durante este horário nós não temos acesso à internet – e, portanto, só o que eu faço é liberar alguns comentários pelo celular. Mas obrigado pela preocupação.

    Quanto ao Papa na Inglaterra, o evento histórico merece post específico.

    Abraços,
    Jorge

  24. Leonardo.

    ““Mais fácil um camelo passar por um buraco de agulha do que um rico entrar no céu.” Sabe de quem são essas palavras né? Quisera eu que a teologia de libertação fosse mais difundida.”

    Na verdade eu sei o que a Igreja afirma sobre essa passagem, já que a ela cabe a interpretação bíblica. Quanto a TL ser mais difundida, paro por aqui com o assunto. Antes eu tinha uma suspeita de sua inclinação TL agora tenho certeza de sua posição sobre essa heresia. Assim sendo, não adianta discutir, sua posição contra a Igreja nesse ponto já está mais do formada e não serei eu com simples refutações de um artigo que lhe mudarei a opinião. O que lhe fará mudar de opinião será os estudos do que é a Igreja e de porque Cristo veio ao mundo. Esse site mesmo pode ajudar bastante nisso.

  25. Já eu trabalho e tenho net durante o trabalho, e anda para aí uma asna (que um dia eu tive um carinho enorme) a espalhar por essa net fora que eu n trabalho. rsrsrsss

    É para quem pode, n para quem quer!

    Quanto a Portugal e Brasil, os dois países têm coisas muito boas e coisas muito más. Infelizmente aí é o marxismo que impera nas escolas; aqui é o individualismo e o salve-se quem puder.

    Ainda temos um povo profundamente religioso, mas isto também vai sendo cada vez menos.

    Quanto à sra. Sandra, sim; quem nos dera ter de volta o Doutor António de Oliveira Salazar!!!

    Um grande estadista, que transformou Portugal numa nação verdadeiramente católica, onde o estado dava inúmeros benefícios, favorecia e dava concessões gigantescas à Fé e Moral Católicas. Saudades dos tempos que eu não vivi…

    rs

    O que disse das meninas brasileiras que vêm para aqui, não foi para ofender ninguém. Eu estudei com muitas meninas sérias e decentes; e mesmo as imorais, são humanas, humildes, ajudam o seu próximo. O brasileiro é em geral melhor ser humano que o português: é mais aberto, mais humano e sensível. Pelo menos é o que eu vejo com a convivência aqui.

    Mas é verdade verdadeira que uma grande maioria de meninas talvez muito pobres vêm para cá para se prostituir e/ou para destruir os lares. O que é pena, porque em muitos casos são meninas verdadeiramente encantadoras, simpáticas, e não lhes seria difícil encontrar noivos e futuros esposos de outro modo, sem prejudicar as mães de família.

    Abraço!

  26. Meu Deus!!!!! No que se transformou isso aqui? Heréticos, xenófobos, marxistas,… parece um blog de faculdade de ciências sociais.

    Acredito que não caiu bem um Bispo fazendo propaganda a favor de ninguém.
    Podemos aclamar, exortar, alertar sobre as posições da Igreja, mas campanha a favor não. Precisamos de cuidados para não cairmos nas garras do secularismo.

    Infelizmente no desespero algumas pessoas acabam perdendo a visão da linha que deve dividir o que é posição da Igreja, e o que é posição pessoal (seja ela de um Bispo, Papa, Padre, deputado, blogueiro, ambulante ou estudante).

Os comentários estão fechados.