Um exorcista e o Dom de Línguas

Vi no Wagner Moura. “O padre [José Fortea, exorcista] pede respeito ao movimento [RCC] e comenta que, sim, os carismas são armas eficazes no combate ao demônio. O próprio Pe. Fortea também reza em línguas. Imperdível”. De fato, imperdível. Segue o vídeo:

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

65 comentários em “Um exorcista e o Dom de Línguas”

  1. olá Jorge,

    vc tem alguma proximidade com a RCC?

    gostaria de saber se vc acredita mesmo nesse dom de línguas que é propagado pela RCC.

    não julgo esse movimento, que sei bem que tem frutos, conheço-os de perto, e são bons frutos. no entanto a nossa razão, não pode compactuar com certas doideiras e romantismos levados por esse movimento.

    Quanto a esse dom de línguas tão propagado é muito estranho.
    acredito que não seja esse Shalabaralá -lalala… que foi feito pelos apóstolos quando receberam o Espírito Santo e que fez Pedro falar para 5 mil homens, como está em Atos dos Apóstolos…

    confesso que por certo tempo participei da RCC, porém minha língua começou a ficar dolorida depois de uns tempos, caia sem necessidade, e então comecei a desconfiar de certs coisas, era uma choradeira muito grande em certos grupos…

    pensativo, eu um dia parei em frente uma dessas igrejolas pentecostais de esquina, quando percebi, vi que o que estava ocorrendo lá dentro era muito parecido com o que ocorria nos grupos que eu frequentava nas coisas que eu via…

    então fui estudar a nossa Fé e nossa história…

    dei adeus a RCC e seus “dons”…

    porém, ainda pesquiso sobre o assunto pois tenho certeza de que “certas coisas” são bem reais, porém ainda não sei bem como discerni-las.

    abraços.

  2. Que bom que você saiu do movimento, Lúcio! O mundo, com certeza, caminha melhor assim. O mundo já anda tão complicando, pra ainda termos que aturar todo tempo, além dos pagãos, apostatas, cismáticos, rebeldes e descendentes para ainda termos pessoas com esse nível de humor. Aff! Nem os carismáticos merecem!.rs. Deus o abençoe! ;-)

  3. Oi, Jorge!

    Como foi a volta? Foi um prazer conhecê-lo! Espero que não tenha tido más impressões de nós!

    O que você acha desse comentário? Sempre achei as declarações desse exorcista um tanto estranhas. Lembro-me de uma ocasião em que ele desmentiu a declaração do Pe. Amorth, segundo a qual há satanistas no Vaticano. Enfim, o que você acha?

    Grande abraço!

  4. Não participo da RCC, sou extremamente cético e antipático à prática da oração em línguas, no entanto sou a última pessoa que se sente no direito e à vontade para criticar a prática e o movimento. Eu me sentiria o lixo dos lixos só de pensar em abrir a boca para falar mal da RCC.

    Opinião pessoal, estou falando de mim e não dos outros. =)

  5. Acho que se nós lermos o que diz a igreja sobre o assunto encerra claramente isto Catecismo da igreja católica paragráfo 2003 nos fala sobre este reflitamos apenas nisto.

  6. Há um e-book do professor Alessandro Lima (apostolado Veritatis Splendor) sobre o assunto.
    Muito bom por sinal e esclarece bem o que a Igreja sempre ensionou. Pode ser baixado gratuitamente no site do Veritatis.

    No mais, uma declaração de um padre exorcista, por mais que meceça respeito não pode ser encerrar a doutrina católica a respeito de um assunto, ainda mais o dom de línguas que sempre existiu mas não da maneira como a maioria dos “carismáticos” o vêem hoje.

  7. Participo da RCC, graças a minha entrada nela comecei a interessar-me pela ortodoxia da Santa Igreja, conhecer muitos outros blogs Católicos. Minha vida realmente mudou.
    Mas tem gente que sabe o Catecismo de A a Z, sabe filosofia, teologia, muito bom isso; mas pena que não procuram viver a busca pela santidade.

  8. Meu Deus!!
    A Igreja necessita dos “carismas” da RCC tanto quanto uma modelo anoréxica precisa do Mcdonalds.
    O que faz um demonio tremer é o rito do exorcismo praticado por um sacerdote capaz.
    De fente a um possesso, esse “mantra” carismático do blá-blá-blá autodenominado por leigos de “linguas dos anjos” (decaidos?)é ação totalmente inócua.
    No máximo, produz ao espirito das trevas boas risadas.
    Ironi Spuldaro é campeão nessa invenciocine.
    É o mestre dos mestres dos carismáticos delirantes.
    Ô gente besta.
    Exorcista bom é o Pe Gabriele Amorth.
    Olegas.

  9. Só o Comentario,mim parece que esse irmão Olegário é Mais Catolico do que o PAPA,Irmão por inumeras vezes o PAPA disse que a Rcc é um dom do Espirito Santo a Igreja…Entra no blog do Professor Felipe Aquino e veja,ou no site do vaticano,já vi algumas Coemntarios seus em que vc Chama a Rcc como Heresia na Igreja,amado por Favor,se vc è Igreja Ame aquilo que Bento Xvi e João Paulo II falou>Irmão em um de Seus Comentarios nesse Blog vc chegou a Chamar a CN de obra do Maligno,e a Canção NOva foi reconhecida Pelo Papa,q isso irmão que amargura é essa no seu coração,isso é querer está acima de Pedro,o PAPA. No nosso tempo, ávido de esperança, fazei com que o Espírito Santo seja conhecido e amado. Assim, ajudareis a fazer que tome forma àquela “cultura do Pentecostes”, a única que pode fecundar a civilização do amor e da convivência entre os povos. Com insistência fervorosa, não vos canseis de invocar: “Vem, ó Espírito Santo! Vem! Vem!A Renovação Carismatica é um dom do Espirito Santo a Igreja.(João Paulo II 2002).
    http://www.rccbrasil.org.br/interna.php?paginas=44
    Entre no link e veja o que os Papas já falaram sobre a rcc Irmão e pense antes de falar,a Não ser q o PAPA está errado e vc está certo,AÍ É UM ABSURDO porque creio na Infabilidade do PAPA e se ele disse que a Rcc é uma benção para a Igreja,eu creio nas Palvras Dele

  10. João,

    Ao ouvir nessa entrevista o padre Fortrea falar do Dom de Línguas como uma manifestação do Espírito Santo dentre protestantes me veio imediatamente a seguinte indagação: Se o dom de línguas é mesmo algo do Espírito Santo, porque ao receber tal dom os protestantes de bom vontade não recebem a intuição de que estão no erro e que devem aderir à Fé Católica e aos sacramentos? Como poderiam receber um Dom do Espírito Santo sem nenhuma pista de que estão no erro e continuar sem a Eucaristia?

    Isso é muito estranho. Ou não estão recebendo o Espírito Santo coisa nenhuma ou então o Espírito Santo é a favor do ecumenismo (como o próprio Padre Fotrea demonstra ser). E nesse segundo caso o papa Pio IX (se não me equivoco) não teria sido movido pelo Espírito Santo ao ter escrito a Mortalium Animus condenando fortemente o protestantismo e falando que o verdadeiro ecumenismo é trazer os irmãos separados de volta ao redil de Cristo.

    Um outro dado que ninguém explica é que a Bíblia diz que só se fale em línguas se houver quem as possa traduzir. Já nos grandes encontros e missas carismáticas a zorra é total e todo mundo ora ou canta e línguas ao mesmo tempo sem nenhum intérprete. Quando há algum intérprete de alguma coisa é em outro momento à guiza de Dom de Profecia, que é algo diverso do Dom de Línguas. Neste caso uma pessoa simplesmente se apresenta e diz: “enquanto os irmãos oravam o Senhor me falou isso e isso, ou então, que há uma pessoa aqui que esteve ou está assim ou assado”.

    Ou seja, a manifestação do Dom de Linguas que vemos hoje não tem nenhuma conexão do que Paulo prescreve no livro de Coríntios e ninguém explica isso.

    E finalmente a pergunta que não cala é porque tantos séculos sem essa manifestação.

  11. João Paulo II quando disse: “Entra, nos compromissos primários da preparação para o jubileu a redescoberta da presença e ação do Espírito”. [6]).

    E diria ele aos líderes da RCC no Conferência de Fiuggi, a 30/10/1998: “A Renovação Carismática Católica tem ajudado muitos cristãos a redescobrir a presença e o poder do Espírito Santo em suas vidas, na vida da Igreja Católica e do mundo”. E disse mais: “Estou convencido de que este movimento é um sinal de ação do Espírito Santo. (…)… Estou convencido de que este movimento é um verdadeiro e importante componente na renovação total da Igreja, nesta renovação espiritual da Igreja” (aos membros do ICCRS, o Conselho Internacional da RCC, a 11/12/1979).

    Também João Paulo II, que em 14 de março de 2002 havia deixado claro qual seria uma das dimensões do apostolado da Renovação Carismática Católica, quando disse: “No nosso tempo, ávido de esperança, fazei com que o Espírito Santo seja conhecido e amado. Assim, ajudareis a fazer que tome forma aquela ‘cultura do Pentecostes’, a única que pode fecundar a civilização do amor e da convivência entre os povos”, na Vigília de Pentecostes de 2004 diria à toda a Igreja: “Desejo que a espiritualidade de Pentecostes se difunda na Igreja como um impulso renovado de oração, santidade, comunhão e anúncio”.

    Rosto e memória de Pentecostes. Sinal de sua perenidade de sua atualidade. “Graças ao movimento carismático, tantos cristãos, homens e mulheres, jovens e adultos, tem redescoberto Pentecostes como realidade viva e presente na sua existência cotidiana”.[7]
    Uma vez que Pentecostes é uma graça constitutiva do grande mistério pascal – dado que “será o Espírito quem levará à realização plena a nova era da história da salvação”

    no Nosso tempo, ávido de esperança, façam conhecer e amar o Espírito Santo. Assim, ajudareis a tomar forma aquela «Cultura de Pentecostes» que pode fecundar a civilização do amor e a convivência entre os povos.Com fervente insistência não vos canseis de invocar: Vem,Espírito Santo! Vem! Vem!.”

    (João Paulo II, aos responsáveis da RCC, 14 Março de 2002)

    “Graças ao movimento carismático, muitos cristãos, homens e mulheres, jovens e adultos, redescobriram Pentecostes como realidade viva e presente na existência cotidiana. Desejo que a «Espiritualidade de Pentecostes» se difunda na Igreja, como impulso renovado de oração, de santidade, de comunhão e de anúncio”.

    (João Paulo II, Vésperas de Pentecostes, 29 Maio de 2004)

    “Nós estamos vivendo um momento privilegiado do Espírito. Se procura, por toda a parte, conhecê-lo melhor, assim como foi revelado nas Escrituras. Se é feliz, se nos colocamos sob sua moção. Nos recolhemos entorno a Ele e nos deixemos guiar por Ele”.

    ( Paulo VI, Exortação Apostólica «Evangelli nuntiandi» ,1975)
    Maria O Espirito Santo Nunca Deixou de Agir na Igreja,e sobre os Dons basta vc ler sobre os santos como:SÃO FRANCISCO XAVIER,SÃO JOÃO DA CRUZ,SANTA TEREZA DE AVILA,SÃO FRANCISCO DE ASSISETC,só pra te lembrar algo São francisco Xavier ressuscitou 25 mortos,São vicente ferrer mais de 15,e assim por Diante,A IGREJA CRE QUE O ESPIRITO SANTO PODE AGIR NO MEIO DOS IRMÃOS SEPARADOS,SÃO SEMENTES DO VERBO,NÓS TEMOS TODA A PELNITUDE DA SALVAÇÃO(todos os Sacramentos) eles tem SEMENTES DA GRAÇA,ou seja não ESQUEÇA QUE A IGREJA É O BRAÇO DO CRISTO ESTENDIDO NA HISTORIA,E QUEM SALVA NÃO É OS CARISMAS SÃO OS SACRAMENTOS INSTITUIDOS POR CRISTO E DADO A SUA IGREJA,os Carismas são Graças Especiais que O Espirito Santo nos dá Para a Edificação da Igreja.

  12. Eudes, meu filho.

    Vamos começar por aqui:

    “se vc è Igreja Ame aquilo que Bento Xvi e João Paulo II falou>”

    Não sou A Igreja.
    Sou PARTE dela. E sou a PARTE ruim. Miserável e pobre, para lhe ser bem sincero e honesto.
    Voce argumenta que a RCC é boa porque o Papa JPII ( agora beatificado) e Bento XVI dizem que ela é “obra do Espirito Santo”.
    Hum…
    Meu filho, voce permite que eu discorde primeiramente de voce e depois discorde dos Papas?
    E essa minha refutação ao seu raciocínio vem abonada por uma lógica, que voce de certo, vai se escandalizar.
    Preste bem atenção naquilo que vou lhe contar.
    Segure-se na cadeira.
    Grude os olhos na tela.

    Voce sabia que eu posso não ter devoção por nenhum santo que não deixarei de ser católico. ( Fique claro sou devoto de Padre Pio, Cura D’Arns, Santa Rita de Cássia e Santa Teresinha)?
    Voce sabia que embora o milagre de Fátima tenha sido visto por cerca de 70 mil pessoas, se eu não acreditasse nele não deixaria de ser católico? ( Eu acredito, sou devoto de NS Fátima)
    Voce sabia que mesmo que eu duvidasse do Milagre de Lanciano ( Não duvido em hipótese alguma)não deixaria de ser católico?
    E sabe por que meu filho?
    Por que isso não é um dogma da Igreja.
    Eu não posso jamais negar que Maria é Mãe de Deus.
    Não posso jamais negar que Cristo é Deus.
    Não posso recusar que a Igreja Católica é Una, Santa e Apostólica.
    Entendo que toda euforia de um Papa sobre algo, dá a esse algo peso importante.
    Mas a simples manifestação de um Papa (elogio)não torna um movimento algo intocável ou infalivel de erro.
    Um elogio, carícia ou afágo de um Papa não eleva ao céu uma comunidade eclesial como a RCC ( casa do sociopata Ironi Spuldaro)e a coloca acima do bem e do mal.
    Portanto meu filho, permita que eu discorde da RCC.
    Motivos, tenho dezenas.
    E pelo que voce mesmo relatou, alguns deles já lhe são conhecidos.
    No mais é isso.
    Rogo suas preces.
    E lhe asseguro as minhas, que embora pobres e feitas na lingua vernácula, são bem devotadas.

    Olegas.

  13. Prezado Olegario,

    Acho que agora tu vai dobrar tua língua, porque, nesse quesito do auxílio prestado pela oração em línguas, o Pe. Amorth tem a mesma visão do Pe. Fortea:

    “Também existe uma oração especial, difundida pela Renovação (mas é muito antiga!) que tem um poder extraordinário sobre o inimigo: é a oração em línguas. Lembro-me de tantos fatos, de tantas libertações relacionadas com a oração de louvor e a oração em línguas. Lembro-me muito bem de um fato, ao qual me referi no meu livro La preghiera di libertaziona (Ed. Herbita, Palermo):
    Era uma jovem de 17 anos, possuída por muitos espíritos. Um deles era o chefe, como sempre. Quando fiz o primeiro exorcismo o diabo disse: “Se não acabas com isso mato-a”. Tive que suspender o exorcismo porque da boca da moça saía sangue em abundância.
    Tento um novo exorcismo e pela segunda vez, diz-me: “Cuidado! Mato-a à tua frente. Estou a arrancar-lhe os pulmões. Tive que parar.
    Da terceira vez, com a autorização da família, tentei um novo exorcismo em casa da irmã. A cinco quilômetros de distância tinha predisposto um grupo de oração e levei outro mais pequeno comigo. Comecei com a oração. Os espíritos maléficos vão-se embora todos, um seguido do outro, fica apenas um, Satanás que afirma claramente: “Eu não me vou embora”.
    Por telefone avisei o grupo de oração: “Rezem com força, rezem em línguas!”.
    Os membros do grupo de oraçaão começam a cantar e o demônio agita-se: “Quem são estes que cantam à distância? Estão a flagelar-me. Quem são? Quem são?”
    Começou a revover-se pelo chão, dá uma grande pancada e foge. A moça fica libertada, eu julgava-a morta, mas passado um minuto a moça despertou, bonita e sorridente.
    Foi um cântico em línguas que expulsou Satanás.” (Exorcistas e Psiquiatras, Gabrielle Amorth, p. 140)

  14. Daniel, meu filho …

    O testemunho do padre Fortea, que acabei de ler, elogia o movimento carismático – vide vídeo -, não convence porque é parcial.
    Se ele – o padre Fortea – elogia o “dom de linguas carsimático” e por isso abona a RCC, de que vale o testemunho dele nessa causa?
    Ora filho, seria o mesmo que pedir aval do Monsenhor Jonas sobre a CN….
    Desconheço que Pe Gabriele Amorth tenha abonado esse testemunho; mas se o fez, isso não dá plena legitimidade na questão.
    Padre Amorth é um ótimo exorcista; mas não é infalivel.
    Daniel, sabe qual é o problema dos carismáticos?
    Digo-lhe já.
    Eles superfaturam opiniões.
    Se o Papa ou o Cantalemessa cair da escada, o degrau vira lugar santo.
    Se Bento XVI espirrar; resfriado vira dogma.
    E esse negócio de eu “dobrar a lingua” é furado.
    Agir com a lingua embolada é lá com os carismáticos de plantão.
    Ô gente besta!

    Olegas.

  15. Deixe-me complicar um pouquinho… Mas nas Cartas São Paulo fala de dons e carismas. Será que eles acabaram? Será que nunca existiram? O que os colegas acham do assunto? Devem-se ignorar esses textos?

  16. Olegario cuidado com sua lingua !!!

    Amado irmão seja mais respeitoso, a questão dos carismas cabe a Igreja Católica diescernir sobre o tema junto de teólogos respeitados(falo como teólogo católico).

    Outra, a Igreja no Concílio Vaticano fala muito em seus documentos a respeito dos carismas, leia um pouco ao invés de ficar atirando contra os outros.

    Paz !!!

  17. Olegario
    Você está até julgando os Carismáticos, isso é feio para um doutor da lei igual a vc.
    Então todos que apoiam a RCC estão errado?
    “O padre [José Fortea, exorcista] pede respeito ao movimento [RCC]”

  18. Nosso amigo se diz Cristão mais não sabe o que é “Respeito”

  19. interessante os comentarios….muita dureza contra a rcc, os mesmos argumentos de sempre e nenhuma refutação ao que dissse o padre.

  20. A todos os carismáticos de plantão….

    Senhores, eu pontifiquei o assunto da seguinte maneira:

    Opiniões – seja de quem for – não é PROVA incontestável de ortodoxia de um movimento eclesial.
    Ponto.

    Adiante considerei que se a opinião for dada por um PAPA, o assunto merece peso importante.
    Ponto.

    Expliquei que um católico é livre para acreditar ou não nos carismas espetaculares da RCC, sem deixar de ser, caso não acredite, um bom católico.
    Eu não acredito em nenhum carisma da RCC.
    Ponto.

    Mas claro que isso impossivel.
    Não há o que refutar.
    Se não assimilam uma explicação tão simples dessa, como entender o bla´-blá-blá carismático?
    Ô gente besta! (3)
    ———————————————————

    Humanitatis,

    A discusão não é sobre os carismas citados nas cartas paulinas.
    A questão parte sobre a veracidade dos “carismas” da rcc.

    ———————————————————

    Jorge,

    Se não levarem em conta sua advertencia do bom nivel dos debates, aviso: Vou chamar a Sandra Nunes para minha defesa.
    Ai o caldo entorna…:)
    Abraços!

    Olegas.

  21. Olegario, ninguém disse que é necessário orar em linguas para ser um bom Católico. Não é porque você não acredita em algum carisma presente no Movimento da RCC que eles não venham a existir, infelizmente você esta apenas no achismo. To percebendo algum ressentimento de sua parte, cuidado com os homens de um livro só, assim diz São Tomas de Aquino !

  22. Já participei da RCC, qdo comecei achei muito estranho aquelas coisas de “orar em línguas”, “repouso no espiríto”, e etc. Sem falar que a coisa que mais me irritava (e ainda irrita) é a prepotência do povo que “encabeça” os grupos de oração. Tratam a RCC como se fosse o único meio visível para se entrar no céu, só eles tem a chave pra ligar e desligar as coisas entre o céu e a terra! Tem um infeliz que indicou pra minha mãe um livro de um pastor batista pra ter como livro de cabeceira, e o pior que ela não desgruda desse livro, ficou enfeitiçada pela “orientação” cheia de “espiríto” desse infeliz da RCC, e não tem quem tire da cabeça dela pra largar de ler essa porcaria. Dias atrás dei uma lida em I Coríntios, 14. Um dos mesmos Apóstolos que o povo da RCC adora citar como referência para os carismas, está orientando como se portar diante dos dons… parece que a RCC ainda não leu, ou se leu, não entendeu como deveriam ser a coisas. O valor das missas são os mesmos, mas, atualmente, nada melhor que uma Missa Tridentina, com todo aquele silêncio, respeito e devoção, e eu ter que rodar 60 km de carro até a capela(no meu caso) do que ter de aturar o povo da RCC tomando conta de praticamente todas as igrejas aqui da minha cidade e fazendo, com o perdão da palavra, uma zona dentro da igreja e achando que tá tudo bonito e que tá tudo bem.

  23. O orar em lingua não a problemas , mais a igreja deveria se preocupar em ensinar as pessoas a biblia e não ficar colocando pessoas que mal conhece a biblia para ensinar no catecumenato e que acaba ensinando o contrario.
    escola biblica na igraja romana já!!!
    é por isso que 99% dos catolico não são praticante.

  24. Olegario.
    Gostei muito das suas intervenções. São muito ponderadas e equilibradas. Acredito que você não seja daqueles que nutre ódio aos carismáticos, como acontece com alguns. Contudo, é preciso vigiar esse movimento de perto porque as suas origens são inequivocamente protestantes. Muitas das suas práticas também o são. Jamais me oporei à ação de Deus que pode realizar o bem em todas as coisas. Não me parece haver dúvidas que eles e suas práticas não provem da antiquíssima tradição católica.
    Um abraço.

  25. Jorge,

    Concordo com você na enorme maioria dos seus argumentos. E admiro sua coragem, inteligência e fidelidade à Igreja.

    Em relação ao dom de línguas(glossolalia),creio verdadeiramente ser uma manifestação muito peculiar do Espírito Santo.

    É verdade que existem abusos, devido ao pecado do homem. Podem por vezes existir exibicionismo, vaidade e orgulho que não tem nada a ver com o dom em si.

    Mas quem já teve a graça de orar em línguas, e eu já tive, pode atestar que é muito bom. Deus se manifesta de forma simples e ás vezes não conseguimos comprender bem a sua ação. Discordo que o dom seja uma humilhação ao nosso intelecto, o fato de não o compreendermos, não nos humilha, mas nos faz compreender nossas limitações.

    Já pude presenciar muitos bons momentos que foram precedidos por oração em línguas. Realmente é algo sobre o qual é difícil explicar, sendo mais importante vivê-lo.

    É um dom. É uma graça de Deus.

    Paz !

  26. Olegário,
    concordo contigo em muita coisa, mas por favor chama a dona Sandra não, ela é TL… e entre a TL e a RCC fico com a última.

    Alex, concordo contigo em tudo…

    como eu disse a príncipio, também participei da RCC no começo de minha conversão… deixo bem claro que minha conversão não se deveu a RCC, porém quando eu comecei a participar, ainda muito cru que estava, aprendi muitas coisas, isso eu não posso negar… porém os exageros que todos conhecemos e o fanatismo pentecostalista, e o culto aos fundadores (digo, em se tratando de comunidades) foi demais pra minha cabeça.

    como eu disse, eu comecei com tudo… achava meio estranho aquilo tudo, dancinhas pra lá, palminhas pra cá, e gritinhos histéricos então… música emocional e profanação da Santa Missa…nem se fala.
    e em momentos de oração em línguas quando se apagavam as luzes, era um Deus nos acuda, corpos ao chão, cadeiras caindo, uma choradeira sem tamnaho e gritos convulsivos.

    depois vinha a profecia, dizendo que muitas pessoas estavam sendo libetatadas… numa Missa de cura e libertação que participei, na hora da consagração o Pe. começou a orar em línguas e depois a dizer, vinde espírito Santo, vinde Espírito Santo….
    agora me digam defensores da RCC, onde é que está esse rito carismático em algum Missal Romano?

    me digam?

    depois veio um dom de profecia feita por uma Sra. fundadora de comunidade muito bem louvada, ela dizia algo assim: ” o Espírito Santo está me dizendo que ele está curando alguém que tem barriga d’água (?!) ”

    barriga d’água?

    dentre outras coisas, vi muito mais… sem contar a indução que é feita para que os participantes desses grupos adiquiram esses “dons”.

    uma vez eu fui para um curso de formação para intercessores, onde lá “ganhamos” o dom da cura.

    houve o Batismo no Espírito santo, e todos caímos um por cima do outro, depois essa mesma sra, tão louvada, veio com um óleo e ungiu nossas mãos e testa, dando-nos a unção do espírito…

    ao fim do curso, foi-nos dito que agora já podíamos interceder pela cura do próximo.

    como minha filha estava doente na época, cheguei em casa, fui em sua cama, coloquei minhas mãos sobre seu peito e comecei a orar : lalalalalasharabalaai……

    ela me olhou de forma estranha e me perguntou : pai, porquê vc tá fazendo isso, tá doido?

    e olhem, que ela só tinha 4 anos.

    fiquei com vergonha disso.

    aí, depois vieram coisas bem piores, como eu já estava começando a me aprofundar bem mais em nossa Fé, comecei a desconfiar daquelas coisas, não era normal.

    um dia num desses encontors, um rapaz me fala, “oba, vai começar, vamos lá pra dentro que eu quero repousar…”

    pôxa, é tão fácil assim, adiquirir Dons extraordinários?

    lembro que a CNBB certa vez, lançou um documento que a RCC não obedece, onde se lê claramente que os Bispos pedem que se evitem a tal prática do repouso e do “orar em línguas”, quem obedece?

    outra vez, um jovem falava sobre esses tais dons do Espirito Santo, quando eu lhe disse que isso não estava no catecismo, e comecei a lhe falar dos sete dons e dos doze frutos, ele começou a zombar de mim e me chamar de tradicionalista, como se isso fosse uma espécie de ofensa.

    quantos católicos eu não encontrei, se dizendo católicos renovados?

    Meus Deus… prefiro ser Católico Apostólico Romano, isso pra mim basta!

    E como já estou me alongando, digo que a gota d’água, foi quando um rapaz da comunidade que eu fazia parte, em um desses grupos, começou a pregar, enquanto que isso de olhos fechados, como estavamos, ele ia passando falando coisas no ouvido das pessoas e as empurrando para repousarem, quando ele chegou em mim, começou a dizer que o Espírito Santo estava ali, querendo vir sobre mim e me fazer adormecer em seus braços… e enquanto isso ia me empurrando para tras, eu resisti abri os olhos e o olhei indignado com aquilo.

    foi o basta pra mim!

    vi e ouvi muitas coisas, sei que não sou ninguém pra criticar a ou b… sou um muito miseravel pecador cheio de erros, falhas e pecados…

    porém, não posso compactuar com esse emocinalismo de manipulação mental em massa que rola nesses meios tal qual acontece nas igrejolas evangélicas pentecostais, portanto, deixo bem claro, que não são as pessoas que estou a julgar… conheço dentro da RCC muitas almas de profunda vida de oração…

    mas o movimento em si, tem algo de muito ruim, talvez não ele todo, talvez ainda haja uma grande purificação nesse movimento, pois é certo que ele vem trazendo muitas conversões, mas essas conversões carecem de qualidade e de razão.

    esse é meu desabafo e testemunho, poderia dizer muito mais,quem não gostou que conte outra, pois não estou aqui pra agradar ninguém.

    que Deus os abençoe e o Espírito Santo lhes conceda seus dons e Carísmas (os verdadeirops, é claro).

    abraços.

  27. Caro Lucio Clayton,

    Talvez já tenha visto abusos iguais aos seus e até piores se forçar mais a memória. Devido a abusos como esses e não só por isso,me afastei há tempos da RCC, participando de um grupo de oração muito, muito ocasionalmente.

    Tudo o que você relatou tem a ver o uso inadequado dos carismas. O fato de haver escândalos, não quer dizer tais dons não existam.

    O uso por vezes banalizado dos carismas e a sua supervalorização estão entre os principais erros dos membros da RCC.

    Mas o que mais me afastou da RCC, foi o personalismo dos líderes, o esfriamento da caridade e principalmente o sentimento de que se você não fizer parte da RCC é porque algo deve estar errado com você. Não gosto, nem nunca gostei disso. Mesmo na RCC.

    Agora, mesmo percebendo e discernindo que muitas das ações puramente naturais eram atribuídas sem muito escrúpulo ao Espírito Santo , não há como negar que muitíssimas vezes, e digo muitíssimas mesmo, percebi uma ação poderosa e amorosa de Deus através do seu Espírito nesse movimento. Seria falso da minha parte negar isso. A RCC foi e ainda é um instrumento nas mãos do Senhor para trazer muitas almas para Deus.

    Sem dúvida que há necessidade de muita purificação e sobriedade á RCC, mas não podemos cair no erro de jogar o bebê fora junto com a água, como dizem por aí.

    Grande abraço.

    Luciano

  28. Prezado Jorge,

    Gostaria que você se posicionasse a respeito da controvérsia.
    Os carismas que se manifestam nos encontros da RCC são ou não autênticos? Deve-se incentivá-los?
    E os carismas que se manifestam nas comunidades protestantes, de cunho pentecostal ou neopentecostal, são autênticos também?
    Como interpretar os capítulos 12 e 14 da primeira carta de São Paulo aos coríntios?
    Por favor, faça alguma intervenção esclarecedora? Não se furte de comentar!
    Apesar de ser a voz de um leigo, não há dúvidas que todos os que acessam o seu blog têm um apreço pelos seus comentários.

    Abraços,
    Neófito.

Os comentários estão fechados.