Ainda a repercussão sobre o aborto em Recife

– A polêmica sobre o aborto realizado na menina de nove anos ganhou primeira capa no Jornal do Commercio duas vezes: ontem, “Ciência X Fé: Excomunhão em debate” e, hoje, “Aborto é pior que estupro, diz Dom José”.

– Quanto à manchete de ontem, nem cabe fazer comentários, porque é evidente que, sobre a excomunhão, não pode haver entre a “Ciência” e a “Fé” debate algum, dado que “excomunhão” é um conceito ininteligível para a ciência, sobre o qual ela não tem absolutamente nada a dizer.

– Quanto à matéria de hoje, vale salientar: sim, por mais que seja chocante para a mentalidade moderna, o aborto é mais grave do que o estupro, porque neste há uma violência física e, naquele, uma violência física que implica na morte de um ser humano inocente e indefeso. A vida é o maior de todos os bens e, portanto, aquilo que atente contra ela é mais grave. Por exemplo, assassinar uma pessoa é mais grave do que torturá-la ou estuprá-la, e com isso se está simplesmente reconhecendo que a vida em si é um bem mais valioso do que a integridade física, dado que esta pressupõe aquela. Colocados os preconceitos e as paixões de lado, qualquer pessoa é capaz de entender isso.

– Nunca é demais repetir: dizer que o aborto é mais grave do que o estupro não tem absolutamente nada a ver com negar ou relativizar a gravidade do estupro. Claro que o estupro é grave. A única coisa que se está dizendo é que o assassinato de um inocente indefeso é mais grave. Analogamente, se alguém dissesse que um latrocínio é mais grave do que um assalto a um banco, ninguém poderia honestamente deduzir daí que se esteja afirmando não haver problemas com assaltos a bancos.

– Dom José disse que o senhor presidente deveria procurar a assessoria de um teólogo antes de proferir sentenças disparatadas sobre temas que ele manifestamente ignora. É um excelente conselho, que o presidente deveria seguir, para não passar (ainda mais) vergonha em público.

– A CNBB publicou duas notas sobre o assunto (uma dos bispos da Regional Nordeste 2 e outra da CNBB como um todo). Têm o mérito de afirmarem claramente (ao menos!) que a Conferência é contrária ao aborto; faltou, contudo, na minha opinião, pelo menos duas coisas fundamentais: (a) um apoio explícito a Dom José Cardoso (que está sendo crucificado pela mídia); e (b) corroborar a sua declaração, dizendo que, sim, todos os envolvidos no crime incorreram em excomunhão latae sententiae.

– As Abortistas pelo Direito de Matar, como não poderia deixar de ser, manifestaram-se contra a Igreja e favoráveis aos médicos assassinos. A declaração delas foi muito bem comentada pelo blog “A Saúde da Alma”. Quanto a estas desgraçadas, nunca é demais repetir que, de católicas, só têm o nome, ostentado com o único intuito de enganar os incautos e semear a confusão dentro da Igreja de Deus.

– O Carlos Cardoso possui um anti-clericalismo que chega a ser nauseabundo, mas neste post é preciso louvar a sua honestidade. A despeito de não concordar com a posição do Arcebispo, ele diz claramente que Dom José só fez agir em coerência com o que a Igreja ensina. E diz ainda ser necessário “admitir publicamente que o problema não é o homem, o problema são os PRINCÍPIOS defendidos pela Igreja Católica: Esses sim desumanos, medievais, bárbaros, sem-sentido e indignos de qualquer um que se diga civilizado”. Obviamente não concordamos com esta sandice; mas louvamos, sim, a coerência e o bom caráter de quem apresenta as coisas das quais discorda como elas são na realidade.

– No Rio Grande do Sul está em curso um caso parecido com o da menina do interior de Pernambuco; ela tem 11 anos e também foi estuprada pelo padrasto. No entanto, não abortou, dado que os familiares da criança, ao que parecem, nem sequer cogitaram a possibilidade do assassinato. Sem disfarçar o próprio incômodo com o fato da família da garota ter decidido levar a gravidez adiante, o responsável por esta matéria do jornal O Globo chega ao cúmulo de sugerir que, mesmo à revelia dos pais, “o Ministério Público tem legitimidade para assegurar o direito da menina ao aborto” (!!). Ou seja, o famigerado “direito de escolha” foi para o beleléu: o que eles querem é matar o filho da menina a todo custo, mesmo que, para isso, precisem passar por cima da vontade da família (que é chamada de “inércia dos representantes legais” aqui)! A cretinice dos abortistas dá nojo.

108 comentários em “Ainda a repercussão sobre o aborto em Recife”

  1. Concordo com D. José o presidente Lula precisa urgentemente de algum assessor em assuntos teológicos porque não conhece nada sobre a religião que diz pertencer, e isto já verifiquei desde os funerais do Papa João Paulo II que quando foi perguntado se ele havia confessado antes de ter comungado ele disse que não havia pecados, santo DEUS será que ele desconhece as Sagradas Escrituras que diz: “Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade. Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós.” (1º João 1,8-10), todos nós temos um grau de santidade e pecabilidade, mas só DEUS conhece a quantas andas este grau de santidade e pecabilidade, no entanto, não podemos ser presunçosos em dizer que não temos pecado, devemos ser humildes temos que aceitar que somos pecadores e que a todo instante devemos buscar a misericórdia de DEUS que se encontra em seu filho JESUS, mas parece que o presidente Lula não sabe disto e soltou esta peróla naqueles dias dos funerais de nosso falecido Papa, est mentalidade do Lula é a mentalidade da maioria dos católicos que não conhecem sua fé, precisa-se de uma evangelização urgente do povo católico, os bispos tem que começar a se mexer, falar menos (isto vai para a CNBB) e agir mais, pois do jeito que vai, não vai demorar muito para que a ignorância religiosa tome conta dos católicos, se é que já não tomou.

  2. Dó daqueles que possuem religião e perdem seu tempo com tal, se todos os religiosos canalizassem toda a vontade de ir pro paraíso em um ato CONTRUTIVO, o mundo seria bem melhor. O que vemos hoje em dia é uma guerra de egos e opiniões, sem respeito algum com o próximo, PRINCIPALMENTE àqueles que não crêem em seu Deus, tenho guardado comigo tamanho ódio e preconceito que possui no fundinho de cada coração teísta. A religião é uma peste que está enraizada no homem há milênios e não consegue se desprender, pois o mesmo ainda é fraco o bastante para compreender e admitir sua real existência e morrer conforme nasceu. O homem ainda não consegue viver sem seu “conforto divino”! E enquanto ela interferir nas decisões onde é preciso ter razão e lógica (1+1=2) o mundo será como é. Viva a vida Eterna!!!!!! Né? Abraços fraternos

  3. Sr. Rafael:

    Se o senhor tem tanto respeito pelo próximo, e tanta razão e lógica, por que veio cá fazer palhaçadas?

  4. Palhaçadas? Não amigo, apenas vim aqui dar a minha opinião… será que eu posso?!

  5. Rafael, se o mundo já tá ruim com a religião, pior seria sem ela.

  6. O pronome de interrogação “por que” se escreve separado. “Porque” tudo junto é conjunção subordinativa causal.

  7. Irmão Aparecido, o que isso tem a ver com o assunto? Se quiser, pode dar aulas de português também… mas eu não estou nem um pouco interessado.

  8. Que você tem pouco interesse em se expressar corretamente é algo mais que evidente!

  9. Vou repetir aqui algumas palavras do meu primeiro post:

    “O que vemos hoje em dia é uma guerra de egos e opiniões, sem respeito algum com o próximo, PRINCIPALMENTE àqueles que não crêem em seu Deus…”! Estou errado?!

    Posso imaginar o que você está sentindo de mim agora… seu Deus não gosta muito desse sentimento, cuide-se!

    Uma pena, mas não tenho mais tempo… se quiser podemos continuar outro dia.

    Viva a Vida Eterna Irmão Aparecido!!!!!!

  10. Ué, desde quando você importa com o que o meu Deus gosta ou deixa de gostar? Para você, Ele nem existe!

  11. Amigo Rafael,
    Velhos chavões…
    Religião cega… igreja retrógata… viva o amor (agora todos lembram do “amor”, mas poucos querem entender o Amor exigente)… ilógicos religiosos…

    Eita discurso…
    Tens todo o direito de não ter fé, Deus usa de liberdade para creres ou não…
    Mas, para criticar aqueles que creêm… deve haver o mínimo de esforço para entender… Seu velho chavão de que, quem crê não pensa… é pré-conceituosamente aceito sem um mínimo de contestação em sua própria afirmação. (??????)

    O que quiz dizer?
    Ué…, não te conheço, mas parece que está fazendo um velho discurso xerocado de uns esnobes intelectualistas superficiais… Faça teologia, filosofia, aprofunde na história das religiões… Depois discuta.

    Sobre o caso do aborto
    Entenda… Mesmo que não é sua opção de solução (afinal, e a tão presada diversidade), a igreja é contra o aborto para defender um ser inocente que é a crinça abortada, nascituro, como todos fomos um dia…
    E como ficou clara, de maneira nenhuma há a aprovação do outro crime hediondo que é o estupro.

    Não precisa aceitar, mas não julgue que fosse por vaidade ou prepotência.

    Grato por tua atenção!

  12. Há uma inverdade enorme no texto publicado pela CNBB no seu site.
    “A Igreja, historicamente, sempre se colocou a favor da vida, desde a sua concepção e desenvolvimento até o seu declínio natural”…
    OU SERÁ QUE A IGREJA ESQUECEU DAS MILHARES DE PESSOAS QUE ELA ASSASSINOU DURANTE A INQUISIÇÃO? OU A JÁ COMPROVADA VISTA GROSSA QUE ELA FEZ DURANTE O ASSASSINATO DE MILHÕES DE JUDEUS PELOS NAZISTAS? E DURANTE UM BOM TEMPO ELA FEZ O MESMO EM RELAÇÃO A DITADURA MILITAR BRASILEIRA,A igreja alem de continuar na idade,também está ruim da memória.

  13. Vcs da igreja me fazem rir e sentir vergonha de ter meu nome fazendo mais um numero na lista de catolicos.
    Olha, façam o seguinte, armem uma fogueira e queimem a menina, os pais e os medicos. Só naum queimem e absolvam o pedofilo porque ele dara um otimo padre….
    E digam ao povo que só as freiras é que podem abortar e enterrar os fetos nos quintais ou tuneis dos conventos.
    Arcebispo defende pedofilos porque existem muitos no antro de voces.
    Voces mataram quantos? abortaram quantos? estupraram e violentaram quantos?
    Vcs naum tem etica nem moral. O papa [BLASFÊMIA CENSURADA] e pensa que ainda manda em alguma coisa.
    Manda a riqueza de voces para os pobres. Façam missa embaixo de arvores oras… e ainda ficam inventando milagres pra construir igrejas e abusar da fé do povo pra ganhar mais dinheiro. Aquela igreja de Aparecida do norte é uma fabrica de dinheiro ein? vcs tiraram a sorte grande com esse “milagre”.
    Alias, mandei um email para o tal arcebispo pedindo p me excomungar em solidariedade a todas almas que voces julgaram, condenaram e mataram em nome de DEUS.Naum faço questao nenhuma de comer [BLASFÊMIA CENSURADA]…só de pensar que fui batizada, crismada e fiz 1 comunhao da vontade de vomitar. Quantos riscos eu corri na infancia sem pensar que um pedofilo poderia estar na sacristia…e acobertado pelo papa….AFF

    Naum julgue para naum seres julgado e livrai-nos da prole da inquisição.amém

  14. Ao mentiroso: não há comprovação alguma sobre a Igreja ter feito vista grossa ante o Holocausto. Não passa de uma imbecilidade forjada por pilantras, inconformados com o revés da difamação medíocre de John Cornwell e outros cretinos semelhantes que aproveitam qualquer ocasião para proclamar a ignorância em alto e bom som.

    O que pilantras da sua laia estão tentando impor é uma farsa com base na posição de alguns clérigos da época, “esquecendo” a ampla maioria que opunha aos desmandos nazistas e eram assassinados por isso. Naturalmente, as bestas quadradas que sustentam essa estória fazem VISTA GROSSA – elas, sim – dos 3 milhões de católicos poloneses assassinados pelos nazistas, os mesmos nazistas que ao invadirem a Polônia, como um de seus primeiros atos, executaram sacerdotes católicos.

    A inquisição? A Igreja não esqueceu, tanto que fez mea culpa por isso, ato que você “esqueceu”, não foi, mentiroso? Falta agora os imbecis metidos a juiz da história, como você, reconhecer, além dos católicos poloneses executados pelos nazistas, os católicos assassinados por jacobinos e comunistas (do tipo que pretendia implantar uma ditadura no Brasil na década de 60), cuja monta vai à casa das centenas de milhares de vítimas do ódio estúpido ao catolicismo, similar ao seu.

  15. Nikita, risível aqui é você, além de ignorante.

    Se você não é católica, não precisa ser excomungada.

    Se ainda é, mas apenas “soi dissant”, saia. Não precisa ficar, muito menos depender de excomunhão para renunciar ao catolicismo.

    Entendeu, ignorante?

    Vá para o outro lado, correndo. Lá, terá campo fértil para despejar sua leviandade, acusando outros indiscriminadamente sem provas; e sua hipocrisia, de proferir calúnias e depois cobrar moral e ética dos outros.

  16. No fim do século XIV até meados do século XV III, milhões de mulheres foram torturadas e executadas pela inquisição, literalmente queimadas vivas.

    Trecho extraído do livro Malleus Maleficarum – O Martelo das Feiticeiras, Escrito em 1484 pelos inquisidores Heinrich Kramer e James Sprenger (A bíblia da Inquisição)

    “E como as mulheres estão essencialmente ligadas à sexualidade, elas se tornam as agentes por excelência do demônio (as feiticeiras). E as mulheres têm mais conivência com o demônio “porque Eva nasceu de uma costela torta de Adão, portanto nenhuma mulher pode ser reta” (1,6).”

    300 anos de perseguições, tortura e extermínio em massa das mulheres.

    VAMOS QUEIMAR OS BISPOS EM PRAÇA PÚBLICA!

  17. Percebe-se aqui que muita gente exige que a Igreja seja tolerante com tudo, mas essas mesmas pessoas não se dispõem a ser tolerantes com a Igreja. E nós é que somos hipócritas? Fala sério, como diria o personagem do Bussunda…

  18. Sim Eduardo, vossa “santa” madre igreja “reconheceu” a culpa pelos casos da Inquisição e o erro quanto a Copérnico e Galileo (se bobear a gente ainda encontra um beato retardado dizendo que a Terra é plana e fica no centro do Universo). E não tenha dúvidas: daqui há alguns séculos a mesma igreja va “pedir perdão” pela posição quanto a este caso da menina pernambucana e quanto ao caso das células tronco ou quanto ao caso da união civil entre gays.

    Deus deve tá [BLASFÊMIA CENSURADA], só isto explica o porquê de sua mediadora na Terra demorar tanto para enxergar os absurdos que comete, só se retratando séculos ou milênios depois. Ou então deus anda muito ocupado e não tem tido tempo de ligar para o papa frequentemente, aí as mensagens chegam todas atrasadas.

    É claro que uma outra explicação seria dizer que deus é só um conto da carochinha, mas isso a gente sabe que não é, né?

  19. Sr. Daniel Barbosa Retardado

    Em primeiro lugar, gostaria de dizer que você não passa de um palhaço frustrado com problemas psicológicos muito sérios.

    Depois, esclarecer que a Igreja nunca pediu perdão pela Santa Inquisição, pois esta existe até hoje:
    http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_pro_14071997_sp.html

    A Igreja também nunca disse que a terra era plana, seu imbecil:
    http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=ciencia&artigo=masquegente&lang=bra

  20. esse eh um posto q vai ser apagado, mas nao importa, so para “por pra fora”…

    espero q o pessoal q prometeu dar um ‘susto’ nesse bispo cumpra o q prometido, e q isso so acelere a retirada dessa farsa q a religiao é para esse mundo…. minha vontade, se morasse mais perto, seria fazer esse bispo [BLASFÊMIA CENSURADA], pra ele entender o q é violencia… mas como um padre/bispo pode ser contra isso, já q eles são os maiores estupradores de criancinhas, não é? (embora eles prefiram menininhos)

  21. hey irmão aparecido, entao nenhum padre jamais estuprou criancinhas? talvez voçê seja um deles ;)

  22. Brasileiro não identificado: eu acho que [CENSURADO], por isso veio aqui encher o saco.

  23. “Depois, esclarecer que a Igreja nunca pediu perdão pela Santa Inquisição, pois esta existe até hoje…”

    E o senhor se orgulha disso, caro Irmão Aparecido? Sei não, mas acho que o necessitado – com urgência – de acompanhamento psicológico é vosmecê.

  24. VIVA A SANTA INQUISIÇÃO!

    VÃO [CENSURADO] TODOS OS ATEUS!

  25. Pera aì irmão Aparecido. Fez “mea culpa” ou não fez? O irmão Eduardo jura que sim, você reza que não. Me carfundiu… :(

    Sim, a “santa” Inquisição existe até hoje, mas não me recordo de casos recentes em que se tenha queimado bruxas na fogueira. Foi por estes “casos da Inquisição” que a Igreja pediu perdão, ou não? :|

    Quanto à Terra plana: http://www.projetoockham.org/historia_terraplana_3.html

    Quantos aos elogios aqui e em outros posts, muito agradecido. O senhor lida muito bem com as palavras e com as idéias. Tem uma ótima capacidade de desenvolver argumentos. Gosto disso. Meus cumprimentos!

Os comentários estão fechados.